Sobre Board #11: Protótipos
Olá galera, de volta com mais um material do “Sobre boards”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mundo dos boardgames, e o assunto de hoje é um que eu estava a muito tempo querendo dividir com vocês, os protótipos.
Já está com algum tempo que eu venho vendo nos grupos relacionados a boardgames, a grande quantidade de jogos sendo desenvolvidos por jogadores que almejam algum dia ter o seu jogo lançado aqui no Brasil, e esse número vem crescendo exponencialmente a cada dia, assim como todo o mercado relacionado a boardgames. Quanto mais jogadores, mais jogos serão traduzidos para nossa língua, mais lojas vendendo jogos, e sendo assim, por que não mais gente querendo fazer o seu próprio jogo?

Eu acredito que já passou pela cabeça de muitos e muitos jogadores quando estão jogando, ou em algum outro momento, que eles teriam a capacidade também de fazer um jogo, “pô, se ele conseguiu fazer esse jogo eu também consigo fazer um”. É aí que começa a grande caminhada desse sujeito, com uma simples ideia. Eu mesmo já passei por isso, quando estou lendo ou vendo alguma partida de boardgame, eu fico sempre pensando e analisando quais mecânicas se encaixariam nesse jogo, sobre como uma house rule poderia melhorar aquele jogo, para mim isso é inevitável, mas na verdade nunca chego a realmente mexer nas regras de um jogo. Assim, um belo dia comecei a anotar em pedaços de papel no meu trabalho ideias de como seria um jogo perfeito (ou pelo menos jogável) para mim, eu já cheguei a falar muitas vezes aqui que jogava RPG de mesa, e durante mais de 10 anos fui e ainda sou o mestre do meu grupo de D&D, e na minha cabeça, se eu conseguia criar uma história e regras variadas que faziam meu grupo voltar toda semana para jogar, eu também poderia criar um conjunto de mecânicas para fazer o meu jogo. Fui, ao longo de vários e vários meses, fazendo anotações e analisando como e quais mecânicas se encaixariam melhor na ideia base que eu tinha, e após mais ou menos um ano juntando e anotando todas as ideias que eu tinha, cheguei a um material jogável.

Imagem do protótipo de Condenados Boardgame, projeto esse que acompanho a algum tempo.
Cheguei a fazer dois projetos, um fan made do Harry Potter e um jogo estilo idade das trevas de caçada. O jogo do Harry Potter está quase 100%, falta apenas a parte visual, pois estamos enfrentando alguns problemas para finalizar devido ao meu designer estar sempre muito atarefado, mas já cheguei a postar aqui uma resenha dele e o seu manual (que vai ser revisado futuramente para a mudança de algumas regras), um dia eu pretendo finalizá-lo e disponibilizar de graça para todos os fãs da saga. Esse jogo, do Harry Potter, sei que não tem nem como eu lançar aqui no Brasil, devido aos direitos autorais, mas o outro eu gostaria de lançar se possível, mas eu conheço as limitações da minha cidade e sei que aqui na região não tem uma gráfica capaz de produzir um material de boa qualidade, então esse vai ficar no papel até um dia eu descobrir o que fazer com ele.
Uma carta de local do meu projeto do Harry Potter.
Bem, eu já enrolei demais e acredito que ainda não cheguei ao objetivo desse post. No geral, o pessoal do boardgame é bem unido, sempre ajudando e auxiliando outros membros nos grupos e tópicos relacionados aqui na ludopedia e no facebook. Eu já cheguei a conhecer pelo facebook alguns desenvolvedores de jogos, alguns que já tiveram seu jogo lançado, como é o caso do Thiago Henrique com o jogo Possessão Arcana da editora Skerlock SA, e outros, que como o Zé Roberto do jogo Mundus: IMPERIAL, que ainda estão desenvolvendo e caminhando por essa dura estrada. A ideia desse post seria para que aqueles que tem o seu projeto em andamento ou finalizado possam ajudar, dar dicas ou auxiliar outros desenvolvedores, toda ideia e ajuda é sempre bem vinda nessas horas, e uma mão amiga mais experiente pode ajudar muito.
Imagem do protótipo do Mundus: IMPERIAL.
Deixem suas ideias ou ajuda para quem está nesse caminho de criar o seu jogo, mesmo que muitos não cheguem a lançá-lo, acredito que como eu, ele vai se sentir muito gratificado em ver que todo o seu trabalho teve um resultado final.
Imagem do novo projeto da Sherlock SA, Yuzen: Essência do Mundo.
O Thiago Henrique já está produzindo um material que eu estou compartilhando na minha página, sobre tudo o que ele passou para lançar o Possessão Arcana, é um material muito bom e pode ajudar bastante quem está criando o seu jogo. Vou deixar os links logo abaixo para quem quiser dá uma conferida.
Post 1: Prototio ou Projeto Piloto:
Post 2: Medo que copiem meu Jogo:
Post 3: Testar, Testar e Testar:
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