O que da para Jogar ? #12: Black Stories
Olá galera, voltando com mais um “O que dá para Jogar?”, post esse dedicado a falar rapidamente de jogo simples e rápidos, hoje trazendo o jogo Black Stories, um card game de adivinhação bem simples, mas que pode deixar todos os jogadores por algum tempo “enganchados” na resolução de um enigma.
Temática
Black Stories possui um tema bem mais voltado para o mistério, o jogo não se passa em uma época específica, isso varia de uma carta para outra que vai sendo jogada a cada partida do jogo, mas todas as suas cartas envolvem um mistério por trás delas.
Sobre o Jogo
Em Black Stories alguns grupos de jogadores se juntam para descobrir um mistério que vai ser lançado a cada partida, um jogador encarregado de falar o inicio do mistério, e o restante do grupo fica de descobrir o porquê do mistério.
É bem simples, um jogador pega uma das cartas de mistérios na caixa do jogo, na parte da frente da carta conterá o início de um mistério em uma frase bem curta e uma ilustração, como por exemplo: “um carro é encontrado embaixo da ponte com um corpo dentro”, a partir dessa frase os jogadores que estão tentando descobrir o mistério podem, uma vez por rodada, fazer uma pergunta ao dono do mistério, onde a resposta dele só pode ser sim ou não.
Os jogadores vão fazendo perguntas e juntando as informações recebidas pelo dono do mistério, através das perguntas é que o grupo vai chegando à solução sobre como o carro foi parar embaixo da ponte e porque havia um corpo dentro dele.
O jogo acaba quando o grupo descobre o mistério que está escondido atrás da carta, eles não precisam falar exatamente o que está escrito, algo bem parecido pode ser dito e aceito pelo jogador que e o dono do mistério.
Considerações sobre o Jogo
Black Stories é um jogo para jogadores com boa memória e um ótimo senso para capturar informações e conseguir juntá-las, pois se os jogadores não tiverem nenhum desses dois fatores, eles podem passar muito e muito tempo para tentar descobrir o mistério, chegando a um ponto em que a partida passa de empolgante para entediante, já aconteceu algumas vezes isso aqui, um mistério mais “complicado” de se resolver que fez com que passássemos mais de uma hora nele, chegando a um ponto em que algumas perguntas já tinham sido repetidas um monte de vezes, nesse ponto do jogo o pessoal já estava bem desanimado. Uma boa dica seria marcar um tempo para os jogadores descobrirem o mistério, isso dá a eles uma empolgação a mais para desvendá-lo o quanto antes, e caso não se descubra no tempo estimado todos perdem.

Black Stories é um jogo muito bom e muito divertido, que pode ser jogado em grupos com qualquer quantidade de jogadores, o que é uma grande vantagem, o seu problema é que se você o joga sempre com o mesmo grupo ele não vai ter uma rejogabilidade, já que uma vez descoberto o mistério, todos do grupo vão saber e não vai mais ser possível usá-lo novamente.
Siga a pagina do canal no Facebook:
Mais material O que da para Jogar? do canal: