brhilton2::Achei bem caro, ... mais caro que o Terraforming Mars (que tem milhares de peças)... que o Cyclades, que o Órleans, que o Euphoria, que o Ticket to Ride, que o Suburbia...
Será que é preço de lançamento e depois vai estabilizar? O a coisa tá começando a inflacionar?
Afina, esse jogo é legal ao ponto de valer os R$ 320 que tão cobrando? [foi uma pergunta retórica... eu conheço o jogo]

Sem querer defender o preço do jogo (porque no absoluto também achei caro), ele está relativamente dentro dos padrões do mercado. O Indian Summer - que é basicamente tiles - está na casa dos 240. Efetivamente a editora com os melhores preços tem sido a MeepleBR (Terraforming e Orleans), mas há de se considerar que essa versão do Tikal é a de peças de resina que encarece consideravelmente o jogo. Não esperava o Tikal abaixo dos 300 haja visto que o Mexica, quando chegou há dois anos atrás também veio nessa faixa. Eu acho um jogão e a nova versão é muito bonita. Na realidade do mercado de hoje, pensando relativamente, é um 300 que vale.
Agora, eu concordo que a essa "realidade" do mercado está cada dia mais irreal. O preço dos jogos estão estabilizando numa média de 250-350, o que exclui muita gente. Acho péssimo e acredito que - para além da discussão de custos e inpostos - existe uma cultura do preço dos jogos estabelecido, em grande parte, pelos próprios membros do hooby (basta ver o preço que é pedido em jogos aqui na Ludopedia sob a justificativa de que "tem quem pague" ou "se você importar fica mais caro", ou seja, um tensionamento máximo do preço. As editoras parecem absorver essa mentalidade. Preferem vender pouco e caro do que muito e barato. É um espelhamento da mentalidade em geral do hobby.