Poxa, cara, parabéns pela excelente pesquisa sobre o jogo. Em princípio, eu aguardaria a versão nacional, já que é um jogo com dependência de idioma e é demorado explicar cada raça para cada jogador. Sem falar na atualização das regras. Agora, expansões são sempre desejáveis, principalmente se melhoram o jogo ou dão um bom refresh.
Comprei a ideia de adquirir as expansões gringas e dizer que as novas raças falam outras línguas, kkk! Posso jogar com essas novas raças e deixar as que "falam" português com novos jogadores.
Vamos ver o que vai ser anunciado.
Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.
E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam
Uma outra dúvida: preço!! Por quanto esse jogo vai chegar aqui???
Lpporto::Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.
E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam
FCL84::Uma outra dúvida: preço!! Por quanto esse jogo vai chegar aqui???
igorknop::Lpporto::Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.
E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam
Também vou pegar lá. Não animo de misturar versões.
Realmente, cardholder só dificulta. Achei útil apenas para jogar com os Castores pois eles jogam com a mão aberta e ficou estiloso ter a vendinha a mostra. XD
Balancear um jogo nesse nível de assimetria deve ser infernal pro designer. O chato é ter que ficar consultando o BGG pra se certificar de que você está jogando com a versão mais atualizada da regra.
Ou então você não liga e simplesmente abraça o desbalanceamento do jogo e para de se importar com os pequenos ajustes do designer. Me lembrei do A Few Acres of Snow, que supostamente tem uma estratégia (the Halifax Hammer) que quebra o jogo. Aí o designer, Martin Wallace, mudou a regra. Aí disseram que essa mudança PIOROU a situação, hahaha. O que interessa é que, aparentemente, a maioria das pessoas que curtem o jogo não acham o jogo quebrado, não dão a mínima pro Halifax Hammer e nem pro ajuste do designer, e continuam jogando a versão original e se divertindo.
Eu joguei Root umas 4 ou 5 vezes, com todas as facções. Curti o jogo, mas senti alguns problemas. Nunca vi (nas partidas que joguei e outras de que ouvi falar) os gatinhos ganharem. Também só vi os passarinhos ganharem quando os outros jogadores vacilam e não forçam nenhum turmoil. O guaxinim e os ratinhos sempre me pareceram os mais fortes (ganhei com os guaxinim uma vez e perdi por um ponto com os ratinhos -- para o guaxinim). Isso é importante? Depende. Se você ama o jogo e só quer se divertir, pode jogar com os gatos mesmo sabendo que provavelmente vai perder. Pode até achar desafiador jogar com uma facção mais fraca e tentar ganhar (seria uma vitória especial, como vencer em Diplomacia jogando com a Itália). Agora, se quer que o jogo seja "justo", aí complica. Será que os ajustes do designer funcionam? Ele não acertou da primeira vez; será que acertou agora? O que faz o ajuste do designer melhor do que uma regra da casa que você mesmo pode criar? Enfim, só pensando alto.
Eu já namorei a ideia de comprar Root, mas hoje não compraria. Primeiro, porque já joguei algumas partidas, e conheço três pessoas que têm o jogo. Segundo, porque cheguei à conclusão de que, quando eu quiser coçar essa coceira do jogo de guerra assimétrico pra 4 pessoas, vou de COIN (no caso, Liberty or Death, o que eu tenho). Um dos problemas que vi no Root é que, apesar da assimetria, a condição de vitória é a mesma (30 pontos, se ninguém ativar aquelas cartas de dominância). Nos jogos COIN, cada facção tem sua condição de vitória particular, o que faz mais sentido em um jogo de facções com habilidades assimétricas.
O Cole tem uns programas de simulações que ele roda para equilibrar o jogo (além dos vários playtesters da Leder Games) mas isso nunca substitui as partidas de fato entre humanos depois que o jogo foi lançado. Fizeram um tópico no BGG para estatísticas de vitórias e ele fez alguns ajustes baseado nisso. Lembrando que essas novas regras da 'versão 3' não tem o intuito de substituírem o jogo original, que sempre existirá. É como se fosse uma "versão de torneio" pra jogadores bem avançados, desses que jogam muitas partidas mesmo.
Então a pergunta: "Não funcionou antes, será que vai funcionar agora?" Eu diria que é mais provável, porque agora ele tem mais estatísticas nas mãos.
Um desabafo: sempre que falam que é um jogo '100% assimétrico' eu sempre penso... "é, só que não... todo mundo quer 30 pontos, né (tirando cartas de dominância)".
Fiquei interessado nos COIN com objetivos diferentes para cada facção. Parece ser mais perto ainda da assimetria 'total'. Acho que botaram '30 pontos' no Root porque era um jeito mais fácil de atrair novos jogadores.
Lpporto::igorknop::Lpporto::Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.
E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam
Também vou pegar lá. Não animo de misturar versões.
Realmente, cardholder só dificulta. Achei útil apenas para jogar com os Castores pois eles jogam com a mão aberta e ficou estiloso ter a vendinha a mostra. XD
Verdade, não tinha pensado nisso.
Mas para as outras raças, o que acontece é que a em mesa quadrada, o cara do seu lado acaba vendo que carta vc tem.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.