A quanto tempo? Como tem estado suas jogatinas com os amigos?
Bem, temos jogado vários jogos diferentes!
É incrível como existem mecânicas variadas não é?
Muito! Cada uma com características mais interessantes que a outra.
Gostou das do Jogo de Ur?
Sim! Achei legal como ele percorreu o tempo.
Ah sim, poucos jogos antigos conseguiram ir deixando traços em nossa história.... Traços marcantes que pudessem ser percorridos por seu caminho como João e Maria marcando uma trilha com pão. Alias, gostaria de lhe contar hoje uma história como essa.
Marcar caminhos com pão? Já cansei deJoão e Maria...
Não! Rs... Algo parecido com jogar migalhas....
SEMEANDO OS PONTOS! A HISTÓRIA DA MANCALA
Africa, centro-leste, Sul da Asia, são muitos os lugares por onde a mancala se espalhou no mundo. Entretanto não foi um jogo que atingiu uma popularidade equivalente nos países mais ao Oeste.
Alias, nesses países a Mancala é muitas vezes referida como se fosse apenas um jogo só, o que de fato não é verdade. Existem diversos tipos de jogos de Mancala diferentes. O que muitos tem em comum, entretanto, é o fato de que são basicamente jogos para dois jogadores em que ambos realizam movimentos de peças ao longo de tabuleiros compostos por pequenas concavidades.
Oware, um clássico da Mancala Um tabuleiro diferente
Se vamos trazer uma imagem da mancala em nossas mentes então é legal utilizarmos o Oware.
Esse jogo foi o jogo de Mancala mais difundido especialmente na Africa e é conhecido em muitos lugares com diversos outros nomes como Awari, Awélé ou Warri dentre outros.
Os tabuleiros podem variar pouca coisa, mas basicamente consistem em duas linhas de 6 poços ou concavidades onde haverão 4 “sementes” em cada uma. Cada jogador é o possuidor de uma das linhas.
O objetivo principal do jogo é “capturar” as sementes dos adversários. Isso é feito em turnos da seguinte forma:
1) O jogador do turno escolhe uma das concavidades que tenha pelo menos uma semente.
2) Ele recolhe todas as sementes e inicia uma ação de “semear” todos os poços seguintes depositando uma semente em cada um obrigatoriamente.
3) Ele vai fazendo essa ação até terminar. Nesse ponto devemos observar a ultima concavidade. Sendo ela pertencente a linha do adversário e contendo ela 2 ou 3 sementes o jogador captura ou “colhe” todas para si. Logo então ele olha o buraco anterior e se este também tiver 2 ou 3 ele colhe também seguindo esse efeito por todos os buracos até chegar em sua própria linha ou até não haver mais essa condição de sementes.
A colheita de uma cavidade com 2 sementes
A chave do jogo é semear de forma a conseguir colher o máximo possível de sementes no solo do oponente e deixar o mínimo possível aberto para ser colhido no seu próprio solo.
O Oware é um dos mais simples dos jogos de mancala. Como eu te disse, a mancala não é UM jogo, mas vários tipos de jogos. Talves um dos mais complicados seja o Bao. Este tipo, mais jogado no leste da Africa, tem 4 linhas de 8 buracos e uma lista enorme de maneiras de se vencer, direções variadas de semear os solos e distribuição das sementes.
Um assustador tabuleiro de Bao
Temos ainda tabuleiros simples de três linhas na Etiópia e na Eritreia e até os complexos de 24 buracos, jogados na Transilvania.
A difusão dos jogos de mancala se espalharam pelo mundo com as rotas escravistas. O Oware por exemplo, foi trazido para o caribe com o comércio de escravos e foi recriado no próprio solo. (Claro, podemos imaginar a simplicidade do jogo que requer apenas alguns buracos e peças para as sementes que podem vir a ser simples pedras).
Mancalas em qualquer lugar! Quem precisa de tabuleiro....
O mesmo ocorreu com os Omanis no leste africano, que comerciavam escravos de Moçambique os quais levaram uma mancala de 4 linhas, que jogavam em sua terra natal, com eles e que chamavam de Njomba. Esta acabou se espalhando para a França com o comercio escravista nas colônias francesas com o nome de Makonn.
Hoje em dia, além do próprio jogo, a mancala acabou entrando até mesmo como mecânicas dentro de outros jogos modernos como Trajan ou Five Tribes. Tornando-se parte deles e aumentando ainda mais a sua influência no mundo, a mancala vai se enraizando ainda mais no nosso universo boardgameriano!
Preciso ir agora, esse papo me lembrou que eu não cuidei do meu jardim hoje.
Até a próxima.
Fontes:
Bbc.co.uk
Medium.com, History of BG
Its All a Game - History of BoardGames, Tristan Donovan
awele.info
List of Mancala Games in BGG