Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Kickstarter - Uma discussão sobre as campanhas: Vale ou Não?

Kickstarter - Uma discussão sobre as campanhas: Vale ou Não?

  • avatar
    excluido_2802602/06/17 10:33
    avatar
    excluido_28026
    02/06/17 10:33
    126 mensagens MD

    Fala pessoal. Tudo beleza??
    Gostaria de uma visão sobre as campanhas de jogos estrangeiros no kickstarter. 
    Para deixar claro, eu NUNCA participei de nenhuma campanha por uma série de motivos como:
    - Preço do Frete
    - Tributação
    - Envio dos Produtos
    - Incerteza
    Mas confesso que nunca tentei pesquisar mais sobre o assunto. Eu tinha medo mesmo... 
    Recentemente tive interesse em dois jogos em campanha no kickstarter: Dark Souls e o Masmorra: Dungeons of Arcadia
    O Dark Souls eu comprei ele agora que o jogo chegou no retail... Já o Masmorra vou esperar seu lançamento (ou não rsrsrs) no mercado nacional.
    Assim, passei a querer saber mais sobre a participação de brasileiros nas campanhas de jogos estrangeiros.

    Então, pro pessoal que já participou de campanhas estrangeiras no kickstarter, fica minha pergunta: Vale a pena participar ou não?
    Por favor, me contem sobre suas dificuldades e também benefícios.
    Quero saber se vocês recebem tudo direitinho, o preço dos fretes para o Brasil, a taxa de tributação sobre os produtos, se o envio acontece rápido, essas coisas...
    Contem também sobre como é o passo a passo. Sei por exemplo, que após entrar na campanha você pode adicionar outros produtos de metas estendidas ao seu apoio inicial, mas como isso funciona? Além disso, sobre as metas estendidas, como eu sei o que será colocado de graça para os apoiadores e o que será disponibilizado para compra?
    Agradeço desde já o apoio sobre o assunto. A intenção é abrir os olhos de pessoas como eu, que querem participar de campanhas, mas que tem medo.

    3
    1
    6
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197302/06/17 11:07
    Lexicos1973 » 02/06/17 11:07

    Olá, @Cinilha!

    Bom, não sou nenhum especialista em KS. Até hoje, apoiei 5 campanhas. Dessas, uma já foi entregue, três estão dentro do prazo, já para a entrega e uma está enrolada. Com certeza, outros amigos aqui do fórum vão acrescentar mais e melhores detalhes pela larga experiência de alguns. 

    Depois de todas as perguntas, a melhor resposta é: DEPENDE. 

    Cada empresa que lança um kickstarter, tem sua história no mercado. Existem empresas e empresas. Então, não dá para afirmar que todo KS é seguro, ou que será entregue no prazo, ou que não terá problemas na produção. 

    Muitas empresas grandes, utilizam o KS mais como ferramenta de divulgação e pré-venda de jogos. Elas, no geral, não precisariam do financiamento coletivo para lançarem seus produtos. Então por quê fazem? Para dimensionar suas vendas. Assim, eles sabem com antecedência quantas cópias serão necessárias para suprir sua demanda. Quando um jogo é esperado, as pessoas mesmo divulgam, comentam a respeito e esse marketing gratuito é muito apreciado.
    Quando quiser pegar um jogo, precisa fazer alguma pesquisa prévia. Veja quem está por trás da produção, se já têm outros jogos lançados, se já ficeram outras campanhas. Dá trabalho, mas ajuda a não se meter em frias. 

    Sobre tributações. Em verdade que é roleta. Ultimamente, muitos companheiros têm relatado que a Receita Federal tem sido mais minuciosa e não tem deixado passar muitas caixas, especialmente as grandes. Então, se pensa em apoiar algum projeto, quanto maior o produto, mais chances. Se seu pacote for tributado, você receberá um aviso na sua casa para retirar sua encomenda nos correios. O valor em média é de 60% do valor pago, isso somados o preço do jogo declarado e o frete. Ou seja, se no total você pagou 100 dólares, provavelmente vai desembolsar mais 60 dólares entre tributos e taxas. Pode acontecer da Receita tributar arbitrariamente, com um valor que eles "acham" que custou. Quando meu Sçythe chegou, a caixa era enorme (desnecessária até), mas a Receita acho que o conteúdo valia uns 500 dólares e fui tributado em R$ 950. Tive então que entrar com um requerimento no próprio correio, anexando comprovantes que mostravam que eu tinha pago $99 dólares pelo jogo e postagem. A Receita então refez o cálculo e paguei aproximados R$260 para retirar. 

