Mestre dos Dados Resenha #59: Barony
Olá galera, de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com o jogo Barony, um jogo que foi lançado a pouco tempo aqui no Brasil pela Conclave Editora e que traz regras simples, mas com um alto nível de estratégia por trás das suas ações e escolhas durante o jogo. Barony é um jogo para 2 a 4 jogadores, com uma duração média de 45 minutos por partida e a temática é de conquista de poder.
Temática
Nos confins do império, quatro Barões lutam pelo poder. Com seus exércitos de cavaleiros, eles ampliam seus territórios, constroem vilas, fortalezas e cidades. Ao final desta corrida pelo poder, um deles se tornará Rei.
Em Barony, cada jogador vai no decorrer da partida conquistar territórios e levantar vilas e fortalezas para elevar o seu nível de poder entre os habitantes do reino, quando um dos barões do jogo tiver ganhado poder o suficiente para virar Duque, ele é considerado o ganhador da partida.
Mecânicas
Barony possui algumas mecânicas envolvidas em sua estratégia, mas acredito que as principais sejam a de controle de área e a de movimento de área. Abaixo eu vou falar um pouco mais sobre como essas mecânicas funcionam dentro do jogo.
A mecânica de controle de área é a principal dentro do jogo, pois é com ela que você vai controlar os territórios que vão lhe dar os pontos necessários para ganhar a partida. Durante a sua vez, você pode trocar um de seus cavaleiros em jogo por uma vila ou fortaleza, essa vila ou fortaleza vai lhe fornecer um marcador de recursos do tipo do terreno onde ela foi levantada, esses marcadores de recursos são usados para subir o seu nível na trilha de nobreza, logo, conseguir colocar a suas vilas e fortalezas nos terrenos onde dão mais pontos é uma das melhores estratégias do jogo.
A parte de movimento de área se da aos cavaleiros que os jogadores vão ter disponíveis para serem usados dentro do jogo, basicamente você vai poder ir movimentando-os pelo tabuleiro do jogo para achar um lugar melhor para fundar as suas vilas e fortalezas, mas andar com seus cavaleiros sem uma estratégia pronta ou fazer vilas sem proteção pode não ser uma boa ideia, já que seus inimigos podem matar ou destruir as suas vilas se eles vierem com uma quantidade maior de cavaleiros que a quantidade que você possui. Então, explorar o mapa vai ser necessário, mas é bom andar sempre bem escoltado, para não ter perigo de se tornar um alvo fácil para os seus inimigos.
Objetivo
Em Barony cada jogador deve expandir seu território pelas melhores terras possíveis, e assim ganhar pontos para subir o seu nível na trilha de Nobreza. Ao longo da partida, o jogador vai trocando esses pontos que adquiriu, e quando ele ou qualquer outro jogador se torna um Duque, a partida se encerra e os jogadores vão ver quem fez mais pontos.
Sequência do Turno
Cada jogador, na sua vez, pode fazer uma das 6 ações possíveis. Após realizar a sua ação o jogador passa a sua vez e o turno do jogo segue nesse ritmo até o final, com cada jogador fazendo apenas uma ação por turno. Abaixo eu vou deixar resumidamente as possíveis ações que cada jogador pode fazer por turno.
Recrutamento: O jogador pode recrutar cavaleiros que não estejam no jogo, cavaleiros só podem ser recrutados nas cidades do jogador.
Movimento: o jogador pode mover 2 dos seus cavaleiros 1 espaço.
Construção: o jogador pode construir uma vila ou uma fortaleza em um local onde tenha um dos seus cavaleiros. Quando um jogador constrói uma dessas estruturas, ele ganha ficha de recursos de acordo com o terreno.
Nova Cidade: O jogador pode trocar uma de suas vilas em jogo por uma cidade.
Expedição: o jogador pode fazer aparecer seus cavaleiros na borda do tabuleiro, para isso ele deve eliminar permanentemente um dos seus cavaleiros para fora do jogo.
Títulos de Nobreza: o jogador pode trocar as suas fichas de recursos por poder na trilha de nobreza.
O jogo em si possui poucas ações e todas são muito fáceis de memorizar, porém a estratégia de qual ação usar em cada rodada é muito grande, pois você deve pensar nas possíveis jogadas dos seus inimigos próximos para tentar antecipar as ações deles e tentar fazer algo que não vá lhe atrapalhar futuramente.
Tabuleiro
Tabuleiro pronto para uma partida.
Barony é conhecido pelo seu grande tabuleiro modular, pois no começo de cada partida os jogadores devem ir colocando as peças de tabuleiro aleatoriamente no centro da mesa para assim formar um grande mapa onde os jogadores vão poder explorar. Cada peça do tabuleiro é dividida em três partes de terrenos que serão os locais onde os jogadores vão poder levantar as suas vilas, fortalezas e cidades, esses tipos de terrenos vão fornecer ao jogador pontos, de acordo com uma tabela.
É praticamente impossível serem montados dois tabuleiros iguais nesse jogo, pois a grande quantidade de peças e possíveis formas que podem ser encaixadas é muito grande, o que torna cada partida única em termos de movimentação e localização.
Ficha de Lorde
As fichas dos 4 lordes.
Cada jogador, ao iniciar o jogo, pega uma das fichas de lordes disponíveis, as fichas em si não tem muita diferença a não ser pela cor e pela ilustração dos lordes. Na ficha de lordes há apenas as possíveis ações que o jogador pode fazer durante a sua vez, usadas mesmo mais para facilitar a vida dos jogadores.
Meeples e Construções
Meeples das construções e Cavaleiros.
Cada jogador possui uma grande quantidade de meeples e construções que serão usadas ao longo do jogo, esses meeples são todos feitos em madeira e variam de tipos, como cavaleiros, vilas, fortalezas e cidades. Cada um desses tipos de meeples tem uma função única dentro de jogo.
Tokens de Recurso
Um token de cada recursos disponível no jogo.
O jogo possui várias e várias fichas de recursos, cada uma delas representando um dos diferentes tipos de terreno que existem no jogo, ao todo são 4 tipos de fichas e territórios diferentes, sempre que um jogador construir uma vila ou fortaleza em um território ele deve pegar uma ficha de recurso do mesmo tipo.
As fichas de recursos têm dois números visíveis, um maior (dourado), que são usados para o jogador ganhar nível na trilha de nobreza, e um menor (prata), que são utilizados apenas no final do jogo para adicionar aos pontos do seu atual nível na trilha de nobreza.
Trilha de Nobreza
Trilha da Nobreza do jogo.
Ao longo do jogo os jogadores vão conquistando os territórios e ganhando seus tokens de recursos, esses tokens podem ser usados para ganhar nível na trilha de nobreza, o jogador deve gastar uma quantidade de pontos em tokens igual a diferença entre o valor atual de onde ele está e o próximo valor na trilha de nobreza para passar para o próximo nível da trilha.
Outro fator que influencia diretamente na trilha de nobreza é a construção de cidades, sempre que um jogador fizer uma cidade durante o jogo, ele vai descer um nível na trilha de nobreza onde ele se encontra, cada trilha de nobreza possui como se fossem três níveis, quanto mais baixo o jogador tiver na trilha, mais pontos ele ganha no final da partida.
Componentes
O jogo possui até uma boa quantidade de componentes, porém não possui uma grande variedade, nele vem uma grande quantidade de tiles para formar o tabuleiro, muitos meeples, muitos tokens de recursos, playboards e boards de nobreza. Apesar de não ser uma grande variedade, todos os componentes são de ótima qualidade, tiles bem resistentes e meeples muitos bons, no geral é um jogo com componentes de boa qualidade, e ainda vem com um insert que dá para guardar os seus componentes, gostei bastante de tudo que vem nele.
Agora, um pouco sobre a arte do jogo, ele não é um jogo que tenha muitas artes para serem vistas, porém as poucas que tem são muito bem feitas, e eu deixo aqui um elogio em especial para a caixa do jogo, que além de possuir uma bela ilustração, ainda tem um acabamento em folha dourada no nome do jogo que a deixa muito bonita.
Considerações Sobre o Jogo
Barony, por mais que seja um jogo com regras simples e fácil de aprender, pode fazer os jogadores quebrarem muito a cabeça tentando elaborar estratégias para ganhar a partida, ele é um jogo bem competitivo, com várias possibilidades de escolhas a cada rodada, os jogadores mais hardcore vão quebrar muito a cabeça tentando ler a movimentação dos seus inimigos e tentando montar muitas estratégias em cima das suas escolhas.
Barony é um belo exemplo de jogo que não precisa de um manual de 20 páginas para ser estratégico, pois com um conjunto simples de 6 ações ele se tornou para mim um dos jogos mais estratégicos, rápido e fácil que tenho na minha coleção, é um ótimo jogo para quem gosta de uma competição e não quer passar uma tarde inteira jogando.
Por mais que seja um jogo com regras bem simples, eu não acho que ele seja indicado para apresentar a novos jogadores, pois a grande quantidade de estratégia envolvida nas suas ações podem frustrar um pouco pessoas que não são tão familiarizadas assim com jogos, porém, como o jogo é bem rápido, deixe a pessoa observando uma ou duas partidas e acredito que ela vai pegar bem a essência do jogo.
Curta a Pagina do Canal no Facebook:
Mais Resenha do Canal: