Ótima analise, muito esclarecedor o video, me ajudou bastante com uma série de questões que já tinha me feito!
Agora em relação a parte financeira você vai me desculpar... as versões nacionais não deveriam ser marginalmente mais baratas do que importar os produtos. A Fantasy Flight não trabalha com lucro marginal em nada que ela produz, até por que as tiragens são grandes, e o acordo com a Galapagos no minimo é lucrativo.
Entendo que ninguém quer fazer caridade mas eles tem acordos diferenciados mesmo quando eles somente compram um jogo inteiramente produzido no exterior.
Tudo que eles vem soltando a um ano e meio pra cá esta superfaturado, de jogos pequenos como Azul, reedições pequenas como Bloodborne (que dobrou o preço), médios como 5 Tribes, grandes como Rising Sun ou Lords of Hellas, a imensos monolitos épicos como agora o caso de Twilight Imperium. Ou até pior ainda como a versão de aniversário de Pandemic, que custa o mesmo valor de Mansions of Madness, mas custara 150 reais a mais em terras tupiniquins, isso por uma versão com erro no tabuleiro e uma caixa comemorativa de baixa qualidade (algo que sei bem que não é culpa da Galapagos).
A fusão com a Asmodee nos trouxe muitos jogos traduzidos, mas todos sem excessão, com valores acima dos vendidos por aqui nas suas contrapartes gringas, e pouco mais baratos do que uma importação taxada, muitos nem isso...o valor taxado ainda é menor como no caso do Azul ou Bloodborne.
Outra coisa devido ao alto volume de lançamentos deles, é natural que esse repasse maior de valores para o consumidor seja gradualmente adotado por outras empresas e isso é bem negativo para mercado. Isso não parece uma atitude que ajude a expandi-lo, parece sim uma atitude de empresa que julga que a massa critica foi atingida e é hora de ordenhar os consumidores mais abonados.
Uma outra coisa que ainda vamos descobrir no futuro, quanto esse mercado suporta essa quantidade massiva de lançamentos. Até aonde vai o beneficio de termos tantos jogos traduzidos, mas sendo lançados em tiragens as vezes pequenas, com tempo entre esses lançamentos baixíssimos.
Isso só o tempo vai dizer.