Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Aprenda a Jogar e Estratégias
  3. Puerto Rico
  4. Puerto Rico: Metanálise

Puerto Rico: Metanálise

Puerto Rico
  • avatar
    Ricardo Gama22/03/15 18:21
    avatar
    Ricardo Gama
    22/03/15 18:21
    4575 mensagens MD

    Por Albert Jones
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1336469/voices-experience-meta-analysis-puerto-rico

    O QUE É UMA REVISÃO METANÁLISE?

    Entreguei-me a tarefa de ler cada comentário já escrito no BGG sobre Puerto Rico. Esta não foi uma tarefa fácil. No dia em que eu comecei, haviam 97 comentários na página original do jogo, 5 comentários na página da edição limitada, e 4 comentários na página da Expansão I. Li todos eles!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/139/bg81i9.jpg


    Meu objetivo era lê-los em ordem do mais antigo para o mais novo para que eu pudesse descobrir como o sentimento sobre o jogo tem evoluído ao longo dos anos. Meu pensamento inicial era de que seria um post-mortem de um jogo que a comunidade de jogadores já tinha passado. Para minha alegria, o oposto era verdade, e eu achei um jogo que evoluiu e adaptou-se para o jogo de tabuleiro moderno simplesmente por estar bem equilibrado e bem concebido.

    Minha leitura não foi feita para ser um substituto da experiência. Enquanto eu não tenho as centenas, ou mesmo milhares de partidas registradas, eu tenho mais de 50 partidas sob a minha cintura: 41 com o meu próprio jogo, cerca de uma dúzia com jogos de outras pessoas, e cerca de uma dúzia de partidas online. A maioria das minhas partidas foram disputadas em três ou quatro jogadores, mas eu joguei com todos os números de jogadores em várias ocasiões. Para todas as partidas com o meu próprio jogo, eu gravei quem jogou e quem venceu na parte de trás da caixa. Isto pode soar como um sacrilégio para alguns leitores, mas eu senti que o jogo exigiu a manutenção de registros para ver cuja estratégia foi vencedora em um determinado momento.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/819/a2bw43.jpg


    QUEM DEVE LER ESTA POSTAGEM?

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/023/1d2qyh.gif Se você nunca jogou Puerto Rico, espero te dizer por que ele pode ser o jogo para você, dependendo do tipo de jogador que você é.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/475/nn0ce8.gif Se você já jogou Puerto Rico no passado, mas não achou tudo isso, eu estou tentando incentivá-lo a dar mais uma chance ao jogo.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/004/nx3g18.gif Se você odeia o jogo, espero explicar exatamente por que ele não é o jogo para algumas pessoas - e as minhas razões não são por causa de qualquer deficiência das mecânicas.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/366/bo4chi.gif Se você ama o jogo, eu espero explicar o que torna este jogo tão grande.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/775/fitmrl.gif Se você é um estudante de design de jogos de tabuleiro, espero dar alguns insights sobre a evolução deste jogo em relação ao seu público-alvo e a evolução da comunidade de jogos em geral.

    Em deferência aos novos jogadores, eu não incluirei qualquer análise detalhada das estratégias de jogo. Vou citar algumas das estratégias mais amplas e mais facilmente descobertas, e alguns dos erros mais comuns para evitar. O prazer de Puerto Rico é a viagem de descoberta que ele proporciona. Ao ler estratégias avançadas dos peritos você vai roubar-se anos de diversão para a glória momentânea de algumas vitórias.

    Se você quer saber por que deve comprar este jogo, levando em conta as decisões do projeto realizadas pelo designer Andreas Seyfarth:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/023/1d2qyh.gif competitivo sem conflito aberto.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/475/nn0ce8.gif rápido de aprender, difícil de dominar, com estratégias evidentes após algumas jogadas.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/004/nx3g18.gif não há o efeito de “persiga o líder”, porque as fichas de ponto de vitória ficam ocultas.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/366/bo4chi.gif pouco ou nenhum tempo de inatividade, porque todo mundo joga com cada papel escolhido.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/775/fitmrl.gif mudar o número de jogadores significa adicionar uma medida extra agradável de longevidade, pois as mudanças são dinâmicas conforme a quantidade de jogadores.

    Mas, por favor, esteja avisado. O nível de experiência de cada jogador com o jogo é muito importante e o jogo perde o seu sabor ao longo do tempo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/948/m97n41.jpg

    Um jogador verifica secretamente seus pontos de vitória.


    PARA QUEM É ESTE JOGO?

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/023/1d2qyh.gif Qualquer um que ama e joga The Settlers of Catan deve experimentá-lo.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/475/nn0ce8.gif Qualquer pessoa que realmente gosta de jogos Euro deve dar-lhe uma tentativa.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/004/nx3g18.gif Qualquer um que gosta de jogos de guerra com fortes elementos econômicos.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/366/bo4chi.gif Toda e qualquer pessoa, especialmente se você gosta de Xadrez.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/775/fitmrl.gif Se você gosta de: Caylus, Goa, Power Grid ou Agricola.

    O PRIMEIRO REVIEW

    No domingo, 10 de março de 2002 às 13:57 um administrador anônimo do BGG postou a primeira revisão de Puerto Rico. É uma explicação sucinta e clara dos principais aspectos do jogo. Ele não aprofundou nas regras, mas conseguiu transmitir todos os pontos mais importantes e necessários para compreender o jogo em poucas palavras. Ele só tinha jogado o jogo uma noite, a versão alemã, e ainda encapsulou a sensação do jogo de forma muito clara:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/023/1d2qyh.gif "Não é difícil entender as regras básicas do jogo, mas é difícil entender como todos os diferentes recursos trabalham uns com os outros, o dinheiro, as culturas, colonos e finalmente, pontos de vitória."
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/475/nn0ce8.gif "... modificações da fase de ordem turno a turno é determinante para os jogadores. Este mecanismo aparentemente simples exige muita atenção ao determinar qual papel escolher e em qual fase também para atrapalhar os outros... Esta é uma maneira maravilhosa de estragar o plano dos outros jogadores".
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/004/nx3g18.gif "Outro aspecto interessante é que existem três maneiras diferentes para terminar o jogo."
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/366/bo4chi.gif "Mais importante ainda, este jogo oferece várias estratégias viáveis para a vitória. Parecia que todo mundo estava tentando algo diferente e apenas uma pessoa ficou muito atrás no final da partida."
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/775/fitmrl.gif "O lado negativo do jogo é que as diferentes habilidades especiais dos muitos edifícios podem ser um pouco intimidadoras em um primeiro momento."

    CONFIGURAÇÃO DO JOGO - complexo ou fácil?

    Muitos primeiros comentários queixaram-se que Puerto Rico é difícil de configurar. Muitos comentadores argumentam, afinal, que não é. O consenso geral é que para três jogadores os contadores de pontos de vitória vão em um saco; então, os extras necessários para quatro jogadores ficam em um segundo saco, e os extras para 5 jogadores ficam em um terceira saco, e voilá - fácil.

    Outra forma de separar os componentes, utilizando uma técnica mais original, se resume perfeitamente com a imagem abaixo, fornecido por Dan Bigmore (Bigland):

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/208/u8cy95.jpg


    O CORAÇÃO DO JOGO – SELEÇÃO DE PAPÉIS

    As regras do jogo são simples:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/023/1d2qyh.gif O jogador inicial (Governador) assume um papel e todos os jogadores executam uma ação associada ao papel escolhida.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/475/nn0ce8.gif Então, o próximo jogador escolhe um dos papéis que estão à disposição e TODOS executam a ação relacionada.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/004/nx3g18.gif Quando todos tiverem escolhido um papel, um incentivo de 1 dobrão é colocado sobre os papéis restantes.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/366/bo4chi.gif O cartão de jogador inicial (Governador) move-se para o próximo jogador e todos os papéis são colocados de volta.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/775/fitmrl.gif Repete todos os passos novamente.

    A ordem na qual esses papéis são escolhidos é a chave para a vitória em Puerto Rico.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/963/mflkvi.jpg

    Os 7 papéis diferentes que você pode escolher.


    Os papéis têm um ciclo natural:
    1) Colono - obtém uma telha de plantação (milho, índigo, tabaco, café)
    2) Construtor - obtém um edifício de produção (fábrica de índigo, usina de açúcar, armazenamento de tabaco, torrador de café)
    - este papel também concede prestígio (variando os pontos de vitória)
    3) Prefeito - ocupa suas telhas de plantações e produção (agora ativadas)
    4) Artesão - produz bens, se você tiver a capacidade de produção
    5) Mercador - vende um bem por dobrões a um preço fixo (0,1,2,3,4)
    6) Capitão - navio com recursos volta para a Espanha em troca de prestígio (1 ponto de vitória por recurso no navio)
    7) Prospector - recolhe um dobrão do banco (este papel não é colocado em jogos para 3 pessoas)

    Este ciclo leva os novos jogadores ao erro de pensar que o transporte de mercadorias para a Espanha é a melhor maneira de coletar pontos de vitória, com os edifícios sendo uma espécie de prêmio de consolação. Este tipo de pensamento torna o milho muito valioso, uma vez que não requer que um edifício o produza e, por conseguinte, pode enviar mais rapidamente por navio (ele é comercializado no valor de 0 dobrões).

    Eventualmente, os novos jogadores descobrem a estratégia "Construtor". Usando um recurso valioso (tabaco ou café), eles percebem que podem usar o comerciante para dinheiro rápido e, em seguida, usar o construtor para obter todos os pontos que necessitam para ganhar.
    Por fim, os jogadores descobrem estratégias para parar estratégias, tanto a estratégia “Milho/Capitão” quanto a “Comerciante/Construtor” e o jogo começa a ficar realmente interessante.

    Os edifícios especiais permitem que um jogador “quebre” uma regra ou adicione uma outra vantagem para um papel. Alguns deles são, obviamente, úteis e fáceis de descobrir como jogar; alguns parecem muito úteis, mas ao longo de muitos jogos você mudará de ideia; e alguns parecem quase inúteis, e talvez eles sejam, ou talvez eles sejam os edifícios especiais mais utilizados para ganhar...

    Um grande jogador insiste que o Hacienda (fazenda) é o melhor edifício para comprar antecipado. Eu tentei e não enxerguei da mesma forma. Alguns pontos fortes de um edifício nem sempre são facilmente identificados.

    (continua...)

    8
    15
    25
  • Compre agora o jogo Puerto Rico na LUDOSTORE
    R$ 245,78 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama22/03/15 18:41
    Ricardo Gama » 22/03/15 18:41

    (...continuando)

    Cada papel tem um "bônus" que só o jogador ativo recebe e um conjunto de edifícios especiais que podem ser ativados durante a jogada deste papel:
     
    COLONO Bônus: pedreira, em vez de plantação.

    O colono permite que os jogadores peguem uma plantação de um pequeno conjunto de telhas abertas aleatoriamente. Estas telhas, em conjunto com um edifício de produção, ajudam um jogador a produzir bens para vender por dobrões ou carregar o navio para a Espanha por Pontos de Vitória.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/540/lxaeub.jpg

    Os 5 tipos de plantações


    O milho é especial na medida em que não necessita de um edifício de produção; para produzi-lo necessita apenas de ser ocupado por um colono.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/315/3s3e2l.jpg

    Pedreira


    A pedreira é uma alternativa muito útil para uma telha de plantação que dá ao jogador um desconto limitado de um dobrão (cumulativo) para futuras construções quando ocupada.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/565/woqzt4.jpg


    Os edifícios especiais para o Papel Colono:
    Hazienda - ter uma plantação adicional;
    Construction Hut - pegar uma pedreira em vez de uma plantação;
    Hospice – pegar um colono do estoque ao cumprir seu requisito (ativação instantânea).

    Estes edifícios, enquanto no papel Colono, em geral, são mais úteis no início do jogo, ou como formas de preencher a sua cidade. Eles também são tipicamente mais úteis em jogos com 5 jogadores.

    CONSTRUTOR Bônus: desconto de 1 dobrão

    O Construtor permite que os jogadores gastem seus dobrões em edifícios. A menos que você estiver usando uma variante ou a expansão, os edifícios são sempre os mesmos.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/662/8ehi5f.jpg

    O "banco" de edifícios e dobrões no início do jogo.


    Os edifícios especiais para o papel de Construtor:
    University - pegue um colono ao construir (ativação instantânea).
    A Universidade é sentida superfaturada pelo designer do jogo.
    Solução para equilibrar #1 - trocar os preços da Universidade e da Fábrica

    PREFEITO Bônus: um colono adicional

    O prefeito permite que um jogador obtenha novos colonos para ativar as suas plantações e construções. Os jogadores controlam um pouco o número de colonos que estarão disponíveis para o próximo prefeito, podendo ser uma quantidade desigual - algo que um jogador pode levar vantagem tática. Não há edifícios especiais para o papel de Prefeito.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/804/mt33n9.jpg


    Considera-se que novos jogadores escolhem o prefeito, muitas vezes, quando eles só precisam de um colono em vez de dois. Tente evitar ter muitos colonos ou eles irão definhar em San Juan e não o ajudarão.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/818/xw6pc9.jpg


    ARTESÃO Bônus: pegar um recurso adicional

    O artesão permite aos jogadores pegar recursos com base em quantos pares de plantações ativados e edifícios de produção eles têm (e milho). É muitas vezes mais jogado por jogadores novos, e com muita cautela jogado por jogadores experientes. Os bens são limitados, mas que raramente é uma questão importante, a menos que todos estejam indo para a famosa “estratégia do milho".

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/394/zg5wgu.jpg

    As 5 maneiras de produzir bens.


    Os edifícios especiais para o papel de Artesão:
    Factory - dá dobrões para o jogador pelo nível de diversificação que ele possui.

    Esta é a única maneira de obter dobrões fora do papel de Comerciante e os bônus de incentivo. Muitos sentem que é subvalorizado em 7 dobrões. O autor do jogo recomenda aumentar o preço para 8 dobrões.

    MERCADOR Bônus: ganha um dobrão adicional

    O Mercador permite que jogadores comercializem as mercadorias por dobrões. Esta é uma maneira de obter um monte de dobrões de uma só vez e um papel-chave do jogo. O espaço é limitado a quatro lugares, e cada lugar deve ser ocupado por um tipo diferente de mercadoria, fazendo com que o papel de Mercador seja um dos melhores lugares para ganhar vantagens táticas contra outros jogadores.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/665/5rao1o.jpg

    Trading House vazio de mercadorias.


    Os edifícios especiais para o papel de Mercador:
    Small Market - mais um dobrão para negociação, muito barato e muito útil, este edifício vende rapidamente;
    Office - permite que você troque a mesma mercadoria. Às vezes ele é necessário;

    Large Market - aumenta dois dobrões no comércio, e o índigo fica muito mais valioso.

    CAPITÃO Bônus: ganhe um ponto extra de vitória

    O Capitão permite aos jogadores enviar seus bens de volta à Espanha por pontos de vitória. O espaço nos navios é limitado, e cada navio pode ter apenas um tipo de mercadoria. Este é o lugar onde ocorre mais interação entre os jogadores: bloquear navios, forçando os jogadores a quererem trocar de navio, mantendo mercadorias fora dos barcos. As mercadorias que não são carregadas devem ser devolvidas à exceção de um recurso que você pode armazenar em sua casa. Dominar a fase Capitão taticamente é a chave para o sucesso, o que nem sempre significa que você é o único a fazer o transporte de mercadorias.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/506/1f1rp0.jpg

    Um dos três navios, seu tamanho depende do número de jogadores.


    Os edifícios especiais para o papel Capitão:
    Small Warehouse - permite que um jogador armazene todas as mercadorias de um mesmo tipo após o papel Capitão, desvalorizado por novos jogadores;
    Large Warehouse - permite que um jogador armazene dois tipos de mercadorias;
    Harbor - mais um ponto de vitória para cada entrega - você poderia ganhar 4 Pontos de Vitória em um papel de Capitão com este edifício;

    Wharf - o seu próprio navio, às vezes supervalorizado pelos novos jogadores.

    PROSPECTOR Bônus: mais um dobrão


    O Prospector faz muito pouco. O jogador ativo recebe um dobrão, além de quaisquer dobrões de bônus em cima do papel. O resto dos jogadores não recebem nada. Este papel não está incluído nos jogos de três jogadores, há 1 em jogos de quatro jogadores, e 2 em jogos de cinco jogadores. No geral, muito chato.

    CONSIDERAÇÕES DE ESTRATÉGIA BÁSICA

    Um jogo de Puerto Rico pode terminar de três maneiras diferentes: os colonos se esgotam, as fichas de vitória acabam, ou esgota o espaço na cidade de qualquer jogador. Em jogos de iniciantes, os colonos se esgotando é a maneira mais comum para um jogo terminar. Em jogos de peritos, as proporções são de 45% no espaço de uma cidade, 35% não colonos, 20% não fichas de vitória.



    Puerto Rico conta uma história, com começo, meio e fim. No início, o dinheiro é tudo o que realmente importa. É o tempo para construir o seu motor econômico e/ou o seu motor de envio (ou, com sorte, ambos). Durante o meio do jogo, o objetivo é retardar os outros jogadores, e tentar manter-se à frente, maximizando pontos a cada rodada jogada. No final do jogo, há duas considerações principais: eu deveria estar trabalhando para acabar com o jogo mais cedo ou mais tarde? Quando devo ter o meu grande edifício comprado e ocupado?

    NOVOS JOGADORES
    Os jogadores que são novos para Puerto Rico são frequentemente sobrecarregados tentando decidir o que devem fazer na sua vez. O problema não é saber o que eles podem fazer, que é fácil. Eles só podem fazer uma de 6-8 coisas, dependendo do número de jogadores. O problema é saber o quê devem fazer. Muito rapidamente, novos jogadores podem sentir que há movimentos "melhores" e "piores"; o jogo começa a sentir-se “solucionável” ou, pelo menos, otimizado.

    Se o novo jogador está jogando contra um jogador experiente, provavelmente no final do jogo sentirá que o jogador experiente marcou pontos com muita folga. Este é um jogo em que a experiência e habilidade realmente importam.

    Se o novo jogador é infeliz o suficiente para jogar com um jogador muito competitivo, que se acha qualificado, então este jogador ouvirá do competitivo o que fazer, como jogar, e, essencialmente, ser intimidado para jogar "corretamente". Isso também acontece na mesa de Blackjack, mas em Blackjack há dinheiro na linha. Em Puerto Rico, não há desculpa para tal comportamento pobre.

    Jogadores inexperientes são jogadores muito previsíveis e não deve ser muito difícil encontrar formas criativas para superar o seu jogo inexperiente.

    Além disso, encontrar formas criativas para superar os desafios é o coração de Puerto Rico. Há muitos aspectos de Porto Rico, que à primeira vista podem parecer “quebrados”, mas eles podem ser "consertados" simplesmente por tentar maneiras novas e mais criativas de atacar o jogo. 

    As cinco maiores queixas sobre Puerto Rico são: 1) o vínculo obrigatório da esquerda para direita 2) desvantagens na sua posição de assento 3) uma estratégia sempre ganha 4) múltiplos jogadores solitários 5) o número de jogadores afeta muito o jogo. A diversão de Puerto Rico é quebrar o código e descobrir que todos os cinco são problemas muito solúveis; Puerto Rico é uma busca por novas formas criativas de superar problemas percebidos do jogo.


    O objetivo desta revisão não é tentar explicar estes problemas; eles são problemas muito reais enfrentados por muitos jogadores ao longo dos anos. Se você jogar este jogo por qualquer período de tempo, você vai encontrar um, ou mais, destes problemas em algum ponto. A genialidade de Puerto Rico é que todos eles podem ser superados sem alterar as regras, mas apenas ao tentar novas estratégias para ganhar.

    (continua...)

    8
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama22/03/15 19:06
    Ricardo Gama » 22/03/15 19:06

    (...continuando)

    PROBLEMAS PERCEBIDOS EM PUERTO RICO

    Uma das melhores desconstruções dos problemas percebidos em Puerto Rico foi feita por Ron Olivier. A seguir, estão minhas próprias ideias sobre essas questões que eu encontrei durante a leitura:

    1 - O vínculo da esquerda para direita - A ideia de que os novos jogadores fazem escolhas ruins de papéis que dão vantagem para o jogador logo após eles (o jogador à esquerda inadvertidamente ajuda o jogador da direita a ganhar pontos de vitória). Para corrigir esse problema:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/767/vx35lp.gif o jogador mais fraco senta no melhor lugar (primeiro assento que recebe milho)
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/240/mqtnn5.gif jogar com três jogadores, já que há muito mais controle em jogos deste tamanho
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/332/2q89hn.gif afaste e separe os jogadores fracos
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/352/ncpzf8.gif não jogar em cinco jogadores
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/968/fxoqgt.gif jogar para se divertir e ao desafio de superar seus pontos, em vez de jogar para a vitória.

    Nenhuma destas são soluções perfeitas, mas devem fazer sentido para a maioria das pessoas.

    2 – Desvantagens na sua posição de assento - muita análise houve sobre qual lugar é o melhor, e em torneios os jogadores leiloam os lugares em incrementos de -0,5 pontos de vitória. No Campeonato Mundial de 2013 (WBC), o vencedor foi o assento 3, com mais 3 pontos do que o assento 2. Em 2014, foi o assento 1, com 8,5 pontos a mais do que o assento 3. Isto parece implicar que lugares diferentes podem ganhar.

    De acordo com as estatísticas de jogadores online, o primeiro assento com o milho tem uma vantagem clara:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/757/fu9wog.jpg


    Uma solução para este inconveniente de assento é pegar um dobrão de qualquer jogador com milho no início do jogo. Por meio de um monte de análises, as pessoas encontraram um equilíbrio quase que perfeito para o jogo.
    Solução de equilíbrio #2 - cada jogador que começar com o milho perde um dobrão.
     
    Análises dizem que o 1º jogador tem o maior tempo de espera. O raciocínio é que eles jogam primeiro e depois não conseguem voltar a jogar até o turno 8, em um jogo para quatro jogadores. Jogador 1 começa como governador e pega um papel, em seguida, o jogador 2, depois 3, depois 4, em seguida, o jogador 2 é o governador e pega novamente um papel, em seguida 3, em seguida 4, e finalmente 1 novamente: 1-2-3-4-2-3-4-1.

    Isso é muito tempo para esperar pela sua vez de novo e é uma desvantagem, mas é equilibrado enquanto você continua a jogar. O próximo governador tem a ordem dos jogadores: 3-4-1-2-4-1-2-3. Isto dá ao jogador 1 o terceiro turno na curva, e dá ao jogador 3 a longa espera pela sua vez. A grande lacuna que o jogador 1 experimentou no começo é sentida por outro jogador, conforme o jogo progride.

    Os jogadores experimentam um longo atraso quando escolhem um papel, então eles têm que ter certeza que suas escolhas lhes permitirão jogar em turnos de outras pessoas. Jogador 2 está em uma posição muito mais difícil, porque eles estão sujeitos a escolha do jogador 1.

    Há muita discussão sobre as estratégias consideradas como o melhor primeiro movimento.

    Convido você a ser criativo. Não se trata de como uma estratégia sempre funciona e as outras nunca ganham. Só não se esqueça de prestar atenção se sua escolha o ajudou a curto ou longo prazo.


    Puerto Rico é um jogo de pequenas vantagens e ter um edifício desocupado por muito tempo, ou ter um colono extra pendurado em San Juan por muito tempo significa que você está desperdiçando suas vantagens. Tente usar cada elemento do jogo de forma tão eficiente quanto possível e você vai ver o seu aumento em pontos de vitória, até que os outros jogadores seguem sua liderança e começam a copiar você.



    3 - Uma estratégia sempre vence – há muitas análises reclamando que só há uma maneira de vencer. O que é mais fascinante é que a maioria das queixas listam uma maneira diferente de ganhar. 

    As três principais únicas maneiras de ganhar:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/767/vx35lp.gif a estratégia do milho – transportar milho
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/240/mqtnn5.gif comprando o cais (porque os jogadores mais inteligentes bloqueiam os navios)
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/332/2q89hn.gif a estratégia do construtor

    Um dos comentadores que fazem revisões no BGG explicou a sua experiência com o Puerto Rico, que é semelhante a um monte de outros comentários. Quando seu grupo começou, eles pensaram que o cais era a única maneira de vencer. Em seguida, eles evoluíram para pensar que a fábrica era a única maneira de vencer. Agora, muitos jogos mais tarde, eles quase nunca escolhem o cais e raramente escolhem a fábrica.


