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  3. Invasores do Mar do Norte
  4. Review - Invasores do Mar do Norte

Review - Invasores do Mar do Norte

Invasores do Mar do Norte
  • avatar
    tabulaquadrada26/02/18 08:30
    avatar
    tabulaquadrada
    26/02/18 08:30
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em:  http://tabulaquadrada.com.br/review-invasores-do-mar-do-norte/ ‎por @rejolope


    O que seria da vida de um viking sem saquear? É exatamente disso que se trata o jogo Invasores do Mar do Norte. Cada jogador vai juntar seu grupo de vikings, equipá-los com provisões e recursos para atacar portos, entrepostos, monastérios e fortalezas. Seu objetivo é conseguir espólios valiosos e pontos de prestígio fazendo oferendas, melhorando suas armas, com tripulantes honrados e morrendo. Sim, a morte de um viking é uma coisa grandiosa se feito em uma batalha. Vamos ver mais sobre esse divertidíssimo jogo de vikings.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Ficha-Tecnica-Padrão-Invasores-do-mar-do-norte.png


    Componentes 

    A produção do jogo está impecável. Cartas de qualidade, cartonados com gramatura interessante, ilustrações muito bonitas, marcadores de madeira imersivos e até moedas de metal! Você pode até não gostar do jogo, mas é bonito de se ver na mesa.


    O que vem na caixa: 1 tabuleiro, 71 cartas de aldeões, 4 cartas de navio (em 4 cores), 16 fichas de oferendas, 12 marcadores de pontuação (em 4 cores). Marcadores em madeira: 18 de Valquíria, 18 de ouro, 18 de ferro, 26 de gado. 32 marcadores de provisões, 32 moedas de prata (metal), 7 meeples pretos, 11 meeples cinzas, 12 meeples brancos, 2 dados e 1 bolsa preta.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Invasores-do-Mar-do-Norte-1.png

    Componentes muito bons em Invasores do Mar do Norte

    O jogo

    Invasores do Mar do Norte é um jogo muito legal de gestão de mão, coleção de componentes e uma diferente alocação de trabalhadores. Você sempre começa e termina o seu turno com um trabalhador na mão. Isso significa que em alguns lugares do tabuleiro, você vai fazer ações ao colocar o trabalhador e ao retirar. Ou seja, você vai colocar um trabalhador em um espaço e retirar um trabalhador diferente para começar o próximo turno.


    O objetivo do jogo é conquistar pontos. Isso é feito com os aldeões que compõem a sua tripulação, ao fazer saques, oferendas e subir nas trilhas de armamento e Valquírias. Vamos ver mais sobre isso.


    Preparação do jogo

    Coloque o tabuleiro no centro da mesa e os espólios dentro do saco preto: Valquírias, ouro, ferro e gado. Misture-os e em seguida coloque nos espaços de incursões, indicados no tabuleiro com escudos verdes a quantidade colocada em cada espaço. Depois, retire os itens que sobrarem para formar o estoque do jogo.

    Embaralhe as cartas de aldeões e coloque próximo ao tabuleiro. Embaralhe as fichas de oferenda e deixe-as próximo ao seu espaço no tabuleiro, abrindo as três primeiras do monte. Coloque as moedas de prata e as provisões próximos ao tabuleiro e ali perto, os dados.


    Coloque os trabalhadores cinzas e brancos nos lugares de incursão indicados no tabuleiro. Coloque também 1 trabalhador preto em cada um dos seguintes espaços: Portal da Cidade, Salão Principal e Tesouro.


    Cada jogador escolhe uma cor e recebe 1 carta de navio da sua cor, 2 pratas, 1 trabalhador preto e 5 cartas de aldeões. Eles devem escolher 3 dessas e colocar as que sobrarem no fundo do baralho. Por fim, coloque um marcador de pontuação de cada jogador no zero das trilhas de Armamento, Valquírias e Pontos de Vitória. Os jogadores rolam os dados, quem conseguir a maior soma é o primeiro jogador.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Invasores-do-Mar-do-Norte-2.png

    Prepare sua tripulação para invadir os mares do norte!

    As rodadas

    O jogo acontece em rodadas, com cada jogador realizando o seu turno. Ele pode escolher entre uma das duas ações: 1 - trabalhar ou 2 - saquear. As rodadas acontecem até se cumprir 1 das 3 condições: acabarem as fichas de oferenda, não restarem marcadores de Valquírias no tabuleiro ou restar apenas 1 espaço de fortaleza para ser saqueado.


