Boa, concordo! Sobre a questão do equilíbrio, acho que muitos playtesters já entram achando que o jogo já está formado e que só está faltando equilibrar cartas ou ver se não há nenhuma quebra. Pelo menos pra mim, essa parte eu faço 90% sozinho. Quando coloco na mesa com o público estou interessado em outras coisas como observar a jogabilidade, entender melhor o que faz alguém jogar bem naquele sistema, o que deve ser incentivado ou explorado mais, etc.
Quanto mais o jogo está no estágio inicial, mais ele está suscetível a mudanças de caminhos. Então, é a fase em que menos temos um jogo e, por isso, as contribuições dos testers são muito importantes.
Mas acho que muito deles não entendem essa questão do estágio do desenvolvimento do jogo e a expectativa é quase sempre de você colocar um grande jogo na mesa, mesma que vc tenha acabado de iniciar o projeto.
Neste estágio inicial, em que a ideia ainda está na forma mais bruta, considero melhor jogar com players mais experientes e quem você conhece o estilo. Para lapidar.
Depois, em uma fase mais intermediária, testes aleatórios são muito bem-vindos.
Abraço Rodrigo!