Rodrigo Alves::Gostaria que desenvolvesse um pouco mais a questão estatística da mudança da porta, quando se sabe do conteúdo de uma delas. Fiquei curioso e a explicação foi muito rápida
Rodrigo, eu acabei não explicando completamente a matemática por trás das probabilidades das portas porque não era o objetivo do vídeo, mas sim apenas uma curiosidade de aplicação da estatística Bayesiana, mas já que você ficou curioso...
Não vou entrar em detalhes matemáticos pois acredito que, com um exemplo exponencial do problema das portas, já dê para deixar clara a idéia.
Imagine que você tenha 100 portas para o convidado escolher e ele escolha a porta número "1". Agora o apresentador, que sabe onde está o prêmio, abrirá 98 portas vazias, deixando você com o mesmo dilema: ficar na porta escolhida inicialmente (a porta número "1") ou mudar para a única porta das 99 não escolhidas que ele deixou fechada.
Nesta situação fica muito mais claro que a probabilidade do prêmio estar na outra porta é maior, pois o apresentador sabe onde está o prêmio e não abrirá a porta mostrando ele, logo ele deverá eliminar todas as demais portas, fazendo com que, neste exemplo, você tenha 99% de chance de ganhar mudando de porta e apenas 1% de chance de ganhar se ficar na porta escolhida (pois neste caso, seria a probabilidade de você acertar a porta com o prêmio de primeira).
Resumo: sempre mude a porta. Você pode até perder o prêmio, mas a probabilidade disto acontecer é menor.