    1- Trabalhar

    Trabalhar, é utilizar os trabalhadores na região da vila, na parte inferior do tabuleiro. Quando trabalhar, o jogador coloca o seu trabalhador e realiza a ação do espaço. Em seguida, retira outro trabalhador de outro espaço da vila e faz a respectiva ação. Note que alguns espaços requerem uma certa cor de meeple e em outros, a ação tem um efeito diferente para cada cor. Vamos ver cada espaço de trabalho e o que faz:


    Portal da Cidade: pegue 2 cartas de aldeões. Não esqueça que o limite de cartas na mão é de 8 no final do seu turno.


    Salão Principal: jogue uma das cartas da mão e realize a ação indicada com o mesmo símbolo do espaço, no canto inferior direito.


    Tesouro: descarte 1 carta para ganhar 2 moedas, ou 2 cartas para ganhar 1 ouro.


    Casernas: contrate um novo tripulante, das suas cartas da mão, pagando o custo indicado em moedas. Seu navio pode ter no máximo 5 tripulantes.


    Arsenal: (somente meeple branco ou cinza) gaste 1 de ferro para subir 2 espaços na trilha de armamento, ou gaste 2 moedas para subir 1.


    Moinho: pegue provisões ou ouro, de acordo com a cor do trabalhador. O preto dá 1 provisão, o cinza 2 e o branco 2 provisões ou 1 ouro.


    Prateiro: pegue moedas, de acordo com a cor do seu trabalhador. O preto dá 3, já o cinza ou branco somente 2.


    Casa Comunal: nesse espaço, é possível fazer uma de duas ações: trocar 1 gador por 2 provisões ou ofertar bens ao chefe da tribo. Ao ofertar bens, o jogador descarta os itens indicados em uma das fichas de oferenda e pega a ficha para si. A ficha ficará virada para baixo e só pontuará no final do jogo.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Invasores-do-Mar-do-Norte-3.png

    Os espaços de trabalho em Invasores do Mar do Norte

    2 - Saquear

    Para saquear, é preciso verificar os requisitos mínimos de cada espaço, indicado. Geralmente é preciso ter uma cor específica de trabalhador, um certo número de tripulantes em seu navio, provisões e ouro para saquear cada região. As provisões e o ouro utilizados são descartados.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Invasores-do-Mar-do-Norte-18.png

    Com uma tripulação dessas vai ser bem fácil saquear

    O saque acontece em 6 passos:


    1. Coloque o seu trabalhador no espaço requerido.
    2. Pague o suprimento o ouro necessários.
    3. Role dados indicados no espaço e some seu valor ao total de sua Força Militar,para determinar os pontos ganhos. Força militar é a soma de seu armamento com o poder militar de cada tripulante e seus bônus, além dos valores dos dados.
    4. Receba pontos extras que sua tripulação dá.
    5. Pegue os itens de espólio do espaço e o trabalhador que ali está.
    6. Se nos espólios houverem marcadores de Valquíria, para cada uma, o jogador precisa descartar um de seus tripulantes. Em seguida, ele deve andar com seu marcador na respectiva trilha, um espaço para cada Valquíria. Esses marcadores voltam para o suprimento do jogo.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Invasores-do-Mar-do-Norte-16.png

    Espaços de saques

    Os pontos adquiridos no saque são marcados na hora, exceto os espólios (que valem pontos no final do jogo) e as Valquírias.


    Final de jogo

    Assim que uma das condições de final de jogo acontecer (acabem as Valquírias do tabuleiro, só 1 espaço de fortaleza e terminarem as fichas de oferenda) é dado o gatilho de final de jogo em Invasores do Mar do Norte. Depois disso, todos os jogadores, inclusive o que deu o gatilho, jogam uma última rodada.


    Pontuação final

    Os jogadores adicionam os pontos extras, de acordo com alguns critérios. Primeiro eles recebem os pontos indicados, de acordo com o espaço que seu marcador atingiu na trilha das Valquírias. Depois fazem o mesmo na trilha de armamento. Em seguida, revelam suas fichas de oferenda e marcam seus pontos. Também verificam pontos dados pelos tripulantes. Por último, pontuam os espólios que sobraram: um ponto para cada ouro e ferro e 1 ponto a cada 2 gados. Quem possuir mais pontos depois disso, é o vencedor. Em caso de empate, ganha quem estiver mais a frente na trilha das Valquírias. Se o empate persistir, o desempate acontece pela trilha de armamento.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Invasores-do-Mar-do-Norte-20.png

    O jogador amarela leva a partida!