    De forma semelhante, o meu próprio grupo de jogo ficou preso em um tipo de pensamento onde achávamos que havia apenas uma maneira de ganhar. Para nós era o hospício. Nós estávamos obcecados em comprá-lo em primeiro lugar. Nós tínhamos encontrado uma maneira confortável para jogar o jogo que parecia sempre dar certo, porque todo mundo estava jogando da mesma maneira. Alguém tentava desviar-se um pouco, mas seria punido com uma perda devastadora. Ficamos presos neste padrão até que alguém tentou uma abordagem muito diferente e conseguiu uma vitória (no nosso caso, a estratégia de construção). Então, tudo se abriu novamente para o ponto em que agora quase nunca compramos o hospício. 


    4 – Múltiplos jogadores solitários - Puerto Rico é muito interativo, mas a interatividade é sutil e longe de ser óbvia. Um grupo pode ficar preso em um modo de jogar por um longo tempo. A forma como os outros jogadores estão jogando afetam o seu próprio jogo e a capacidade de realizar seus objetivos estratégicos.

    Puerto Rico pode ser jogado como múltiplos jogadores solitários. Ele pode realmente ser muito divertido de jogar desta forma. Ao longo dos anos, tentei estratégias baseadas em um papel específico (além de apenas o capitão e o mercador), com base em um edifício particular, com base em um bônus especial, ou com base no transporte tradicional vs vários edifícios. Foi divertido tentar novas combinações e ver o que funcionou bem em conjunto e o que não funcionou. De certa forma, isso foi fundamental para o meu desenvolvimento de competências em Puerto Rico.

    Puerto Rico deve ser jogado taticamente, em vez de forma estratégica. Há uma boa dose de estratégia, mas um mau jogo tático é mais caro. Para mim, deixo bastante espaço para análise, mas paro de analisar antes de se transformar em paralisia.

    Alguns podem achar que isto é puramente semântica, mas a distinção é importante.
    Estratégia: um plano de ação ou política destinada a alcançar um objetivo maior ou global.
    Tática: uma ação ou estratégia cuidadosamente planejada para atingir um fim específico.


    A diferença é que uma estratégia é um plano de ação para atingir a meta de mais pontos de vitória, enquanto as táticas são uma ação para alcançar um objetivo específico a curto prazo.

    Em Puerto Rico, uma estratégia é muitas vezes determinada no início do jogo baseado em jogos anteriores e é maioritariamente implementada em sua própria escolha de papel. Escolhas táticas óbvias, como o bloqueio de um navio, são aproveitadas, mas não são o foco principal do jogo. O foco principal é o de maximizar os seus próprios pontos. É essencialmente um jogo de múltiplos jogadores solitários.

    Por outro lado, recebendo a maioria dos pontos de vitória é metade sobre como obter seus próprios pontos, e metade sobre como parar os outros jogadores de pontuarem. Claramente, é uma má ideia se a sua negociação vai ajudar outro jogador a obter o mesmo, ou mais do que você. O mesmo se aplica para o capitão.

    Estas são decisões estratégicas claras, e enquanto elas não são sempre fáceis, elas estão colocando o foco no lugar errado. Você está pensando de forma muito clara sobre o que fazer em sua rodada, mas o que você sabe sobre as ações dos outros jogadores?

    Se eles negociam em seus turnos, você ainda pode ser capaz de negociar com eles. Se eles escolhem o capitão, você ainda pode obter Pontos de Vitória. Se eles constroem, você é capaz de construir algo que poderia usar, ou você precisa trocar o dinheiro? Se eles escolhem o prefeito, você não tem um lugar para colocar o seu colono? Se eles escolhem o artesão, ele irá ajudá-lo mais ou apenas levar as mercadorias deterioradas? Estas perguntas pedem a você para olhar toda a rodada taticamente e ver como você pode atingir seus objetivos durante a rodada, ao invés de pensar em como acabar com o melhor diferencial de pontos no final de sua própria seleção de papel.

    A grande decisão tática é escolher um papel quando será a sua vez de novo. Estas decisões pedem-lhe para estar muito consciente do estado do tabuleiro naquele exato momento e decidir como aproveitar ao máximo essa configuração.


    Muitos comentários sugerem ficar aberto a mudar suas estratégias no meio do jogo, ou diversificar, de modo que você não fica preso em um estilo previsível de jogo. Eu sugiro que você faça nenhum plano estratégico geral, mas simplesmente faça ações táticas que lhe dão pequenas vantagens sobre rodadas inteiras. Puerto Rico é um jogo de pequenas vantagens somadas ao longo do tempo. Este não é um jogo sobre ter um plano inicial e continuar com esse plano, é sobre ir com o fluxo, ou interromper o fluxo, e aproveitar quando você puder obter vantagens marginais sobre seus adversários. Se isso soa desafiador e interessante, este é o jogo para você.

    5 - o número de jogadores afeta muito o jogo - Muitos comentários dizem que o jogo se sente diferente, dependendo do número de jogadores. Poucos realmente vão explicar o que é exatamente essa diferença. Uma análise publicada em 2004 foi a primeiro a tentar quantificar essa diferença: "Há mais controle no jogo com três jogadores, mas o jogo com cinco jogadores está longe de ser caótico".

    71% dos leitores do BGG acham que o jogo de 4 jogadores é o melhor. Ele equilibra os efeitos das escolhas de estratégia, com duas pessoas partindo com milho e duas partindo sem milho. Eles recomendam 3 como o próximo melhor número de jogadores. O jogo de dois jogadores é o mais controverso, com 44% recomendando-o e 48% pensando que é uma má escolha.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/767/vx35lp.gif disponibilidade de edifícios - No jogo de três jogadores, isso raramente é um problema. Você é capaz de comprar os edifícios que você quer, no momento mais eficaz que você quer, o que lhe dá um monte de controle. No jogo de cinco jogadores, você encontra os edifícios que você quer desaparecendo em um ritmo alarmante.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/240/mqtnn5.gif a casa de comércio - No jogo de três jogadores, a casa de comércio é fácil de entrar, mas pode parar por um tempo, nunca sendo esvaziada. No jogo de cinco jogadores, você vai encontrar dificuldade para entrar, a menos que você escolha o papel de mercador.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/332/2q89hn.gif navios do capitão - No jogo com três jogadores, os navios são, a princípio, fáceis de entrar, mas eles nem sempre enchem muito rapidamente e podem ficar bloqueados. No jogo de cinco jogadores, você vai encontrar os navios enchendo e limpando mais rapidamente, mas com a mesma rapidez novos produtos estarão lá tomando seu lugar.


    Em geral, quando se joga com um novo jogador, o jogo com três jogadores é a melhor escolha. É claro que, se houver um número de novos jogadores no jogo, então enquanto eles são espaçados de maneira uniforme, todos ganham a vantagem e todo mundo pode ganhar!

    COMPARAÇÕES COM OUTROS JOGOS


    Puerto Rico, certamente, tem uma dívida enorme para com The Settlers of Catan. Em dezenas de comentários, escritores mencionam que eles começaram a jogar novamente tendo Settlers of Catan como seu jogo de entrada. Muitos começaram com Catan e depois seguiram em frente. Em seguida, eles encontraram Puerto Rico para ser o seu primeiro e verdadeiro jogo euro pesado.

    William Shields resume essas ideias melhor do que eu: "Puerto Rico foi lançado em 2002 e na história dos jogos de tabuleiro Euro, eu acho que foi quase tão importante quanto The Settlers of Catan. Considerando que Settlers preencheu a lacuna de jogo Euro para o mercado de massa, Puerto Rico foi fundamental para o desenvolvimento de jogos Euro pesados". Ele continua a dizer que a nostalgia é o que está mantendo Puerto Rico no top 10 dos rankings mundiais.

    Eu diria que, da mesma forma que Puerto Rico deve a Catan, Agricola deve a Puerto Rico. O nível de complexidade (peso do jogo) de Monopoly é baixo com 1,7, Catan leva-se para 2,4, Puerto Rico novamente para 3,3, e Agricola para 3,6 (Twilight Struggle pontua 3,5). Puerto Rico foi e é um jogo pós-porta de entrada para os Euros mais complexos que existem hoje. Não estou dizendo que os jogadores não passaram de Monopoly para Agricola, mas isso não é a trajetória feita pela maioria dos jogadores. A maioria dos jogadores faz seu caminho pela escada da complexidade, com Catan como um primeiro passo, e Puerto Rico como o seu primeiro jogo euro de peso.

    Um comentário em uma revisão diz que o jogo “interage como Goa". Como eu nunca joguei Goa, não posso comentar sobre isso. Outra comparação inicial foi a The Princes of Florence. Eu nunca joguei este jogo também, mas eu li que eles são muito semelhantes. A terceira comparação inicial era Vinci, na medida em que tem um estímulo mecânico semelhante para garantir a escolha das ações, como a adição de dobrões de Puerto Rico para papéis não utilizados.

    Muitos comentários comparam Puerto Rico a Xadrez. Não é que os dois jogos têm uma conexão direta. Sua mecânica, tema e natureza são bastante diferentes. É que ambos têm o mesmo sentimento. Alguns poderiam dizer a mesma secura, outros podem dizer a mesma profundidade de possibilidades.

    De certa forma, eu cheguei à conclusão de que esta comparação com o xadrez é enganadora. No xadrez, os novos jogadores jogam taticamente, tentando capturar um peão específico ou outra peça, passando de um objetivo a curto prazo para outro. Os jogadores podem vislumbrar a profundidade estratégica subjacente do jogo, mas raramente conseguem acessá-la.

    Em Puerto Rico, os novos jogadores tentam jogar de forma estratégica, tentando dominar uma estratégia específica: milho, construção, cais, etc. Eles criativamente experimentam novas maneiras de resolver o jogo e garantir que é um vencedor. Enquanto jogam mais, eles percebem que o jogo precisa ser jogado mais taticamente, com base no estado do tabuleiro a qualquer momento e sem a rigidez de um plano global. Eu admito livremente, no entanto, que eu posso estar fazendo uma montanha com um pequeno morro entre esta distinção estratégia e tática de Puerto Rico.

    Um jogo de comparação óbvia é San Juan. Se você gosta de um, eu acho que você gostaria do outro.

    Na minha própria pesquisa informal, eu recolhi quantas vezes outros jogos foram mencionados nas análises ou comentários sobre Puerto Rico:
    # 1 The Settlers of Catan (16)
    # 2 Xadrez (13)
    # 3 Agricola (11)
    # 4 Power Grid (7)
    # 5 The Princes of Florence (6)
    # 6 El Grande / Goa / Caylus (4) 
    # 9 San Juan / Race for the Galaxy / Carcassonne (3). 

    Revisores gostam de comparar, e em seguida, discutir sobre suas comparações.

    Para uma rápida comparação das pontuações de revisores do Puerto Rico e da população em geral do BGG, eu entrei em páginas de muitos revisores para ver as suas classificações em vários jogos - a seguir são registrados os meus resultados:
    Revisor x BGG
    Puerto Rico (69) 8.44 vs. 8.15
    Agricola (17) 8.26 vs. 8.14
    Chess (16) 7.38 vs. 7.10
    The Settlers of Catan (26) 7.12 vs. 7.37
    Caylus (18) 8.10 vs. 7.91
    San Juan (8) 7.12 vs. 7.31
    The Princes of Florence (9) 7.37 vs. 7.65
    Race for the Galaxy (23) 8.35 vs. 7.81


    A maior oscilação nos índices é Race for the Galaxy. Isto não é muito surpreendente. Race for the Galaxy é um jogo difícil de aprender. O uso de cartas como mercadorias, dobrões, construções, plantações e bônus especiais é um monte de quebra-cabeça ao redor. Se você já jogou Puerto Rico, no entanto, será muito mais fácil jogar Race for the Galaxy.

    (continua...)

    6
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama22/03/15 19:20
    Ricardo Gama » 22/03/15 19:20

    (continuando...)

    UMA PEQUENA HISTÓRIA DO JOGO DE TABULEIRO

    Puerto Rico foi o número 1 no ranking do BGG a partir de 2003 até agosto de 2008; um reinado que poucos pensaram que poderia durar tanto tempo. Finalmente, foi derrubado por Agricola, de agosto 2008 até fevereiro 2010, quando Puerto Rico fez uma breve, Napoleonesque, volta ao poder para um último ano. Em seguida, foi usurpado pelo atual nº 1, Twilight Struggle. Atualmente ele ocupa a posição # 6, atrás de seu antigo rival Agricola.


    Muitos usuários nos últimos anos têm tentado encontrar o lugar de Puerto Rico na história dos jogos de tabuleiro. Robert Zaleski fez um ótimo trabalho. Ele argumenta, um pouco hiperbolicamente; "Houve Go, Xadrez e Puerto Rico." Puerto Rico é agora um padrão de medição para outros jogos “euro”. Caylus é um jogo que parecia grande no início, mas não tem o poder duradouro de Puerto Rico. Power Grid é o jogo de gestão de recursos por excelência; El Grande para o controle da área; mas, Puerto Rico é o jogo estilo Euro por excelência.

    OUTROS PONTOS INTERESSANTES

    Uma das melhores variantes que eu li era sobre adicionar um dobrão em cada edifício que não foi retirado no último turno. Seria estimular a evolução do jogo e está de acordo com a mecânica geral do jogo. Eu acho que para os puristas seria difícil adotar esta variante, mas o resto de nós pode realmente começar a ver como é jogar com uma Universidade.

    Há um número de comentários que não estão em inglês. Eu traduzi o melhor que pude pelo Google Translator e coloquei um pouco da tradução a seguir:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/301/1wbzn9.gif avaliação de Puerto Rico na Língua Grega: Foi escrito como um jornal falso, "Do diário do nobre espanhol Don Jorge de Las Tres Mares", que segue vagamente os papéis do jogo. Muito inteligente!
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/408/bv6p21.gif avaliação de Puerto Rico na Língua Chinesa: É muito interessante ver como os Papéis são traduzidos do chinês, e como eles fazem conexões com "eleição de dinheiro", "o papel de licenciamento e operações” e “os titulares de licença do governo”.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/457/b8t748.gif avaliação de Puerto Rico na Língua Espanhola: Esta é uma boa investigação histórica da atual Puerto Rico e, em seguida, outra boa investigação do jogo de tabuleiro Puerto Rico na história dos jogos de tabuleiro moderno.

    EXPANSÕES

    Puerto Rico: Expansion I – New Buildings
    A expansão foi livre para alguns, US $ 5 para os outros, e mais cara para alguns outros. Todos concordam que para os primeiros dois preços, a expansão vale a pena. Caso contrário, a maioria dos comentários estava animado com a ideia de uma expansão, mas não tinha jogado, ou acharam que a expansão realmente não acrescenta muito. Haviam outros, cerca de um terço, que realmente gostaram da expansão, mas eu suspeito que muitos destes jogaram o Puerto Rico online.

    O JOGO PARA DOIS JOGADORES


    Este é, em alguns aspectos, um jogo muito diferente usando as mesmas peças. Há um monte de debate sobre as melhores regras de jogar, com a "versão oficial" da Alea não sendo a escolha número um.

    O TEMA DE PUERTO RICO


    O tema de Puerto Rico é um pouco claro: a expansão colonial econômica. Mas quem exatamente é você em Puerto Rico? Você é um proprietário de terras, que também constrói Universidades? Você contrata o colono, que, em seguida, trabalha para todos de forma igual, ou você é o colono? Você é o governador, e os outros jogadores estão contratando papéis diferentes através de você para a melhoria da nova colônia? Nunca foi muito claro.
     
    A partir da introdução às regras, é claro que você pode "possuir as plantações mais prósperas", mas também pede "que papéis você vai jogar..." e, em seguida, "você vai construir os edifícios mais valiosos?", Implicando que você faz todos os papéis, incluindo o governador e o proprietário de uma plantação no início.

    Minha crença é que cada jogador está criando uma Puerto Rico diferente em universos alternativos (ou, pelo menos, metade da ilha, como indica o tabuleiro). Cada jogador é obrigado pelo destino para pelo menos tentar contratar e executar as ações de cada função, uma vez que é o escolhido. O vencedor é o jogador cuja versão de Puerto Rico consegue a "maior prosperidade e maior respeito!".

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/405/e699jq.jpg

    Tabuleiro de jogador que parece mostrar metade da ilha.


    A teoria concorrente à que estou brincando é que você é um membro do escritório de uma casa colonial na Espanha. Você contrata os diferentes papéis para toda a ilha. Sendo o ano de 1500, você não está acima também de ser um senhorio ausente de várias plantações e pedreiras. Você também envia alguns pacotes de mercadorias para a Espanha para embolsar alguns dobrões. Você usa esses dobrões para promover a sua família e os seus próprios interesses comerciais, se preparando para o dia em que você sair do escritório para nova casa, deixar a Espanha para trás, e fixar residência na colônia que você trabalhou tão duro para criar (e explorar).
     
    Moshe Callen faz um argumento muito interessante que o jogo é sobre a guerra corporativa econômica. Em vez de tanques, exércitos e confronto direto, as corporações, particularmente em 1500, às vezes tinham que trabalhar em conjunto com o Estado, e, por vezes, eram impiedosamente independentes. Todos estes recursos você pode encontrar em Puerto Rico.

    No geral, o tema não é super claro, mas não é colado de qualquer jeito.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/301/1wbzn9.gif As plantações precisam de trabalhadores ou elas não produzem;
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/408/bv6p21.gif o mercado é aderente às leis da oferta e da procura;
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/457/b8t748.gif bens enviados para casa ganham o prestígio para o jogador, uma pedra angular da política de "mercantilismo" utilizado neste período de tempo;
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/466/4cpyrp.gif os produtos estragam sem armazenamento se perderem o navio;
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/881/adnbqm.gif muitos dos edifícios são temáticos e alinhados com seu bônus.
    Há algum tema aqui.

