Meeple Alone: Race For The Galaxy
Por Renato Orosco Brandi
https://boardgamessp.com.br/index.php/2017/12/11/meeple-alone-race-for-the-galaxy/
– “Meu Imperador, o que faremos agora? Quais serão nossas próximas ações? – essas são as perguntas básicas que você deve se fazer para evoluir seu Império em busca do domínio da galáxia e desvendar os segredos dos antigos Soberanos Alienígenas.
Em The Race For Galaxy você trava uma corrida para colonizar a galáxia e se tornar o Imperador mais conhecido do Universo, para isso terá que descobrir novos planetas, colonizá-los, desenvolver novas tecnologias, produzir e comercializar novos produtos.
Esse clássico dos card games do designer Tom Lehman e ilustrações de Martin Hoffmann, Mirko Suzuki e Claus Stephan foi lançado em 2007 pela Rio Grande Games e posteriormente por muitas outras editoras, mas somente em 2014 chegou ao Brasil pela Galápagos Jogos. Apesar de lá fora o jogo já ter algumas expansões, aqui ainda não tivemos nenhuma, mas isso não atrapalha em nada o grau de diversão e rejogabilidade do jogo, já que com a quantidade de cartas da caixa base é possível uma grande quantidade de variações para cada partida; mas fica a nossa torcida para que em breve as expansões sejam trazidas para cá!!!
Quem vê o tamanho da caixa, não imagina o quão grande em qualidade é o jogo, além das belas ilustrações que o mesmo apresenta. Vale ressaltar aqui, um comentário que já ouvi de muitas pessoas sobre a iconografia do Race For The Galaxy, a crítica é sobre a dificuldade de entende-la, talvez isso realmente aconteça nas primeiras partidas, mas a familiaridade com o jogo e cartão de referência (incluso no jogo) resolvem isso rapidamente e não comprometem em nada a sua jogabilidade.
Por ser um jogo relativamente rápido (entre 30 e 60 minutos) é bem provável que você não fique em uma só partida cada vez que jogue.

Mecânicas:
- Ação Simultânea
- Gestão de Mão
- Personagens com Habilidades Diferentes
- Ordem de Fases Variável
Variante solo:
O jogo não apresenta nas suas regras oficiais nenhuma variante solo, mas é possível achar tanto na Ludopedia quanto na BoardGameGeek algumas criadas por fãs do jogo.
A Partida:
Setup Inicial
Para esta partida utilizei a variante “O Primeiro Imperador”:
Mundo Inicial: Nova Esparta
Separe dois conjuntos de decks iniciais sem as cartas extras (Desenvolvimento e Colonização), um será o seu (no caso, o meu foi o amarelo) e o outro o Deck da Sorte (vermelho).
Compre seis cartas e descarte duas.
Embaralhe os quatro Mundos Iniciais restantes no Deck de Compras.
Deixe um espaço na mesa para as fichas de Pontos de Vitória.

Turnos
1º Turno:
A princípio minha estratégia voltou-se a construção de um império com grande poderio militar, já que o mundo Inicial sorteado era militar, porém minhas cartas iniciais não contribuíram para isso; logo de cara já fui obrigado fazer uma escolha difícil de qualquer carta descartar, minha opção foi em não enfraquecer o meu império militarmente apesar de ser um planeta explorável e optei também por ganhar mais pontos no final da partida.

Então vamos ao jogo:

Neste turno tente aumentar meu poder de compra e a opção de jogadas, o Deck da Sorte não me ajudou muito já que repetimos uma ação e a outra ação dele não pude realizar.
Coloquei em jogo o Laboratório de Genética.
2º Turno:

Mais uma vez o Deck de sorte não me foi favorável.
Tentei neste turno procurar uma carta no Deck de compras, mas também não tive êxito e nenhum planeta militar ou produtor veio, então escolhi uma cata que só me serviu como dinheiro para colonizar o Resort Galático (planeta explorável). Já percebi que minha vida não será fácil, fiquei com uma carta na mão, terei que recuperar isso nos próximos turnos, e rápido.
3º Turno:

Não recuperei ainda as cartas na mão, mas minha Descoberta foi bem favorável, consegui usa o poderio militar de Nova Esparta e conquistar o Covil de Nômades Estelares (planeta explorável) que poderá me render algum dinheiro mais à frente.
4º Turno:

Nesta rodada as coisas começaram a melhorar um pouco, já na Descoberta consegui outro planeta que utilizei o militarismo, Raça Aviária Elevada (explorável), que pude colocar em jogo imediatamente graças ao Deck da Sorte. Na minha ação de Venda, consegui obter mais cinco cartas e no Consumo meu primeiro PV (ponto de vitória) e mais uma carta. Terminando o turno com oito cartas na mão, uma boa recuperação.

5º Turno:

Apesar de apenas uma ação utilizável só ter sido sorteado no Deck da Sorte, ela me foi muito útil, pois comprei o planeta Raça Guerreira Rebelde (Militar) que colonizei logo após ter baixado meu desenvolvimento Força Expedicionária que além de aumentar minha força militar me dará nas rodadas futuras a possibilidade de observar uma carta a mais na fase de Colonização. Agora tenho que me preocupar também em escolher um de bom Desenvolvimento de custo 6 para garantir pontos importantes no final do jogo.
6º Turno:

A minha ação de Descoberta nesse turno não foi como esperada, nenhum Desenvolvimento de Custo 6. Colonizei um planeta produtor e consumidor que vai me ajudar bastante a partir de agora, Mundo Próspero (nome bem sugestivo!!! Não acham!?!?)
7º Turno:

Um bom turno para mim, na minha fase de Descoberta finalmente achei o que procurava e desenvolverei a carta já no próximo turno. A colonização de mais um planeta produtor, Mundo Minerador com Bioameaça, irá me garantir mais alguns PVs nos próximos turnos, apesar do jogo estar chegando ao fim.

8º Turno:

O último turno da partida com certeza foi o mais eficiente as cartas do Deck da Sorte foram todas utilizadas e numa combinação perfeita para o que tinha em mente. Consegui colocar em jogo a carta de Desenvolvimento ideal para a estratégia que tinha focado desde o começo do jogo, Nova Ordem Galática, e colonizar a Base Rebelde que me rendeu ótimos 6 PVs e ainda consumi mais alguns de meus recursos ganhando só nesta rodada mais 4 PVs.
Pontuação Final:

Tive uma pontuação muito baixa, não alcancei nem o mínimo de 35 PVs, quem sabe para próxima tenha que escolher uma estratégia focada no consumo de mercadorias.
Considerações Finais:
Jogar uma partida solo de Race For The Galaxy traz o mesmo desafio de montar um império tão competitivo quanto em uma partida com vários jogadores. Nesta variante que escolhi, O Primeiro Imperador (que você encontra as regras em https://www.ludopedia.com.br/jogo/race-for-the-galaxy/anexos/52282) a duração do jogo é delimitada pelo Deck de Compras, então seu controle em gerenciar suas compras faz muita diferença e não podemos esquecer que a estratégia montada pela escolha de seu Mundo Inicial e a sua primeira mão deve ser seu trilho para a condução do jogo, o que não quer dizer que pequenos desvios não sejam necessários.
A variedade de variantes solos de Race For The Galaxy é mais um detalhe que o torna bem atrativo.
Ah! E sua curta duração faz com que cada vez mais você queira bater seus resultados.
Ficha do Jogo:
Jogadores: 1-4
Idade: +14 anos.
Duração: 30 a 60 minutos.
Fabricante/Desenvolvedora: Galápagos Jogos, Rio Grande Games, Giochix.it, Ghenos Games, Gamesinitaly, Gabinete Lúdico, Albi, ABACUSSPIELE
Idioma: Português.
Nota Meeple Alone:

Compartilhe aqui com a gente seus resultados e qual variante mais te atraiu.
Valeu e até o próximo!!!!!