    Considerações

    Invasores do Mar do Norte é um jogo diferente e bem divertido. Sem muito peso de regras, mas com algumas alternativas para pontuar. O charme do jogo pra mim é o sistema de alocação e desalocação. Você coloca um trabalhador e faz a ação, depois tira e faz outra ação. Isso dá uma quantidade de estratégias muito interessante e formas de bloquear as ações dos adversários. As mecânicas também conseguem se relacionar bem com a temática viking do jogo.


    Ele te faz pensar em pelo menos três alternativas de ações para fazer enquanto roda a vez dos outros jogadores,porque você dificilmente vai saber em qual espaço vai estar livre na sua vez. A ordem em que você coloca e tira, realmente faz toda a diferença e maximizar isso é o grande segredo do jogo.


    Cada partida vai oferecer desafios diferentes, pela configuração de espólios e localização no mapa, além dos tipos de jogadores. Jogadores mais imediatistas, podem partir pra cima com tudo, enquanto jogadores mais planejadores podem ir com mais calma.


    O único ponto negativo do jogo é a rejogabilidade. Por conta de poucas fichas de oferendas e os aldeões que não tem muita variedade. Mas, ainda assim, vai levar uma boa quantidade de partidas para que você enjoe do jogo.


    Invasores do Mar do Norte vai agradar tanto a novos jogadores, quanto a heavy gamers que gostam de jogos divertidos e apreciadores de um euro de peso médio. Roda bem em qualquer quantidade de jogadores, mas em 2 pode ser um pouco “frouxo”, mas nada que atrapalhe. No mais é só alegria!


    Dica de estratégia


    Uma das estratégias iniciais, é focar em pegar ferro para aumentar o armamento. Com armamento alto, você consegue mais força para saquear. Outra estratégia válida, é fazer muitas oferendas. Isso pode acelerar um pouco o jogo, mas ainda assim pode ser válido. Outra opção é a trilha das Valquírias, que dá muitos pontos no final.


    Entre essas 3, a que deu mais vitórias, foi a de focar na força militar. Mas, a mais certeira, é a que consegue pontuar em todos os lugares. Talvez um foco em um dos lugares e alguns outros complementares vão te levar para o caminho da vitória.


    O que gostei em Invasores do Mar do Norte


    • Mecânica envolvida com a temática
    • Alocação de trabalhadores diferente;
    • Divertido e rápido;
    • Roda bem para qualquer quantidade de jogadores;
    • Arte e componentes incríveis.


    O que não gostei em Invasores do Mar do Norte


    • Rejogabilidade.


    Indicado para

    Fãs de euro games, jogos de alocação de trabalhadores, jogos com o tema viking.

    3
    0
    29

  • Canal

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    Comentários:

  • Mestre Guerra
    441 mensagens MD
    avatar
    Mestre Guerra26/02/18 08:41
    Mestre Guerra » 26/02/18 08:41

    O jogo é um dos que possui a mecânica melhor casada com o tema, entre os jogos Vikings.

    O que não gostei muito foi das poucas opções de ações básicas do lado inicial do rio. Dependendo do bloqueio que você leva, precisa fazer umas ações bem inúteis para o desenvolvimento do seu jogo, o que pode fazer a partida durar mais do que deveria.

    4
  • thyranicus
    667 mensagens MD
    avatar
    thyranicus26/02/18 08:46
    thyranicus » 26/02/18 08:46

    Bacana o Review... show!! eu curti esse jogo pra caramba! leve e bem dinâmico... gostamos demais aqui em casa!

    1
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato26/02/18 09:02
    edeodato » 26/02/18 09:02

    Senti que o jogo possui uma única estratégia: saquear.

    Isso pode ser complementado com os objetivos (os itens pedidos aqui se consegue nos saques) e com os pontos nas trilhas, mas saquear é a força motriz.

    Existem diferentes táticas para alcançar essa estratégia, mas foi um ponto negativo que percebi.

