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  3. Mecânica BG - Toma Essa: é muita treta!

Mecânica BG - Toma Essa: é muita treta!

  • avatar
    tabulaquadrada04/04/18 09:15
    avatar
    tabulaquadrada
    04/04/18 09:15
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: Tábula Quadrada por @Mestre Guerra


    A mecânica de hoje divide opiniões. Toma Essa (take that) é o principal exemplo de mecânica “ame ou odeie” nos jogos modernos. Geralmente amado por quem gosta de interação e simplicidade, mas odiado por quem gosta de jogos de planejamento a longo prazo.

    Em Toma Essa, o ataque entre jogadores é constante, geralmente por meio de cartas. Seja pondo em jogo ou utilizando de habilidades de cartas já em jogo. Alguns jogos utilizam de aleatoriedade dos dados para o efeito do Toma Essa. O importante é fazer o jogador alvo perder pontos de vida, recursos, construções, etc. O objetivo é impedir o progresso do adversário no jogo, ou até mesmo eliminá-lo da partida.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/torta3.gif

    Não tem como sair ileso, um turno é da caça e o outro do caçador!

    O alto nível de interação é uma marca forte da mecânica. Você precisa ficar atento ao seu jogo e aos dos rivais. Compensa investir em seu desenvolvimento ou atrapalhar o colega? Compensa atacar o adversário que até o momento não foi hostil com seu jogo? É a hora certa de criar um complô velado contra o adversário que está mais à frente? Reflexões assim são constantes durante a partida.

    Sugestões de jogos
    A sugestões de jogos foram realizadas do mais caótico para o mais administrável no planejamento.

    Munchkin
    É o Toma Essa raiz, onde o filho chora e a mãe não vê. Nele qualquer jogador pode ser alvo, por mais de uma vez seguida e por múltiplos adversários simultâneos. O critério de vitória é o acúmulo de pontos de vitória. Ele é visível a todos e funciona como um alvo pintado na testa de quem lidera o placar. Isso faz com que o jogo seja equilibrado na pontuação e a partida se estenda por horas além do necessário. É inegável a importância de Munchkin como porta de entrada de novatos ao hobby. Simplicidade, mecânica descontraída e elementos de RPG são atrativos para iniciantes. Posteriormente, tendem a abandoná-lo após maior experiência no hobby.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA3109.png

    Com uma enorme variedade de temas, Munchkin aposta no humor para seduzir jogadores

    Saboteur
    Jogo de equipes de mineradores contra sabotadores, onde você (teoricamente) não tem certeza de quem faz parte da sua equipe. O Toma Essa atua nas construções das minas ou diretamente sobre o jogador. A mecânica de blefe exponencia os efeitos do Toma Essa. O que pode tornar a mesa um barril de pólvora, se as provocações fugirem do controle.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Saboteur-5.png

    A difícil missão de encontrar a pepita de ouro!

    Survive: Fuga de Atlântida!
    É um clássico dessa mecânica. O Toma Essa é causado por fichas e dados, contando ainda com um elemento surpresa. Nele você consegue ter certo grau de gerenciamento de risco ao ficar longe das criaturas marinhas. O efeito “alvo na testa” também é reduzido, visto que ninguém sabe quem realmente está vencendo, devido a pontuação de tesouro oculta a todos. O gatilho de fim de jogo é a placa de vulcão, que pode aparecer há qualquer momento quando as rochas começam a ser reveladas.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/survive1.jpg

    Por barco o bicho pega! Nadando o bicho come!

    Imperial Settlers
    É uma boa opção para quem gosta de jogos estratégicos e Toma Essa. Tanto os ataques, como a defesa dos Toma Essa são bem gerenciáveis em até três jogadores. Mesmo as construções destruídas ainda podem ser usadas como recursos. Embora mais demorado do que aparenta, o jogo se encerra após 5 rodadas. Não é muito fácil saber quem está liderando realmente até o final, o que  evita que os ataques sejam direcionados a um único jogador.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/FRA7670.png

    “Que combo maneiro de pontos! Seria uma pena se alguém destruísse essa construção sua!”

