Olá, jogadores(as)!
Gostaria de apresentar um tópico diferente hoje, demonstrado uma variedade de acessórios que você pode utilizar para deixar sua jogatina ainda melhor. São acessórios em sua maioria baratos e que muitas vezes não nos atinamos como podem ser úteis.
Toalha de Mesa
Acho que o mais básico de todos, tem gente que não se importa de jogar na mesa nua ou até mesmo em cima daquela toalha de mesa de cozinha cheia de galinha estampada.
Mas isso me incomoda bastante, gosto ter uma uniformidade na mesa para visualização mais fácil dos componentes, por isso comprei 2 metros de um tecido verde (Oxford, se não me engano) e mandei fazer a bainha. Não chegou nem a R$20,00, já lavei diversas vezes e a toalha continua a mesma. Para mim, indispensável.
Caso queira, você pode também encontrar toalhas próprias para jogos.
Porta Copos
Esse eu já não acho tão necessário, talvez por já ter derrubado líquidos na minha toalha e não ter manchado, não acho que o suor do copo o fará.
De toda forma pode ser um charme a mais na mesa, você pode comprar diversos modelos, fazer com um pedaço de papelão ou até mesmo ganhar algumas "bolachas" comprando jogos na sua loja favorita.
Banquinho
Isso mesmo, banquinho! Caso você seja um pouco mais bitolado e ache que um porta copo não é o suficiente (que é o meu caso), você pode muito bem colocar banquinhos próximos aos jogadores para que os mesmos coloquem seus copos e/ou aperitivos em cima dele.
Pra mim, é a melhor opção, afinal todos com que jogo são responsáveis, porém acidentes acontecem e é sempre bom evitá-los.
Caso queira, mais uma vez, tem um banco próprio para essa função, mas acho o preço bem proibitivo.
Bandeja/Torre de Dados
Acessório muito útil (principalmente se você é um ameritrasher). Seja a Bandeja ou a Torre, ambos permitem o rolar dos dados sem que os mesmos voem pelo tabuleiro ou caiam no chão.
A
Torre tem o diferencial de ser 100% segura, impossível de se manipular os resultados utilizando-a. Porém muitos não gostam pelo espaço que toma na mesa (horizontal e verticalmente) e principalmente por tirar aquela sensação gostosa e angustiante ao rolar os dados.
Se quiser pode fazer você mesmo sua torre, existem diversos tópicos e arquivos "Faça Você Mesmo" pela web, não é difícil. Eu mesmo fiz uma utilizando uma caixinha de leite, quando não estou utilizando ela dobra inteira e fica como se fosse uma olha de papel, muito prática pra guardar.
A
Bandeja eu acho mais fácil de se utilizar, por incrível que pareça quando eu utilizo a torre as pessoas conseguiam errar a entrada da torre.
Ela também é mais fácil de se visualizar os resultados e manejar os dados caso seja necessário. Na falta de uma bandeja específica, pode-se usar um prato de plástico por exemplo.
Sacolas Ecológicas
Procurando por uma maneira prática de se carregar os jogos, achei algumas opções de mochilas e bolsas próprias para o nosso hobby, porém o preço desses produtos é algo a se considerar.
Um dia no supermercado fazendo compras e ví aquelas sacolas ecológicas, R$5,00 cada e várias estampas a se escolher. Não pensei duas vezes.
Claro que não é a mesma coisa se uma bolsa própria para carregar jogos, mas faz sua função muito bem, não ocupa espaço pra guardar e tem um custo exponencialmente menor.
Ziplocks, Potes e Organizadores
Acho improvável que alguém que tenha várias jogos não tenha conhecimento desses dois, mesmo assim não custa reforçar!
Ambos são indispensáveis para a organização do jogo dentro da caixa quando o mesmo não vem com um insert, ou quando o insert não é decente.
Ziplocks são utilizados tanto para guardar cartas quanto componentes diversos. Faz muito bem sua função, porém quando a quantidade e variedade de componentes é muito grande pode se tornar um pouco chato o processo de abre e fecha dos ziplocks na hora do setup. Principalmente ao guardar, pode ficar confuso saber qual componente é de qual ziplock (quando eles têm tamanhos diferentes). Uma dica é colar um adesivo em cada ziplock especificando o componente que vai nele, ajuda muito.
Potinhos casam bem com os ziplocks, quando você "despeja" os componentes do jogo na mesa o ziplock se torna inútil, portanto a melhor maneira de organizar seus marcadores é utilizando potinhos de diversos tamanhos, cores e formatos.
Além de facilitar o manejo dos componentes, os potes evitam que eles se dispersem na mesa ou se misturem com outros marcadores.
Obrigado ao usuário
PCSSV por lembrar deles!
Os
Organizadores são específicos para os marcadores/tokens, esses são mais práticos que o ziplock pois não é necessário retirar os componentes, podendo deixa-lo aberto ao lado do tabuleiro e utilizá-lo como parte integrante do jogo. Quando o setup permitir isso, claro.
Você pode encontrar diversos modelo, inclusive alguns modulares, que aceitam a alteração do tamanho e número de baias dentro dele.
Card Holder
Para os "Card Gamers" de plantão esse é um acessório bastante comum, além da facilidade que eles proporcionam de não ter que ficar segurando as cartas durante o jogo inteiro, os
Card Holders também protegem suas cartas daquele seu amigo cupim, que adora comer papel e vive com a carta na boca ou então do seu amigo ansioso que adora transformar suas cartas em túneis.
Temos dois tipos de Card Holders, o "pessoal" em que se usa pra segurar as cartas do jogador e o "coletivo", onde ficam os decks de compra do jogo.
Nunca fiz uso desse tipo de acessório, gosto de sentir as cartas na mão, mas pensando em como fazer um Card Holder decente cheguei a uma conclusão teoricamente simples. Você pode comprar um pedaço de cano PVC daquele mais fino e serrá-lo ao meio, depois com uma serra circular ou "tico tico" fazer os frisos onde as cartas vão ficar. É uma opção bem fácil de se fazer, o único problema é que se a carta tiver alguma informação no pé dela você pode acabar perdendo essa informação.
Obrigado ao usuário
Igor Spina por lembrar deles!
Bom é isso, espero que tenha sido útil para alguém e caso você tenha mais alguma sugestão sinta-se à vontade de dizer que adiciono ao tópico.
Obrigado!