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  3. Feedbacks silenciosos durante um playteste

Feedbacks silenciosos durante um playteste

  • avatar
    opiumseed04/09/17 13:00
    avatar
    opiumseed
    04/09/17 13:00
    75 mensagens MD

    Playteste é o momento crucial do processo de design de um jogo. É quando sua ideia e seu talento são postos à prova. E os seus playtesters, que em geral são seus amigos, sabem disso, e não querem te magoar.

    Por isso, você precisa procurar pelo que não é dito durante a partida. Do contrário, os playtestes vão te levar no máximo apenas até um jogo que funciona, mas que ainda está a léguas de distância de ser realmente bom.
    Algumas dicas que aprendi na prática com meus parceiros da Mansão:


    ENFATIZE OS MOMENTOS DE DIVERSÃO
    Observe em quais momentos as pessoas riem, se animam, se zoam, ficam tensas ou com expectativa. Esses são os momentos em torno dos quais seu jogo deve girar, mesmo que não tenha sido essa sua ideia inicial.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/5e385_f9w0ai.jpg



    RECONHEÇA QUANDO O JOGO NÃO ESTÁ ENGAJANDO
    Observe também em que horas as pessoas parecem entediadas ou desengajadas. Queixo apoiado na mão, tirar o celular do bolso, são sinais de momentos em que o jogo não está entretendo. Se for durante o turno de outro jogador, significa que o downtime do seu jogo está alto. Será que é possível que as ações do jogador ativo tenham mais consequência nas decisões dos jogadores inativos? Se for no turno delas, é sinal de que a decisão que a pessoa tem para fazer é repetitiva, óbvia ou não parece conectada com a vitória.


    BUSQUE O PROBLEMA, NÃO A SOLUÇÃO
    Até na hora de verbalizar suas opiniões, os jogadores podem dar feedbacks silenciosos. Ao final da partida, muita gente vai trazer sugestões para melhorar o jogo. Mas seus playtesters estão lá para descobrir problemas - arranjar a solução é atribuição sua. Então sempre que alguém trouxer uma sugestão, tente descobrir porque ele acha que a mudança é necessária. Ao descobrir o problema, você pode encontrar uma solução melhor.
    Uma sessão de playteste é um exercício muito maior para o designer do que para os playtesters. É preciso ficar atento a todos os sinais verbais e não-verbais para detectar como melhorar.


    Rodrigo Rego
    Publicado originalmente em 31 de agosto de 2016
    https://www.facebook.com/mansaodaspecas

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    Comentários:

  • Barathrum
    485 mensagens MD
    avatar
    Barathrum04/09/17 13:39
    Barathrum » 04/09/17 13:39

    Muito bom seu ponto de vista!

    Já vi outras dicas tbm valiosas sobre o que o desenvolvedor deve ficar de olho e o que perguntar aos playtesters!

    Mas como um playtest que sou, acho que valeria uma post de como avaliar um jogo, eu tento achar o problema, como vc disse, entendo que quem tem q dar a solução é o desenvolvedor, mas dou um pitaco no que poderia fazer, acho que quanto mais idéias melhor.

    Queria saber tbm como falar pra pessoa que o jogo não está bom!? Tipo, como dizer que metade ou o jogo inteiro não faz sentido?! Se o desenvolvedor não pedir a opinião de fato, devo me impor e relatar o que senti sobre o jogo?!

    1
  • Katabrok
    291 mensagens MD
    avatar
    Katabrok04/09/17 13:51
    Katabrok » 04/09/17 13:51

    Barathrum::Queria saber tbm como falar pra pessoa que o jogo não está bom!? Tipo, como dizer que metade ou o jogo inteiro não faz sentido?! Se o desenvolvedor não pedir a opinião de fato, devo me impor e relatar o que senti sobre o jogo?!

    Eu (grifado para destacar) quero o feedback mais honesto possível, só não quero falta de educação/ignorância. Isto é, acho perfeito algo na linha "achei seu jogo muito ruim, por isso e isso", mas dispenso um "seu jogo está uma merda, desiste disso". Entretanto, não é todo mundo que é assim.

    1
  • Barathrum
    485 mensagens MD
    avatar
    Barathrum04/09/17 14:16
    Barathrum » 04/09/17 14:16

    Katabrok::
    Barathrum::Queria saber tbm como falar pra pessoa que o jogo não está bom!? Tipo, como dizer que metade ou o jogo inteiro não faz sentido?! Se o desenvolvedor não pedir a opinião de fato, devo me impor e relatar o que senti sobre o jogo?!

    Eu (grifado para destacar) quero o feedback mais honesto possível, só não quero falta de educação/ignorância. Isto é, acho perfeito algo na linha "achei seu jogo muito ruim, por isso e isso", mas dispenso um "seu jogo está uma merda, desiste disso". Entretanto, não é todo mundo que é assim.

    Claro, vou avaliá-lo com toda educação possível, se acho o jogo sem pé nem cabeça, vou explicar o porque, se eu não entendi algum tema ou mecânica, eu pergunto várias e várias vezes, até porque estamos ali pra avaliar o jogo.
    Mas vejo que tem algumas pessoas que aparentemente não estão prontas pra ouvir isso, não existe jogo que vai satisfazer todo mundo!!! Quando sento na mesa pra jogar BG, tento me socializar e me divertir ao máximo e quero evitar ao máximo toda e qualquer irritação possível.

    Nos próximos playtests que eu for jogar, vou começar com aquela velha história:
    "Vou avaliar somente o jogo, não existe jogo que satisfaça todo mundo, nenhum jogo é 100%, vou falar com a mais pura honestidade possível sendo pro bom ou pro mal.... E por fim, não sei de tudo tbm, somente um cliente futuro".

    Começar assim já de antemão para evitar qualquer desavença.

    2
  • yscalybur
    1138 mensagens MD
    avatar
    yscalybur04/09/17 14:27
    yscalybur » 04/09/17 14:27

    "tirar o celular do bolso,"

    Se usar isso como critério negativo do seu jogo, você vai morrer sem fazer um jogo. Todos entretenimento que eu vejo hoje, perdem pela curiosidade de olhar a merda do celular. Certamente tem pessoas fecundando e olhando para o celular ao mesmo tempo. É a maior praga dessa década.



    3
  • rodrego
    352 mensagens MD
    avatar
    rodrego04/09/17 17:20
    rodrego » 04/09/17 17:20

    Barathrum::Muito bom seu ponto de vista!

    Já vi outras dicas tbm valiosas sobre o que o desenvolvedor deve ficar de olho e o que perguntar aos playtesters!

    Mas como um playtest que sou, acho que valeria uma post de como avaliar um jogo, eu tento achar o problema, como vc disse, entendo que quem tem q dar a solução é o desenvolvedor, mas dou um pitaco no que poderia fazer, acho que quanto mais idéias melhor.

    Queria saber tbm como falar pra pessoa que o jogo não está bom!? Tipo, como dizer que metade ou o jogo inteiro não faz sentido?! Se o desenvolvedor não pedir a opinião de fato, devo me impor e relatar o que senti sobre o jogo?!

    Um dos próximos posts vai ser justamente sobre isso. Como um playtester deve se comportar ao avaliar um jogo. Segue acompanhando que daqui a pouco postamos =)

    1
  • rodrego
    352 mensagens MD
    avatar
    rodrego04/09/17 17:23
    rodrego » 04/09/17 17:23

    yscalybur::"tirar o celular do bolso,"

    Se usar isso como critério negativo do seu jogo, você vai morrer sem fazer um jogo. Todos entretenimento que eu vejo hoje, perdem pela curiosidade de olhar a merda do celular. Certamente tem pessoas fecundando e olhando para o celular ao mesmo tempo. É a maior praga dessa década.




    Não é pra jogar o jogo pela janela só pq alguém pegou o celular. Mas é um indicativo de que aquele momento do jogo não é um dos que mais engaja.

    1
  • jorgeluisrochas
    19 mensagens MD
    avatar
    jorgeluisrochas04/09/17 18:41
    jorgeluisrochas » 04/09/17 18:41

    Barathrum::
    Katabrok::
    Barathrum::Queria saber tbm como falar pra pessoa que o jogo não está bom!? Tipo, como dizer que metade ou o jogo inteiro não faz sentido?! Se o desenvolvedor não pedir a opinião de fato, devo me impor e relatar o que senti sobre o jogo?!

    Eu (grifado para destacar) quero o feedback mais honesto possível, só não quero falta de educação/ignorância. Isto é, acho perfeito algo na linha "achei seu jogo muito ruim, por isso e isso", mas dispenso um "seu jogo está uma merda, desiste disso". Entretanto, não é todo mundo que é assim.

    Claro, vou avaliá-lo com toda educação possível, se acho o jogo sem pé nem cabeça, vou explicar o porque, se eu não entendi algum tema ou mecânica, eu pergunto várias e várias vezes, até porque estamos ali pra avaliar o jogo.
    Mas vejo que tem algumas pessoas que aparentemente não estão prontas pra ouvir isso, não existe jogo que vai satisfazer todo mundo!!! Quando sento na mesa pra jogar BG, tento me socializar e me divertir ao máximo e quero evitar ao máximo toda e qualquer irritação possível.

    Nos próximos playtests que eu for jogar, vou começar com aquela velha história:
    "Vou avaliar somente o jogo, não existe jogo que satisfaça todo mundo, nenhum jogo é 100%, vou falar com a mais pura honestidade possível sendo pro bom ou pro mal.... E por fim, não sei de tudo tbm, somente um cliente futuro".

    Começar assim já de antemão para evitar qualquer desavença.

    Talvez não precise se acanhar tanto, porque para grande parte dos designers, como o próprio texto do Rodrigo coloca, sua expressividade corporal durante o jogo já demonstrou que você pode não ter gostado do jogo ou tenha gostado muito dele. Ao mesmo tempo, a maioria dos designers aceita críticas numa boa, sobretudo as negativas, que fazem nossos projetos crescerem. Então, se você ficar com vergonha quando não gostar de um jogo em playtest, se pergunte (caso o próprio designer não pergunte, pois geralmente ele o fará) sobre quais foram os pontos que você não gostou do jogo e os pontos dos quais você mais gostou. Essa informação é valiosíssima (com muita ênfase nesse "íssima"!) para o autor, que não tem por que ficar chateado. :)

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7604/09/17 21:19
    ricardosantos76 » 04/09/17 21:19

    yscalybur::"tirar o celular do bolso,"

    Se usar isso como critério negativo do seu jogo, você vai morrer sem fazer um jogo. Todos entretenimento que eu vejo hoje, perdem pela curiosidade de olhar a merda do celular. Certamente tem pessoas fecundando e olhando para o celular ao mesmo tempo. É a maior praga dessa década.



    Sem querer desviar muito o tópico, mas essa é uma das poucas coisas que me deixa P da vida (e uma das "Três regras" das minhas mesas).

    Última vez foi em uma partida de Viticulture... um amigo ficava mexendo na m**** do celular o tempo todo, e na vez dele perguntava sempre as mesmas coisas sobre ações, cartas, etc. Ficou tão chato que chegou uma hora que ele tomou um esporro coletivo e finalmente deixou aquela porcaria de lado.

    1
  • Jeleite1982
    24 mensagens MD
    avatar
    Jeleite198205/09/17 09:18
    Jeleite1982 » 05/09/17 09:18

    Os posts da Mansão das Peças são sempre ótimos!
    Acho que um dos maiores desafios seja realmente o downtime, a atenção dos jogadores hoje em dia se dispersa muito fácil com celular, são várias redes sociais disputando atenção com o jogo.
    Mas creio que um jogo dinâmico, onde cada um tem que prestar atenção nas ações do outro para bolar sua estratégia deixa tudo mais interessante, já vi partidas de Coup em que os jogadores desligaram os celulares pra poderem prestar atenção no jogo, mas também é algo que não depende exclusivamente do jogo, tem jogadores menos imersivos que não se apegam tanto ao jogo, e que não desgrudam do celular por nada.
    Enfim, são muitas variáveis a se considerar, mas esse post trouxe dicas bem interessantes!
    Parabéns e que venham mais como esse!

    1
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