Baseado nas famosas festas populares portuguesas, em Arraial temos como objectivo atrair convidados para a nossa rua e torná-la na mais animada e divertida de todas. Com mecânicas simples de tetris, esta é uma grande aposta da MEBO Games na dupla Nuno Bizarro Sentieiro e Paulo Soledade com ilustrações do também conhecido Nuno Saraiva.
Por cá conhecemos Arraial ainda durante a fase de protótipo, na LeiriaCon 2018, e numa partida a 3 jogadores foi sucesso imediato. As mecânicas estavam bem oleadas, o jogo é muito simples de explicar e aprender e ao jogar somos imediatamente transportados para o clássico dos anos 80. De forma resumida, o objectivo é escolhermos peças da zona do coreto e colocá-las no nosso tabuleiro individual, juntando peças da mesma cor para ganhar convidados (o meeple respectivo), tentar ser o jogador com a maior área de um cor (para recebermos o casal de meeples [ou noivos de Santo António], que nos dão pontos extra) e fechar linhas para que os futuros convidados (meeples brancos) se juntem à porta da nossa festa e consigamos aumentar o recinto. Mas atenção, à medida que a festa fica mais concorrida, também a gestão de espaço terá de ser maior com a barra de nível a oscilar para cima e para baixo.
Para os fãs de Tetris, Puzzle Games ou Abstractos, esta é uma óptima experiência, mas também o será para aqueles que não estão tão habituados a jogos de tabuleiro modernos e que poderão ver aqui uma boa forma de passarem momentos em família. Mais um interessante jogo publicado pela MEBO Games, que terá o seu lançamento internacional na Spiel18.