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  3. Sobre Board #23: Jogos que Mereciam uma Campanha

Sobre Board #23: Jogos que Mereciam uma Campanha

  • avatar
    gebson28/09/18 19:04
    avatar
    gebson
    28/09/18 19:04
    1112 mensagens MD

    Sobre Board #23: Jogos que mereciam uma Campanha

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/f7c61_7n0i1a.png

    Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados a board games. Hoje, abro esse post falando de um sistema de campanha que poderia fazer toda diferença em certos jogos que temos no mercado, jogos esses que se tivessem um sistema de campanha progressiva, tanto na evolução dos personagens como no desenrolar de uma história, poderiam se tornar ainda melhores e com mais notoriedade. Abaixo vou falar de alguns jogos que tenho e que eu acho que mereciam um sistema de campanha.

    Zombicide

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/71581_7n0i1a.jpg

    Zombicide foi um dos primeiros jogos de tabuleiro moderno que comprei, e quando estava procurando algo para suprir a minha vontade de jogar RPG de mesa, o Zombicide foi o que mais se aproximou dessa necessidade que eu tinha. É um jogo com um sistema de evolução de personagens, rolagem de dados, tabuleiro modular e zumbis, ele tinha praticamente tudo o que eu estava procurando, porém, na minha mente, eu achava que o jogo seguia um modo campanha, pois ele tinha missões a serem feitas pelo jogadores, logo, achei que essas missões poderiam ser um tipo de campanha pronta. Na época não tínhamos muitos canais, pages ou grupos falando sobre o assunto, então não tinha muito como pesquisar sobre o jogo e acabei me equivocando nessa parte de achar que ele tinha uma campanha. Na verdade ele até tem, uma campanha onde você pode ir fazendo as missões em ordem, da primeira até a última, porém não era esse tipo de campanha que eu estava procurando, afinal você pode jogar qualquer missão do zombicide avulsa.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/85e03_7n0i1a.jpeg

    O jogo bem que poderia ter uma campanha, que além do básico, onde os personagens ficam com seus equipamentos e habilidades ao ir de uma missão para outra, teria uma boa história sobre o universo apocalíptico zumbi, e com uma pegada de sobrevivência, onde as cartas de comida e água poderiam ser usadas para alimentar e hidratar seus sobreviventes. A cada missão os jogadores deveriam descartar cartas de comida ou água (ou ambas) para suprir a necessidade de comida dos sobreviventes, caso não tivessem, os seus sobreviventes iriam para a próxima missão com alguma penalidade ou coisa assim. Acredito que fazer um sistema de campanha para o jogo não seria tão complicado, eu mesmo cheguei a fazer um para jogar com meu grupo, porém não demos continuidade, mas até que ficou legal.

    Linha D&D

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c8e47_7n0i1a.jpg

    Os três primeiros jogos da linha D&D (Ravenloft, Ashardalon e Drizzt) são outros jogos que também mereciam um sistema de campanha com evolução de habilidades, coleta de itens e uma boa história, afinal o boardgame vem dos livros de RPG (que eu tanto gosto) e o mínimo que ele poderia oferecer aos jogadores seria um sistema de campanha para melhor caracterizar a sua origem dos livros, porém não é assim. Ele possui também um sistema de missões que se assemelha ao zombicide, onde você até pode jogar as missões em sequência, mas também pode jogar uma avulsa, a sua escolha.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/2659d_7n0i1a.jpg

    Sei que é muito mais cômodo para novos jogadores pegar um boardgame e jogar qualquer missão sem ter o compromisso de jogar uma campanha, porém, acredito eu, que assim comoo zombicide, a criação de um sistema de campanha disponibilizado junto ou separadamente ao livro de regras não seria um grande custo a mais para o jogo. Esses eu peguei sabendo que não tinham um sistema de campanha, jogo eles, mas praticamente os adquiri mais pelas suas minis, para poder jogar D&D. São bons jogos, mas que também mereciam uma campanha digna para honrar o nome da linha D&D.

    Tenho os dois últimos que saíram, o Tomb of Annihilation e o Temple of Elemental Evil, esses nem cheguei a ler o manual, então não sei se foi incrementado um sistema de campanha neles, como já falei, os peguei porque é muito mais barato pegar o board do que comprar as mesmas miniaturas avulsas com vendedores na net.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9d3d0_7n0i1a.png

    Por fim, queria só dizer que a última vez que joguei um dos jogos da linha D&D foi a mais de dois anos, na época que joguei ele não tinha um sistema de campanha, acredito que agora possa existir algum fanmade ou até mesmo a editora possa ter disponibilizado algo, mas como nunca mais joguei não fui atrás para saber se tem ou não. Então, se vocês souberem se existe um sistema de campanha para o jogo eu gostaria de ver, seria um que com certeza jogaria.

