Continuando a sua associação com a editora alemã
eggertspiele, a editora norte-americana
Stronghold Games anunciou que lançará
Porta Nigra - um novo design de
Wolfgang Kramer e
Michael Kiesling que estréia na
Spiel 2015 em outubro - na América do Norte com uma data de lançamento prevista para novembro 2015 e com um valor estimado de $ 70.
Segue uma descrição geral do jogo:
A maior cidade romana ao norte dos Alpes no final do Império Romano era Augusta Treverorum. Fundada nos tempos de César Augusto e construída por gerações de arquitetos romanos, esta foi a residência do Imperador e uma cidade do mundo durante este período. Os restos destas estruturas mais impressionantes ainda podem ser visitados atualmente. A mais importante destas grandes realizações na cidade é o grande "Porta Nigra", um grande portão da cidade romana situado em Trier, Alemanha, que data do século 2.
O jogo Porta Nigra (que se traduz como "portão preto") está ambientado naquele lugar e tempo com os jogadores assumindo os papéis de arquitetos romanos que trabalham no portão da cidade de Porta Nigra. Cada jogador comanda um mestre de obras, que se move em torno de uma pista circular no tabuleiro do jogo, permitindo que você compre ou construa apenas onde tal mestre de obras está localizado. Movendo o mestre de obras para locais mais distantes ao longo da pista é caro, por isso os jogadores devem planejar seus movimentos e construir com cuidado. O número e o tipo de ações que podem ser executadas no seu turno vem de cartas em seu baralho pessoal.
Edifícios são erguidos fisicamente nos vários locais da cidade, usando peças de construção 3D.

Arte não finalizada do tabuleiro
Stronghold Games observa que
Porta Nigra é o jogo #1 em sua "
Great Series Designer", uma posição anteriormente ocupada por
Age of Reason de
Martin Wallace. Stephen Buonocore da Stronghold diz: "
O projeto Age of Reason está sendo adiado indefinidamente. Eu ainda quero fazer o jogo, mas temos que adiá-lo por enquanto".
Protótipo