Hoje foi mais um dia de trabalho, ou seja aulas de Xadrez para crianças de 5 à 11 anos, que vem se transformando a cada dia mais em aulas de jogos, que diariamente sempre me desperta uma expectativa muito grande, será que as crianças realmente aprendem e se divertem nessa aula? Será que elas não estão se cansando desses jogos?
Então a cada sala que entrava ao verem minha famosa mochila, começavam as perguntas, "Tem jogo hoje?", "Posso jogar...." e isso sem dúvidas me animava.
Mas hoje eu queria mais, queria ouvir mais, identificar mais.
Até que jogando Bärenpark, escutei de uma aluna, "nossa tio, eu gosto tanto desses jogos, uma pena que minha mãe nunca compra." De pronto veio o por que? "Ah tio, ela não tem paciência de jogar, então é por isso que gosto tanto das aulas".
Ao observar um outro grupo de meninas que estavam com Sugar Gliders perguntei se era bom? Então veio a resposta, "Ah tio, é muito bom e estamos tanto em silêncio para conseguirmos concentrar melhor." E o Dobble? "Esse é o que mais gosto, sem hesitar falou outra aluna, dá um nervoso tão bom!"
Então a partir desse momento consegui observar cada brilho no olhar, cada momento de discussão para se tornar o "Rei de Tokyo", cada sorriso ou frustração causada pela derrota, seguida imediatamente da frase, vamos de novo?
A cada sala que passa, a cada pergunta que se repetia, a cada emoção que explodia no coração de cada um dos meus alunos, preenchia a minha alma, não para transferir á minha vaidade mas sim, tranferir e alimentar a minha certeza, convicção, que esforço algum é comparável o que podemos fazer na história de uma criança!
Vem Jogar com a gente vem!!!
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1684128311671027&id=1325847450832450