Laboratório do Mestre #18: Ticket to Ride Europa
Olá galera! Estou de volta depois de muito tempo com mais um Laboratório do Mestre, e hoje trazendo informações não sobre uma expansão (o que é de costume do post), e sim sobre um jogo base. O post de hoje trata-se de Ticket to Ride Europa, jogo esse que usa basicamente as mesmas regras do Ticket to Ride, porém com algumas mudanças, e são essas mudanças das quais eu vou falar aqui.
Para quem quiser saber melhor sobre a versão base desse ótimo jogo, eu fiz uma resenha recentemente do Ticket to Ride, por isso estou fazendo esse post sobre o Europa, então, para quem quiser dar uma conferida melhor sobre como funciona a sua versão base, o link vai ficar no final desse post.
Regras
Ticket to Ride Europa segue como um jogo simples, assim como a sua versão base, apenas algumas regras foram adicionadas para deixar o jogo um pouco mais estratégico e com mais possibilidades de ações por turno. Logo abaixo eu vou explicar melhor as suas novas regras e ações.
Controlar uma Rota
Essa regra segue do mesmo modo que a sua versão base, porém agora existem dois tipos de rotas diferentes que requerem uma atenção extra, essas novas rotações são chamadas de rotas com tuneis e rotas marítimas, e abaixo eu vou explicar como funcionam as duas.
Balsas (Rota Marítima)
Exemplo de rota de Balsa.
As rotas de balsas estão em várias partes do mapa, elas são todas na cor cinza (pode ser usada qualquer cor de vagão para completá-las), porém elas sempre vão necessitar de uma determinada quantidade de cartas de locomotivas para serem completadas. Geralmente é usada apenas uma carta de locomotivas, mas algumas exigem que duas cartas de locomotivas sejam usadas para completar a rota. A quantidade de cartas de locomotivas necessária para completar a rota sempre vai estar à mostra na própria rota com um ícone em uma das pontas.
Essa nova rota tem o seu lado bom e o seu lado ruim, o bom é que podem ser completadas com vagões de qualquer cor, porém vai sempre necessitar de uma ou mais cartas de locomotivas. Essas rotas vão estar espalhadas por vários locais do mapa, uma hora ou outra você vai ter que usar uma delas para completar as suas cartas de destino, a não ser que você queira dar uma volta mais longa.
Túneis
Exemplo de Rota de Túnel.
As rotas de túneis, assim como as rotas de balsa, possuem uma marcação diferente, as rotas de túneis tem a sua borda diferente por toda a rota, e elas funcionam da seguinte forma: sempre que você tentar controlar uma rota de túnel, você vai baixar as cartas necessárias na mesa e revelar 3 cartas do topo da pilha de compra de vagões, para cada carta revelada cuja a cor seja a mesma da que você usou para controlar o túnel, você deve jogar uma carta adicional da mesma cor, caso você não tenha cartas adicionais o suficiente para jogar você devolve as suas cartas para a mão e a rota fica livre para ser controlada futuramente.
As rotas de túneis são bem complicadas de se controlar, e não tem nenhuma vantagem adicional quando você tem que jogar mais cartas para controlá-las, essas rotas são somente chatas mesmo, mas, assim como as rotas de balsa, uma hora ou outra você vai ter quer passar por uma delas para chegar mais rápido nas suas cartas de destino. Aqui no meu grupo elas são geralmente a última opção, então geralmente elas vão estar livres para serem completadas. Existe uma única rota nesse jogo que tem oitos espaços, e essa rota é uma rota de túnel, ela vale muitos pontos, mas para se conseguir completá-la é bem complicado, pois exige que o jogador vá bem preparado em cartas na mão para não dá a viagem perdida.
Construir uma estação de Trem
Exemplo de Estação de Trem.
Os jogadores agora podem construir estações de trem nas cidades, para isso eles devem descartar uma quantidade de cartas de vagões de acordo com o número de estações que ele já tenha em jogo, uma carta de vagão para a primeira estação, duas para a segunda e três cartas para a terceira. As cartas de vagões descartadas devem ser da mesma cor, após fazer isso o jogador pode colocar uma das suas estações que está fora do jogo em qualquer uma das cidades no tabuleiro, não é necessário ter nenhuma rota ligando a cidade.
Quando o jogador coloca uma estação de trem no jogo ele pode usar qualquer rota que saia da sua estação para lhe ajudar a completar qualquer uma das suas cartas de destino, mas o jogador pode escolher apenas uma rota de cada estação para receber esse benefício.
As estações de trem podem ser uma ajuda muito grande para os jogadores no jogo, elas podem fazer com que os jogadores completem as rotas necessárias para completar as suas cartas de destino, e, além disso, elas ainda vão dar pontos adicionais caso não sejam utilizadas, de qualquer maneira as estações vão beneficiar os jogadores de alguma forma, porém se colocadas em jogo de maneira estratégica podem trazer grandes benefícios ao jogador.
Componentes
A qualidade dos componentes dos jogos são bem parecidas, logo a sua versão Europa tem componentes de ótima qualidade. O que ela traz de diferente da sua versão base são as cartas em geral, que agora são de uma tamanho maior, o que deixa o jogo visualmente mais bonito. O tabuleiro, é claro, agora é o mapa da Europa, e as peças de estações de trem e as miniaturas de vagões permanecem do mesmo modelo que a sua versão base. A arte no geral é bem similar, aproveitando muitas das artes usadas na versão base.
Tabuleiro da Versão Europa.
Considerações sobre o Jogo
Bem, como foi dito acima, Ticket to Ride Europa não se trata de uma expansão para o conhecido Ticket to Ride, ele é um jogo independente que traz regras similares a versão base do jogo, porém essas pequenas mudanças de regras deixam o jogo com uma cara nova, mas de certa forma ainda simples de se jogar.
Particularmente, eu vejo o Ticket to Ride Europa como uma versão do jogo para jogadores mais hardcore, onde as poucas regras adicionadas dão mais estratégia às regras do jogo base e podem deixar ele bem mais competitivo em uma mesa com jogadores mais experientes. Apesar disso ele é um jogo fácil, mas mesmo assim eu ainda acho que a sua versão base seja melhor para ser apresentada a novos jogadores, pois algumas das regras adicionadas podem de alguma forma dificultar a vida de jogadores novatos, como é o caso da regra de Estação de trem. De qualquer forma, Ticket to Ride Europa é um excelente jogo e deve estar na coleção de qualquer grupo de jogadores.
Resenha Ticket to Ride:
Mais Material do Laboratório do Mestre:
Pagina do Facebook: