Solar ou Não Solar, Eis a Questão!
Por Renato Orosco Brandi
https://boardgamessp.com.br/index.php/2017/10/09/solar-ou-nao-solar-eis-a-questao/
Numa época onde os jogos eletrônicos e as conversas virtuais estão cada vez mais em altas, a comunicação “olho no olho” está se tornando cada vez mais rara. As brincadeiras de crianças também estão quase se extinguindo, mas uma luz no final do túnel aparece: os board games ou jogos de tabuleiros. A competição sadia, ou a cooperação entre os jogadores para vencer um inimigo comum, começa a ganhar mais espaço entre as pessoas e o crescimento de editoras e de publicações nacionais fazem que cada vez mais o hobby ganhe destaque.

Alguns jogos com variantes solo
É claro que um dos principais objetivos dos jogos de tabuleiros é a interação entre as pessoas: reunir os amigos em torno de uma mesa para evocar monstros e destruir seu inimigos, impedir que seres ancestrais acordem de seu sono milenar e destruam a Terra, ser o sucessor do Bobo da corte, reviver as clássicas guerras dos Highlanders, sobreviver a um naufrágio em uma ilha cheia de perigos, estar imerso no período colonial brasileiro e a disputa entre os escravos, são estes alguns dos muitos temas que podemos encontrar nos “board games modernos”, que além disso também podem facilmente ser utilizados para uma ótima aula em escolas — mas esse já é um assunto para outro artigo.

Enfrentando o Cthulhu em Elder Sign
Mas sabemos que na correria do dia a dia nem sempre conseguimos nos reunir para aproveitar esse prazer que os nossos jogos nos proporcionam. Então, o que fazer? Deixá-lo parado em uma bela estante para servir de decoração até que consiga juntar algumas pessoas para colocá-los na mesa? Não esqueça, seu board game também tem sentimentos, ele pode ficar bem triste e para que isso não aconteça existe uma solução: as variantes solo.
Alguns jogos em suas versões originais já vêm com as regras para uma partida solo e em outros casos é possível encontrar na Ludopedia e em sites especializados tais regras criadas por fãs, que tentam ao máximo manter o intuito inicial do jogo adaptando alguns detalhes para que seja possível o mesmo nível de diversão ou desafio.

Setup Inicial de Senhor dos Anéis Card Game

Partida difícil tentado fugir de Dol Guldur em Senhor dos Anéis Card Game

O rápido mas não menos desafiador Flip City
Bom, você pode me perguntar: mas então a questão da interação foi deixada de lado novamente? Onde está o desafio aí? Respondo: a interação continua, mas de uma forma diferente. Compartilhar suas vitórias ou pontuações alcançadas, ou mesmo táticas erradas, se tornam motivo de algum tempo de conversas divertidas. O desafio aumenta a cada partida jogada, a vontade de se superar ou de vencer aquele jogo que sempre te derruba é garantia de adrenalina na certa!!!!
Nunca jogou solo? Então pegue seu jogo favorito e descubra o prazer de uma partida desafiante.
https://boardgamessp.com.br/index.php/2017/10/09/solar-ou-nao-solar-eis-a-questao/