    Uma nota rápida sobre o debate colonos / escravos. Esta característica do jogo tende a gerar o maior número de comentários dos leitores, mas eu espero evitar tudo isso com alguns fatos rápidos para deixar esta seção e ir até o final da minha longa postagem:
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/301/1wbzn9.gif Havia escravos em Puerto Rico em 1500, muitos deles.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/408/bv6p21.gif Sim, provavelmente teria sido melhor ter peças azuis de colonos em vez de castanho escuro.
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/457/b8t748.gif Enquanto o tema suporta a mecânica, é a mecânica do jogo que as pessoas amam, e não o tema (sim, no espaço tudo seria mais frio; ele é chamado Race for the Galaxy).
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/466/4cpyrp.gif Alguns ficam realmente chateados com a implicação de escravos em Puerto Rico - e eles devem ficar.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/881/adnbqm.gif Outros só querem jogar um jogo divertido com uma mecânica muito legal e bem equilibrada - o que deveriam. Cada um na sua.

     

     O ARCO DOS COMENTÁRIOS AO LONGO DOS ANOS


    Então, o que eu aprendi sobre os comentários através de toda essa leitura?

    Muitos dos comentários antigos foram colados a partir de diferentes sites e blogs, às vezes anos depois de quando foram originalmente escritos. A maioria listou as regras e incidiu sobre os diferentes papéis. Geralmente, o usuário tinha jogado apenas algumas partidas, gostado das mecânicas e ficaram intrigados com a sensação de que há muitas maneiras de ganhar o jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/685/d7eprt.jpg


    Em 2008, as coisas tomaram um novo rumo. Os comentários negativos começaram a aparecer com muito mais frequência. Não surpreendentemente, isto aconteceu durante a guerra contra Agricola, com Agricola sendo discutido na seção de comentários quase mais do que Puerto Rico.

    Em 2012, as avaliações finalmente começam a cair. Em 2010, haviam 11 comentários; em 2011 haviam 13 comentários. Em 2012, haviam apenas 5, e em 2013, 3 comentários, e 5 comentários novamente em 2014. A maioria desses comentários foram adequadamente resumidos em um comentário de Nat Li: "Os primeiros comentários são comentários. Depois de um tempo estes novos comentários são como cartas de amor para o jogo em si, expressando todo o seu carinho". Para ser justo, alguns dos últimos comentários ou são muito detalhados sobre um aspecto do jogo, ou o lugar do jogo na história, ou a história real de Puerto Rico.

    O que eu aprendi? Eu aprendi que muitos dos comentadores claramente não leram os comentários postados anteriormente. Eu aprendi muito sobre Puerto Rico que eu não conseguiria articular antes, particularmente o de pensar que o jogo foi referência para um estilo de jogo por um longo tempo. Finalmente, eu aprendi que a minha experiência de Settlers, então Carcassonne, em seguida, Puerto Rico é bastante típico no mundo dos jogos de tabuleiro de hoje. Eu ainda não decifrei o código de amar Agricola, mas parece ser o próximo passo lógico para além de Puerto Rico. Dito isto, este é um jogo que eu não me cansei, e acho que não vou me cansar por um período muito longo!

    (Fim)

    9
  • osmarcampbell
    100 mensagens MD
    avatar
    osmarcampbell22/03/15 19:53
    osmarcampbell » 22/03/15 19:53

    E o melhor de tudo!

    Está a venda aqui: https://www.ludopedia.com.br/lista/847/puerto-rico-novo-em-ingles-aceito-trocas&id_ludo_list_item=9748#id_ludo_list_item_9748

    0
  • Passinho
    1132 mensagens MD
    avatar
    Passinho22/03/15 22:16
    Passinho » 22/03/15 22:16

    osmarcampbell::E o melhor de tudo!

    Está a venda aqui: https://www.ludopedia.com.br/lista/847/puerto-rico-novo-em-ingles-aceito-trocas&id_ludo_list_item=9748#id_ludo_list_item_9748


    http://www.bernardopilotto.com.br/files/2014/12/MIL.jpg

    :P

    3
  • Roniés
    69 mensagens MD
    avatar
    Roniés23/03/15 12:11
    Roniés » 23/03/15 12:11

    O que dizer do seu post? Quando as pessoas olham um texto tão grande, nos dias atuais, tendem a perder o interesse pois acredito que estejamos muito superficiais no que diz respeito a REALMENTE entender o que nos cerca: temos uma sociedade generalista e superficial. Seu texto é maravilhosamente escrito e realmente me fez ter vontade de jogar novamente Puerto Rico (como tenho dezenas de jogos ainda não jogados ou muito pouco jogados), percebi há tempos que muitos não se aprofundam nas mecânicas e estratégias de seus jogo (sem esgotar toda a riqueza deles), mas o que fazer se a tentação de novos jogos, temáticas e experiências nos instigam a cada novo post ou vídeo? 
    Enfim, parabéns pelo fantástico trabalho feito e espero que o lançamento em português desperte o desejo nos futuros novos jogadores tupiniquins.

    6
  • Renolt
    84 mensagens MD
    avatar
    Renolt23/03/15 21:43
    Renolt » 23/03/15 21:43

    Ótimo artigo!! haha. Quanto ao que estão falando sobre o tópico ser um pouco grande, sinceramente não vejo problema; é natural nesse hobbie você ler muitos textos,manuais, livros etc.

    "Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma." George R. R. Martin

    1
  • galucas5
    36 mensagens MD
    avatar
    galucas523/03/15 22:38
    galucas5 » 23/03/15 22:38

    Texto simplesmente sensacional! Eu sou um desses que começou com catan, depois carcassonne e depois Puerto Rico! Provavelmente os jogos que mais joguei até hoje, e Puerto Rico com certeza foi a porta de entrada para jogos mais complexos!

    2
  • thiagoandrade
    127 mensagens MD
    avatar
    thiagoandrade24/03/15 00:20
    thiagoandrade » 24/03/15 00:20

    Análise fenomenal, é meu número 1, sou suspeito em falar, o que admiro em PR é sua curta duração para jogadores experientes, o que faz você desfrutar mais do jogo, jogando várias partidas num dia. Concordo com tudo que fora falado, maravilhoso o texto. Quando comecei com Puerto Rico, achava  a mecânica e tema interessantes, mas não sabia vencer, entender quando deveria tomar determinada ação, porém, depois de diversas partidas, me apaixonei. Insisti pelo tema e mecânica e fui conquistado, quem não jogou, permita-se. abraço ;-)

    3
Responder
  • 1(current)
  • 2
Puerto Rico - Puerto Rico: Metanálise
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.