    Se você comparar com o outro jogo recém lançado pela Meeple BR - Lorenzo - lá você possui diversas estratégias.

    Adorei jogar o Invasores e me diverti muito, mas, não compraria ele.

    Ótimo Review como sempre!

    Abraços

    2
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL26/02/18 09:47
    E2EK1EL » 26/02/18 09:47

    edeodato::Senti que o jogo possui uma única estratégia: saquear.

    Isso pode ser complementado com os objetivos (os itens pedidos aqui se consegue nos saques) e com os pontos nas trilhas, mas saquear é a força motriz.

    Existem diferentes táticas para alcançar essa estratégia, mas foi um ponto negativo que percebi.

    Se você comparar com o outro jogo recém lançado pela Meeple BR - Lorenzo - lá você possui diversas estratégias.

    Adorei jogar o Invasores e me diverti muito, mas, não compraria ele.

    Ótimo Review como sempre!

    Abraços

    Ué, o jogo se chama "Invasores do Mar do Norte", é claro que o jogo vai se focar em "saquer" né...
    Se for seguir isso como parâmetro:
    Champions of Midgard só tem uma única estratégia: Matar Monstros
    Lords of Waterdeep só tem uma única estratégia: Completar quests
    Clans of Caledonia só tem uma única estratégia: Completar contratos
    Terraforming Mars só tem uma única estratégia: Terraformar marte

    7
  • yscalybur
    1137 mensagens MD
    avatar
    yscalybur26/02/18 09:52
    yscalybur » 26/02/18 09:52

    E2EK1EL::
    edeodato::Senti que o jogo possui uma única estratégia: saquear.

    Isso pode ser complementado com os objetivos (os itens pedidos aqui se consegue nos saques) e com os pontos nas trilhas, mas saquear é a força motriz.

    Existem diferentes táticas para alcançar essa estratégia, mas foi um ponto negativo que percebi.

    Se você comparar com o outro jogo recém lançado pela Meeple BR - Lorenzo - lá você possui diversas estratégias.

    Adorei jogar o Invasores e me diverti muito, mas, não compraria ele.

    Ótimo Review como sempre!

    Abraços

    Ué, o jogo se chama "Invasores do Mar do Norte", é claro que o jogo vai se focar em "saquer" né...
    Se for seguir isso como parâmetro:
    Champions of Midgard só tem uma única estratégia: Matar Monstros
    Lords of Waterdeep só tem uma única estratégia: Completar quests
    Clans of Caledonia só tem uma única estratégia: Completar contratos
    Terraforming Mars só tem uma única estratégia: Terraformar marte


    Essas observações são importantes pra mim.

    Se o jogo é euro, se oferece estratégias para ter sucesso, então não pode ter uma receita fixa que passa a ser um defeito.
    Se esse jogo tem uma premissa, que no caso é o saque, mas o saque pode ser complementado de varias formas, então concordo com E2EK1EL

    1
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul26/02/18 09:54
    Ziul » 26/02/18 09:54

    Belo review! Me indicaram esse como um euro leve, o review veio em um bom momento xD

    Quanto ao restante do tópico, acompanhando...

    1
  • gabrielfrossi
    83 mensagens MD
    avatar
    gabrielfrossi26/02/18 09:56
    gabrielfrossi » 26/02/18 09:56

    edeodato:: Senti que o jogo possui uma única estratégia: saquear.

    Isso pode ser complementado com os objetivos (os itens pedidos aqui se consegue nos saques) e com os pontos nas trilhas, mas saquear é a força motriz.

    Existem diferentes táticas para alcançar essa estratégia, mas foi um ponto negativo que percebi.

    Se você comparar com o outro jogo recém lançado pela Meeple BR - Lorenzo - lá você possui diversas estratégias.

    Adorei jogar o Invasores e me diverti muito, mas, não compraria ele.

    Ótimo Review como sempre!

    Abraços

    Eu já senti o contrário. O objetivo sim é saquear. Mas as estratégias são diversas. Você pode saquear rápido os portos, e fazer oferendas ao Conde, acabando com as fichas. Você pode partir para as valquírias, que no final do jogo, podem fazer uma boa diferença na pontuação. Você pode preparar a tripulação para ataques mais fortes nas fortalezas entre outras. Já jogamos algumas vezes, e tenho tentado diversas estratégias, todas apresentam potencial.

