(...continuando)
PROBLEMAS PERCEBIDOS EM PUERTO RICO
Uma das melhores desconstruções dos problemas percebidos em Puerto Rico foi feita por Ron Olivier. A seguir, estão minhas próprias ideias sobre essas questões que eu encontrei durante a leitura:
1 - O vínculo da esquerda para direita - A ideia de que os novos jogadores fazem escolhas ruins de papéis que dão vantagem para o jogador logo após eles (o jogador à esquerda inadvertidamente ajuda o jogador da direita a ganhar pontos de vitória). Para corrigir esse problema:
o jogador mais fraco senta no melhor lugar (primeiro assento que recebe milho)
jogar com três jogadores, já que há muito mais controle em jogos deste tamanho
afaste e separe os jogadores fracos
não jogar em cinco jogadores
jogar para se divertir e ao desafio de superar seus pontos, em vez de jogar para a vitória.
Nenhuma destas são soluções perfeitas, mas devem fazer sentido para a maioria das pessoas.
2 – Desvantagens na sua posição de assento - muita análise houve sobre qual lugar é o melhor, e em torneios os jogadores leiloam os lugares em incrementos de -0,5 pontos de vitória. No Campeonato Mundial de 2013 (WBC), o vencedor foi o assento 3, com mais 3 pontos do que o assento 2. Em 2014, foi o assento 1, com 8,5 pontos a mais do que o assento 3. Isto parece implicar que lugares diferentes podem ganhar.
De acordo com as estatísticas de jogadores online, o primeiro assento com o milho tem uma vantagem clara:

Uma solução para este inconveniente de assento é pegar um dobrão de qualquer jogador com milho no início do jogo. Por meio de um monte de análises, as pessoas encontraram um equilíbrio quase que perfeito para o jogo.
Solução de equilíbrio #2 - cada jogador que começar com o milho perde um dobrão.
Análises dizem que o 1º jogador tem o maior tempo de espera. O raciocínio é que eles jogam primeiro e depois não conseguem voltar a jogar até o turno 8, em um jogo para quatro jogadores. Jogador 1 começa como governador e pega um papel, em seguida, o jogador 2, depois 3, depois 4, em seguida, o jogador 2 é o governador e pega novamente um papel, em seguida 3, em seguida 4, e finalmente 1 novamente: 1-2-3-4-2-3-4-1.
Isso é muito tempo para esperar pela sua vez de novo e é uma desvantagem, mas é equilibrado enquanto você continua a jogar. O próximo governador tem a ordem dos jogadores: 3-4-1-2-4-1-2-3. Isto dá ao jogador 1 o terceiro turno na curva, e dá ao jogador 3 a longa espera pela sua vez. A grande lacuna que o jogador 1 experimentou no começo é sentida por outro jogador, conforme o jogo progride.
Os jogadores experimentam um longo atraso quando escolhem um papel, então eles têm que ter certeza que suas escolhas lhes permitirão jogar em turnos de outras pessoas. Jogador 2 está em uma posição muito mais difícil, porque eles estão sujeitos a escolha do jogador 1.
Há muita discussão sobre as estratégias consideradas como o melhor primeiro movimento.
Convido você a ser criativo. Não se trata de como uma estratégia sempre funciona e as outras nunca ganham. Só não se esqueça de prestar atenção se sua escolha o ajudou a curto ou longo prazo.
Puerto Rico é um jogo de pequenas vantagens e ter um edifício desocupado por muito tempo, ou ter um colono extra pendurado em San Juan por muito tempo significa que você está desperdiçando suas vantagens. Tente usar cada elemento do jogo de forma tão eficiente quanto possível e você vai ver o seu aumento em pontos de vitória, até que os outros jogadores seguem sua liderança e começam a copiar você.
3 - Uma estratégia sempre vence – há muitas análises reclamando que só há uma maneira de vencer. O que é mais fascinante é que a maioria das queixas listam uma maneira diferente de ganhar.
As três principais únicas maneiras de ganhar:

a estratégia do milho – transportar milho

comprando o cais (porque os jogadores mais inteligentes bloqueiam os navios)

a estratégia do construtor
Um dos comentadores que fazem revisões no BGG explicou a sua experiência com o Puerto Rico, que é semelhante a um monte de outros comentários. Quando seu grupo começou, eles pensaram que o cais era a única maneira de vencer. Em seguida, eles evoluíram para pensar que a fábrica era a única maneira de vencer. Agora, muitos jogos mais tarde, eles quase nunca escolhem o cais e raramente escolhem a fábrica.
De forma semelhante, o meu próprio grupo de jogo ficou preso em um tipo de pensamento onde achávamos que havia apenas uma maneira de ganhar. Para nós era o hospício. Nós estávamos obcecados em comprá-lo em primeiro lugar. Nós tínhamos encontrado uma maneira confortável para jogar o jogo que parecia sempre dar certo, porque todo mundo estava jogando da mesma maneira. Alguém tentava desviar-se um pouco, mas seria punido com uma perda devastadora. Ficamos presos neste padrão até que alguém tentou uma abordagem muito diferente e conseguiu uma vitória (no nosso caso, a estratégia de construção). Então, tudo se abriu novamente para o ponto em que agora quase nunca compramos o hospício.
4 – Múltiplos jogadores solitários - Puerto Rico é muito interativo, mas a interatividade é sutil e longe de ser óbvia. Um grupo pode ficar preso em um modo de jogar por um longo tempo. A forma como os outros jogadores estão jogando afetam o seu próprio jogo e a capacidade de realizar seus objetivos estratégicos.
Puerto Rico pode ser jogado como múltiplos jogadores solitários. Ele pode realmente ser muito divertido de jogar desta forma. Ao longo dos anos, tentei estratégias baseadas em um papel específico (além de apenas o capitão e o mercador), com base em um edifício particular, com base em um bônus especial, ou com base no transporte tradicional vs vários edifícios. Foi divertido tentar novas combinações e ver o que funcionou bem em conjunto e o que não funcionou. De certa forma, isso foi fundamental para o meu desenvolvimento de competências em Puerto Rico.
Puerto Rico deve ser jogado taticamente, em vez de forma estratégica. Há uma boa dose de estratégia, mas um mau jogo tático é mais caro. Para mim, deixo bastante espaço para análise, mas paro de analisar antes de se transformar em paralisia.
Alguns podem achar que isto é puramente semântica, mas a distinção é importante.
Estratégia: um plano de ação ou política destinada a alcançar um objetivo maior ou global.
Tática: uma ação ou estratégia cuidadosamente planejada para atingir um fim específico.
A diferença é que uma estratégia é um plano de ação para atingir a meta de mais pontos de vitória, enquanto as táticas são uma ação para alcançar um objetivo específico a curto prazo.
Em Puerto Rico, uma estratégia é muitas vezes determinada no início do jogo baseado em jogos anteriores e é maioritariamente implementada em sua própria escolha de papel. Escolhas táticas óbvias, como o bloqueio de um navio, são aproveitadas, mas não são o foco principal do jogo. O foco principal é o de maximizar os seus próprios pontos. É essencialmente um jogo de múltiplos jogadores solitários.
Por outro lado, recebendo a maioria dos pontos de vitória é metade sobre como obter seus próprios pontos, e metade sobre como parar os outros jogadores de pontuarem. Claramente, é uma má ideia se a sua negociação vai ajudar outro jogador a obter o mesmo, ou mais do que você. O mesmo se aplica para o capitão.
Estas são decisões estratégicas claras, e enquanto elas não são sempre fáceis, elas estão colocando o foco no lugar errado. Você está pensando de forma muito clara sobre o que fazer em sua rodada, mas o que você sabe sobre as ações dos outros jogadores?
Se eles negociam em seus turnos, você ainda pode ser capaz de negociar com eles. Se eles escolhem o capitão, você ainda pode obter Pontos de Vitória. Se eles constroem, você é capaz de construir algo que poderia usar, ou você precisa trocar o dinheiro? Se eles escolhem o prefeito, você não tem um lugar para colocar o seu colono? Se eles escolhem o artesão, ele irá ajudá-lo mais ou apenas levar as mercadorias deterioradas? Estas perguntas pedem a você para olhar toda a rodada taticamente e ver como você pode atingir seus objetivos durante a rodada, ao invés de pensar em como acabar com o melhor diferencial de pontos no final de sua própria seleção de papel.
A grande decisão tática é escolher um papel quando será a sua vez de novo. Estas decisões pedem-lhe para estar muito consciente do estado do tabuleiro naquele exato momento e decidir como aproveitar ao máximo essa configuração.
Muitos comentários sugerem ficar aberto a mudar suas estratégias no meio do jogo, ou diversificar, de modo que você não fica preso em um estilo previsível de jogo. Eu sugiro que você faça nenhum plano estratégico geral, mas simplesmente faça ações táticas que lhe dão pequenas vantagens sobre rodadas inteiras. Puerto Rico é um jogo de pequenas vantagens somadas ao longo do tempo. Este não é um jogo sobre ter um plano inicial e continuar com esse plano, é sobre ir com o fluxo, ou interromper o fluxo, e aproveitar quando você puder obter vantagens marginais sobre seus adversários. Se isso soa desafiador e interessante, este é o jogo para você.
5 - o número de jogadores afeta muito o jogo - Muitos comentários dizem que o jogo se sente diferente, dependendo do número de jogadores. Poucos realmente vão explicar o que é exatamente essa diferença. Uma análise publicada em 2004 foi a primeiro a tentar quantificar essa diferença:
"Há mais controle no jogo com três jogadores, mas o jogo com cinco jogadores está longe de ser caótico".
71% dos leitores do BGG acham que o jogo de 4 jogadores é o melhor. Ele equilibra os efeitos das escolhas de estratégia, com duas pessoas partindo com milho e duas partindo sem milho. Eles recomendam 3 como o próximo melhor número de jogadores. O jogo de dois jogadores é o mais controverso, com 44% recomendando-o e 48% pensando que é uma má escolha.

disponibilidade de edifícios - No jogo de três jogadores, isso raramente é um problema. Você é capaz de comprar os edifícios que você quer, no momento mais eficaz que você quer, o que lhe dá um monte de controle. No jogo de cinco jogadores, você encontra os edifícios que você quer desaparecendo em um ritmo alarmante.

a casa de comércio - No jogo de três jogadores, a casa de comércio é fácil de entrar, mas pode parar por um tempo, nunca sendo esvaziada. No jogo de cinco jogadores, você vai encontrar dificuldade para entrar, a menos que você escolha o papel de mercador.

navios do capitão - No jogo com três jogadores, os navios são, a princípio, fáceis de entrar, mas eles nem sempre enchem muito rapidamente e podem ficar bloqueados. No jogo de cinco jogadores, você vai encontrar os navios enchendo e limpando mais rapidamente, mas com a mesma rapidez novos produtos estarão lá tomando seu lugar.
Em geral, quando se joga com um novo jogador, o jogo com três jogadores é a melhor escolha. É claro que, se houver um número de novos jogadores no jogo, então enquanto eles são espaçados de maneira uniforme, todos ganham a vantagem e todo mundo pode ganhar!
COMPARAÇÕES COM OUTROS JOGOS
Puerto Rico, certamente, tem uma dívida enorme para com
The Settlers of Catan. Em dezenas de comentários, escritores mencionam que eles começaram a jogar novamente tendo Settlers of Catan como seu jogo de entrada. Muitos começaram com Catan e depois seguiram em frente. Em seguida, eles encontraram Puerto Rico para ser o seu primeiro e verdadeiro jogo euro pesado.
William Shields resume essas ideias melhor do que eu: "
Puerto Rico foi lançado em 2002 e na história dos jogos de tabuleiro Euro, eu acho que foi quase tão importante quanto The Settlers of Catan. Considerando que Settlers preencheu a lacuna de jogo Euro para o mercado de massa, Puerto Rico foi fundamental para o desenvolvimento de jogos Euro pesados". Ele continua a dizer que a nostalgia é o que está mantendo Puerto Rico no top 10 dos rankings mundiais.
Eu diria que, da mesma forma que Puerto Rico deve a Catan,
Agricola deve a Puerto Rico. O nível de complexidade (peso do jogo) de
Monopoly é baixo com 1,7, Catan leva-se para 2,4, Puerto Rico novamente para 3,3, e Agricola para 3,6 (
Twilight Struggle pontua 3,5). Puerto Rico foi e é um jogo pós-porta de entrada para os Euros mais complexos que existem hoje. Não estou dizendo que os jogadores não passaram de Monopoly para Agricola, mas isso não é a trajetória feita pela maioria dos jogadores. A maioria dos jogadores faz seu caminho pela escada da complexidade, com Catan como um primeiro passo, e Puerto Rico como o seu primeiro jogo euro de peso.
Um comentário em uma revisão diz que o jogo “interage como
Goa". Como eu nunca joguei Goa, não posso comentar sobre isso. Outra comparação inicial foi a
The Princes of Florence. Eu nunca joguei este jogo também, mas eu li que eles são muito semelhantes. A terceira comparação inicial era
Vinci, na medida em que tem um estímulo mecânico semelhante para garantir a escolha das ações, como a adição de dobrões de Puerto Rico para papéis não utilizados.
Muitos comentários comparam Puerto Rico a
Xadrez. Não é que os dois jogos têm uma conexão direta. Sua mecânica, tema e natureza são bastante diferentes. É que ambos têm o mesmo sentimento. Alguns poderiam dizer a mesma secura, outros podem dizer a mesma profundidade de possibilidades.
De certa forma, eu cheguei à conclusão de que esta comparação com o xadrez é enganadora. No xadrez, os novos jogadores jogam taticamente, tentando capturar um peão específico ou outra peça, passando de um objetivo a curto prazo para outro. Os jogadores podem vislumbrar a profundidade estratégica subjacente do jogo, mas raramente conseguem acessá-la.
Em Puerto Rico, os novos jogadores tentam jogar de forma estratégica, tentando dominar uma estratégia específica: milho, construção, cais, etc. Eles criativamente experimentam novas maneiras de resolver o jogo e garantir que é um vencedor. Enquanto jogam mais, eles percebem que o jogo precisa ser jogado mais taticamente, com base no estado do tabuleiro a qualquer momento e sem a rigidez de um plano global. Eu admito livremente, no entanto, que eu posso estar fazendo uma montanha com um pequeno morro entre esta distinção estratégia e tática de Puerto Rico.
Um jogo de comparação óbvia é
San Juan. Se você gosta de um, eu acho que você gostaria do outro.
Na minha própria pesquisa informal, eu recolhi quantas vezes outros jogos foram mencionados nas análises ou comentários sobre Puerto Rico:
# 1
The Settlers of Catan (16)
# 2
Xadrez (13)
# 3
Agricola (11)
# 4
Power Grid (7)
# 5
The Princes of Florence (6)
# 6
El Grande /
Goa /
Caylus (4)
# 9
San Juan /
Race for the Galaxy /
Carcassonne (3).
Revisores gostam de comparar, e em seguida, discutir sobre suas comparações.
Para uma rápida comparação das pontuações de revisores do Puerto Rico e da população em geral do BGG, eu entrei em páginas de muitos revisores para ver as suas classificações em vários jogos - a seguir são registrados os meus resultados:
Revisor x BGG
Puerto Rico (69) 8.44 vs. 8.15
Agricola (17) 8.26 vs. 8.14
Chess (16) 7.38 vs. 7.10
The Settlers of Catan (26) 7.12 vs. 7.37
Caylus (18) 8.10 vs. 7.91
San Juan (8) 7.12 vs. 7.31
The Princes of Florence (9) 7.37 vs. 7.65
Race for the Galaxy (23) 8.35 vs. 7.81
A maior oscilação nos índices é Race for the Galaxy. Isto não é muito surpreendente. Race for the Galaxy é um jogo difícil de aprender. O uso de cartas como mercadorias, dobrões, construções, plantações e bônus especiais é um monte de quebra-cabeça ao redor. Se você já jogou Puerto Rico, no entanto, será muito mais fácil jogar Race for the Galaxy.
(continua...)