
Bem vindo a Munchkin Land
Se você nunca jogou um RPG de mesa, você não sabe, mas o que eles dizem sobre esses grupos de jogos é verdade. Todo mundo começa suas aventuras se sentindo assim:
Mas mais cedo ou mais tarde, o jogo se torna isso:
Com toda a justiça, eu não fiz essa comparação, há um meme inteiro lá fora da mesma coisa, mas não consigo pensar em um exemplo mais apropriado!
Mas cá entre nós, para mim, é AÍ que esses jogos se tornaram realmente divertidos! Quando os jogadores esquecem suas noções preconcebidas de serem "LEGAIS" e se divertEM. Porque, eu vou ser honesto, depois de uma longa semana de trabalho, e alguém na mesa está apenas pensando em algo, como uma piada ou algum evento no jogo muito a sério, isso estraga todo o jogo.
Palavras mais verdadeiras nunca foram ditas, Sr. Gamgee ...
Então vem
Munchkin. Munchkin foi publicado pela Steve Jackson Games e é uma espécie de metagame. Era um jogo de cartas casual que zombava de todos os pequenos tropezinhos e fraquezas de jogos como Dungeons and Dragons. E isso explodiu! Temos todos os temas sob o sol: Munchkin Space, Munchkin Zombie, Cthulhu Munchkin, Marvel Munchkin! Parte de mim está convencida de que Steve Jackson está trabalhando duro tentando descobrir como fazer um Munchkin Munchkin!
Então, agora, o mais novo jogo Munchkin é um spin-off, chamado de Munchkin Collectible Card Game. É o próximo passo na Munchkin-Volution ou é apenas uma tentativa dos Steve Jackson Games de conseguir o doce e doce dinheiro do TCG ...?
Munchkin The Gathering
Vou começar dizendo isso. O jogo de cartas colecionáveis Munchkin não é Munchkin. Se você está procurando outro autônomo ou expansão para o jogo que você ama, você não o encontrará aqui.
Ainda lendo?
Ótimo.
O Munchkin Collectible Card Game é um jogo de duelo de 2 jogadores onde os jogadores escolhem a sua classe, constroem os seus decks e gastam turno após turno com Maldições, contratam Monsters e Aliados e equipam o Loot para reduzir a vida do seu oponente a zero. Soa familiar?
Escolhendo classes e construindo decks desde 2014 ...
Embora essa não seja a primeira vez que ouvimos essa história, a Munchkin CCG é rápido pra notar a diferença. Você vê, quando você joga um Monstro no Munchkin CCG, você o coloca virado pra baixo na mesa, com um número de Ouro ao lado dele. Agora seu oponente tem a oportunidade de lutar contra o monstro ou fugir. Se ele escolher lutar, o Monstro é virado para cima, você perde o Ouro ao lado do Monstro e o dano é causado de maneira típica para Monstros e Jogadores. Mas se o outro jogador escolher Fugir, então você pega de volta todo o Ouro ao lado do Monstro para possivelmente contratar um Monstro diferente da sua mão, e o Monstro é colocado ao lado, ainda virado para baixo, esperando para ser adicionado para voltar para sua mão no próximo turno.
Agora, aqui está o truque. Seu oponente só pode fazer isso de graça UMA VEZ em seu turno. Depois disso, cada vez que ele quiser fugir, isso vai custar 2 pontos de vida, e eles nunca saberão se a carta que você acabou de jogar era na verdade um monstro que custa 5 de ouro, ou um feitiço inútil com o qual você blefou.

Então, no seu turno, você poderia jogar um Monstro de custo 0 com a face para baixo e colocar 4 ouros ao lado, para deixar seu oponente desperdiçar em sua Fuga Gratis, e então jogar o seu verdadeiro Grande Monstro com 4 ouros. Ou o seu pequeno monstro com 4 Gold, ou o que diabos você quiser para confundir a cabeça do seu oponente! E essa é a beleza do Munchkin CCG. Onde jogos normais de cartas colecionáveis forçam você a jogar suas próprias cartas com o melhor de sua habilidade, Munchkin CCG te força a jogar com seu oponente. Este não é um tipo de jogo de combine-suas-cartas-junto-para-fazer-infinito-danos-em-loops. Este é um jogo de dedução. Não importa o quanto minhas cartas sejam boas. O que importa é o quão bom eu te faço PENSAR que minhas cartas são!