    Mestre Guerra:: O jogo é um dos que possui a mecânica melhor casada com o tema, entre os jogos Vikings.

    O que não gostei muito foi das poucas opções de ações básicas do lado inicial do rio. Dependendo do bloqueio que você leva, precisa fazer umas ações bem inúteis para o desenvolvimento do seu jogo, o que pode fazer a partida durar mais do que deveria.


    E quanto as poucas ações no lado onde estamos nos preparando, eu vejo como algo positivo em relação a estratégia contra o adversário. Você consegue fazer cada ação pensando tanto nas suas necessidades, quanto em prejudicar o próximo jogador. Fazendo sim, ele ser obrigado a ações inúteis que podem atrasar o jogo dele. Tanto nas cores dos meeples, provisões, oferendas etc.

    E grande parte da estratégia, também podem estar nas cartas da mão. Como algumas com pouca força e baixo custo, podem te ajudar no início, dando mais provisões, ou prata, e com ações que dependem de alocação no salão para ativação.

    Enfim, essa é só a minha visão diante deste, que considero um excelente jogo do gênero, com uma temática bem casada, e um ótimo sistema de alocação e desalocação. Além da belíssima arte e qualidade dos componentes. 

    5
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato26/02/18 10:00
    edeodato » 26/02/18 10:00

    E2EK1EL, Lorenzo tem esse nome e nem por isso você vai fazer um roleplaying do Médici famoso.

    Clans of Caledonia, citado por você, já ganhei várias partidas sem ser o que mais fez contratos - fiz muitos pontos em todas as rodadas. Não existe apenas uma estratégia, por mais que a dos contratos seja a mais óbvia e simples de alcançar. 

    Lords of Waterdeep com apenas uma estratégia? Bem, jogamos jogos diferentes então.

    Terraforming Mars possui um objetivo em comum, Terraformar Marte, mas apenas uma estratégia? Já vi gente vencendo focando em vegetação, outros fazendo muitos pontos com cartas, outros acelerando o jogo e preenchendo mais parâmetros globais.

    Você não está sabendo delinear o conceito de objetivo do jogo com estratégias para vitória.

    Estratégia é criada pelo jogador, não pelo jogo e, através de diversas táticas aplicadas pouco a pouco se chega à pontuação final. De todos os jogos que você citou (que eu joguei) nenhum, repito, nenhum, possui uma única estratégia.

    Mesmo o mais simples deles, Clans of Caledonia, é possível vencer de outras maneiras! Se você se limita a fazer contratos está jogando errado.

    Invasores é um jogo divertido e simples, mas a limitação estratégica existe sim - para subir nas Valquírias e para subir nos Armamentos você precisa saquear e para fazer muitos pontos saquear mais ainda.

    O jogo não é ruim, apenas limitado demais. Ele é sim muito tático, pois com a mecânica de alocar e retirar o trabalhador a cada momento você precisa refazer seus movimentos, mas com um único alvo.

    Não confunda o objetivo do jogo com as estratégias presentes nele.

    Great Wester Trail é um jogo cujo objetivo é entregar bois - assim só existe essa estratégia? Longe disso. Cada vez que você joga dependendo dos trabalhadores que vão aparecer, das construções dos adversários você faz pontos de formas diferentes - ainda que tenha que ter um deck forte.

    Acho que sua grande confusão foi justamente em misturar o que o jogo te oferta como objetivo (muitas vezes refletido no tema) com o que você, como jogador, pode traçar para vencer.

    Abraços

    7
  • edeodato
    1301 mensagens MD
    avatar
    edeodato26/02/18 10:03
    edeodato » 26/02/18 10:03

    gabrielfrossi saquear é a estratégia - modo geral de alcançar os pontos.

    O que você está explicando é justamente o que disse - existem táticas diversas para alcançar a pontuação.

    Estratégia é a figura geral, enquanto a tática é a atuação fase a fase.

    Como tática você pode saquear rápido, ou se fortalecer, ou investir nas trilhas.

    Mas tudo isso depende do saque - que para mim fica claro sendo a única estratégia que o jogo permite, pois, até para pontuar nas trilhas é preciso saquear.

    É um jogo tático sim e muito, mas estratégico? Não.

    Existe uma confusão grande entre os termos estratégia e tática.

    Abraços!

    2
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