TESOURO INCA (INCAN GOLD)
Jogo por: Allan R. Moon e Bruno Faidutti
N de jogadores: 3 a 8
Componentes: 16 cartas de jogador - 8 cartas de tocha e 8 de campo; 8 tendas; 5 cartas de artefato inca; 30 cartas de busca: 15 cartas de tesouro e 15 de perigo; 110 tesouros – 60 turquesas, 30 obsidianas e 20 pepitas de ouro; 5 cartas marcadoras de rodada.
Tempo estimado: 20 a 30 minutos
Tema do Jogo
Tesouro Inca é um jogo “PYS” (Press your luck ou tente sua sorte) em que os jogadores são exploradores em um templo inca, procurando joias e artefatos de valor incalculável. Lá existem grandes perigos, como aranhas e serpentes, múmias e deslizamentos de rochas. Valerá a pena continuar arriscando para conseguir mais tesouros ou será melhor contentar-se e sair de lá vivo, contando apenas com o que já conseguiu?
Objetivo
Ser o jogador com maior número de pontos, somando pedras preciosas e artefatos incas, ao final do jogo.
Setup (preparação)
Tesouro Inca se passa em 5 rodadas. Cada rodada é representada por uma carta, sendo que as 5 juntas formam a escadaria do templo Inca. Adiciona-se uma carta de artefato sob cada uma dessas cartas. Na primeira rodada, a carta 1 é virada e a carta de artefato sob ela é adicionada ao baralho de busca. No baralho de busca estão presentes 15 cartas de tesouro e 15 de perigo. Esse deck deve ser bem embaralhado. Separam-se as gemas: as verdes (turquesas) valem 1 ponto, as negras (obsidianas) valem 5 pontos e as douradas (ouro) valem 10 pontos. Cada jogador recebe duas cartas: uma siginifica sua permanência no templo (aventureiro com uma tocha acesa); a outra significa sua saída do templo (aventureiro com o tesouro nas mãos); além disso, cada um pega uma tenda disponível e a coloca a sua frente. Os tesouros conquistados serão guardados dentro das tendas.
Turno de Jogo
Todos entram no templo juntos. Abre-se a primeira carta do deck de busca. Se ela for uma carta de perigo, deve-se abrir a próxima imediatamente. A partir desse ponto, antes de abrir cada carta, os jogadores devem decidir se permanecem ou não no templo, votando com suas cartas. Somente após todos votarem é que as cartas podem ser abertas. Após os votos, as seguintes situações podem acontecer:
A) Saiu uma carta de Tesouro (borda azul) – Todos os jogadores que permaneceram no templo dividirão a quantidade de tesouros indicada na carta (exemplo: 15 tesouros divididos por 3, cada um fica com 5. Se a divisão não for exata, o resto é colocado sobre a carta de busca). Esses jogadores colocam os tesouros ao lado da tenda, pois ainda não foram conquistados (um perigo pode fazer o jogador perder tudo.) Os jogadores que saíram do templo podem guardar todos os tesouros que estão ao lado de sua tenda e dividem também todas as pedras que estiverem sobre cartas no templo. Se a divisão não for exata, o resto é colocado sobre qualquer carta de busca. Esses jogadores não participam mais da rodada atual, deixando suas cartas de votação viradas para cima.
B) Saiu uma carta de perigo (borda vermelha) – Jogadores que já haviam saído do templo não são afetados. Jogadores que continuaram no templo são afetados da seguinte forma:
- Se for a primeira carta de perigo daquele tipo, eles continuam em jogo;
- Se for a segunda carta de perigo do mesmo tipo, eles perdem todas as pedras preciosas acumuladas na rodada, devolvendo-as ao estoque comum. Note que não é a segunda carta de perigo que sair, mas sim a segunda carta do mesmo tipo. Existem 5 tipos de perigos no jogo: Aranhas, Serpentes, Incêndio, Deslizamento de Terra e Múmia.
A rodada pode terminar de duas formas: Quando todos os jogadores saírem do templo, ou quando sair a segunda carta de perigo do mesmo tipo, fazendo com que os aventureiros percam todas as joias acumuladas naquele round.
Seria tudo muito óbvio e simples, não fosse as cartas de artefato, que valem muitos pontos. As seguintes regras se aplicam aos artefatos:
- O primeiro jogador a sair leva o(s) artefato(s);
- Se mais de um jogador sair na mesma vez, ninguém leva o artefato;
- Artefatos no templo ao final da rodada são considerados perdidos para sempre e são retirados do deck de busca;
- Os 3 primeiros artefatos valem 5 pontos (devem ser marcados com uma obsidiana, e contados ao final do jogo); os 2 últimos valem 10 pontos (são marcados com ouro).
Assim que uma rodada termina, a segunda carta de perigo do mesmo tipo (caso tenha saído) é removida do jogo, artefatos não recuperados também são removidos. Abre-se a próxima carta de rodada e adiciona-se o artefato que estava sob essa carta ao deck de busca, que é reembaralhado. As próximas rodadas seguem o mesmo modelo e, ao final da partida, tesouros e artefatos são contabilizados.
Considerações
Assim como Ouro de Tolo, Monsters and Maidens, Quartz e outros jogos semelhantes, Tesouro Inca consiste em tomar decisões: arrisco ou não? Em alguns momentos a decisão é óbvia, mas quanto mais saem cartas de perigo, mais difícil será permanecer. As cartas de artefato trazem um tempero a mais: se não sair, não leva o artefato; por outro lado, se outros saírem do templo com a mesma intenção, o artefato pode ser perdido. Isso dificulta ainda mais as decisões. Saber quando arriscar um pouco mais e a hora certa de parar é a chave para vencer nesse jogo. De qualquer forma, tudo ainda se baseia na sorte. Podem sair duas cartas de perigo iguais seguidamente, e acabar com toda a sua “estratégia” de repente. Faz parte. Sorte é a alma desse jogo e você jogará o tempo todo com ela.
Vale a pena jogá-lo? Sim, e muito. É um jogo rápido, leve, divertido e não exige muito de ninguém. É possível jogá-lo como um bom filler entre dois jogos longos, ou após um dia longo e exaustivo de trabalho, ou mesmo bêbado. Você não precisa fazer muito, simplesmente deve decidir: fico ou não:
Comporta um número grande de jogadores, até oito. Contudo, o manual não recomenda jogo para 2 jogadores. Existem algumas variantes para se jogar com 2 pessoas no portal Ludopedia – Redomanet, eu testei algumas e modifiquei outras para uso próprio. Sinta-se à vontade para usá-las, mas, sinceramente, não é preciso variante. Jogue em 2 como se fossem 3 jogando, não há diferença visível. Acho até mais interessante, pois tudo fica muito equilibrado e a pressão aumenta ainda, sobretudo quando saem artefatos; você pensa que, se sair, leva o artefato, mas o outro jogador pode permanecer e ganhar muito ouro, pois todas as pedras que saírem irão direto para ele, SEM DIVIDIR COM NINGUÉM. Isso torna o jogo bem bacana, mesmo.
Vale a pena comprar? Sim, o preço é bem acessível (entre R$ 50,00 e R$ 60,00), está sendo distribuído pela Grow. As pedras preciosas são bonitas e vem em número suficiente para jogar. As tendinhas são de material resistente, porém as cartas são um pouco finas. Como o deck é embaralhado muitas vezes, suas cartas poderão ficar marcadas nas laterais rapidamente. O uso de sleeves seria interessante, mas se for usá-los, tenha em mente de que vai ficar difícil colocar tudo na caixa, pois o insert não vai comportar o aumento de volume das cartas.