    Mecânica amada ou odiada? Indicada a quem?
    Toma Essa é uma mecânica arriscada para levar à mesa. Eu recomendaria ela para jogadores iniciantes que gostam de muita interação. Quanto maior o efeito caótico, maiores as chances do novato vencer. Isso agrada muito quem está começando. Quem vem de mesas de War tende a não se irritar com ataques diretos.

    Por outro lado, jogadores vitimistas que tendem a levar ataques para o lado pessoal devem passar longe da mecânica. Eu não indicaria Munchkin para jogadores veteranos. A menos que o objetivo seja um jogo descontraído, regado por cerveja e som alto em ambiente festivo.

    A interação durante a partida é frequente, assim como o nível de tensão. Não adianta pensar apenas no seu jogo, pois uma hora você terá que escolher outro jogador para atacar. Não adianta ficar muito à frente de seus adversários no desenvolvimento, pois é colocar um alvo em sua testa.
    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/mHH6Skf.gif

    (Uma das formas de adiar ser atacado é sempre ter recursos para contra-atacar!)

    Eu diria que Toma Essa está no meu Top 3 de mecânicas que evito. O alto fator sorte, somado a outras variáveis incontroláveis, faz o vencedor da partida aquele que estava no lugar certo na hora certa e que criou menos “inimigos” na mesa. Entretanto, entendo perfeitamente quem gosta do nível de diversão gerado pelas altas interações e do prazer de jogar pela zoeira. Às vezes é bom jogar sem se importar com um objetivo definido.

    Você gosta da mecânica Toma Essa? Já houve alguma discórdia em sua mesa? Gostaria de sugerir algum jogo que acha divertido? Deixe nos comentários é até a próxima. 

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    Comentários:

  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa04/04/18 09:22
    crdpa » 04/04/18 09:22

    O que não gosto nesse tipo de mecânica é que a maioria parece aleatória. É baseada em tirar uma carta e utilizar e isso vem meio que de surpresa.
    Não parece que o jogador que utiliza a carta/poder realmente trabalhou por aquilo, merece aquilo. É algo que o jogo simplesmente dá de presente.
    Lógico que digo isso baseado nos jogos que experimentei jogando com os amigos. Os jogos de casa não tem take that (tirando 7 Wonders Duel, acho).

    Não é o caso do Imperial Settlers, que você pode se defender ou mitigar e mesmo se ferrando ainda existem certas vantagens (apesar de não gostar do jogo também). E o jogo da uma quantidade de take that (espadinhas) iguais pra cada um ou pelo da uma oportunidade de fazer um engine pra criar mais espadas. O que faz o jogador merecer aquilo.

    Não sei se 7 Wonders Duel é considerado take that, acredito que sim pois tem umas jogadas de tirar dinheiro do adversário e escolher e vender cartas que eles precisariam. Acho que ele e Imperial Settlers são os que implementam melhor a mecânica.

    2
  • Roberto Rocha
    771 mensagens MD
    avatar
    Roberto Rocha04/04/18 10:04
    Roberto Rocha » 04/04/18 10:04

    tabulaquadrada::
    Mecânica amada ou odiada? Indicada a quem?
    Toma Essa é uma mecânica arriscada para levar à mesa. Eu recomendaria ela para jogadores iniciantes que gostam de muita interação. Quanto maior o efeito caótico, maiores as chances do novato vencer. Isso agrada muito quem está começando. Quem vem de mesas de War tende a não se irritar com ataques diretos.

    Por outro lado, jogadores vitimistas que tendem a levar ataques para o lado pessoal devem passar longe da mecânica. Eu não indicaria Munchkin para jogadores veteranos. A menos que o objetivo seja um jogo descontraído, regado por cerveja e som alto em ambiente festivo.

    A interação durante a partida é frequente, assim como o nível de tensão. Não adianta pensar apenas no seu jogo, pois uma hora você terá que escolher outro jogador para atacar. Não adianta ficar muito à frente de seus adversários no desenvolvimento, pois é colocar um alvo em sua testa. 

