Mestre dos Dados Resenha #62: Viticulture
Olá galera, estou de volta com mais uma resenha para vocês aqui no canal, porém hoje eu vou tentar um modelo diferente de resenha, vou postá-la de uma forma que não é a habitual das minhas postagens, para assim vocês me dizerem o que acham do novo formato e se acham melhor esse novo ou o modelo antigo que já era de costume aqui no canal. Estou fazendo esse teste, pois acredito que o modelo tradicional poderia está um pouco entediante e bem desgastante para quem estava lendo, nesse novo modelo vou tentar não citar tudo o que vem no jogo, mas sim as coisas mais importantes e dá uma opinião mais detalhada sobre o que eu acho dele. Então, se vocês puderem deixar o que acharam do novo formato eu agradeço muito, isso me ajuda a trazer material de melhor qualidade para vocês, obrigado.
Sobre o Jogo
Viticulture é um jogo para 2 a 6 jogadores, com um tempo médio de 90 minutos, onde cada um dos jogadores serão donos de pequenas vinícolas e de uma pequena adega de vinhos. Os jogadores vão, ao longo da partida, recebendo visitantes durante as estações, colhendo suas uvas e fazendo seus vinhos para atender a demanda de pedidos. Viticulture é um jogo dividido pelas estações do ano e cada turno passa por cada uma das estações, a cada início de uma das estações, ações e vantagens estarão disponíveis para os jogadores, logo, coisas que acontecem no verão não vão acontecer em qualquer uma das outras estações.
Ao longo da partida os jogadores vão acumulando pontos através das demandas atendidas, cartas de visitantes, guiando visitações pela sua vinícola, entre outras formas de se conseguir pequenas quantidades de pontos, ao final de um ano (turno), se algum jogador tiver conseguido juntar 20 ou mais pontos o jogo acaba.
Sequência de Turno
Viticuture é um jogo com mecânicas simples de ações, porém ele tem um diferencial, o qual achei particularmente muito interessante. Como eu falei acima, o turno de jogo é dividido nas quatro estações do ano, e o turno de ações é dividido nas estações de verão e inverno, cada jogador vai ter uma determinada quantidade de trabalhadores para administrar na sua vinícola entre essas duas estações, as ações de verão são diferentes das ações de inverno, e se você colocar um dos seus trabalhadores para fazer alguma coisa durante o verão, esse mesmo trabalhador não vai estar disponível para você durante o inverno.

É um sistema de turno que me agradou muito, você deve pensar bem no que está precisando a cada rodada, pois como as ações não são as mesmas em cada estação, saber colocar a quantidade certa de trabalhadores em cada estação é muito útil para a sua vinícola prosperar rápido, além disso, cada um dos locais de ações do inverno e verão possui um bônus para os jogadores que fizerem a zona de ação primeiro, logo, esse é outro fator que os jogadores devem analisar, já que esses bônus são muito bons para adiantar o seu jogo.
Tabela Matinal que define a ordem e os bônus do turno.
Entre as ações possíveis que os jogadores podem fazer na estação do verão estão, jogar carta de visitante (verão), comprar uma parreira, guiar uma visitação, construir uma estrutura, plantar uma parreira e vender uvas. Já as ações disponíveis no inverno são, comprar carta de demanda, colher uvas de um campo, ganhar dinheiro, treinar novos trabalhadores, atender uma demanda, produzir vinhos e jogar carta de visitante (inverno).
Componentes do Jogo
Visão geral dos componentes do jogo.
Viticulture é um jogo com uma grande quantidade de componentes que vão desde tabuleiro de jogadores, grandes quantidades de cartas, muitos meeples e marcadores de madeira, e um belo tabuleiro de jogo, cada um desses componentes são de uma qualidade muito boa, pelo menos na versão que eu peguei que foi a que a Ludofy lançou aqui no Brasil, e ainda tem um ótimo insert para guardar todas as coisas do jogo.
Marcadores de vidro usados para controlar as suas uvas e vinhos na adega.
