Alexandre Matte::Pergunta: como foi feito esse estudo? As quantidades de janeiro atual menos o passado, ou número de vezes que marcaram tenho?
Creio que é a soma de todas as variações nos meses de 2017. Porém, essa variação é feita pela diferença entre o "tenho" nos dois meses.
Então ambas as opções estão certas.
Quanto a questão da ludopedia, acredito que os jogos da Grow e Galápagos podem de fato extrapolar os limites da ludopedia. Outros são mais raros.
Mas imagino ser bem difícil uma pessoa por exemplo comprar um Mansions of Madness, um jogo caro e que praticamente se esgotou no lançamento sem conhecer nada a respeito e sem pesquisar. Não imagino também que ninguém compre um MoM de primeira, sem nunca ter jogado jogos de tabuleiro, classicos ou modernos. Assim ela já deve ter uma coleção, e qual o melhor lugar para organizar uma coleção? Talvez a pessoa vá parar no BGG, mas aquilo é tão confuso que acredito que só se entende ali quem já é bgmer há muito tempo.
Pena que não temos informações oficiais sobre a tiragem dos jogos. Se isso fosse público seria bem fácil perceber quanto % dos jogos lançados foram cadastrados na ludopedia. Com certeza a % de um MoM é muito maior que a de um Dixit, que dirá de um War?
Numa pesquisa sobre jogos de tabuleiro é muito fácil que o Google te redirecione para a ludopedia, mesmo que a pessoa não se cadastre ela usa o portal. Eu mesmo passei uns meses sem cadastro lendo sem login. Mas aqui tem tanta informação organizada que eu realmente acredito que é quase impossível não ser tragado se você se interessa pelo assunto.