    Mais uma ótima postagem sobre as mecânicas, como de costume. Parabéns!

    Sobre o trecho acima, acho que primeiro deve se fazer uma separação entre jogos de take that e jogos com take that. Existem jogos que exploram essa mecânica como a principal do jogo, como o Survive e há inúmeros jogos que contêm take that como algo secundário, como o Imperial Settlers. 
    Falando especificamente sobre os jogos de take that, discordo totalmente de ser uma mecânica indicada para jogadores iniciantes e não indicada para jogadores experientes. O que ocorre, é que no começo do hobby a gente tende a gostar de qualquer coisa que nos é apresentada e só vamos formando o gosto pessoal ao longo do tempo. Com isso, naturalmente, muitos jogadores passam a não gostar mais de jogos que lhe agradavam antes (o que pode ter sido o caso do autor da postagem).
    Eu jogo frequentemente há mais de cinco anos e continuo gostando de jogos que tem essa mecânica como sua principal.

    3
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra04/04/18 10:21
    Mestre Guerra » 04/04/18 10:21

    Roberto Rocha::
    Mais uma ótima postagem sobre as mecânicas, como de costume. Parabéns!

    Sobre o trecho acima, acho que primeiro deve se fazer uma separação entre jogos de take that e jogos com take that. Existem jogos que exploram essa mecânica como a principal do jogo, como o Survive e há inúmeros jogos que contêm take that como algo secundário, como o Imperial Settlers. 
    Falando especificamente sobre os jogos de take that, discordo totalmente de ser uma mecânica indicada para jogadores iniciantes e não indicada para jogadores experientes. O que ocorre, é que no começo do hobby a gente tende a gostar de qualquer coisa que nos é apresentada e só vamos formando o gosto pessoal ao longo do tempo. Com isso, naturalmente, muitos jogadores passam a não gostar mais de jogos que lhe agradavam antes (o que pode ter sido o caso do autor da postagem).
    Eu jogo frequentemente há mais de cinco anos e continuo gostando de jogos que tem essa mecânica como sua principal.

    Obrigado pela participação sempre pontual :)!
    Muito bem colocada a separação entre jogos "de" Thake That daqueles que tem a mecânica apenas como algo secundário. Quanto mais complexo o jogo, maiores as chances do Toma Essa ser algo secundário.
    A indicação para novatos (caso se faça questão de apresentar a mecânica de Take That) é devido a simplicidade, interação e fator sorte no nível que possibilita o iniciantes ter boas chances de vencer. Já a apresentação para veteranos vale a regra máxima: conheça o perfil dos jogadores; se gostarem de interação e simplicidade tem muitas chances de dar certo. Esse é um perfil raro em veteranos, que geralmente deixam jogos simples e com interação para ambientes festivos/ de confraternização.

    2
  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra04/04/18 10:34
    Mestre Guerra » 04/04/18 10:34


    Meu primeiro jogo com Thake That como mecânica principal foi o Magic: The Gathering, o conheci após dois anos jogando muito Catan e Puerto Rico (que foram os que me iniciaram nos jogos modernos). Gostei tanto de Magic que por dois anos apenas jogava dele. Já no final do meu ciclo com Magic fui apresentado a Munchkin e realmente não gostei. 
    Em 2016 voltei a me focar nos Euros, com bem mais jogos a disposição. Conheci alguns de Take That e outros com Take That, gostei em nível razoável da maioria, mas não a ponto de dar prioridade na escolha para a tarde de jogatina com os amigos.

    0
  • barao
    284 mensagens MD
    avatar
    barao04/04/18 14:15
    barao » 04/04/18 14:15

    Curto muito a mecânica, desde a época em que varava a noite jogando Truco ou perdendo a amizade no Uno.

    O meu jogo preferido com a mecânica é Cafundó.

    1
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio04/04/18 17:38
    joaoclaudio » 04/04/18 17:38

    Um jogo que tem uma boa dose de take that é o Twilight Imperium, tem umas cartinhas que dão uma boa sacaneada. hehehehe 

    2
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Mecânica BG - Toma Essa: é muita treta!
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