    Mansion of Madness

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3c1c8_7n0i1a.jpg

    Na verdade essa falta é para qualquer jogo da linha Arkham. Depois do tema fantasia medieval, acredito que jogos de horror seja meu tema favorito, tenho vários e vários jogos com o tema de horror, mas os da linha Arkham são os que eu tenho mais. O ambiente, os personagens, as criaturas, tudo nele me encanta bastante, por isso que acho que de todos os jogos que já joguei da linha Arkham, o Mansion of Madness primeira edição seria um ótimo jogo para fazer um sistema de campanha, onde os jogadores a cada nova partida iriam recolhendo pistas, informações e artefatos para tentar evitar a cada momento a propagação dos cultos dos antigos, uma campanha mais voltada para uma história cativante e envolvente seria talvez o ponto forte para uma campanha nesse jogo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1198c_7n0i1a.jpg

    Os jogadores poderiam até ter algumas habilidades, como inclusive já possuem nos jogos, mas que o sistema de evolução não fosse tão focado nisso, e sim mais nos itens que eles achariam durante a investigação e que iriam seguir com eles, tornando-os melhores em determinadas ações. Acredito que a primeira edição seria o melhor jogo para fazer essa adaptação, pois ele possui um keep, que iria fazer o papel dos cultos dos antigos dificultando a vida dos jogadores a todo custo afim de invocar o antigo.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b09c4_7n0i1a.jpg

    Sei que o novo jogo de cartas possui um sistema de campanha, ainda não conferi como é a jogabilidade ou como funciona o sistema de campanha do mesmo, porém os jogos da linha Arkham costumam ter muito texto, o que dificulta um pouco a jogabilidade no nosso grupo, já que poucos de nós possui um conhecimento mais avançado no inglês, por esse motivo não fui atrás de ver como ele funciona ou de pegar um para mim.

    Bem, é isso galera, esses são alguns dos jogos que tenho na minha coleção e que sinto muita falta de um sistema de campanha, gostaria muito que eles tivessem algo parecido, se alguém conhece algo, mesmo feito por fãs, deixem aí nos comentários, gostaria muito de ver o conteúdo. Abraço!

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    Comentários:

  • frevolta
    1431 mensagens MD
    avatar
    frevolta28/09/18 23:02
    frevolta » 28/09/18 23:02

    Sabe o que eu acho (concordando com sua escrita sobre o Zcide) que deveria ter nele? Um marcador com uma face amarela e outra vermelha.
    Qdo vc busca em um ambiente coloca o marcador amarelo. Buscou denovo no mesmo? Vira ele pro vermelho e agora na nao pode mais buscar naquele ambiente.

    Acho que isso seris bem legal e daria mais dinamismo forcando os jogadores a vasculharem ambientes diferentes em busca de itens ao inves de forcar um push no deck logo no primeiro ambiente até se armar.

    Fora isso: jogao!

    3
  • OVER
    174 mensagens MD
    avatar
    OVER29/09/18 09:29
    OVER » 29/09/18 09:29

    Poxa seria massa modo campanha de Zombicide!

    eu ja mestrei um rpg de zombicide usando o cenario de State of Decay, e ficou bem legal! mas infelizmente tinha muitas brechas nas regras...

    1
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson29/09/18 10:57
    gebson » 29/09/18 10:57

    frevolta::Sabe o que eu acho (concordando com sua escrita sobre o Zcide) que deveria ter nele? Um marcador com uma face amarela e outra vermelha.
    Qdo vc busca em um ambiente coloca o marcador amarelo. Buscou denovo no mesmo? Vira ele pro vermelho e agora na nao pode mais buscar naquele ambiente.

    Acho que isso seris bem legal e daria mais dinamismo forcando os jogadores a vasculharem ambientes diferentes em busca de itens ao inves de forcar um push no deck logo no primeiro ambiente até se armar.

    Fora isso: jogao!

    Eu tinha implementando isso na minha campanha que fiz com meus jogadores, porem tinha colocado para vasculhar apenas uma vez cada comodo, mas a sua ideia e bem valida, acredito que se existisse isso no jogo realmente faria os jogadores andar mais pelo mapa e explorar mais locais.

    0
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson29/09/18 10:58
    gebson » 29/09/18 10:58

    OVER::Poxa seria massa modo campanha de Zombicide!

    eu ja mestrei um rpg de zombicide usando o cenario de State of Decay, e ficou bem legal! mas infelizmente tinha muitas brechas nas regras...

    A campanha que fiz aki tbm tinha alguns erro, e como nunca fui atrás de ajeitar ficou por isso mesmo, mas estou pensando em retomar a ideia de fazer uma campanha de sobrevivência para o jogo.

    1
  • FerrariMAF
    12 mensagens MD
    avatar
    FerrariMAF29/09/18 11:51
    FerrariMAF » 29/09/18 11:51

    Faz um bom tempo que fiz essas campanhas para Zombicide

    11 missões - cooperativo 
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/zombicide-season-3-rue-morgue/anexos/77339


    Rue Morgue - Campanha competitiva
    https://www.dropbox.com/s/zfux9homhpgg5ck/Campanha%20Competitiva%20-%20Zombicide%20-%20Mate%20ou%20morra.pdf?dl=1


    Aproveitem

    1
  • frevolta
    1431 mensagens MD
    avatar
    frevolta29/09/18 15:30
    frevolta » 29/09/18 15:30

    gebson::
    frevolta::Sabe o que eu acho (concordando com sua escrita sobre o Zcide) que deveria ter nele? Um marcador com uma face amarela e outra vermelha.
    Qdo vc busca em um ambiente coloca o marcador amarelo. Buscou denovo no mesmo? Vira ele pro vermelho e agora na nao pode mais buscar naquele ambiente.

    Acho que isso seris bem legal e daria mais dinamismo forcando os jogadores a vasculharem ambientes diferentes em busca de itens ao inves de forcar um push no deck logo no primeiro ambiente até se armar.

    Fora isso: jogao!

    Eu tinha implementando isso na minha campanha que fiz com meus jogadores, porem tinha colocado para vasculhar apenas uma vez cada comodo, mas a sua ideia e bem valida, acredito que se existisse isso no jogo realmente faria os jogadores andar mais pelo mapa e explorar mais locais.


    Eu pensei em duas vezes para nao dar muita margem pro azar em mapas pequenos com poucos pontos de busca que eventualmente só venham comida e água. Ai todo mundo morre rs

    2
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson29/09/18 18:18
    gebson » 29/09/18 18:18

    frevolta::
    gebson::
    frevolta::Sabe o que eu acho (concordando com sua escrita sobre o Zcide) que deveria ter nele? Um marcador com uma face amarela e outra vermelha.
    Qdo vc busca em um ambiente coloca o marcador amarelo. Buscou denovo no mesmo? Vira ele pro vermelho e agora na nao pode mais buscar naquele ambiente.

    Acho que isso seris bem legal e daria mais dinamismo forcando os jogadores a vasculharem ambientes diferentes em busca de itens ao inves de forcar um push no deck logo no primeiro ambiente até se armar.

    Fora isso: jogao!

    Eu tinha implementando isso na minha campanha que fiz com meus jogadores, porem tinha colocado para vasculhar apenas uma vez cada comodo, mas a sua ideia e bem valida, acredito que se existisse isso no jogo realmente faria os jogadores andar mais pelo mapa e explorar mais locais.


    Eu pensei em duas vezes para nao dar muita margem pro azar em mapas pequenos com poucos pontos de busca que eventualmente só venham comida e água. Ai todo mundo morre rs

    No caso da minha campanha, tinha cartas certas para serem achadas no mapa, tipo x água e comida, x itens e x Ahhhhh!

    0
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson29/09/18 18:18
    gebson » 29/09/18 18:18

    FerrariMAF::Faz um bom tempo que fiz essas campanhas para Zombicide

    11 missões - cooperativo 
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/zombicide-season-3-rue-morgue/anexos/77339


    Rue Morgue - Campanha competitiva
    https://www.dropbox.com/s/zfux9homhpgg5ck/Campanha%20Competitiva%20-%20Zombicide%20-%20Mate%20ou%20morra.pdf?dl=1


    Aproveitem

    Opa!! Verei!

    0
  • nielison
    220 mensagens MD
    avatar
    nielison01/10/18 14:25
    nielison » 01/10/18 14:25

    o Arkham Horror: The Card Game possui uma série de expansões que são divididas em ciclos (assim como todos(?) os outros LCG). cada ciclo consiste numa campanha que contempla cerca de 8 cenários. ou seja, são diversas campanhas que os jogadores deverão passar. cada campanha envolve o desenvolvimento da narrativa e evolução de personagens. porém, quando uma campanha acaba, ao se iniciar um novo ciclo, os personagens "resetam", começando de zero (atento para o fato de que os ciclos sempre trazem personagens novos).

    porém, existe uma regra opcional (mas oficial, ou seja, é presente no próprio jogo) em que os jogadores podem jogar todos os ciclos como se fosse uma grande campanha, sem precisar "resetar" os personagens. mas, como não foi projetado para ser jogado assim, via de regra, o jogo pode ficar desbalanceado, com algumas coisas muito fáceis e outras muito difíceis.

    1
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Sobre Board #23: Jogos que Mereciam uma Campanha
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