Seguindo a pilha de dar dicas para vocês montarem seus grupos de desenvolvimento de jogos, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre generosidade.
Recentemente, numa entrevista para o canal Turno Extra, o Rodrigo Rego levantou essa bola e eu não consigo parar de pensar no quanto ele tem razão. No nosso grupo ela se manifesta de várias formas e é impossível negar seu efeito no nosso trabalho.
Seja generoso com seu tempo
Tempo é o recurso mais caro do mundo. Quando você topa a brincadeira de participar de um coletivo de designers, tenha em mente que você não é a estrela. Muitas vezes você vai estar lá somente para servir ao projeto de outra pessoa e não ao seu. Seu nome não vai estar na capa e você vai jogar jogos ruins e quebrados na esmagadora maioria do tempo. Vá lá pela amizade e pelo gosto por game design.
Seja generoso com seus jogadores
Todo jogo nasce ruim e você tem que saber disso. Tenha em mente que as pessoas do seu grupo estão ali de boa vontade, mas isso não significa que eles não mereçam toda sua atenção. Ensaie a melhor forma de explicar as regras, faça player aid para todo mundo com lembretes sobre como o round funciona e as opções disponíveis, explique quantas vezes for necessário e sempre deixe claro qual o seu foco durante o teste. Se o grupo está com muita dificuldade de entender ou acompanhar a brincadeira o problema esta em você e não neles.
Seja generoso no seu feedback
Não esconda nada, coloque para a fora sua análise com franqueza e cordialidade. Ser legal não é achar tudo ótimo, ser legal é exercer toda a sua crítica com precisão. Simplesmente dizer "não gostei" também não ajuda ninguém. Você é alguém interessado em game design, use o seu conhecimento para apontar caminhos possíveis para cada problema que você percebeu. Lembre-se que a palavra final é de quem assina o jogo, saiba respeitar isso também. Se é você a receber o feedback, receba-os com generosidade sem ficar achando que as pessoas "não entenderam" ou estão de sacanagem com a sua cara. Se você está num coletivo de game design é por que vê valor em ter seu trabalho brutalmente destruído pelos pares. Faz parte da brincadeira.
Seja grato pela generosidade
Ninguém tem obrigação de estar ali. Seja grato ao tempo de seus amigos e não pense que as pessoas te "devem" alguma coisa por que você ajudou a testar os jogo delas. Essa troca tem que acontecer naturalmente e sem cobranças. Se esse clima começar a se estabelecer tem algo errado na brincadeira. Encare os problemas de frente para manter o grupo coeso e o trabalho positivo.
Celebrem e trabalhem juntos
A vitória de um é a vitória de todos. Ajude seu amigo com a divulgação do jogo dele, se necessário for leve o jogo dele para eventos, compartilhe no Facebook, fale sobre o jogo dele com as pessoas. Saiba que ele vai fazer o mesmo por você. Comemore o sucesso do amigo sem ficar lembrando pra todo mundo o tempo todo que tal detalhe foi idéia sua ou que você corrigiu aquele balanceamento. Seu grupo sabe e valoriza isso, não tente ficar puxando o holofote de alguém para você. É feio.
O mundo precisa de bons jogos, mas também precisa de generosidade. Exercite essa idéia.
Romulo Marques