Em The Golden Ages, você conduz suas civilizações ao longo da história. O jogo dura quatro eras diferentes, durante as quais você desenvolve tecnologias, cria artes plásticas, constrói edifícios e constrói maravilhas. Você enviará exploradores para descobrir os continentes, cidades encontradas em terras distantes, e enviará seus soldados em batalhas.
Há muitas maneiras para marcar pontos (artistas, julgamento da história, maravilhas, tecnologias, ataques, dinheiro, tecnologias secretas do futuro, etc.), e depois também muitas maneiras diferentes de alcançar uma vitória.
Você terá sucesso em evoluir sua civilização ao longo da história, oprimindo seus adversários no caminho para a glória?
The Golden Ages é um jogo de Civilização e Expansão Territorial, do designer, Luigi Ferrini e arte de Alexandre Roche. Lançado em 2014, de 2 a 4 jogadores, com duração média de 90 minutos. Possui como mecânicas principais a Alocação de Trabalhadores, Colocação de Peças, Controle/Influência de Área, Seleção de Cartas e Tabuleiro Modular.
Setup:
Coloque o tabuleiro central na mesa e o tile de continente no meio do tabuleiro.
Embaralhe as cartas de civilização por era, então entregue uma carta de cada Era para cada jogador.
Embaralhe as cartas de tecnologia futura e entregue uma cada jogador (estas cartas são como objetivos secretos).
Embaralhe as cartas de construção por era, então vire a quantidade de cartas de acordo com a quantidade de trabalhadores (exemplo: em um jogo com 3 jogadores, vire 3 cartas de construção).
Embaralhe as cartas de “Pontuação da Era”, e vire 5 delas.
Vire todas as cartas de maravilha independente da quantidade de jogadores. Embaralhe os tokens de guerra.
Cada jogador escolhe uma cor, pega sua capital e os 3 trabalhadores correspondentes. Pegue os tiles de tecnologia e coloque em cima do player board, de acordo com cada tecnologia.
Na primeira era, começando pelo primeiro jogador, e seguindo em sentido horário, cada jogador coloca um tile de continente e coloca adjacente a outro tile já colocado anteriormente. Em seguida, o jogador escolhe um terreno onde irá colocar sua capital, assim como todos os 3 trabalhadores. Nas eras seguintes, os jogadores podem escolher mudar sua capital para o tile recém colocado. Após todos os jogadores terem colocado um tile de continente e mudado sua capital (ou não), o turno dos jogadores começa.
Os jogadores vão fazendo uma ação por vez, até quando um jogador não quiser/não puder fazer mais ações, e iniciar a Golden Age.
Os jogadores podem fazer 8 tipos de ações, 4 ações que usam trabalhador, e 4 ações que não usam um trabalhador.
Ações que usam um trabalhador:
Explorar:
Os jogadores podem movimentar o meeple ortogonalmente, de acordo com a sua trilha de tecnologia. Por exemplo, um jogador que já tenha desenvolvido o “trem”, pode ser mover até 3 espaços. Quando um trabalhador termina seu movimento em um local com um símbolo, significa que ele controla aquele lugar, e ganha moedas de acordo com o recurso e sua trilha de tecnologia. Após o jogador terminar seu movimento, caso não tenha nenhuma outra cidade naquele espaço, ele pode fundar uma cidade, e ganha moedas de acordo com sua trilha de desenvolvimento. Após ação de explorar, o jogador deve deitar seu trabalhador para informar que já usou ele neste turno.
Comprar uma construção:
O jogador pega um trabalhador que esteja de pé (ou seja, que ainda não foi utilizado) e o deita no “Agora”, então escolhe uma das cartas de construção disponíveis e coloca em seu player board. No inicio do jogo, o jogador pode ter apenas uma carta de construção, mas pode liberar mais espaços de acordo com a sua trilha de tecnologia. Um jogador só pode ter 3 cartas de construção no máximo. Os jogadores podem comprar uma construção e descartar outra.
Ganhar 3 pontos:
O jogador simplesmente pega um trabalhador que esteja em pé, e o deita no “Agora” e ganha 3 pontos.
Atacar:
O movimento, funciona como a ação Explorar, mas o jogador deve pagar moedas de acordo com a quantidade de vezes que atacou no jogo. O primeiro ataque custa 3 moedas, o segundo 5, o terceiro 8 e o quarto 12 moedas. Ou seja, guerrear vai ficando mais caro conforme as nações vão se desenvolvendo. Todos os trabalhadores dos oponentes voltam a capital, e as cidades voltam pra o player board. Em seguida o atacante pega um “Token de guerra” e coloca no espaço apropriado em seu player board. Não é possível atacar uma capital. Um jogador só pode atacar no máximo 4 vezes durante o jogo. Então, o jogador atacante ganha moedas por controlar e aquele recurso, e por fim, pode fundar uma cidade e ganhar mais moedas.
Ações que não usam um trabalhador:
Construir uma maravilha:
O jogador escolhe uma das cartas de maravilhas disponíveis, e paga o seu custo em moedas. Algumas maravilhas possuem desconto caso o jogador tenha uma carta de civilização correspondente. Não há limite de cartas de maravilha que um jogador possa ter.
Ativar uma carta de construção ou maravilha:
Os jogadores podem ativar, uma vez por era, uma carta de construção ou maravilha e ganhar seu beneficio.
Desenvolver tecnologia:
Os jogadores pagam o custo em moedas e desenvolvem uma tecnologia de seu player board. As trilhas de tecnologia devem ser desenvolvidas da esquerda para a direita. Exemplo: Um jogador só pode desenvolver “genética” após desenvolver “medicina”.
Iniciar uma Golden Age:
Quando um jogador não tiver mais nenhum trabalhador em pé, ele pode iniciar uma Golden Age. Então ele escolhe uma das cartas de “History’s Judgement/Pontuação da Era”, e não joga mais neste turno. Ele também vira sua capital para o lado com o símbolo de $ 2 moedas. Toda vez que for sua vez de jogar novamente, então ele ganha 2 moedas. Isso faz com que os oponentes não fiquem jogando muitas vezes. Todos os jogadores irão pontuar de acordo com a carta de “Pontuação da Era” escolhida.
O jogo se encerra após a Quarta Era e é feita a pontuação Final.
Pontuação Final:
Os jogadores ganham ponto por:
1 PV para cada 3 moedas.
PVs de acordo com o verso dos tiles de tecnologia.
PVs de acordo com o verso dos tokens de guerra.
PVs de acordo com a carta de tecnologia futura (objetivo secreto).
Pensamentos Finais:
Os componentes e arte do jogo são bem feinhas, os versos das cartas são iguais, só mudando a cor, sem mais nada para diferenciar se são cartas de maravilha, de civilização, etc. Os benefícios das cartas estão tão pequenos que fica difícil visualizar, tem que ficar olhando o manual até se acostumar com as regras. Parece um jogo de 12 anos atrás.
Mas tirando a arte do jogo e os componentes, o jogo é ótimo, as regras são fáceis de ensinar e aprender, o jogo joga muito rápido, cerca de 25 minutos por jogador, isto é claro, depente do AP de cada jogador, já tive jogo em 3 jogadores que durou cerca de 40 minutos. As mecânicas são bem amarradas. As trilhas de desenvolvimento no player board fazem total sentido, primeiro tem que desenvolver “Metalurgia”, pra depois desenvolver “construção”, “Engenharia” e por fim “Ciência da Computação”. A temática do jogo deixa um pouco a desejar, mas se tratando que é um jogo Euro, a temática fica em segundo plano. A mecânica de guerra é simples, atacou, pagou, ganhou. O fator guerra não é tão importante, pois guerrear é custoso, e para quem perde, não sofre tanto também, apenas retirar seus trabalhadores para sua capital.
Eu realmente gostei bastante do jogo, é rápido, fácil, gostoso de jogar. Você realmente tem a sensação de estar construindo uma civilização, principalmente com a trilha de tecnologias em seu player board.
Prós:
Jogo muito rápido
Regras simples
Civ-Euro
Mecanicas Amarradas
Contras:
Artes e componentes feios