Mestre dos Dados Resenha #73: Fotossíntese
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez trazendo um dos últimos jogos que adquiri, porém já tinha visto algumas coisas sobre ele antes de pegar a minha cópia. Hoje vou falar sobre o Fotossíntese, um jogo que agradou bastante o meu grupo em suas mecânicas, tema e jogabilidade.
Sobre o Jogo
Em fotossíntese (como já diz o nome do jogo) cada um dos jogadores terá que controlar um grupo de determinado tipo de árvores tentando ganhar espaço e crescer em um bosque. Cada jogador usa sua reserva de sementes e árvores de diferentes tamanhos (pequeno, médio e grande) para ir ganhando território no bosque e assim tentar captar a maior quantidade de raios solares.
O objetivo do jogo é simples, fazer crescer a maior quantidade de árvores até seu tamanho máximo e assim fazer ela soltar mais sementes e fechar o seu círculo de vida. Quando uma árvore encerra seu círculo de vida, o jogador ganha uma quantidade de pontos de acordo com a localidade do bosque em que as suas árvores se encontram, quanto mais para o centro do bosque mais pontos as suas árvores vão ganhar.
Sequência de Turno
A sequência de turno é bem simples, e mesmo para quem não tem experiência com jogos dá para pegar a manha após algumas rodadas. Basicamente, no início de cada rodada, os jogadores ganharão pontos de luz de acordo com a quantidade e tamanho das suas árvores no bosque, esses pontos de luz servem basicamente como pontos de ações para os jogadores usarem no seu turno.
Esse é um dos pontos mais importantes da partida, pois a captação de luz pelas suas árvores vai ser de grande importância para as suas ações, e no jogo há uma mecânica onde o sol fica literalmente rodando pelo mapa, fazendo com que as árvores projetem sombra no bosque, e quando uma árvore está na sombra de outra maior, ela não ganha seus pontos de luz.
Após a coleta de pontos de luz, os jogadores irão, na sua vez, gastar seus pontos entre as seguintes maneiras, pegar recursos do seu tabuleiro de jogador (árvores e sementes), plantar uma semente ou fazer crescer uma árvore. Cada uma dessas ações possui uma quantidade de pontos de luz diferente para serem executadas, e caso os jogadores não queiram, eles não precisam gastar todos os seus pontos de luz, levando-os para as próximas rodadas.
Componentes
O jogo possui uma caixa bem grande e muito bonita, com um espelhado em alguns pontos, o que dá um visual bem bacana. Além disso, o jogo traz quatro tabuleiros para os jogadores colocarem suas reservas de árvores, sementes e marcarem seus pontos de luz, além de um conjunto de árvores de três tipos de tamanhos diferentes para cada um dos quatro jogadores, um tabuleiro que representa o bosque e um marcador de sol que fica circulando o tabuleiro.
Todos os componentes do jogo são de ótima qualidade, porém algumas das minhas árvores ficaram em falso depois de encaixadas, mas foram apenas algumas e isso não atrapalha em nada no jogo, tirando isso não tenho do que reclamar sobre o jogo, está perfeito e é um ótimo jogo.
Quanto a parte visual do jogo, é tudo muito bonito e bem ilustrado, os tabuleiros dos jogadores são muito bons e com várias explicações nele, onde os jogadores podem tirar boa parte das suas dúvidas sobre as ações, além disso as árvores que são colocadas no tabuleiro são bem bonitas, e quando tudo é colocado no tabuleiro central fica lindo de se ver.
Considerações Sobre o Jogo
Fotossíntese é um jogo completo, simples, rápido, bonito e com um bom nível de estratégia em seu conjunto de regras, ele é um daqueles jogos que você senta para jogar e consegue jogar duas ou três partidas e ainda quer jogar mais. É um jogo feito para qualquer tipo de jogador, experientes e novatos, e ainda pode servir de referência didática para mostrar de uma maneira divertida o ciclo de vida das árvores.
O meu grupo todo gostou bastante do jogo, ele, por mais que tenha um conjunto de regras muito simples para jogar, possui uma boa estratégia envolvida por traz das suas ações e locais onde você vai colocar suas árvores. Na minha opinião, os locais onde as suas arvores são posicionadas no bosque são de extrema importância para sua vitória, pois serão elas que vão fornecer uma maior quantidade de pontos de luz para você e ainda poder fazer com que as árvores dos seus oponentes não recebam a luz solar, é uma mecânica bem simples, mas que faz toda a diferença dentro de jogo, fazendo com que você ganhe muitos ou poucos pontos de ações para a sua rodada de jogo.
Outra mecânica muito bacana que achei no jogo foi a do sol, tem um marcador grande representando um sol que fica rodando o tabuleiro durante toda a partida, ele que determina em que direção as árvores vão fazer sombras nas rodadas, e esse é outro ponto onde os jogadores devem ficar atentos, pois dá para ser ter uma noção de quantos pontos de luz cada jogador vai ter em cada turno, prevendo um pouco das ações deles e analisando as suas.
Outro fator que acho bem importante é quando se encerra o círculo de uma árvore, pois quanto maiores forem as suas árvores mais elas vão lhe gerar pontos de luz, além de fazer uma sombra maior no bosque. Logo, se você tiver muitas árvores grandes no jogo, você poderá ganhar mais pontos de luz, porém os jogadores que encerram o círculo de vida de uma árvore primeiro ganham mais pontos, e isso faz também uma boa diferença de estratégia dentro de jogo, onde os jogadores terão optar por esperar e ganhar mais luz ou serem rápidos e ganhar mais pontos.
Por fim o jogo ainda possui momentos engraçados, quando, por exemplo, um jogador em determinado momento recebe sombra de vários jogadores, fazendo com que ele não ganhe quase nada ou nenhum ponto de luz na rodada. Aqui no grupo, em muitos momentos de acordo com a posição do sol, muitos jogadores não ganhavam nada de pontos de luz, o que gerava muitas gargalhadas coletivas.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: