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Regras para balanceamento

Caçadores da Galáxia
  • avatar
    yscalybur29/11/17 12:31
    avatar
    yscalybur
    29/11/17 12:31
    1138 mensagens MD

    Depois de 12 partidas agonizantes e revoltantes, por conta descarado desbalanceamento do jogo, fiz modificações nas regras ( regras da casa ), junto dos amigos do grupo que jogam.

    Esse é o jogo mais quebrado e desbalanceado que já joguei até hoje, incrível como não foi revisado. A sensação é que nunca foi feito playtest.

    Quais os problemas?
    1 - A quantidade de agentes + turnos, não permite que os jogadores desfrutem dos itens que o jogo oferece, obrigando os jogadores a sempre recorrer aos mesmos melhores upgrades, vira uma corrida de quem pega primeiro.
    2 - A quantidade de agentes + turnos, não permite que os jogadores ande na trilha o suficiente para pontuar, e consequentemente fazer uso de vários itens que requer que você esteja avançado em um determinado espaço para ativar os bônus ou possibilitar a compra.
    3 - Muitos upgrades são inúteis em sua eficiência, não vale o custo beneficio, como por exemplo upgrades que retém o dano de alguns monstros.
    4 - Monstros que causam danos 2 ou 3 simplesmente não valem o esforço para mata-los estatisticamente, é melhor gastar agentes com outras coisas
    5 - Armas brancas são de fato péssimas, ja que gastam armaduras para fazer seu uso, e armadura é o componente mais usado em combate.
    6 - A arma Kol especial é obrigatória devido custo x dano que ela oferece. Se você não tiver ela, vai perder pra quem tiver.
    7 - A regra de primeiro jogador do turno, prejudica potencialmente os demais enquanto ninguém anda na trilha. O dinheiro não balanceia de forma competente.


    Depois das mudanças, o jogo ficou interessante, mas ainda limitado, ao menos ficou jogável.

    1 - comece o jogo com 3 agentes, e não 2.
    2 - quando usar o robo em Ulan, não gaste agente pra isso
    3 - quando monstros invadirem planetas que tenham jogadores, os mesmos são obrigados a enfrenta-lo imediatamente. Se não tiver condições, tome 1 dano permanente.
    4 - modifique os custos de uso das armas Kol especial e mk2. Kol especial = custo de munição pra 2. A MK2, mude o custo de energia pra 1.
    7 - Enquanto ninguém andar na trilha, o primeiro jogador é o da esquerda ao que começou.

    Pronto amigo, agora vc tem um jogo mais decentemente balanceado. Boa diversão.



    3
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  • andrenatam
    453 mensagens MD
    avatar
    andrenatam29/11/17 12:39
    andrenatam » 29/11/17 12:39

    Vc já n gasta agente pra alocar seu robô em Ulan....

    A gente tem alguns house rules pra esse jogo, muda bem... n usamos muitos planetas, danos permanentes colocam cubos cinza no lugar dos cubos vermelhos/verde/azul, radiação diminui heal, entre outros...

    0
  • Filipe Oliveira
    627 mensagens MD
    avatar
    Filipe Oliveira29/11/17 12:56
    Filipe Oliveira » 29/11/17 12:56

    Nossa, discordo bastante das suas críticas em relação ao jogo. Desde que o adquiri por meio do financiamento coletivo já joguei diversas partidas, com número diferente de jogadores, e nunca percebemos nenhum desbalanceamento.

    Obviamente há equipamentos e melhorias mais eficazes, mas todas são válidas, se você souber quando e como utilizá-las. Já vi muitas estratégias diferentes, todas plausíveis e com possibilidade de vitória.

    Analisando as suas propostas:

    1. Não vejo necessidade alguma de inciar a partida com 3 trabalhadores. O jogo escalona muito bem, é apertado, sendo essencial saber quando e como utilizar seus trabalhadores. Diversos jogos de worker placement iniciam com poucos “workers”, um exemplo é o Caverna (que possui uma influência inegável sobre o Caçadores da Galáxia), em que inicamos com 2 e os outros não são adquiridos automaticamente, dificultando ainda mais o “avanço”.

    2. Como assim gastar agente para colocar o robô em Ulan? Se vocês fazem isso, já dá pra perceber o erro grosseiro e a crítica sobre o número de trabalhadores perde totalmente o sentido.

    3. Isso gera uma imprevisibilidade e aleatoriedade imensa à partida, principalmente se tratando de um euro. Eu jamais jogaria dessa maneira.

    4. Acho desnecessária qualquer alteração no custo das armas, nunca tivemos problemas em relação a isso.

    Enfim, o jogo está longe de ser perfeito, mas lhe garanto que está mais longe ainda de ser esse caos que você citou.

    Um abraço!

    3
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur29/11/17 13:40
    yscalybur » 29/11/17 13:40

    Filipe Oliveira::Nossa, discordo bastante das suas críticas em relação ao jogo. Desde que o adquiri por meio do financiamento coletivo já joguei diversas partidas, com número diferente de jogadores, e nunca percebemos nenhum desbalanceamento.

    Obviamente há equipamentos e melhorias mais eficazes, mas todas são válidas, se você souber quando e como utilizá-las. Já vi muitas estratégias diferentes, todas plausíveis e com possibilidade de vitória.

    Analisando as suas propostas:

    1. Não vejo necessidade alguma de inciar a partida com 3 trabalhadores. O jogo escalona muito bem, é apertado, sendo essencial saber quando e como utilizar seus trabalhadores. Diversos jogos de worker placement iniciam com poucos “workers”, um exemplo é o Caverna (que possui uma influência inegável sobre o Caçadores da Galáxia), em que inicamos com 2 e os outros não são adquiridos automaticamente, dificultando ainda mais o “avanço”.

    2. Como assim gastar agente para colocar o robô em Ulan? Se vocês fazem isso, já dá pra perceber o erro grosseiro e a crítica sobre o número de trabalhadores perde totalmente o sentido.

    3. Isso gera uma imprevisibilidade e aleatoriedade imensa à partida, principalmente se tratando de um euro. Eu jamais jogaria dessa maneira.

    4. Acho desnecessária qualquer alteração no custo das armas, nunca tivemos problemas em relação a isso.

    Enfim, o jogo está longe de ser perfeito, mas lhe garanto que está mais longe ainda de ser esse caos que você citou.

    Um abraço!


    1 - No jogo inteiro, você só tem 28 trabalhadores para usar, em um total de 9 turnos. Você só conseguira matar monstros fortes a partir do 3° turno e olhe la, ou seja, certamente você vai matar 1 monstro por turno, sendo em média 7 ou 8 monstros. Dos 35 monstros, apenas 10 permite andar 5 na trilha, os demais andam 3 ou menos. Você precisa de sorte para um jogador não combater o monstro forte antes de você, isso se tiver monstros fortes em ullan, precisa de sorte, ou fique gastando créditos pra renovar. De qualquer forma, você mal vai conseguir chegar aos 20 pontos na trilha. Aliado a esses problemas de sorte, tem o do limite de cubos de armadura, mesmo tendo 10 depois de upgrades é pouco. É quase impossível fazer 2 combates em ullan com upgrades devido alto custo do uso das armas e das armaduras. E pra piorar de vez, as armas brancas se tornam fatalmente impossiveis de usar justamente por precisa de cubos de armadura.

    2 - é verdade, não é necessário.

    3 - imprevisibilidade é o que mais tem no jogo, isso é só mais uma. Você precisa de sorte de vir aprimoramento interessante pra comprar, sorte de vir cartas de missão que lhe convém com suas biomassas, sorte para vir monstros que você consiga enfrentar e que seja de biomassa de seu interesse. Aleatoriedade e sorte nesse jogo me impede de classifica-lo como euro.

    4 - A kol especial causa dano de 4 pontos, uma vez que para usa-la custa 1 munição e 2 energias ( 3 cubos ). Enquanto isso, a mk2 custa exatamente a mesma coisa pra causar 2 de dano!!!!! Como você não consegue enxergar esse desbalanceamento? Porque vou querer comprar uma arma que da a metade do dano pelo mesmo custo?



    2
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur29/11/17 13:53
    yscalybur » 29/11/17 13:53

    O jogo só tem uma forma de jogar:

    1 - ter a kol especial + uma arma qualquer
    2 - matar apenas monstros 4x4 / 5x6 / 6x7
    3 - cumprir o projeto do piloto

    Essa receita fixa irritava o grupo. Se saísse desse arroz com feijão, você perde e pronto. Por isso mudamos as regras para possibilitar vencer de outras formas.

    Não falo de achometro, eu fiz vários testes e estudo de custo, e dados do conteudo. Alguns aqui:

    Estudo dos monstros




    Quantidade de Tipo por dano que eles causam x vida deles ( total 35 monstros )
     
    A - 2x2 = 10 / Andam 1 na trilha /  ganha 1 biomassa / 2 creditos estrelares / 1 favor ( desses, 5 são invasores )
    B - 3x3 = 5 / Andam 2 na trilha /  ganha 2 biomassa / 3 creditos estrelares / 2 favor (desses, 3 são invasores )
    C - 4x4 = 5 / Andam 2 na trilha /  ganha 3 biomassa / 2 creditos estrelares / 2 favor
    D - 5x6 = 5 / Andam 3 na trilha /  ganha 4 biomassa / 3 creditos estrelares / 2 favor
    E - 6x7 = 5 / Andam 5 na trilha /  ganha 4 biomassa / 3 creditos estrelares / 2 favor
    F - 7x5 = 5 / Andam 5 na trilha /  ganha 3 ou 4 biomassa  ( todos esses causam algum efeito negativo )
     
    Quantidade por espécie de alien
     
    A – 2 rosa / 2 azul claro / 2 azul escuro / 2 roxo / 2 preto
    B - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    C - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    D - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    E - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    F - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
     
    Ou seja, 7 de cada espécie certinho, distribuído igualmente por grupo.
     
    Primeiras conclusões:
     
    Ontem eu me preparei na ultima jogada pra bater forte, com 8. Fui pra cima dos monstros mais fortes pois vi que o Rodrigo se dava bem com isso, porem me ferrei, porque os monstros mais fortes  grupo “F”, como percebi ontem, são piores que os do grupo “E”, pois eu recebi malefícios em 4 deles. Se eu soubesse disso, priorizaria os dos outros grupos, mas confiei na teoria de matar o mais fortes, sendo que isso não é o mais certo, agora eu sei.
     
    Se vc tiver uma combinação de arma que cause 5 de dano, vc já consegue matar 25 monstros do total, sendo 15 monstros que valem a pena ( tirei os 10 2x2 ). Eu jogando só de Kol especial, fui bem fazendo 58 pontos, pois 4 de dano mata 20 monstros dos 35.
     
    5 espécies de monstros é uma quantidade muito alta pra se dar ao luxo de comprar upgrade que facilite matar 1 ou 2 espécies, teria que ser um upgrade que facilitasse no mínimo com 3 espécies. Isso vale também na hora de comprar cartas de biomassa para completar, precisa ser modesto e comprar do meio do jogo pra frente, pois as que vc vai ter só deus sabe.
     
    Tudo indica, infelizmente, que só existe uma estratégia funcional, que é a já conhecida:
     
    - Comprar armas com dano mínimo de 5
    - Comprar prioritariamente os upgrades solicitados pelo plano do piloto
    - Matar monstros categoria C, D e E
    - Comprar cartas de biomassa do meio pro fim do jogo
    - Comprar medalhas adicionais dourada ou rosa
     
    Esqueça todos os outros upgrades do jogo, não compensa.

    Estudo das armas







    Para adquirir 1 kol especial, precisa de 4 ou 5 agentes.

     
    Opção 1 – 4 agentes ( no começo do jogo, isso dura 2 turnos )
    1° – pegar o Aurum ( 1 amarelo )
    2° - pegar o titanium ( 2 cinza )
    3° - pegar o Theriduim ( 3 preto )
    4° - ir para triiari comprar a arma
    Sobra: 1 preto e 1 cinza
     
    Opção 2 – 5 agentes ( no começo do jogo, isso dura 3 turnos )
    1° - pegar Theridium ( 3 preto )
    2° - pegar Theriduim de novo ( 3 preto )
    3° - pegar o titanium ( 2 cinza )
    4° - ir no planeta fantasma trocar 3 theridium por 1 Aurum
    5° - ir para triiari comprar a arma
    Sobra: 1 preto e 1 cinza
     
     
    Para adquirir 2 fargo r3, precisa de 6 agentes.
     

    1° - pegar 4 creditos estrelares no planeta Aurum
    2° – pegar o Aurum ( 1 amarelo )
    3° - pegar o Aurum clonado o planeta em Arkadia ( 1 amarelo )
    4° - pegar o lutygen ( 2 laranja + 2 creditos + 1 radiação )
    5° - ir para triiari comprar a 1° arma
    6° - ir para triiari comprar a 2° arma
    Sobra: 1 laranja e 2 creditos
     
    Obs: caso vc seja o terceiro jogador, vc pode poupar de ir pra Aurum pegar creditos, pois conseguirá pagar tudo junto 2 creditos iniciais mais 2 creditos que pegará em Prym
     
     
    A outra 2 arma, bem ton MK2, precisamos 4 agentes

     

     
    1° - pegar o Theriduim ( 3 preto )
    2° - pegar o titanium ( 2 cinza )
    3° - ir para triiari comprar a 1° arma
    4° - ir para triiari comprar a 2° arma
     
    ______________________ conclusão inicial _________________________
     
    A gigantesca vantagem de comprar Kol especial, é que alem de precisar de apenas 4 agentes, você poderá comprar uma MK2 com a sobra dos minérios que recolheu, sem te RO trabalho de buscar minérios de novo, essa dupla vai dar 6 de dano em monstro, e não precisa mais que isso no jogo.
     
    Outra vantagem é que vc pode usar somente a KOL especial para matar monstros de até 4 de vida, poupando dar dois disparos, economizando munição e energia.
     
    Outra vantagem é que assim que tiver a KOL especial, já terá grande chances de o quanto antes matar monstros, já que tem rapidamente uma arma de 4 de dano.
     
    Outra vantagem é que ela da um ponto extra de vitoria, pois ela é o dobro do tamanho.
     
    Combinação de somente MK2 é totalmente inviável.
     
    As melhores jogadas, são com certeza, duas Fargo R3 ou uma Kol com MK2
     
     

    5
  • arthurtakel
    1954 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel28/11/19 18:41
    arthurtakel » 28/11/19 18:41

    yscalybur::O jogo só tem uma forma de jogar:

    1 - ter a kol especial + uma arma qualquer
    2 - matar apenas monstros 4x4 / 5x6 / 6x7
    3 - cumprir o projeto do piloto

    Essa receita fixa irritava o grupo. Se saísse desse arroz com feijão, você perde e pronto. Por isso mudamos as regras para possibilitar vencer de outras formas.

    Não falo de achometro, eu fiz vários testes e estudo de custo, e dados do conteudo. Alguns aqui:

    Estudo dos monstros




    Quantidade de Tipo por dano que eles causam x vida deles ( total 35 monstros )
     
    A - 2x2 = 10 / Andam 1 na trilha /  ganha 1 biomassa / 2 creditos estrelares / 1 favor ( desses, 5 são invasores )
    B - 3x3 = 5 / Andam 2 na trilha /  ganha 2 biomassa / 3 creditos estrelares / 2 favor (desses, 3 são invasores )
    C - 4x4 = 5 / Andam 2 na trilha /  ganha 3 biomassa / 2 creditos estrelares / 2 favor
    D - 5x6 = 5 / Andam 3 na trilha /  ganha 4 biomassa / 3 creditos estrelares / 2 favor
    E - 6x7 = 5 / Andam 5 na trilha /  ganha 4 biomassa / 3 creditos estrelares / 2 favor
    F - 7x5 = 5 / Andam 5 na trilha /  ganha 3 ou 4 biomassa  ( todos esses causam algum efeito negativo )
     
    Quantidade por espécie de alien
     
    A – 2 rosa / 2 azul claro / 2 azul escuro / 2 roxo / 2 preto
    B - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    C - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    D - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    E - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
    F - 1 rosa / 1 azul claro / 1 azul escuro / 1 roxo / 1 preto
     
    Ou seja, 7 de cada espécie certinho, distribuído igualmente por grupo.
     
    Primeiras conclusões:
     
    Ontem eu me preparei na ultima jogada pra bater forte, com 8. Fui pra cima dos monstros mais fortes pois vi que o Rodrigo se dava bem com isso, porem me ferrei, porque os monstros mais fortes  grupo “F”, como percebi ontem, são piores que os do grupo “E”, pois eu recebi malefícios em 4 deles. Se eu soubesse disso, priorizaria os dos outros grupos, mas confiei na teoria de matar o mais fortes, sendo que isso não é o mais certo, agora eu sei.
     
    Se vc tiver uma combinação de arma que cause 5 de dano, vc já consegue matar 25 monstros do total, sendo 15 monstros que valem a pena ( tirei os 10 2x2 ). Eu jogando só de Kol especial, fui bem fazendo 58 pontos, pois 4 de dano mata 20 monstros dos 35.
     
    5 espécies de monstros é uma quantidade muito alta pra se dar ao luxo de comprar upgrade que facilite matar 1 ou 2 espécies, teria que ser um upgrade que facilitasse no mínimo com 3 espécies. Isso vale também na hora de comprar cartas de biomassa para completar, precisa ser modesto e comprar do meio do jogo pra frente, pois as que vc vai ter só deus sabe.
     
    Tudo indica, infelizmente, que só existe uma estratégia funcional, que é a já conhecida:
     
    - Comprar armas com dano mínimo de 5
    - Comprar prioritariamente os upgrades solicitados pelo plano do piloto
    - Matar monstros categoria C, D e E
    - Comprar cartas de biomassa do meio pro fim do jogo
    - Comprar medalhas adicionais dourada ou rosa
     
    Esqueça todos os outros upgrades do jogo, não compensa.

    Estudo das armas







    Para adquirir 1 kol especial, precisa de 4 ou 5 agentes.

     
    Opção 1 – 4 agentes ( no começo do jogo, isso dura 2 turnos )
    1° – pegar o Aurum ( 1 amarelo )
    2° - pegar o titanium ( 2 cinza )
    3° - pegar o Theriduim ( 3 preto )
    4° - ir para triiari comprar a arma
    Sobra: 1 preto e 1 cinza
     
    Opção 2 – 5 agentes ( no começo do jogo, isso dura 3 turnos )
    1° - pegar Theridium ( 3 preto )
    2° - pegar Theriduim de novo ( 3 preto )
    3° - pegar o titanium ( 2 cinza )
    4° - ir no planeta fantasma trocar 3 theridium por 1 Aurum
    5° - ir para triiari comprar a arma
    Sobra: 1 preto e 1 cinza
     
     
    Para adquirir 2 fargo r3, precisa de 6 agentes.
     

    1° - pegar 4 creditos estrelares no planeta Aurum
    2° – pegar o Aurum ( 1 amarelo )
    3° - pegar o Aurum clonado o planeta em Arkadia ( 1 amarelo )
    4° - pegar o lutygen ( 2 laranja + 2 creditos + 1 radiação )
    5° - ir para triiari comprar a 1° arma
    6° - ir para triiari comprar a 2° arma
    Sobra: 1 laranja e 2 creditos
     
    Obs: caso vc seja o terceiro jogador, vc pode poupar de ir pra Aurum pegar creditos, pois conseguirá pagar tudo junto 2 creditos iniciais mais 2 creditos que pegará em Prym
     
     
    A outra 2 arma, bem ton MK2, precisamos 4 agentes

     

     
    1° - pegar o Theriduim ( 3 preto )
    2° - pegar o titanium ( 2 cinza )
    3° - ir para triiari comprar a 1° arma
    4° - ir para triiari comprar a 2° arma
     
    ______________________ conclusão inicial _________________________
     
    A gigantesca vantagem de comprar Kol especial, é que alem de precisar de apenas 4 agentes, você poderá comprar uma MK2 com a sobra dos minérios que recolheu, sem te RO trabalho de buscar minérios de novo, essa dupla vai dar 6 de dano em monstro, e não precisa mais que isso no jogo.
     
    Outra vantagem é que vc pode usar somente a KOL especial para matar monstros de até 4 de vida, poupando dar dois disparos, economizando munição e energia.
     
    Outra vantagem é que assim que tiver a KOL especial, já terá grande chances de o quanto antes matar monstros, já que tem rapidamente uma arma de 4 de dano.
     
    Outra vantagem é que ela da um ponto extra de vitoria, pois ela é o dobro do tamanho.
     
    Combinação de somente MK2 é totalmente inviável.
     
    As melhores jogadas, são com certeza, duas Fargo R3 ou uma Kol com MK2
     
     Incrível análise 

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