Olá galera, após muito tempo sem trazer esse post para o canal, o Laboratório do Mestre está de volta, e hoje apresentando a expansão Gods of Asgard para o jogo Blood Rage.
Mudanças de Regras
Gods of Asgard traz pequenas mudanças para o jogo base de Blood Rage, porém essas pequenas mudanças são muito bem-vindas para os jogadores que gostam desse jogo. Gods of Asgard possibilita aos jogadores interagirem diretamente com os deuses Nórdicos durante uma partida, recebendo benefícios e vantagens concedidas pelos deuses quando entram em conflito na província onde os mesmos estão.
No início da partida, dois dos seis deuses são selecionados aleatoriamente pelos jogadores para fazer parte da partida, esses deuses são colocados em províncias aleatórias no tabuleiro (sorteados pelos marcadores de Ragnarok) e permanecem por lá até os jogadores saquearem a província. Quando um jogador fizer a ação de saquear o deus que está presente na província, pode se mover para outra a sua escolha.
No começo de cada nova era, os deuses em jogo são sempre remanejados para novas províncias da mesma maneira que é feita durante a preparação do jogo.
Os Deuses e seus Poderes
A expansão traz seis deuses que podem ser usados pelos jogadores, esses deuses são Odin, Loki, Thor, Frigga, Heimdall e Tyr. Cada um dos deuses possui um poder único, que sempre é ativado na província onde ele se encontra, a maioria dos poderes dos deuses são voltados para o conflito entre os jogadores, lhes garantindo efeitos quando estão em combate nesse território.
Todos os deuses da expansão têm poderes muito bons, mas vou citar apenas três deles, os quais considero seus efeitos mais interessantes em jogo, que são Thor, Loki e Tyr.
Thor
O deus Thor dá ao vencedor da batalha na província onde ele está, 2 pontos de glória para cada miniatura inimiga destruída em combate. Esse efeito tem seus altos e baixos, no começo ele não vai render muitos pontos de glórias, mas a partir da segunda era essa habilidade pode fornecer muitos e muitos pontos aos jogadores se eles souberem utilizar bem a habilidade do deus.
Um bom posicionamento dele em uma província antes de um grande combate sempre vai garantir que sua habilidade seja maximizada em muitos pontos ao jogador, lhe dando grande vantagem em glória. Então, muito cuidado com a movimentação dele pelo tabuleiro para não ser pego de surpresa com um jogador ganhando vários pontos em um combate.
Loki
O deus Loki, como um bom deus da trapaça, faz com que todos os jogadores que perderam a batalha ganhem pontos no lugar do jogador que ganhou a batalha. Não é lá uma habilidade muito forte (a meu ver), mas pode ser usada de várias formas para fazer com que uma província seja menos visada, e quando um combate acontece nela os jogadores vão usar estratégias diferentes, pois o ideal é perder o confronto.
Como falei, essa não é uma habilidade muito forte, mas é bem útil, podendo ser usada de várias formas entre os jogadores para manipular os controles de províncias, outra habilidade que se bem utilizada pode fazer uma grande diferença em jogo.
Tyr
O deus da batalha Tyr tem sua habilidade ligada diretamente ao combate entre as tribos, ele anula toda a força de combate das miniaturas na província onde ele está, deixando os confrontos no local serem decididos apenas pelas cartas de batalha. Sua habilidade é bem útil para situações onde você tem poucas miniaturas em um local com o deus, porém tem boas cartas de batalha. Se o jogador focar em fazer escolhas de boas cartas de batalha durante a passagem de era, ele pode levar muita vantagem com o benefício do deus Tyr em jogo.
A desvantagem dessa habilidade é que se o jogador focar em muitas cartas de batalha na hora da passagem da era, ele vai deixar passar cartas de missões e aprimoramento de clã, o que pode vir a fazer falta no futuro, por esse motivo é necessário um bom equilíbrio de quais cartas escolher na passagem de eras.
Considerações Sobre a Expansão
Gods of Asgard é, na minha opinião, uma boa expansão para o jogo Blood Rage, à primeira vista ela não parece trazer muitas mudanças para o jogo, pois se trata de uma pequena caixa só com algumas cartas e miniaturas, mas quando colocada em mesa você vê o quanto essa pequena caixa dá uma cara nova ao jogo. A seleção dos deuses que estarão em jogo e como os jogadores vão utilizá-los proporciona um novo nível de estratégia ao jogo, influenciando diretamente na movimentação dos clãs, seleção de cartas nas eras e escolhas de combate, tornando o jogo muito mais estratégico que a versão que vem na caixa base.
Gods of Asgard foi uma expansão que realmente me surpreendeu, gostei bastante do que vi dele em mesa, ainda não testamos todos os deuses, mas já testamos boa parte deles, e deu para sentir bem como ela funciona em jogo e tudo o que ela pode proporcionar em mesa, a todos que gostam do jogo Blood Rage eu aconselho bastante essa expansão.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: