Sobre Board #23: Jogos que mereciam uma Campanha
Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados a board games. Hoje, abro esse post falando de um sistema de campanha que poderia fazer toda diferença em certos jogos que temos no mercado, jogos esses que se tivessem um sistema de campanha progressiva, tanto na evolução dos personagens como no desenrolar de uma história, poderiam se tornar ainda melhores e com mais notoriedade. Abaixo vou falar de alguns jogos que tenho e que eu acho que mereciam um sistema de campanha.
Zombicide

Zombicide foi um dos primeiros jogos de tabuleiro moderno que comprei, e quando estava procurando algo para suprir a minha vontade de jogar RPG de mesa, o Zombicide foi o que mais se aproximou dessa necessidade que eu tinha. É um jogo com um sistema de evolução de personagens, rolagem de dados, tabuleiro modular e zumbis, ele tinha praticamente tudo o que eu estava procurando, porém, na minha mente, eu achava que o jogo seguia um modo campanha, pois ele tinha missões a serem feitas pelo jogadores, logo, achei que essas missões poderiam ser um tipo de campanha pronta. Na época não tínhamos muitos canais, pages ou grupos falando sobre o assunto, então não tinha muito como pesquisar sobre o jogo e acabei me equivocando nessa parte de achar que ele tinha uma campanha. Na verdade ele até tem, uma campanha onde você pode ir fazendo as missões em ordem, da primeira até a última, porém não era esse tipo de campanha que eu estava procurando, afinal você pode jogar qualquer missão do zombicide avulsa.

O jogo bem que poderia ter uma campanha, que além do básico, onde os personagens ficam com seus equipamentos e habilidades ao ir de uma missão para outra, teria uma boa história sobre o universo apocalíptico zumbi, e com uma pegada de sobrevivência, onde as cartas de comida e água poderiam ser usadas para alimentar e hidratar seus sobreviventes. A cada missão os jogadores deveriam descartar cartas de comida ou água (ou ambas) para suprir a necessidade de comida dos sobreviventes, caso não tivessem, os seus sobreviventes iriam para a próxima missão com alguma penalidade ou coisa assim. Acredito que fazer um sistema de campanha para o jogo não seria tão complicado, eu mesmo cheguei a fazer um para jogar com meu grupo, porém não demos continuidade, mas até que ficou legal.
Linha D&D
Os três primeiros jogos da linha D&D (Ravenloft, Ashardalon e Drizzt) são outros jogos que também mereciam um sistema de campanha com evolução de habilidades, coleta de itens e uma boa história, afinal o boardgame vem dos livros de RPG (que eu tanto gosto) e o mínimo que ele poderia oferecer aos jogadores seria um sistema de campanha para melhor caracterizar a sua origem dos livros, porém não é assim. Ele possui também um sistema de missões que se assemelha ao zombicide, onde você até pode jogar as missões em sequência, mas também pode jogar uma avulsa, a sua escolha.

Sei que é muito mais cômodo para novos jogadores pegar um boardgame e jogar qualquer missão sem ter o compromisso de jogar uma campanha, porém, acredito eu, que assim comoo zombicide, a criação de um sistema de campanha disponibilizado junto ou separadamente ao livro de regras não seria um grande custo a mais para o jogo. Esses eu peguei sabendo que não tinham um sistema de campanha, jogo eles, mas praticamente os adquiri mais pelas suas minis, para poder jogar D&D. São bons jogos, mas que também mereciam uma campanha digna para honrar o nome da linha D&D.
Tenho os dois últimos que saíram, o Tomb of Annihilation e o Temple of Elemental Evil, esses nem cheguei a ler o manual, então não sei se foi incrementado um sistema de campanha neles, como já falei, os peguei porque é muito mais barato pegar o board do que comprar as mesmas miniaturas avulsas com vendedores na net.
Por fim, queria só dizer que a última vez que joguei um dos jogos da linha D&D foi a mais de dois anos, na época que joguei ele não tinha um sistema de campanha, acredito que agora possa existir algum fanmade ou até mesmo a editora possa ter disponibilizado algo, mas como nunca mais joguei não fui atrás para saber se tem ou não. Então, se vocês souberem se existe um sistema de campanha para o jogo eu gostaria de ver, seria um que com certeza jogaria.
Mansion of Madness
Na verdade essa falta é para qualquer jogo da linha Arkham. Depois do tema fantasia medieval, acredito que jogos de horror seja meu tema favorito, tenho vários e vários jogos com o tema de horror, mas os da linha Arkham são os que eu tenho mais. O ambiente, os personagens, as criaturas, tudo nele me encanta bastante, por isso que acho que de todos os jogos que já joguei da linha Arkham, o Mansion of Madness primeira edição seria um ótimo jogo para fazer um sistema de campanha, onde os jogadores a cada nova partida iriam recolhendo pistas, informações e artefatos para tentar evitar a cada momento a propagação dos cultos dos antigos, uma campanha mais voltada para uma história cativante e envolvente seria talvez o ponto forte para uma campanha nesse jogo.

Os jogadores poderiam até ter algumas habilidades, como inclusive já possuem nos jogos, mas que o sistema de evolução não fosse tão focado nisso, e sim mais nos itens que eles achariam durante a investigação e que iriam seguir com eles, tornando-os melhores em determinadas ações. Acredito que a primeira edição seria o melhor jogo para fazer essa adaptação, pois ele possui um keep, que iria fazer o papel dos cultos dos antigos dificultando a vida dos jogadores a todo custo afim de invocar o antigo.
Sei que o novo jogo de cartas possui um sistema de campanha, ainda não conferi como é a jogabilidade ou como funciona o sistema de campanha do mesmo, porém os jogos da linha Arkham costumam ter muito texto, o que dificulta um pouco a jogabilidade no nosso grupo, já que poucos de nós possui um conhecimento mais avançado no inglês, por esse motivo não fui atrás de ver como ele funciona ou de pegar um para mim.
Bem, é isso galera, esses são alguns dos jogos que tenho na minha coleção e que sinto muita falta de um sistema de campanha, gostaria muito que eles tivessem algo parecido, se alguém conhece algo, mesmo feito por fãs, deixem aí nos comentários, gostaria muito de ver o conteúdo. Abraço!
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: