Sobre Board #20: Desempate
Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Boards”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mundo dos board games, e no post de hoje vamos adentrar em um conteúdo que eu particularmente ouvi falar muito pouco em grupos ou até aqui mesmo na Ludopedia, que são algumas maneiras inusitadas de desempatar uma partida no final do jogo.
É comum que no final de muitas partidas alguns jogadores terminem com uma quantidade de pontos iguais, deixando o jogo empatado, nos próprios manuais dos jogos constam maneiras que os jogadores podem usar para critério de desempate, como quantidade de moedas, maior quantidade de determinada coisa, maior quantidade de trabalhador e por aí vai, a variedade de maneiras que se tem nos manuais para se determinar um desempate é bem variada. Porém em alguns casos essas maneiras de desempate passam de uma simples contagem de determinados componentes do jogo para algo mais inusitado, e é sobre isso que vamos falar hoje. Vou citar abaixo quatro maneiras diferentes de desempatar uma partida, dos quatro jogos citados abaixo eu possuo três e já vi um em mesa, porém de todos esses citados apenas em um (Horse Fever) tivemos um empate, onde a partida foi desempatada de uma forma menos convencional.
Horse Fever
Horse Fever é um jogo onde os jogadores incorporam apostadores em corridas de cavalos, cada jogador vai ao longo do jogo fazendo as suas apostas nos cavalos e realizando trapaças nos estábulos afim de fazer o cavalo escolhido por você o vencedor da corrida. Sempre que um cavalo cujo o jogador tenha feito uma aposta ganha ou chega entre os três primeiros no final da corrida, o jogador pode ganhar uma quantidade de dinheiro devido a sua aposta e uma medalha ou troféu de acordo com a aposta que ele fez no cavalo (troféu, caso tenha apostado no 1° lugar, e medalha caso o cavalo tenha chegado no pódio).

Nesse jogo ganha quem tiver mais medalhas e troféus ao final da partida, pois eles valem 1 ou 3 pontos, logo o dinheiro arrecadado no jogo poderia servir facilmente como um critério de desempate do jogo, mas não, horse fever não é sério, ele é um jogo para se divertir, logo seu critério de desempate tinha que ser algo totalmente aleatório, gerado por um lance de dados e olhado em uma tabela o critério, como esse abaixo.
O jogador lança um dado de corrida e vê pela cor que saiu no dado qual será o critério de desempate daquela partida, que pode variar desde o jogador mais míope a tentar convencer o outro jogador a montar nele como um cavalo, bem comum o critério, algo que se vê em 90% dos jogos... uhauahauaua.
Já tivemos dois empates no grupo com esse jogo, um foi ganho pelo jogador com maior nariz e o outro pelo jogador mais pesado.
Tabela de desempate de Horse Fever.
Munchkin Panic
Munchkin é um jogo zueiro por natureza, na sua versão normal não tem como haver jogadores empatados ao final da partida, porém na sua versão Panic é possível, então já que não deu para zuar na versão convencional, eles aproveitaram para fazer isso nessa versão.
Munchkin Panic é um jogo semi-coop onde todos os jogadores terão que se ajudar para defender o castelo onde eles estão dos ataques constantes dos monstros, porém como ele é um jogo semi coop, apenas um dos jogadores vai sair dali como vitorioso, e isso acontece matando esses monstros que estão atacando o castelo. Cada monstro vale uma quantidade de pontos ao final da partida, e o jogador que tiver conseguido juntar a maior quantidade de pontos no final é o ganhador, se houver um empate, aí é que entra o modo diferenciado de desempate do jogo.
Aqui temos um outro nível de luta de dedões rsrsrsrsrsrs.
Caso os jogadores mantenham o empate nos dois critérios básicos do livro, eles devem disputar quem será o ganhador da partida com uma luta de dedões, nada mais justo para declarar um vencedor de uma partida como mostrar as suas habilidades únicas adquiridas ao longo do tempo na luta de dedões, aquela brincadeira que você e seus amigos faziam quando crianças e que todos diziam que não ia servir para nada, finalmente poderá ser usada para alguma coisa agora.
Space Cantina
Space cantina é um jogo nacional lançado em 2016, nele os jogadores administram um restaurante no espaço que tem que lidar com os mais diversos tipos de clientes e seus pedidos de comida pra lá de exóticos. É um jogo bem simples em termos de regras e mecânicas, onde vai ganhará aquele jogador que conseguir atender a maior e as mais variadas quantidades de pedidos dos clientes alienígenas.
Sempre que o jogador atender o pedido de um cliente ele vai lhe pagar pelo serviço, e claro, isso vai lhe render lucro para o seu restaurante, quanto mais clientes atendidos mais lucro você tem, logo, no final da partida, ganhará o jogo aquele que tiver mais dinheiro em caixa, porém caso haja um empate nos lucros pelos restaurantes, existes dois critérios de desempate que podem decidir a partida, a quantidade de clientes atendidos e a quantidade de recursos. Caso isso não tenha decidido o vencedor, nós vamos para o critério fora da curva para vê quem vai ganhar.
Com certeza meus amigos iriam querem um churrascos dos empatados nesse jogo.
Bem, como estamos lidando com jogadores que são teoricamente donos e administradores de restaurantes, nada mais justo que os jogadores empatados proporcionarem um belo banquete aos demais jogadores da mesa, então aquele jogador que se propor a pagar um almoço / jantar ao grupo ganha a partida, caso ninguém queira fazer isso a partida não tem vencedores. Acho o critério de desempate bem justo, afinal comida sempre cai bem, o problema mesmo desse desempate aqui é o meu grupo, pois cada um como feito um bicho e qualquer almoço / jantar que alguém tiver que pagar para o grupo vai sair mais caro que a caixa do jogo na versão colecionador. Os homi que come, meu Deus!
Arboetum
Esse é o único jogo dessa lista que não tenho e não vi pessoalmente em mesa, mas sei que ele tem um critério de desempate fora do comum. O jogo trata-se dos jogadores irem plantando arvores de diversos tipos usando cartas para isso, a medida que os jogadores vão colocando as cartas na sua área de jogo eles vão criando um arboreto com vários tipos de árvores.
Bem, não vou me aprofundar muito em como funciona o jogo, como fiz brevemente com os outros, pois não tenho o devido conhecimento desse jogo para isso, então vamos passar logo para os seus critérios de desempate.
Tenho certeza que se tivesse esse jogo e empatasse aqui, algum dos meus amigos ia plantar uma palmeira.
O jogo declara como ganhador o jogador que tiver somado a maior quantidade de pontos após a soma de caminhos, caso haja um empate entre os jogadores, aquele jogador que tiver a maior variedade de árvores no seu arboreto é declarado vencedor, persistindo o empate nós chegamos no ponto que interessa ao post, como o jogo se trata de plantar e cultivar árvores, é evidente que o modo final de desempatar o jogo seria fazer os jogadores empatados plantarem umas árvores para que depois de 5 anos cuidando delas e as regando eles voltem para medir a altura das mesmas, a árvore que tiver crescido mais nesse período dá a vitória ao jogador, isso sim é um jogo com um critério de desempate correto e justo, além de ensinar a profissão de jardineiro aos jogadores ainda ajuda o meio ambiente com as árvores plantadas, quantas árvores será que temos espalhadas pelo mundo que vieram do critério de desempate desse jogo? O problema mesmo, a meu ver, é só o tempo de espera para saber quem ganhou o jogo rsrsrsrsrsrsrsrs.
Bem galera, esses são alguns jogos que eu consegui listar com critérios de desempate inusitados, acredito que existam muito outros espalhados por aí, alguns até mais loucos que esses listados aqui. Então se você conhecer algum jogo que se encaixe nessa lista deixe aí nos comentários e fale como é o seu critério de desempate para reforçar as loucuras dessa lista, rsrsrsrsrsrs. Um abraço!
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