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  4. Root: Diferença entre Versões e o Futuro

Root: Diferença entre Versões e o Futuro

Root
  • avatar
    isR34L07/01/19 08:00
    avatar
    isR34L
    07/01/19 08:00
    1166 mensagens MD

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*HPiFDDWVB_V4xXqzdw00HQ.png

    Máquina de Hype por causa da Arte/Tema + WarGame. :P


    A publicação de hoje não é review, técnicas de construção, reflexão filosófica ou utilidade pública. Bom, na verdade pode se encaixar nestes dois últimos. 

    Sabendo que Root foi anunciado pela Meeple BR para o primeiro semestre, me vi num dilema: compro ele com contatos gringos/Ludopedia ou espero a versão tupiniquim? Pesquisei tanto sobre o tema e tem tanta coisa espalhada que acho que posso trazer um pouco do informação pra quem está na dúvida (ou já decidiu e quer ficar melhor informado).

    Diferentes Versões

    • V1: Lançada no KS, que também teve a expansão incluindo 5 cardholders.
    • V2: Foi o primeiro reprint, que já ocorreu e teoricamente esta começando a ser distribuído agora nos EUA e Europa.
    • V3: É o terceiro reprint, e é nesse que a versão da MeepleBR vai se basear (explico como deduzi isso depois).



    E ai você me pergunta: e daí? Bom, o fato é que existem diferenças entre todas essas versões. Vou explicar o que mudou na V2 e o que teoricamente vai mudar na V3. Sempre colocarei um link da fonte.

    V1 para V2

    As alterações foram informadas pelo próprio designer, Cole Wehrle, no BGG. Lá você tem um link para a lista completa e mais detalhes nos comentários, vou resumir aqui o que importa. Primeiramente, sobre componentes:

    • Insert refeito com mais espaço para cartas com sleeves e componentes. Também foi feito uma elevação para encaixar o board principal no insert. Ainda assim, ele não comporta o conteúdo da expansão.
    • Números dos dados com outra fonte e tamanho para aumentar a visibilidade.
    • Quatro cardholders foram removidos da expansão.
    • Boards de jogador com cantos arredondados.
    • Material dos Meeples alterado para fibra de madeira (vulgo MDF)


    Sobre os componentes o único grande revés é a saída dos cardholders e o material dos meeples que talvez para os REIS DOS CUBOS DE MADEIRA faça diferença.

    Além disso, temos uma penca de melhorias nas explicações dos manuais, texto melhorado na carta do Malandro e correções nos boards de jogador. Nada muda o gameplay (de acordo com o designer), porém o texto novo poderia revelar que você estava jogando errado. Separei as alterações que achei mais relevantes:

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*Jtwv2JscezL_OKwef4MSgw.png

    Aqui o "an unrevealed card" vira "this card", ou seja, dava pra interpretar bem diferente.



    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*coPslgY0XKlBqItfhkmQ0Q.png

    Aqui o "fewest total pieces" se torna "fewest warriors". Mais uma que pode mudar seu jogo.


    Como vocês podem ver, da V1 para a V2 existem mudanças que alguém mais cri-cri poderia se incomodar. E a terceira edição o que trouxe?


    V2 para V3

    Aqui minha gente, o negócio fica nervoso pois… temos regras diferentes! Eita! Sim, o designer acatou os problemas de balanceamento e deu uma nerfada/pump em algumas civilizações. Vamos lá:

    • Marqueses: Toda vez que gatos forem removidos, você descarta uma carta da clareira e pode salvar todos os gatos daquele local. Antes era uma carta por gato.
    • Aliança: A pontuação por simpatia reduziu para: (0, 1, 1) (1, 2, 2) e (3, 4, 4, 4) antes era: (1, 1, 1) (2, 2, 3) e (4, 4, 4, 4).
    • Malandro: ele não desvira seus itens quando realiza um reparo. Além disso, ele só pontua por remover unidades hostis no seu próprio turno.
    • Lagartos: Ao identificar o novo pária se não houver alterações, o alvo atual se torna odiado. Antes nada ocorreria nesse caso. Além disso o sacrifício agora usa um guerreiro da reserva e não mais do mapa. E por último, todos os bônus por construção de jardins foram para a segunda coluna.

    Bom, aqui evidentemente temos grandes alterações, e isso afeta de forma mais sensível os boards de jogador. Foi dito que serão feitos stickers para impressão para que os donos das primeiras versões atualizem o jogo e uma versão profissional dessa atualização virá num KS futuro, provavelmente o da nova expansão.

    Nova Expansão: Corvos, Toupeiras e Dois Novos Mapas

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*7Bl5G47qQqC6rfNUPvXc9A.png

    Preparem seus bolsos.

    Você disse nova expansão? Sim eu disse. Está bem beta ainda, mas a principio viria nesse semestre (sem previsão pela Meeple BR). Duas novas raças: Corvos Espiões e Toupeiras Construtoras. A primeira se baseia em colocar cartas especiais na mão dos outros jogadores (os espiões) e a segunda em construções e túneis, não li muito a respeito, mas quem quiser mais detalhes só ir no FAQ da Editora. Além disso, teremos dois novos mapas (primavera e verão) onde haverá ações especiais como andar de barco por um lago e conquistar uma mina que da pontos a toda rodada.


    Disponibilidade Nacional

    Então, a data da Meeple BR foi para o primeiro semestre, e não o primeiro trimestre. Troquei um e-mail com a editora americana e eles comentaram que o lançamento da terceira edição deve acontecer lá no verão deles (junho) ou até antes. Além disso, no BGG, o manual mais recente do Law of Root indica que ele é a versão que virá junto da terceira edição a ser lançada na Primavera (Março). Então se tudo correr bem, podemos assumir que o lançamento poderá ocorrer de fato no segundo trimestre: Abril/Junho. Ou ano que vem, no cenário comum do brasileiro (risos).

    Sobre a nova expansão, nada foi comentado, mas sabemos que as expansões do Terraforming Mars acabaram vindo, então who knows. Outra coisa, é que dependendo do seu nível de TOC, comprar as expansões fora e misturar com a versão nacional não é tão absurdo. Tematicamente, da até pra dizer que as novas raças falam outra língua (conte essa mentira pra si mesmo várias vezes todo dia).

    E por fim, o que me preocupava mais era se a versão nacional viria com todos os updates que eu comentei. Não tenho confirmação formal, mas se você abrir os manuais já publicados é possível ver a imagem da pontuação atualizada da Aliança, a nova regra de salvar guerreiros dos Gatos e a regra atualizada do pária dos Lagartos. No entanto o que é estranho é que a regra de pontuação dos Lagartos (atualização da segunda edição que comentei lá em cima) não foi transportada para o manual, sendo a única que se manteve "errada". Mandei um e-mail para eles questionando a respeito, já que talvez o manual ainda esteja beta.




    E aí? Prefere comprar a terceira edição americana para não se preocupar com expansões no futuro? Achou que as alterações foram importantes? Já vou dar um spoiler pessoal: me convenci a aguardar a versão nacional por causa das correções. E vocês? Até a próxima!

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    Comentários:

  • Amaral
    1259 mensagens MD
    avatar
    Amaral07/01/19 08:21
    Amaral » 07/01/19 08:21

    Poxa, cara, parabéns pela excelente pesquisa sobre o jogo. Em princípio, eu aguardaria a versão nacional, já que é um jogo com dependência de idioma e é demorado explicar cada raça para cada jogador. Sem falar na atualização das regras. Agora, expansões são sempre desejáveis, principalmente se melhoram o jogo ou dão um bom refresh.

    Comprei a ideia de adquirir as expansões gringas e dizer que as novas raças falam outras línguas, kkk! Posso jogar com essas novas raças e deixar as que "falam" português com novos jogadores.

    Vamos ver o que vai ser anunciado.

    3
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto07/01/19 09:46
    Lpporto » 07/01/19 09:46

    Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.

    E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam

    3
  • FCL84
    447 mensagens MD
    avatar
    FCL8407/01/19 10:38
    FCL84 » 07/01/19 10:38

    Uma outra dúvida: preço!! Por quanto esse jogo vai chegar aqui???

    1
  • igorknop
    943 mensagens MD
    avatar
    igorknop07/01/19 11:13
    igorknop » 07/01/19 11:13

    Lpporto::Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.

    E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam

    Também vou pegar lá. Não animo de misturar versões.
    Realmente, cardholder só dificulta. Achei útil apenas para jogar com os Castores pois eles jogam com a mão aberta e ficou estiloso ter a vendinha a mostra. XD

    1
  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR07/01/19 11:28
    norDicoBR » 07/01/19 11:28

    FCL84::Uma outra dúvida: preço!! Por quanto esse jogo vai chegar aqui???

    Isso vc deve perguntar para a Meeplebr. 
    Mas não faça isso aqui na Ludopedia pois ele resolveram ignorar quem os sustenta usando este canal de comunicação.

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto07/01/19 11:38
    Lpporto » 07/01/19 11:38

    igorknop::
    Lpporto::Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.

    E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam

    Também vou pegar lá. Não animo de misturar versões.
    Realmente, cardholder só dificulta. Achei útil apenas para jogar com os Castores pois eles jogam com a mão aberta e ficou estiloso ter a vendinha a mostra. XD

    Verdade, não tinha pensado nisso. 
    Mas para as outras raças, o que acontece é que a em mesa quadrada, o cara do seu lado acaba vendo que carta vc tem. 

    1
  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani07/01/19 11:42
    marciusfabiani » 07/01/19 11:42

    Balancear um jogo nesse nível de assimetria deve ser infernal pro designer. O chato é ter que ficar consultando o BGG pra se certificar de que você está jogando com a versão mais atualizada da regra.

    Ou então você não liga e simplesmente abraça o desbalanceamento do jogo e para de se importar com os pequenos ajustes do designer. Me lembrei do A Few Acres of Snow, que supostamente tem uma estratégia (the Halifax Hammer) que quebra o jogo. Aí o designer, Martin Wallace, mudou a regra. Aí disseram que essa mudança PIOROU a situação, hahaha. O que interessa é que, aparentemente, a maioria das pessoas que curtem o jogo não acham o jogo quebrado, não dão a mínima pro Halifax Hammer e nem pro ajuste do designer, e continuam jogando a versão original e se divertindo.

    Eu joguei Root umas 4 ou 5 vezes, com todas as facções. Curti o jogo, mas senti alguns problemas. Nunca vi (nas partidas que joguei e outras de que ouvi falar) os gatinhos ganharem. Também só vi os passarinhos ganharem quando os outros jogadores vacilam e não forçam nenhum turmoil. O guaxinim e os ratinhos sempre me pareceram os mais fortes (ganhei com os guaxinim uma vez e perdi por um ponto com os ratinhos -- para o guaxinim). Isso é importante? Depende. Se você ama o jogo e só quer se divertir, pode jogar com os gatos mesmo sabendo que provavelmente vai perder. Pode até achar desafiador jogar com uma facção mais fraca e tentar ganhar (seria uma vitória especial, como vencer em Diplomacia jogando com a Itália). Agora, se quer que o jogo seja "justo", aí complica. Será que os ajustes do designer funcionam? Ele não acertou da primeira vez; será que acertou agora? O que faz o ajuste do designer melhor do que uma regra da casa que você mesmo pode criar? Enfim, só pensando alto.

    Eu já namorei a ideia de comprar Root, mas hoje não compraria. Primeiro, porque já joguei algumas partidas, e conheço três pessoas que têm o jogo. Segundo, porque cheguei à conclusão de que, quando eu quiser coçar essa coceira do jogo de guerra assimétrico pra 4 pessoas, vou de COIN (no caso, Liberty or Death, o que eu tenho). Um dos problemas que vi no Root é que, apesar da assimetria, a condição de vitória é a mesma (30 pontos, se ninguém ativar aquelas cartas de dominância). Nos jogos COIN, cada facção tem sua condição de vitória particular, o que faz mais sentido em um jogo de facções com habilidades assimétricas.

    5
  • Fubanga
    517 mensagens MD
    avatar
    Fubanga07/01/19 12:00
    Fubanga » 07/01/19 12:00

    O Cole tem uns programas de simulações que ele roda para equilibrar o jogo (além dos vários playtesters da Leder Games) mas isso nunca substitui as partidas de fato entre humanos depois que o jogo foi lançado. Fizeram um tópico no BGG para estatísticas de vitórias e ele fez alguns ajustes baseado nisso. Lembrando que essas novas regras da 'versão 3' não tem o intuito de substituírem o jogo original, que sempre existirá. É como se fosse uma "versão de torneio" pra jogadores bem avançados, desses que jogam muitas partidas mesmo.

    Então a pergunta: "Não funcionou antes, será que vai funcionar agora?" Eu diria que é mais provável, porque agora ele tem mais estatísticas nas mãos.

    Um desabafo: sempre que falam que é um jogo '100% assimétrico' eu sempre penso... "é, só que não... todo mundo quer 30 pontos, né (tirando cartas de dominância)".

    Fiquei interessado nos COIN com objetivos diferentes para cada facção. Parece ser mais perto ainda da assimetria 'total'. Acho que botaram '30 pontos' no Root porque era um jeito mais fácil de atrair novos jogadores.

    3
  • igorknop
    943 mensagens MD
    avatar
    igorknop07/01/19 12:43
    igorknop » 07/01/19 12:43

    Lpporto::
    igorknop::
    Lpporto::Excelente resumão. Como peguei o KS, vou esperar o próximo pra pegar as novas regras.

    E sinceramente, os cardholders mais atrapalham doq ajudam

    Também vou pegar lá. Não animo de misturar versões.
    Realmente, cardholder só dificulta. Achei útil apenas para jogar com os Castores pois eles jogam com a mão aberta e ficou estiloso ter a vendinha a mostra. XD

    Verdade, não tinha pensado nisso. 
    Mas para as outras raças, o que acontece é que a em mesa quadrada, o cara do seu lado acaba vendo que carta vc tem. 

    Idem aqui. Daí o resto segura na mão.

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