BOARD GAME REVIEW: Tsukiji - Vendendo bem o peixe
Por B. Côrtes
Dois a quatro jogadores digladiam pela riqueza no disputado mercado gastronômico de Tóquio. Sua arma mais poderosa? A especulação.
Lançando mão da arte encantadora do estreante Alex Mamede, o novo trabalho de Leandro Pires simula sete dias de competição entre donos de grandes restaurantes japoneses. Em Tsukiji, o objetivo de cada um é lucrar com a melhor negociação de suas principais matérias-primas – uma variedade de peixes e frutos do mar.
Mecânicas:
– Ação Simultânea
– Colecionar Componentes
– Especulação Financeira
Aprender a mecânica é fácil, mas é preciso um olhar aguçado e muita sagacidade para se dar bem nesse jogo. Na prática, funciona assim: o mercado põe à mesa lotes compostos por três mercadorias (cartas). O passo seguinte é a avaliação das ofertas expostas, momento em que todos indicam, ao mesmo tempo, valores de 0 a 4 – ou cartas de efeitos especiais – para atribuir a cada conjunto. Acabando essa fase, a soma das indicações define os preços dos lotes à mesa que, por fim, se houver interesse, podem ou não ser comprados – o que sobrar, vai para o lixo.
Cada ação é decisiva, mas na fase de avaliações é que a chance de manipular preços se revela. Essa etapa é determinante, pois é aí que as mercadorias em jogo valorizam ou depreciam. Rodada a rodada, é o resultado das avaliações que indica o potencial dos produtos para o que define a vitória: o lucro final.
Para ficar mais saboroso, Tsukiji conta ainda com cartas coringa e yakuza, com efeitos especiais sobre as possibilidades de compra e venda, que podem surpreender e incrementar as estratégias em jogo.
Ao fim das rodadas, sai ganhando quem tiver as mercadorias mais valorizadas pelas transações feitas ao longo da partida. Tudo é convertido em dinheiro, apontando o mais bem-sucedido empreendedor gastronômico de Tóquio!
Impressões do Chef (Considerações Finais)
Para os jogadores mais sagazes, Tsukiji pode ser considerado um excelente filler**.
Com até uma hora de duração, o jogo pede habilidade e atenção, mas flui saborosamente com regras simples e uma arte envolvente. Funciona melhor para mesas de dois a três, garantindo mais controle sobre os efeitos das jogadas. É, enfim, uma boa pedida para repetir várias vezes no fim dos dias de joga.
Pontos positivos:
– Cada partida é única!
O jogo desafia a sagacidade e a capacidade de adaptação ao mesmo tempo em que demanda uma boa percepção estratégica.
– Uma beleza de jogo!
Rica em detalhes e original, a arte dá gosto de ver – e jogar.
Pontos negativos
– A imprevisível mão do mercado…
A mecânica de ação simultânea prejudica a previsão das variações de preço, o que reduz o caráter estratégico do jogo
– Jogando no “AP”*
Muita informação matemática para pouco tempo de decisão pode provocar momentos de “trava”, especialmente quando o número de jogadores é maior.
– A voz da experiência
Quem joga pela primeira vez, muitas vezes não percebe o aspecto tático das jogadas (alguns resultados chegam a parecer aleatórios). Porém, com a repetição, tudo fica mais fácil de compreender.
*AP: Analysis Paralysis é uma expressão que se usa para situações nas quais a decisão de um jogador leva tempo o bastante para ser considerada uma “travada” na fluidez da partida.
**Filler: Em português, algo como “preenchedor de lacunas”. É uma expressåo usada para aqueles jogos mais curtos, perfeitos para partidas naquelas horinhas extras.
IMPORTANTE:
Tsukiji está em Financiamento Coletivo, já financiado e com várias metas sendo batidas!
Não deixe de apoiar!
www.catarse.me/tsukiji
Ficha Técnica:
Jogadores: 2 a 4
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 20 minutos
Tipo: Caixa Básica
Fabricante/Desenvolvedora: Redbox Editora
Idioma: Português
Preço Médio: R$ 149,00
Ótima análise! Eu entrei no financiamento por causa da temática + arte mas não sabia nada da mecânica. Agora ficou mais claro.
É 20 minutos de jogo ou 20 minutos por jogador?
Jurava que ele tinha uma cara de ser mais demorado...
Pela análise deu uma idéia mais clara do jogo. E interessou bastante.
A arte e tema já haviam me agradado, agora, percebendo a mecânica ficou mais esclarecido.
Valeu
AmadeuKaos::É 20 minutos de jogo ou 20 minutos por jogador?
Jurava que ele tinha uma cara de ser mais demorado...
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.