No dia 19 de agosto de 2017 levamos o protótipo do Grasse no Diversão Offline, estávamos utilizando uma das mesas do stand da Ludeka/Ludens Spirit (que foi a empresa que produziu os protótipos do Grasse). O evento foi uma loucura, a Bianca e eu mal conseguimos sair da mesa, quase sempre havia pessoas interessadas em testar. Muitas das pessoas que jogaram eram figurinhas tarimbadas do hobby, como editoras, designers e comunicadores.
Aprendemos algumas lições durante um evento do porte do Diversão Offline:
Lição número 1 – Prepare o Terreno
Tente conversar antes do evento com pessoas interessadas no jogo que estarão lá. Avise, interaja, não tenha vergonha.
Lição número 2 – Faça uma versão demo do seu jogo
Em um evento desse porte, um jogo com uma hora ou mais de duração, dificulta para o curioso. Descobrimos isso durante o evento, mas não foi falta de aviso do nosso amigo de podcast
maccrow. Ao final do primeiro dia e durante o domingo inteiro, reduzimos o tempo de jogo para quase a metade, eliminamos uma rodada, inabilitamos espaços para minimizar o ap. Muitas pessoas queriam apenas ter um feeling do jogo, não necessariamente jogar uma partida inteira. Não era um encontro, estava mais para uma convenção, e numa convenção as pessoas querem conhecer o maior número de coisas possíveis.
Lição número 3 – Escute (e não defenda seu projeto com unhas e dentes)
Isso não vale só para evento de grande porte, mas para todos os playtests. Escute os playtesters e dê uma atenção especial para os jogadores experientes. Seu jogo pode melhorar bastante com a voz dos “macacos velhos”. Algumas pessoas irão criticar ferozmente seu projeto, mas respire fundo e escute as críticas (especialmente as construtivas), não leve para o lado pessoal.
Lição número 4 – Mimos
É uma coisa bem legal de se fazer em um evento, algum brinde, ou uma brincadeira pode deixar a experiência mais agradável. No caso do Grasse, levamos sachês perfumados para o RJ. Soube que o Sanderson do Cangaço, em outro evento fez uma espécie de “mini torneio” onde o vitorioso levava uma rapadura.
Lição número 5 – Deixe as “crianças brincarem”
Isso vale para qualquer playtest: explique as regras básicas, explique “como se ganha”, mas tente não interferir na partida ou opinar sobre estratégias. É importante observar se seu jogo diverte as pessoas, afinal esse é o objetivo principal.
Deixamos duas cópias no RJ com o pessoal do Turno Extra e com o Daniel Braga do Labyrinx (que está saindo em breve pela Redbox). No final de semana seguinte os protótipos já viram mesa no Guadalupeças, no Castelo das Peças e no Arca dos Jogos.
Se você é do RJ e tem curiosidade sobre o jogo, entre em contato com esses feras para jogar ou até mesmo pegar emprestado o protótipo. E se você não é do RJ, fale conosco para jogarmos online ou presencialmente em Florianópolis e região.
E não é que os irmãos portugueses ficaram sabendo?
https://www.facebook.com/grasseboardgame/
https://www.facebook.com/mobystudios/
https://www.facebook.com/guadalupecasoficial/
https://www.facebook.com/castelodaspecas/
https://www.facebook.com/blogturnoextra/
https://www.facebook.com/arcadosjogos/
https://www.facebook.com/OverlordPodcast/