Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Lição #3: Crie jogos que jogaria bastante

Lição #3: Crie jogos que jogaria bastante

  • avatar
    Katabrok03/11/17 20:00
    avatar
    Katabrok
    03/11/17 20:00
    291 mensagens MD

    Sejamos honestos, quando você conhece os jogos de tabuleiro modernos tudo são flores. Todos os jogos são sensacionais e interessantes. Bom, ao menos foi assim comigo. Eu conhecia exatamente nove jogos quando comecei a criação de Rogue’s Quest e todos eles eram legais. Até o momento que deixaram de ser…

    Quanto mais jogos você conhece, mais estilos você descobre. Quanto mais vezes você joga um mesmo jogo, mais você percebe suas qualidades e falhas (especialmente suas falhas). Então, depois que conheci mais jogos e joguei mais vezes os jogos que tinha, percebi uma coisa: eu não gosto de jogos solo, só estava interessado neles pela empolgação inicial e pela falta de outros jogos. É importante também tentar perceber por quais motivos você não gosta de um determinado estilo. Sabendo seus motivos, você se conhece mais e sabe quais tipos de jogos evitar e quais buscar. Seja para comprá-los ou criá-los. Eis os meus com relação aos jogos solo:

    • A melhor parte dos jogos de tabuleiro é jogar com outras pessoas, especialmente com quem você gosta;
    • Eu não gosto de enfrentar uma “máquina”, o jogo se torna previsível ou excessivamente aleatório para evitar a previsibilidade. Por isso não sou muito fã de cooperativos também;
    • Gosto de jogos com interação, não precisa ser por combate, mas não vejo muito sentido em jogar algo que cada jogador fica no seu canto, sem influenciar nas jogadas dos outros. Inclusive, a tendência é não haver conversa na mesa, pois todos estão muito concentrados no seu jogo. Jogos solo não tem interação, pela razão obvia de você estar jogando sozinho.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/377b3_fyphcp.jpg
    Ladino sendo atacado por vários guardas em Rogue’s Quest.


    Claro que nada impede de você gostar de jogos solo. Inclusive, é por conta dessa variedade de gostos que temos tantos jogos diferentes. Se todos os game designers gostassem das mesmas coisas estaríamos estagnados. Afinal, cada estilo bebe da fonte do outro, vide a crescente criação de híbridos (ameritrashs + euros).

    Em todo caso, tudo isso reforça ainda mais a Lição #1. Se você fez como eu e começou a criar jogos conhecendo pouquíssimos jogos, você pode se deparar com um desmotivador dos grandes: você pode se descobrir não gostando tanto daquele estilo de jogo. Essa descoberta foi provavelmente o maior motivo pelo qual Rogue’s Quest nunca será finalizado.

    Criar jogos não é uma tarefa fácil, ao menos jogos bons. Portanto, o processo de criação é longo e demorado. Você precisa se divertir durante esse processo, em especial no começo que é a parte mais interessante, pois a criação está fluindo e novos conceitos estão sendo elaborados. Quando chegar na parte de testes exaustivos, se você não gostar do estilo do jogo, não será possível dar a devida atenção aos testes e o processo será muito desgastante, mais do que já é.

    1
    0
    11

  • Canal

    Veja Também

    PinheiroBG

    Veja Também

    Primeira Mordida #32 - Coffee Rush
    Primeira Mordida #31- Power Grid Card Game
    Primeira Mordida #30 - Tigris & Euphrates
    Primeira Mordida #28 - Rebel Princess
    Guia do Criador de Jogos de Tabuleiro

    Comentários:

  • MOITA1980
    987 mensagens MD
    avatar
    MOITA198003/11/17 20:04
    MOITA1980 » 03/11/17 20:04

    Ótima lição, escrevi algo parecido no artigo q foi disponibilizado hoje pela Sherlock. 

    1
  • Katabrok
    291 mensagens MD
    avatar
    Katabrok03/11/17 20:52
    Katabrok » 03/11/17 20:52

    MOITA1980::Ótima lição, escrevi algo parecido no artigo q foi disponibilizado hoje pela Sherlock. 

    Eu li. :) Eurogamers! Ativar! hehehehe :D

    0
  • Mateus bg123
    11 mensagens MD
    avatar
    Mateus bg12304/11/17 01:29
    Mateus bg123 » 04/11/17 01:29

    Concordo com você... Já cheguei a fazer um protótipo bem massa pra depois de algum tempo descobrir que não curtia jogos do estilo que tinha criado... Um bom conselho é pegar seu jogo favorito e estudar suas mecânicas. Assim você pode testar varas vezes o seu jogo que será muito difícil se arrepender da escolha.

