**Você pode ler esse texto na formatação original aqui**
Como devem saber (ou não) fui para os EUA de férias e por querer conhecer várias cidades e ainda assim economizar, comprar enormes malas e arrasta-las por ai era uma opção inviável. Afinal, eu troquei de cidades, fiz vôos locais, andei de metrô, carro e o escambau. Dito isso, é impossível visitar a terra do tio Sam sem querer trazer uma muambinha marota, mas infelizmente sou um boardgamer e não um fã-boy da Apple, que se contentaria com um iPhone no bolso e Air Pods nas orelhas. Eu precisava achar uma forma de trazer caixas de papelão com pedaços de madeira dentro. Maldito hobby.
Se fosse um celular seria tão mais fácil…
Mas e então? É possível trazer três boardgames nessas condições sem amassar e sem recorrer a uma mala gigante e difícil de manusear? Me acompanhe nessa incrível jornada e de brinde você ganhará alguns insights sobre lojas nos EUA que valem a pena visitar.
Planejamento e Infraestrutura
A primeira coisa é saber quantos jogos você vai trazer e qual o tamanho deles. Mas já vou adiantar, "traveling light" como eu fui,
na risca você vai poder trazer dois jogos quadrados tipo "Ticket to Ride" e um slim tipo Power Grid. Na viagem fui com duas mochilas, uma maior de viagem, para as coisas da viagem e uma outra
só para os boardgames:
Por algum motivo eu tenho a foto da minha esposa carregando as minhas mochilas na estação do aeroporto. *Nenhuma esposa foi maltratada durante o tráfico de boardgames.
Então vamos aos detalhes técnicos de transporte aéreo caso você tenha nenhuma ou pouca experiência (como eu). Em todas as companhias você pode levar
uma bagagem de mão, na prática isso quer dizer uma "mochila de notebook" ou algo parecido, as medidas corretas você consegue ver nos sites das companhias, mas em geral qualquer "mochila básica" vai passar frouxo. O
limite de peso é 10kg mais do que suficiente para preencher o (pouco) espaço dela com boardgames. Você também não precisa pagar pela bagagem de mão. Esse tipo você leva consigo para dentro do avião, por sua conta e risco (e como veremos, os riscos existem).
Além disso você pode
despachar a bagagem (
check-in em inglês). Para viagens internacionais normalmente pelo menos uma é gratuita (na LATAM poderia despachar até duas), no entanto para vôos locais não necessariamente. No meu trajeto entre New York e Orlando paguei 25$ na Delta Airlines (companhia aérea TOP, fica o jabá gratuito) para que ela fosse despachada. Esse é o modo ideal se você tiver uma mala bem grande, e preferencialmente de qualidade. Claro que andar por ai com uma mala dessa é um baita incômodo dependendo da natureza da sua viagem.
Escolhendo a arma perfeita pro combate: Tipos de Mala/Mochila
Temos 4 escolhas aqui:
- Mochila: Que pode ou não ser de notebook, são flexíveis e leves. Melhor para uma viagem "estilo mochileiro" por ser mais prática de levar caso você vá enfrentar muitas escadarias e outros obstáculos. Como são flexíveis, seus boardgames serão facilmente amassáveis no avião.
- Mala Grande: A clássica mala de viagem, normalmente com rodinhas e alça retrátil. É um trambolhão, mas dependendo do quanto você estiver disposto a pagar,
muito seguras. Acho que uma mala grande barata com bastante roupas como proteção já é o bastante na maioria das vezes. A alternativa ideal se você vai ficar em hotéis, andar só de Uber/Taxi ou uma viagem curta.
- Mala de Mão: A versão em miniatura da mala Grande, são semi-rígidas, e uma boa escolha para colocar no compartimento superior dentro do avião. De certa forma o mesmo nível de segurança da mala grande, mas mais portátil. Nas minhas pesquisas, não é fácil achar uma num tamanho que comporte mais de um jogo grande, mas deve existir.
- Sacola de compras: aparentemente você pode entrar com uma sacola (vi pessoas fazendo isso), vale confirmar com a companhia antes só por desencargo, mas essa pode ser uma opção boa se você está querendo algo
apenas para transportar os boardgames. Como veremos depois, ela pode ser mais simples de guardar dentro do avião.
Todas as alternativas tem prós e contras, no meu caso específico acabei optando por uma mochila mesmo,
sem divisórias para notebook, ela acaba sendo bem espaçosa e comporta dois boardgames "ticket to ride size" na abertura principal e mais um na externa desde que sejam daqueles mais finos tipo
PowerGrid, K2 ou
Kepler 3042. No meu caso os jogos seriam
Alien Frontiers (+ Expansões), Coimbra e Tammany Hall. Uma dica: dependendo dos jogos você pode abrir eles todos e guardar as caixas uma dentro da outra, isso nem sempre funciona, mas cogite isso. Infelizmente no meu caso as caixas de tamanhos distintos não possibilitavam isso.
Opção #1: Despachar a Bagagem
Caso você vá despachar sua
mochila de viagem (aquela que a minha esposa esta usando nas costas), você
nunca vai querer que seu boardgame esteja ali dentro. Lembre-se que a mochila é flexível e a quantidade de impactos que ela vai receber até entrar e sair do avião é incrível. Diria que
a chance de gerar alguma avaria é de quase 100%. A maioria das pessoas que trazem jogos de fora vai ter uma mala de fato, e mesmo as mais simples são rígidas o bastante até certo ponto, o que vai proteger o seu jogo. Lembre-se que independente de onde estiver seus jogos, você ainda deve enrola-los em alguma coisa e deixar o mais ao centro da mala possível, pois até as malas rígidas são um pouco flexíveis e se o seu jogo estiver sem proteção em alguma ponta, existe chance de receber o impacto. Moral da história:
nunca despache seu boardgame em uma mochila, apenas em malas.
Opção #2: Bagagem de Mão (Compartimento Superior)
A segunda opção é levar o jogo com você no avião, o que garante que ninguém vai usar sua mochila como bola de futebol americano, eu estava nos EUA afinal.
Seria o lugar perfeito para o seu boardgame? Garanto que essa foto é muito mais bonita que a realidade.
No entanto aqui existem alguns segredos que não são tão óbvios. Primeiramente:
você não tem garantias de que vai existir espaço para guardar sua bagagem no compartimento superior. E é por isso, que as pessoas lutam para entrar primeiro no avião, afinal se você entrar por último pode ser que não tenha espaço para você. Isso é verdade mesmo que você tenha adquirido todas as cadeiras de uma fila. O compartimento superior para guardar malas, é para uso geral no avião e não por fila. No meu vôo de regresso teve alguém que chegou bem atrasado e realmente não tinha mais espaço, a bagagem dele precisou ser "despachada", e suscetível a todos os riscos que expliquei antes.
Agora digamos que você encontrou espaço e sua mochila foi a primeira a ser abrigada com sucesso. Eis que isso
pode ser ainda pior. As pessoas tendem a não ser muito delicadas ao guardar as malas, e é "socialmente aceito" mexer nas malas dos outros para tentar achar espaço. Só que esse jogo de Tetris pode ser bem brutal, com as pessoas literalmente amassando as malas um dos outros para tentar achar espaço. E nesse momento tudo pode acontecer: mala cair, mala ser marretada em cima de outra mala, tentar fechar o compartimento com mala no meio.
Sua caixa de papelão bem cara vai amar isso. Caso sua mala de mão seja rígida, como aquelas da foto, a chance de algo acontecer é menor, mas você deve utilizar as mesmas precauções de embrulhar seu jogo bem no centro da mala para dar sobras para os impactos. Então repita comigo: "só vou guardar no compartimento superior malas rígidas e
vou evitar ao máximo colocar uma
mochila".
Opção #3: Bagagem de Mão (Em baixo do assento)
Teoricamente o lugar mais seguro para o seu boardgame é em baixo do banco na sua frente. Esse é o modelo mais perto do "100% seguro" já que a responsabilidade é praticamente só sua, mas como você pode imaginar, nada vem sem complicações. Saiba que a medida da mala de mão aceita pela companhia não quer dizer que sua mala de mão vai caber embaixo do assento. Fiz um cálculo do tamanho dos meus 3 jogos na mochila, achando que caberiam embaixo do banco e… não coube! Sim, eu acabei caindo na
Opção #2 e a mercê da loteria da destruição, pelo menos havia espaço para eu não ser "promovido" para a
Opção #1. No entanto isso é meio aleatório, na minha viagem fiz 5 vôos no total e a mochila coube no assento em 4 delas, e embora a ida para New York coubesse (vôo internacional) a volta de Miami pela mesma companhia não coube. Obviamente os aviões foram diferentes, então existe um fator risco envolvido. Eu diria que 1 jogo na mochila (10 cm) seria 99% seguro que iria caber (minha mochila estava com cerca de 20 cm).
Conclusão: O que eu fiz e como foi?
Originalmente eu iria trazer o
Tammany Hall e o
Alien Frontiers (+ Expansões) na minha mochila e alugar a mochila da esposa para transportar o
Coimbra. Como o
Coimbra recebeu vários atrasos na pre-order e acabou chegando na CoolStuffInc no
dia em que eu cheguei no Brasil (imagine minha felicidade) acabei precisando só da minha mochila mesmo. Acompanhe no replay o que foi transportado:
Isso já no Brasil. Zero avarias, nenhuma baixa. Missão completa.
Como sobrou espaço, acabei até trazendo as caixas vazias das expansões do
Alien Frontiers, na prática as expansões ocuparam o espaço equivalente ao do
Coimbra. Como eu disse, em um dos vôos a mochila não coube, mesmo atendendo os tamanhos da companhia aérea. Tenho a impressão que se eu não tivesse levado as expansões, removendo 7 cm de altura, iria conseguir fazer ela caber embaixo da cadeira.
Isso é quando funciona (na risca). Essa foto foi no vôo de São Paulo para Joinville, já no Brasil.
Na medida. Cerca de 19 cm de jogos + algumas camisas finas como estofamento.
Lembre-se que é recomendável colocar alguma roupa como estofamento na parte inferior da mochila, isso vai minimizar o impacto ao andar com ela nas costas por ai. Dependendo do espaço, você pode colocar um casaco de lã em volta de tudo e conseguirá a proteção ideal para quando for armazenar a mochila no chão do avião ou caso ela receba pequenos impactos.
Esse transporte todo, foi "tranquilo"? Não exatamente. Levar jogos por ai nunca é fácil ainda mais num contexto em que ele pode ser amassado. Eu ainda tive o agravante de ter que transportar os jogos de New York para Orlando e depois para Miami (nessa última parte fui de carro, o que facilitou). Confesso que hoje eu iria cogitar novamente uma mala de mão mesmo, que são semi rígidas, e tentaria colocar no compartimento superior e ficar "mais tranquilo". Ainda assim, quando eu pesquisei o que eu ia precisar, não achei uma que conseguisse levar os 19 cm de jogos, sem contar que eu não queria gastar mais dinheiro com uma mala que eu usaria pouquíssimas vezes. Outra estratégia, que talvez fosse o ideal era nem levar a mochila, e levar apenas uma sacola rígida, tipo daquelas que as vezes você ganha quando compra algo em loja.
Parecido com isso ai. Comporta 2 jogos fácil.
Não tenho certeza se pode entrar com isso como bagagem de mão, mas tenho quase certeza que vi gente entrando com coisas parecidas. Você ainda tem o benefício de que quase certamente vai caber embaixo do banco e se não couber você pode tirar os jogos e colocar eles soltos no chão, que certamente vai caber (talvez não o seu Gloomhaven). Tentaria conversar com a companhia antes só pra ter certeza, é claro.
E as lojas no EUA?
Falando um pouco da viagem em si, fui para New York City primeiro, que não é uma referência boardgamística como Olrando/Miami. No entanto, lá tem algumas boas lojas para entrar e contemplar uma coleção
gigantesca cheia de clássicos. Os preços não são tão bons quanto comprar pela internet, diria que uns 20% mais caros, felizmente eu tenho um amigo que pôde guardar os jogos que eu comprei para que eu pegasse depois. Lojas que valem a pena visitar em NYC:
- The Compleat Strategist: Coleção gigantesca, num espaço muito pequeno (como tudo em NYC). Vivenciei inclusive um gringo comprar o
melhor jogo de todos os tempos (Castles of Burgundy), só pude parabeniza-lo pela escolha.
- The Brooklyn Strategist: A versão gourmet da de cima, mais focado em ser um bom lugar para jogar.
- Hex & Company: Loja com um espaço bem bacana para jogar, um acervo bem mais reduzido. Vale a visita no entanto.
- The Uncommons: Outra com um grande acervo, inclusive tinha o
Tammany Hall lá que não é tão fácil de achar, mas já tinha comprado a minha cópia usada na Geekmarket.
The Compleat Strategist. Mar de jogos, novos e antigos. Inclusive clássicos como… Munchkin (!?)
Na Flórida, temos a famosa
CoolStuffInc, que tem várias lojas. Caso você não saiba, fica a dica que você pode comprar pela internet e mandar entregar em qualquer uma das lojas sem custo adicional. Leva apenas 1 dia essa "transferência" entre lojas, e pode ser útil dependendo de onde você for. Visitei três delas em locais diferentes: Maitland (a "sede"), Hollywood e Miami. Diferente do que você poderia imaginar, elas são muito mais focadas em serem um mega espaço para sentar e jogar do que uma loja com uma grande coleção, então o mostruário é reduzido. A magia no entanto é que se você for na sede, você se senta em um dos computadores da loja, escolhe os jogos pelo site e 5 minutos depois o vendedor traz tudo para você. Poder ilimitado nas suas mãos. O sonho de todo boardgamer, uma baita coleção, a um clique de distância. Ainda bem que o dólar estava barato
#sqn.
Na sede em Maitland, você tem um portal para todo o acervo do site. Só pedir e ser feliz.
Se você for para Miami, visite o
Adventure Game Store. Acabei não indo por burrice de planejamento, mas parece um belo lugar pra visitar. Não deixe de tentar passar lá.
É isso pessoal, sei que muitos veteranos já dominam todas essas dicas, ou vão no modo "mala gigante" e se abstraem de muitos desses problemas, mas espero que essas dicas possam ajudar os marinheiros de primeira viajem ou aqueles que pretendem ir com o mínimo possível de bagagem como eu. Até a próxima!