Esse post é dedicado aos amigos guicamposg e Paulline que nos acompanharam nesta incrível batalha contra Você-Sabe-Quem, o Senhor de todo o mal, Aquele-que-não-deve-ser-nomeado e seus Comensais da Morte! Afinal, foi preciso um pouco mais de um ano para terminarmos as 7 fases do jogo até chegar no grande e derradeiro combate contra o Lorde das Trevas!
Já falamos sobre esse jogo incrível no post sobre os favoritos de 2016. Só que nós estávamos apenas começando a joga-lo e não sabíamos ainda o que nos esperava, pois não é bom abrir a caixa do jogo seguinte sem vencer o anterior. “Segura essa ansiedade aí, meu baim! Não vai pegar spoiler do próprio jogo se não perde a graça!!! – Tio Etio_junior invadindo
!”
O jogo é composto por 7 fases (ou 7 jogos) que representam cada ano na escola de magia mais famosa do mundo bruxo. Cada jogo vem em uma caixa separada com suas regras e seus componentes adicionais.
A cada ano, incrementam-se novas mecânicas, novos feitiços, e novos personagens – “novos vilões, novos itens, novos aliados, novas peças”vão aparecendo, assim como ocorre nos livros. E é tudo bem casadinho com a história criada por J. K. Rowling.
Cada jogador assume o papel de um herói. São 4: Harry Potter – “meu pré-ferido
!”, Hermione, Ron Weasley – “crush do adsonamt” e Neville, que unem suas forças para derrotar as artes das trevas e os vilões, com a ajuda de cartas que representam feitiços, itens ou aliados, para proteger certas localidades que fazem parte do domínio de Hogwarts. “As ditas localidades representam lugares famosos da franquia. A maioria é prontamente reconhecida mesmo que a pessoa tenha visto só os filmes. Mas se você também é fã dos livros vai reconhecê-las muito melhor, além de certas magias, locais e outras coisas do jogo.
“
Área de jogo do herói.
Essas cartas têm basicamente poder de ataque, influência (que é representada pelas moedas – “cunhadas pelo e com o símbolo do Ministério da Magia. Vamos falar de detalhes adsonamt!!!
“) e vitalidade (representada por um token em forma de coração
no tabuleiro individual).
Os ataques servem para atingir e derrotar os vilões. A influência, para conseguir apoio de aliados, pegar itens ou aprender um novo feitiço (comprando essas cartas dentre as disponíveis). E, se um herói perde toda a vitalidade (algumas cartas recuperam os corações perdidos), ele fica atordoado (stun – “ou stunado como carinhosamente abrasileiramos o termo!
“), devendo então descartar metade das cartas da mão, todos os tokens de poder (raio) e influência (moeda) não usados e, após, se acrescenta um token de domínio do mal
na carta de localidade atualmente a ser protegida.
Se todas as localidades forem tomadas sem que todos os vilões sejam derrotados, o jogo termina e não se pode passar para a caixa seguinte. “Triste, não?
“
Como todo bom deckbuilding, sua mecânica principal consiste em comprar novas cartas para melhorar o próprio baralho, usando as fichas de influência. A cada turno, sacam-se cinco cartas, que serão descartadas após o uso. Uma vez que não se tem cartas suficientes na própria pilha de saque para completar as próximas cinco cartas, o jogador embaralha sua pilha de descarte e completa a mão, formando uma nova pilha de saque.
O jogo é muito bem feito em todos os aspectos, tanto na produção dos componentes, nas ilustrações, o texto (em inglês) é de fácil compreensão (“exceto por algumas divergências de interpretação de poderes que, mesmo se você jogar errado favorecendo o grupo, as chances de derrota continuam elevadas!”
) e, para quem conhece toda a série Harry Potter, leu todos os livros e viu todos os filmes, o jogo de torna muito mais imersivo. “É claro, vale ressaltar que o interesse e disposição do grupo em aumentar essa imersão torna o jogo exponencialmente mais divertido, o que torna a experiência final muito mais agradável!
“
Ele é criado pela Forest-Pruzan Creative e editado pela USAopoly (a mesma do Monopoly), sob licença da Warner Bross. É recomendado para pessoas de 11 anos ou mais e comporta de 2 a 4 jogadores. Vem numa caixa linda, que representa a mala que os alunos levam para Hogwarts (“alunos ou seria a do Harry?
“). Infelizmente ainda não está a venda oficialmente no Brasil, somente se encontra no mercado paralelo ou importando mesmo.
Nossa experiência com o jogo revelou que, até o jogo 2, ainda é possível jogar meio que cada um por si. Mas a partir do jogo três é praticamente impossível de se jogar sem estratégia conjunta. Demoramos umas cinco partidas para apreender isso. Sim, perdemos umas quatro vezes pelo menos. Depois que pensamos na maneira certa de jogar (“créditos devidos ao Guilherme, que de tanto se sentir frustrado traçou o nosso planejamento para a vitória!”), tudo fluiu bem até o jogo 7. Contudo, fomos derrotados duas vezes antes de vencermos o Você-Sabe-Quem em sua versão mais powerful/motherfucker que aparece apenas como último vilão do último jogo.
Outra coisa interessante é que ele é mais fácil com 2 jogadores que com 3 ou 4, pois os efeitos do mal podem atingir os jogadores mesmo que não seja a vez deles – “logo, quanto mais gente na mesa, mais recorrentes serão os devastadores efeitos das cartas de evento de artes das trevas e dos poderes dos vilões”. Então fica mais emocionante. Por isso, recomendamos mesa cheia sempre.
Se você pensou que eu fosse detalhar cada jogo, errou!
Não quero dar spoiler. Vale muito a pena, principalmente para quem é fã, aproveitar uma oportunidade para adquirir, seja por meio do Mercado Livre, Ludopedia ou trazendo da gringa por meio de lojas especializadas ou na mala quando for pro exterior. É diversão mais que garantida, e por bastante tempo. Sempre vai ter um grupo novo disposto a jogar.
E antes que eu me esqueça, a USAopoly lançou uma expansão em que os heróis se aventuram na Floresta Proibida e enfrentam as criaturas assustadoras de lá. Não posso dizer nada sobre essa expansão além da vontade de adquiri-la. (“Shut up and take my money!”)
Não posso deixar de falar na nossa parceria.
Quando pensar em jogo de tabuleiro, vai lá no site da Bodogami. O Rafa sempre tem muita coisa bacana para oferecer.
Jogadores: 2 a 4.
Tempo: em torno de 1 hora, a depender dos jogadores.
Mecânicas: consstrução de baralho, cooperativo, rolagem de dados.
Domínio: temático/fantasia, jogo de estratégia.
Dificuldade: começa fácil termina médio.
Tema: magia.
Porque gosto desse jogo: porque é emocionante! Cada vilão derrotado, desde o primeiro jogo, incrementa mais e mais a vontade de continuar jogando até o final. E poder vivenciar várias vezes o universo de Harry Potter é muito prazeroso! É um dos nossos xodozinhos da coleção.
Preço na editora: U$S 49,99, mas é possível achar mais em conta na Miniature Market, Amazon ou na CoolStuff.