Sainte Mère-Église é uma comuna francesa que fica no departamento da Mancha, na Baixa-Normandia, e durante a Segunda Guerra, foi cenário de combate entre tropas de paraquedistas americanos e o exército alemão.
O estabelecimento de uma base defensiva na Sainte Mère-Église foi um dos principais objetivos da 82ª Divisão Aérea Americana. Em contraste com outros regimentos, a 505ª Infantaria Paraquedista (que fazia parte da 82ª Divisão), que pousou no noroeste de Sainte Mère-Église, teve um dos mais apurados saltos. Se agrupando rapidamente, e alertados por franceses da região sobre a presença de tropas alemãs na cidade, os paraquedistas planejaram aterrissar nos arredores de Sainte Mère e avançar com facas, baionetas e granadas.
Nesse meio tempo, ao norte, o Tenente Turner Turnbull preparou suas forças em um terreno elevado perto de
Neuville-au-Plain, atacando e combatendo o inimigo. Isso garantiu um tempo crucial para os batalhões aos arredores de Sainte Mère, dando a eles a chance de encontrar as tropas alemãs mais ao sul e aniquilar boa parte das unidades inimigas. Isso fez com que o comando alemão subestimasse as forças americanas naquele setor, e por conta disso, os alemães recuaram.
A batalha em Sainte Mère foi bastante longa, e foi uma das primeiras cidades a serem conquistadas pelos Aliados no Dia-D. O ataque aéreo da infantaria de paraquedistas foi tão emblemático que durante o salto o soldado John Steele acabou ficando preso na torre da igreja, acabou sendo capturado pelos alemães, mas conseguiu ser resgatado em seguida. Até hoje a torre da igreja exibe um manequim de um paraquedista pendurado na sua torre, como uma homenagem ao soldado.
Esse cenário traz duas curiosidades bem legais, uma delas é a comuna de
Neuville-au-Plain, uma região vizinha de Sainte Mère, mais ao norte, uma região que estava repleta de soldados alemães durante o ataque, e que aparece no filme
O Resgate do Soldado Ryan, naquela cena onde o
Vin Diesel salva uma menininha francesa e depois é morto por um Sniper.
Outra curiosidade é no setup do jogo, onde o jogador Aliado deve pegar quatro miniaturas de infantaria, segurar à 30cm acima do tabuleiro e soltar, para representar o salto de paraquedas dos soldados da 505ª Infantaria Paraquedista, onde as miniaturas caírem, o jogador deve completar com mais três unidades para completar o setup!
Essa batalha, na história, foi vencida pelos Aliados, mas nessa partida de Memoir '44 foram os "Chucrutes" que venceram!
E aí? O que aconteceria se na realidade tivesse sido os alemães que tivessem vencido essa batalha? Esse jogo poderia ser usado para ensinar história em alguma aula específica sobre a Segunda Guerra, e esse questionamento serve para estimular o raciocínio e a pesquisa.
Qual foi a importância da 82ª Divisão Aérea Americana para o restante das batalhas que se desenrolaram com o Dia-D? Se eles tivessem sido derrotados em Sainte Mère-Église, outras batalhas após essa teriam outros resultados?
As respostas podem ser encontradas através de pesquisa e análise, e é um bom exercício!
Um abraço e até a próxima!
Vejo vocês em Sword Beach!