    1
  • Fubanga
    517 mensagens MD
    avatar
    Fubanga04/11/17 09:10
    Fubanga » 04/11/17 09:10

    Boa observação. Deixa comigo então que Co-ops e solos são minha praia. haha

    1
  • Katabrok
    291 mensagens MD
    avatar
    Katabrok04/11/17 10:33
    Katabrok » 04/11/17 10:33

    Mateus bg123::Concordo com você... Já cheguei a fazer um protótipo bem massa pra depois de algum tempo descobrir que não curtia jogos do estilo que tinha criado... Um bom conselho é pegar seu jogo favorito e estudar suas mecânicas. Assim você pode testar varas vezes o seu jogo que será muito difícil se arrepender da escolha.

    É uma boa ideia, só ter cuidado para não terminar criando algo muito parecido e sem identidade. O Game Designer tem que ter uma bagagem, assim ele pode criar algo com base em seu estilo predileto e beber de várias fontes para tentar criar algo diferenciado.


    Fubanga::Boa observação. Deixa comigo então que Co-ops e solos são minha praia. haha

    Depois de muita insistência com coops, encontrei alguns que curto, mas é raro. =D

    1
  • Daruruiso
    22 mensagens MD
    avatar
    Daruruiso13/11/17 15:20
    Daruruiso » 13/11/17 15:20

    Grande desafio. Alem da dificuldade de criar um jogo em sí, ele deve ter mecânicas que permitam que "sempre" seja divertido.

    2
  • Daruruiso
    22 mensagens MD
    avatar
    Daruruiso21/11/17 10:02
    Daruruiso » 21/11/17 10:02

    Não sei se é flood mas não queria fazer um tópico só pra isso então lá vai:

    Quais elementos são importantes pra um jogo poder ser jogado varias vezes. Um exemplo de um jogo simples pra varias pessoas é o ludo. Muita gente joga varias e varias vezes e vou falar alguns dos pontos positivos que tem:

    Tensão: de ser morto, principalmente perto da chegada
    Alegria: de dar um 12, chegar no objetivo ou dar aquela kill desejosa.
    Estratégia: de saber com qual peça avançar, quando vale se arriscar, quando vale a pena matar.
    Zoação: ver algum jogador tentar fugir enquanto tira pontos baixos

    0
  • Katabrok
    291 mensagens MD
    avatar
    Katabrok22/11/17 15:52
    Katabrok » 22/11/17 15:52

    Daruruiso::Não sei se é flood mas não queria fazer um tópico só pra isso então lá vai:

    Quais elementos são importantes pra um jogo poder ser jogado varias vezes. Um exemplo de um jogo simples pra varias pessoas é o ludo. Muita gente joga varias e varias vezes e vou falar alguns dos pontos positivos que tem:

    Tensão: de ser morto, principalmente perto da chegada
    Alegria: de dar um 12, chegar no objetivo ou dar aquela kill desejosa.
    Estratégia: de saber com qual peça avançar, quando vale se arriscar, quando vale a pena matar.
    Zoação: ver algum jogador tentar fugir enquanto tira pontos baixos

    Acho que sua questão é com relação a rejogabilidade de um jogo, isto é, o quanto ele varia de partida para partida. Normalmente, o pessoal aumenta a rejogabilidade com elementos aleatorios durante o setup do jogo: tabuleiro modular, objetivos variaveis, etc.

    A lição não é exatamente sobre isso, mas também é um ponto importante pensar na rejogabilidade... Não sei se respondi sua dúvida, mas sinta-se à vontade para continuar o debate. =)

    0
  • Daruruiso
    22 mensagens MD
    avatar
    Daruruiso22/11/17 17:01
    Daruruiso » 22/11/17 17:01

    Eu quis dizer que no ludo sempre tem essas sensações. Há jogos que você não se importa muito com algumas coisas após rejogar, mas no caso do ludo você sempre tem essas emoções.

    Mecânicas diferentes hein... bem há três jogos que estou editando para ser assim. Em dois deles você pode escolher n armas diferentes e no último você escolhe andar por caminhos diferentes, andar em equipe ou tentar ir solo se conseguir bons equipmentos

    1
Responder
Lição #3: Crie jogos que jogaria bastante
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.