Podium Tabletop #03: Jogos com Traidores
Olá galera, voltando com mais um material do Table Top para vocês. Como de costume, hoje vou falar sobre os três melhores jogos com um tema ou mecânica em específico que mais gostei de jogar. E para o post de hoje vou falar sobre os três melhores jogos com traidores.
Em The Resistance, basicamente os jogadores vão se dividir em dois grupos, um que são os jogadores lutando pela resistência, e outro que serão os jogadores infiltrados tentando atrapalhar os planos da resistência contra o governo. Todos os espiões dentro da resistência sabem quem são uns aos outros, mas os membros da resistência não têm ideia de quem são os infiltrados, somente após mandar alguns jogadores para umas missões é que os jogadores da resistência poderão ver as ações dos grupos e tentar identificar os traidores infiltrados.
Para mim, The Resistance é até o momento, o melhor jogo com traidores por vários motivos, primeiro por ser um jogo muito simples de jogar, podendo ser apresentado a qualquer tipo de jogador; outro ponto forte dele é que suas partidas são bem rápidas, o que possibilita jogá-lo várias vezes em uma reunião de amigos. Por fim, o seu ponto mais alto, que é a diversão que ele proporciona como um party game. Durante suas partidas, muitas vezes os jogadores vão brigar, desconfiar e acusar injustamente muitos jogadores, tornando a mesa um local hostil, mas bem engraçado pelas acusações jogadas ao vento. Esse é um jogo que eu recomendo muito para mesa com muitos jogadores, pois a meu ver ele sempre fica melhor com uma maior quantidade de jogadores.
Dead of Winter é um jogo de sobrevivência em meio a um apocalipse zumbi, como se isso já não fosse informação demais e os jogadores já não tivessem que lidar com muitas coisa, o ambiente do jogo se passa em um rigoroso inverno que pode matar tanto quanto os zumbis presentes no jogo. Durante o jogo os jogadores estão em um abrigo onde terão que achar mantimentos para se manter vivos e completar certas missões individuais para vencer o jogo, porém as missões de todos os jogadores são secretas e isso é o que coloca a lealdade dos jogadores na mesa a prova. Como o jogo nem sempre tem um traidor dentro da colônia de sobrevivência, os jogadores estão sempre na tensão de saber se algo foi feito de propósito ou se foi a única maneira que o jogador encontrou para fazer certa ação, esse clima de tensão e desconfiança rola em todas as partidas do jogo, e muitas vezes jogadores ficam acusando uns aos outros sem nem mesmo ter um traidor na partida.
Há vários pontos que gosto nesse jogo, um deles é exatamente esse, de poder ou não ter um traidor durante a partida, pois isso faz os jogadores sempre estarem desconfiando das coisas, mesmo não tendo ninguém fazendo nada de mal para o grupo. Outro ponto legal que eu gosto é o fato do jogo ser bem difícil de vencer, ele leva o quesito sobrevivência muito a sério e torna ações e consequências muito relevantes para todo o grupo. Por fim, outro ponto que gosto bastante são as muitas narrativas e possibilidades que têm nas cartas de encruzilhada, o que proporciona uma rejogabilidade muito grande ao jogo.
Por fim, temos meu top 3 de jogos com traidores, que é o Shadows Over Camelot, jogo esse que traz como temática a távola redonda do Rei Arthur e seus cavaleiros. No jogo, cada jogador controla um dos cavaleiros da távola (que pode ser inclusive o próprio rei) e dentre esses cavaleiros há um traidor que fica tramando contra o reino para que o mesmo seja derrotado. O jogo possui um sistema onde todos os jogadores, na sua vez, farão alguma ação que vai prejudicar o reino, essa ação serve para ajudar a despistar o traidor entre o grupo, possibilitando assim que o traidor tenha um pouco mais de liberdade para fazer certas coisas contra o reino. Os jogadores, após fazerem a sua ação contra o reino, farão uma ação que vai ajudar o reino em alguma das missões disponíveis na mesa, essas missões ajudam os cavaleiros a ganharem espadas brancas para vencer o jogo, porém caso essas missões falhem, eles ganham espadas negras que ajudam o traidor a ganhar o jogo.
Shadows Over Camelot é um ótimo jogo, pois as ações de bem e mal que o jogador tem que fazer em todos os turnos dá uma dinâmica muito boa ao jogo, pois como todos tem que fazer ações ruins contra o reino, os jogadores vão desconfiar das ações de todos os jogadores, e se o traidor souber bem como usar essa fase a seu favor, ele pode facilmente colocar vários cavaleiros contra um cavaleiro inocente. No entanto, o traidor nesse jogo deve ser sempre muito cauteloso, pois se ele fizer uma ação ruim e que deixe evidente que ele é o traidor, os cavaleiros podem se juntar e fazer uma acusação contra ele para que ele se revele.
Bem galera, é isso, esse é meu top 3 de jogos com traidores, não tenho muitos jogos com essa mecânica, porém gosto bastante da ideia e temática. Sempre que esse tipo de jogo vem a mesa aqui no meu grupo é muito divertido, acusações, brigas e grandes discussões são peças chaves e acontecimentos constantes nesses tipos de jogos, o que faz desse estilo de jogo um dos melhores que acho para mesas com grandes quantidade de jogadores. Deixei ai nos comentários quais os jogos nesses estilo que mais agradam vocês, abraço!
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: