Mestre dos Dados Resenha #70: Futboard
Olá galera, voltando hoje com mais uma resenha para o canal, dessa vez apresentando melhor o Futboard, jogo esse que já teve material com uma análise em cima das regras do manual e que agora está de volta com uma resenha completa.
Sobre o Jogo
Futboard é um jogo desenvolvido pelo design Zé Roberto da Mundus Jogos, é um jogo para 2 jogadores com tempo médio de 20 a 30 minutos por partida (variando o tempo de acordo com o modo como os jogadores querem jogar). Atualmente o jogo acabou de entrar em financiamento coletivo (início 01/07) e já está com mais de 120% arrecadados.
O jogo simula uma partida de futebol na sua mesa, com regras e jogabilidade muito semelhantes ao jogo de campo, com movimentação dos jogadores, passes, cobranças de escanteio, faltas e até pênaltis. Ele é um jogo no estilo tático, onde os jogadores irão se mover pelos espaços no campo tentando fazer a melhor formação e posicionamento possíveis para fazer passes e marcar o gol, enquanto o outro jogador monta seu time em formação defensiva para evitar o gol contra seu time.
Iniciando uma partida (o dado de 20 lados estar representando a bola aqui na partida, ela não vem incluso no jogo).
Sequência de Turno
O turno de Futboard é bem simples, cada jogador durante a sua vez pode fazer três ações, entre essas ações temos a ação de mover um dos jogadores, passar a bola, tomar a bola de um adversário ou chutar a bola para o gol.
Essas ações podem ser feitas várias vezes e na ordem em que os jogadores acharem mais conveniente para ele, porém algumas ações podem ser bloqueadas de acordo com alguns fatores dentro de jogo, como o passe para um jogador ser impossível se ele estiver sendo marcado por dois jogadores, ou ser impossível de mover um jogador com a bola caso ele esteja adjacente a um ou mais jogadores caso ele não tenha a habilidade drible.
Marcação pesada em Alejjo.
Componentes
Como eu peguei o jogo em uma versão de teste não tem como eu falar sobre a versão final dos componentes e quais serão todos os componentes no final da campanha, porém vou falar aqui dos componentes que chegaram até mim para o teste (não da qualidade) e fazer a análise em cima deles.
Tabuleiro
O jogo vem com um tabuleiro central que representa fielmente um campo de futebol, com as marcações para posicionamento dos jogadores, marcações das penalidades de chutes a gol nas linhas lateraies e de fundo, local para marcar o placar do jogo e marcação no gol para pênaltis.
O tabuleiro é bem funcional, todas as principais informações do jogo estão nele e tudo é de fácil entendimento, facilitando bastante as coisas para os jogadores.
Tiles de Jogadores
Alguns dos tiles de jogadores presentes no jogo.
Os pequenos tiles de jogadores são a representação do seu time em campo, cada jogador tem um tile único que descreve todas as suas características, desde a posição no campo, número demovimentos, se ele tem ou não a habilidade drible, valor de passe, potencial de chute a gol e a chance que ele tem de tirar a bola do adversário.
Todas as informações impressas nos tiles são simples e claras, sem deixar dúvidas para os jogadores.
Régua de Passe
Régua com marcações para o alcance dos passe.
O jogo veio com duas réguas de passe de bola, elas são usadas para medir a distância dos passes dos jogadores. A régua tem uma medição de 0 a 11, 14 e 17 que são as possíveis variações de passe dos jogadores, quando um jogador for fazer um passe para outro jogador ele deve observar quanto de passe o seu jogador tem, ele faz a medição do centro do tile do jogador que está passando a bola até o jogador que vai receber a bola de acordo com o valor do seu passe, se a marcação da régua chegar até o tile de jogador selecionado o passe pode ser feito.
Dados
No jogo vem dois dados de 12 lados que são usados quando um jogador faz um chute a gol e quando o goleiro vai tentar defender a bola, o jogador atacante deve obter um valor de chute igual ou menor que o valor descrito na sua tile de jogador (menos as penalidades de acordo com a posição de campo do jogador), caso o valor seja válido o chute vai para o gol, nesse caso o goleiro ainda tem a chance de defender a bola caso tire um valor igual ou menor que seu valor de defesa ou tire o mesmo número do dado do jogador atacante, que nesse caso vira um escanteio.
Considerações sobre o Jogo
Futboard é um jogo de posicionamento tático e cheio de possíveis estratégias, porém com uma jogabilidade incrivelmente simples e fácil de aprender, é um jogo onde os jogadores tem que ter uma boa visão de tabuleiro e a todo momento tentar ler a jogada do seu adversário para tentar sempre que possível bloquear ou pelo menos dificultar a passagem de bola do seu adversário, fazendo assim que ele não tenha tanta liberdade para fazer o gol.

Como a sua partida e jogabilidade são rápidas e simples de aprender, esse jogo é muito bom para apresentar a novos jogadores, principalmente àqueles possíveis jogadores que gostam do tema, e mesmo para aqueles que não gostam do tema, o jogo ainda se torna algo muito bom por seu nível de estratégia e rapidez da partida. Eu mesmo, por exemplo, sou bem desligado de jogos de futebol, mas achei o jogo bem chamativo e interessante logo de cara, pois o que me agradou nele foi a sua jogabilidade e as possíveis formações de estratégia que os jogadores podem fazer durante a partida. Então mesmo se você não gosta do tema, dê uma chance ao jogo, pois a sua jogabilidade é o que mais importa aqui.

Por fim, queria deixar meus agradecimentos ao Zé Roberto, design do jogo, pela oportunidade que me foi dada para testar o jogo antes de ser lançado oficialmente. O jogamos aqui por dois dias e todos do meu grupo que jogaram o acharam muito bom e divertido, a cada gol feito, a cada bola defendida, o pessoal vibrava aqui na mesa de jogo como se estivesse realmente em um campo de futebol torcendo para o seu time. O jogo passa muito essa sensação de campo de jogo devido a estar tudo ali, presente na partida da sua mesa, e isso dá uma imersão muito grande. Meus parabéns ao design, e como o jogo já está financiado agora só resta pegar as metas extras e esperar pelo jogo em casa na sua versão final. Vou deixar abaixo o link para o financiamento para quem quiser dá uma conferida melhor no projeto ou quiser apoiar a ideia.
LINK PARA O FINANCIAMENTO COLETIVO DO JOGO:
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