Falando um pouco mais sobre os componentes, nós temos uma grande quantidade de cartas, que variam desde as cartas de parreiras, que os jogadores vão poder usar para plantar as suas uvas; as cartas de demandas, que são os pedidos que a vinícola de cada jogador recebe para atender; as cartas de visitantes de inverno e verão, que podem ser usadas pelos jogadores para lhes auxiliarem de várias e várias formas durante uma partida; e por fim, nós temos as cartas de Mama e Papa, que são as cartas que formam o casal dono da sua vinícola, nelas estão descritas os recursos e vantagens iniciais de cada jogador, saber escolher um bom casal inicial pode lhe ajudar a ter um bom começo de jogo.
Cartas de Mama e Papa.
Também temos dois tipos de tabuleiros no jogo, o tabuleiro central, onde todas as ações do jogo acontecem, e o tabuleiro de jogador, onde cada jogador vai poder administrar sua vinícola plantando e colhendo uvas, fazendo vinhos e construindo estruturas para melhor auxiliarem durante todo o jogo. É também no tabuleiro de jogador que cada um vai administrar as suas uvas nos seus recipientes e seus vinhos na sua adega.
Playboard.
Peças do jogador roxo.
Algumas cartas de parreira plantadas em um terreno do jogador.
Agora, um pouco sobre a arte do jogo, o jogo é repleto de belas artes, começando pelo seu lindo tabuleiro central e os tabuleiros de jogadores, ambos têm uma bela arte que retrata bem o período e o tema do jogo, deixando-o muito bonito na mesa de jogo. Além das belas artes dos tabuleiros, temos também ótimas ilustrações nas cartas que retratam imagens reais de pessoas perfeitamente, achei todas muito bonitas e se encaixam muito bem no jogo.
Cartas de visitantes de verão e inverno.
Cartas de Demanda.
Considerações Sobre o Jogo
Viticulture é por completo uma obra de arte, um ótimo jogo com mecânicas muito bem encaixadas, dividindo muito bem as funções das estações do ano no jogo, e fazendo cada jogador analisar muito bem as suas jogadas durante as estações de verão e inverno, já detalhadas anteriornente. Gosto muito da simplicidade das suas ações, porém com um grande nível de estratégia por trás de cada uma delas. Escolhas bem feitas e bônus em determinadas ações podem lhe fornecer grandes vantagens durante a sua partida. Por outro lado, temos as outras duas estações que também não deixam de ser algo importante, a estação da primavera dá a ordem do turno dos jogadores, outra parte muito, mas muito importante no jogo, pois os jogadores iniciais sempre vão pegar primeiro os locais com os melhores bônus, tanto no verão quanto no inverno, porém, jogadores que querem ter o seu turno mais cedo recebem um bônus mais fraco na tabela matinal. E por fim temos a estação do outono, que a meu ver é a menos importante, mas ainda assim crucial para formar a sua estratégia, é nessa estação que os jogadores recebem as cartas de visitantes para serem usadas no verão ou inverno, é muito bom analisar o que você vai pegar para pode se beneficiar da melhor forma possível da carta de visitante.

Moedas do jogo.
Gostei muito da parte onde você deve dividir os seus trabalhadores entre as estações do verão e inverno, fazendo sempre você analisar quais as melhores ações a se fazer em cada estação, é um tipo de mecânica que ainda não tinha conhecido em nenhum outro jogo e que achei muito simples, porém muito boa e bem encaixada no jogo.
Insert do jogo com os seus componentes.
Viticulture, por mais que seja um jogo magnífico, em minha opinião tem uma pequena falha, a grande chance de você conseguir ganhar a partida sem ao menos fazer ou vender um vinho em demanda. Basicamente, os jogadores podem conseguir uma grande quantidade de pontos apenas jogando cartas de visitantes, e isso tira um pouco do foco do tema do jogo, que é a fabricação e venda de vinhos. Em muitas vezes que o jogamos aqui, um amigo de grupo nunca faz nenhum vinho e chega bem mais perto de ganhar do que muitos que ficam produzindo e vendendo vinhos, ele já chegou a ganhar uma vez apenas jogando cartas de visitantes e ganhando pontos na tabela matinal, mas, essa também se torna mais uma das muitas estratégias possíveis de se ganhar o jogo, o que apesar de ser bem fora do contexto do jogo, é um meio viável.
Playboard com construções, vinhos e uvas armazenadas.
Siga a pagina do canal no Facebook:
Mais resenhas do Canal: