por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/06/04/expandindo-a-mesa-c3k/

C3K é uma sigla e abreviação de “Creatures Crossover Cyclades/Kemet” e é uma mini-expansão para Cyclades(incluindo a expansão Hades) e Kemet que foi lançada em 2013. Ela contém sete cartas de Criaturas (deKemet) para Cyclades e seis Fichas de Poder (de criaturas de Cyclades) para Kemet.
Com esses componentes, as criaturas mitológicas com miniaturas de Cyclades (e as da expansão Cyclades: Hades) poderão ser jogadas em Kemet, e as criaturas daKemet em Cyclades. Portanto, essa “mini” expansão vale por duas!
Mecânica
– Leilão/licitação (Cyclades)
– Rolagem de dados (Cyclades)
– Controle de área (Cyclades e Kemet)
– Seleção de cartas (Cyclades e Kemet)
– Campanha (Kemet)
– Sistema de pontos de ação (Kemet)
– Movimento de área (Kemet)
Conteúdo da expansão
Reforços Egípcios em Cyclades
As cartas das criaturas de Kemet são adicionadas ao baralho de criaturas mitológicas no início da partida e poderão ser compradas da mesma maneira e, como de costume, o jogador que adquirir um Reforço Egípcio, deverá colocar a miniatura correspondente em uma de suas ilhas. A partir de então, ela é considerada um exército, e como tal, pode ser movida sozinha ou juntamente com as demais tropas com o auxílio dos favor de Ares. Pode também ser destruída pela Harpia e durante os combates, em caso de derrota, o Reforço Egípcio será sempre o último exército a ser eliminado.
Criaturas de Kemet em Cyclades? Os Reforços egípcios fazem toda diferença.
Em Cyclades, as criaturas egípcias de Kemet não são consideradas criaturas mitológicas e portanto, Zeus e os templos não têm nenhum efeito sobre elas. Apesar disso, são consideradas tropas de elite e possuem um ataque especial bem peculiar que pode por em risco o equilíbrio das guerras gregas!
Tropas Gregas ganham o reforço das fantásticas criaturas Egípcias de Kemet.
Ataque Especial – Durante seu turno (menos se o jogador tiver escolhido Apolo), como uma das ações disponíveis, a qualquer momento, o jogador pode pagar 1 GP para executar um Ataque Especial. Ele então deverá mover seu Reforço Egípcio juntamente com alguns ou todos os exércitos localizados na mesma ilha para outra ilha, como um movimento feito com Ares, porém os navios ainda são necessários. Quando realizando esse movimento, se ocorrer uma batalha, cada Reforço Egípcio conta com uma habilidade especial diferente que irá auxiliar nesse combate (limitada a utilizar essa habilidade apenas uma vez por combate).
A Múmia – Exércitos inimigos destruídos por um exército liderado pela Múmia, são imediatamente transformados em exércitos aliados.
A Esfinge – Um exército liderado pela Esfinge pode imediatamente se teletransportar para uma ilha já controlada, antes de realizar o seu movimento.
O Escorpião – Quando o Escorpião alcançar a ilha de um oponente, ele imediatamente remove um exército inimigo.
O Elefante – O exército liderado pelo Elefante sempre rola um 3 em seu combate.
A Fênix – Quando exércitos liderados pela Fênix forem destruídos, eles retornam imediatamente ao jogo, no mesmo lugar onde foram atacados.
O Escaravelho – No fim de seu movimento, caso não tenha sido morto em uma batalha, o Escaravelho pode transformar uma construção em uma nova ilha de outro tipo de construção.
A Cobra – Durante um movimento, o exército liderado pela Cobra pode atravessar um espaço vazio no mar como se houvesse uma frota aliada nele.
Importante ressaltar que esses poderes podem ser usados apenas durante um Ataque Especial.
De outra maneira, os Reforços Egípcios são apenas tropas normais.
Lendas Gregas no Egito
Para Kemet, essa expansão permite adicionar as seis Fichas de Poder com suas miniaturas juntamente às demais disponíveis no começo do jogo. Cada uma tem habilidades diferentes, porém não há nenhuma regra nova ou habilidade diferenciada das demais criaturas do jogo base.
Os Tiles de Poder das criaturas de Cyclades
Centauro – (Ficha de Poder Branca) – O Centauro pode viajar com uma tropa que já esteja se movimentando com outra criatura.
Minotauro – (Ficha de Poder Branca) – A tropa que viaja com o Minotauro é imune a todo o dano que não seja causado por uma carta de batalha. Isso inclui Chuva de Fogo, Danos provindos de Fichas de Poder (incluindo Iniciativa), cartas ID e criaturas.
Cérbero – (Ficha de Poder Vermelha) – Ao comprar um Cérbero, coloque imediatamente a miniatura em um espaço que você controla. Este espaço não poderá ser atacado pelo resto do turno. No começo da próxima Fase Noturna, coloque o Cérbero de volta à pilha de Fichas de Poder. Ele pode ser comprado novamente.
Medusa – (Ficha de Poder Vermelha) – Durante uma batalha, o total de Proteção do seu oponente é igual a 0. Isso inclui todas as Cartas de Batalha, Fichas de Poder, criaturas e cartas ID.
Kraken – (Ficha de Poder Azul) – Coloque o Kraken em qualquer espaço do Rio Nilo. Ele permanecerá neste espaço pelo resto do jogo. A partir deste momento, você ganha +1 de Força em qualquer batalha travada em um espaço adjacente ao Kraken, exceto em cidades.
Polifemo – (Ficha de Poder Azul) – Tropas que viajam com Polifemo podem conter até 7 unidades, em vez de 5. Comprar Legião e Polifemo não permitirá que você tenha mais de 7 unidades em sua tropa.
Um Kraken controlando o rio Nilo? As criaturas míticas de Cyclades invadem Kemet!
Considerações Finais
Para uma mini expansão, ela acrescenta boas novidades a ambos os jogos, mas ela é mais interessante paraCyclades do que para Kemet, pois acrescenta uma tropa diferenciada com habilidades especiais ao tabuleiro. Os Reforços Egípcios em Cyclades são de certa forma, parecidos com os Heróis da expansão Hades, porém o grande diferencial foi a habilidade de movimentar sem Ares. Vemos aqui o embrião de uma regra que foi aprimorada e utilizada posteriormente em uma expansão lançada para Cyclades no ano passado: Titans.
Em Kemet, com a adição dessas seis criaturas com seus poderes distintos, amplia-se a variedade de combinações das Fichas de Poder e permite-se mais opções estratégicas aos jogadores.
Realmente uma grande sacada da Matagot lançar esse crossover de criaturas, e se você tem ambos os jogos, é um ótimo investimento.
Pontos Positivos
– Duas expansões em uma
– Dá maior variedade e rejogabilidade a ambos os jogos
– Caso possua os dois jogos bases, um ótimo custo benefício
Pontos Negativos
– A expansão altera um pouco a jogabilidade do Cyclades, mas não faz o mesmo para Kemet.