Por Humberto Cotta, autor do Creepers
Existem varias perguntas para responder antes de lançar seu jogo comercialmente.
Apresento aqui a 1ª por onde tendemos a começar:
Quem é o público-alvo?
Vamos começar construindo esse sujeito que quando vir o seu jogo na estante da loja, ou sendo jogado, vai pensar: “Caramba maluco, preciso jogar isso! SHUT UP AND TAKE MY MONEY”!
Não basta definir se ele prefere sorte ou estrategia, euro ou ameritrash, coca ou dolly. Isso é importante, mas é só o começo.
É necessário pensar no grupo de jogadores que essa pessoa tem, na frequência que eles jogarão sua obra e na sensação que procuram.
Uma solução para essa questão é construir literalmente esse sujeito, dando-lhe um nome e uma história.
Apresento para vocês o Josias, um cara que não conheço, mas já considero pacas. Foi pensando nele e em sua família que desenvolvi um jogo.
Josias curte boardgames e jogou bastante RPG na adolescência. Hoje tem 35 anos e é casado com Joana, que também gosta de Carcassone e Dixit. Eles tem 2 filhos, Jeremias de 11 e Jessica de 9. Com os filhos nessa idade ele procura um jogo para toda sua família que tenha as seguintes características:
1. Tema e regras leves para toda família
2. Curto, para todo mundo manter o foco
3. Com desafio suficiente para manter todos interessados
Tomando essas premissas foquei na produção de um jogo com tema de Natureza(camaleões fugindo de predadores), com somente duas mecânicas (tile laying e hand management) duração média entre 7 a 10 minutos por player (foi mal Josias, é oq deu) e com alguma estrategia para ele e a Jessica disputarem e uma pitada de push your luck para os filhos se divertirem. Certeza que ele vai ficar louco para levar esse pra casa!
Claro que seu jogo não ficara restrito a esse grupo, mas te-los em mente vai te ajudar a tomar as decisões mais acertadas, prometo!
Podemos ver esse pensamento do grupo/publico-alvo em vários jogos comerciais Quer ver?
- Munchkin: Pessoal que jogou RPG no ensino médio e hoje, na faculdade, se encontram para rir e relembrar
- Dixit: Para quando voce recebe amigos não iniciados no Boardgame e quer causar uma boa impressão
- Zombicide: Para quem curte zumbis, cultura pop e trabalho em equipe.
O trabalho de game designer de jogos comerciais não é focado na sua satisfação e sim na satisfação dos outros, no meu caso na do Josias.