Munchkin CCG me fez sentir como Bret Maverick por aqui ...
Dito isto, há uma desvantagem de blefar demais. Se você for pego trapaceando (jogando uma carta que não seja um Monstro ou um Monstro para o qual você não pagou ouro suficiente), então você recebe 2 Dano, então trapaceie, mas trapaceie sabiamente.
Pessoas Pequenas, Grandes Jogos
Ok, então eu estive fora da cena do jogo de cartas colecionáveis por um tempo, o último que eu joguei competitivamente foi o Vs. System pela UDE em 2006, mas eu tenho que dizer, as cartas no Munchkin CCG parecem baratas. Eu não sei se é só porque eu fui estragado pelo acabamento de linho encontrado em jogos de tabuleiro e deckbuilders mais tradicionais. Sem mencionar que os tokens de dano e ouro são o mesmo componente, então isso pode ficar um pouco confuso.
A arte, no entanto, é fantástica. Uma das melhores partes sobre qualquer jogo de cartas colecionáveis é ver todos os diferentes estilos de arte se misturando para criar esse mundo de jogos. Com o Munchkin CCG, o estilo de arte é bem estabelecido, mas ainda há artistas individuais suficientes para dar um sabor próprio para mantê-lo fresco.
E as cartas ainda são ENGRAÇADAS e, mais importante, elas se ligam tematicamente para jogar! Drop Bear permite que você jogue a carta FISICAMENTE nas outras cartas para causar mais Dano! Esse é uma carta legal do torneio que requer sua própria destreza para jogar! Fantástico! Você poderia imaginar se você tivesse que apertar suas cartas no seu oponente para causar dano extra sempre que você usasse Bolt Lightning no Magic, ou realmente tivesse que trazer pequenas criaturas fofas com você em um pequenino e desumano contêiner para convocar Pokemon?!? Estaríamos todos na cadeia
Compre-o!, Tente-o!, Ou deixe-o!
Então, eu realmente gosto desse jogo. Este é o primeiro jogo de cartas colecionáveis que eu joguei onde realmente é jogador contra jogador, e não baralho contra baralho, e para isso, eu acho que o design do jogo Munchkin CCG é brilhante. No entanto, eu me deparei com um pouco de desequilíbrio entre as classes de personagens, algumas delas são mais úteis do que outras, e eu pessoalmente acho que o Wizard é inútil, mas é para isso que as expansões e os boosters servem, certo?
No geral, eu acho que é uma nova abordagem, francamente, em um mercado lotado. Quer dizer, tem o grande papai deles todos, Magic, mas também tem Pokemon, My Little Pony, eu acho que Yu-Gi-Oh! ainda é uma coisa ... Sem mencionar os LCGs como Game of Thrones, Legend of the Five Rings e Netrunner (embora não por muito tempo) e você também pode adicionar Dice Masters a essa mistura ... Então, será ficar por tempo suficiente para ser digno de um investimento e esforço saudável necessário para coletar cartas suficientes?
Eu não sei.
A longevidade de jogos como esse vem da força da meta, e, neste momento e no tempo, enquanto escrevo este post, acho que o Munchkin CCG é muito novo, embora haja indicadores de que as coisas estão caminhando na direção certa. Minha própria loja local de jogos vem promovendo muito disso, com forte apoio na forma de eventos de Aprenda-Como-Jogar e torneios. Para não mencionar, com uma expansão lançada e outra prestes a lançar, me dá confiança de que Munchkin CCG poderia ser um candidato.
No entanto, baseado apenas na jogabilidade, e como um jogo para você ter 3 ou 4 decks construídos para jogar com amigos e familiares, é uma escolha sólida que lhe dará uma experiência diferente do que apenas bater seus melhores monstros em outros melhores monstros...
O veredito...?
COMPRE!