    As metas estendidas, são bônus da campanha. Isso quer dizer que conforme a campanha avança e mais pessoas apoiam, essas metas vão sendo liberadas e virão com todas elas quando o jogo for lançado. Isso é chamado de Stretch Goals. Eles não tem custo. Apenas são acrescentados conforme metas de arrecadação vão sendo liberadas.   
    O que é vendido separadamente são os ADD-ONS. Podem ser de vários tipos como camisetas, canecas, peças de luxo como moedas de metal e outros tipos de marcadores, livros, miniaturas avulsas. Essas sim, podem ser compradas à parte no momento do apoio ao KS e as vezes, são dadas opções para serem adquiridas no final da campanha. 

    Os envios em geral, são feitos no prazo estipulado durante a campanha. Mas sempre pode acontecer problemas no caminho. Um dos meus financiamentos, estava previsto para entrega em dezembro passado e até agora, nada. Tiveram problemas com gráfica, com funcionários e coisas assim e está tudo enrolado. Pode acontecer? Sim, pode. Por isso que pesquisar sobre a editora é importante. Algumas pessoas aqui do fórum, esperam até os últimos dias para apoiar ou não, para ver como as coisas vão se desenrolando na campanha. Outro, dão o pledge de 1$, só para poder participar do fórum da própria campanha e então decidir até o final, se apoiam com o pledge que dá direito ao jogo. 

    Sobre os fretes praticados, na grande maioria, têm sido altos. Existem os riscos e já muitas campanhas, aparecem até uma observação que enviar para o Brasil é complicado, por isso eles colocam preços elevados. Você terá que decidir se quer ou não pagar. Alguns fretes, dependendo do preço do jogo podem chegar a 60 dólares. Cada campanha/jogo trás preços diferentes, mas na esmagadora maioria, o valor que será cobrado já está declarado na campanha. Em raros KS, esse valor é computado depois. Lembrando que a tributação, se ocorrer, será a somatória do valor declarado mais a postagem. 

    Espero ter esclarecido alguns pontos. ;)   

    7
  • netoribeiro
    249 mensagens MD
    avatar
    netoribeiro02/06/17 11:12
    netoribeiro » 02/06/17 11:12

    Ótimo tópico! Tenho as mesmas duvidas! :wassat:

    Eu ingressei no universo do boardgame em janeiro e já gastei uma boa grana com esse hobby (mesmo não possuindo uma vasta coleção)

    Meu primeiro financiamento no kickstarter foi o The Grimm Forest que até agora me custou R$264 o envio está previsto para Dezembro.

    Esse mês entrei no Zombicide Grenn Horde ficou em R$408 + 195 de frete, porém eles começaram a adicionar os "Optional Buys".
    Pela pesquisa que fiz provavelmente vão adicionar vários packs opcionais...eu queria comprar todos (para ter tudo dessa expansão)
    Minha duvida é se posso comprar esses packs depois (o jogo vai ser entregue em Jun/2018) ou se tenho q pagar tudo dentro do período de financiamento.... se for assim fudeu pq o money pra jogos esse mês acabou-se :ermm:

    0
  • kantoni
    84 mensagens MD
    avatar
    kantoni02/06/17 11:30
    kantoni » 02/06/17 11:30

    Eu particularmente não gosto de KSs, embora tenha parcipado do Reinos de Drunagor e do Tao Long. As duas razões para isso são:

    * a primeira se aplica apenas aos KSs estrangeiros: o imposto aplicado é muito deselal.

    * a segunda é que a minha experiência com jogos de tabuleiro mostrou que ter expansões e mais itens raramente fazem alguma diferenca, pois geralmente não tenho tempo nem gente pra jogar o jogo tantas vezes que me faça enjoar e precisar de uma expansão.

    Um exemplo é o Arcadia Quest (comprei a versão nacional). Até hoje joguel apenas 10x. Se eu tivesse participado do KS eu teria um monte de itens que, muito provavelmente, nunca seriam usados. Assim, essas 10x que joguei já valeram muito a pena e, se um dia eu precisar, posso vender o jogo e recuperar boa parte do dinheiro gasto.

    Enfim, o dinheiro economizado com KS + Frete + Imposto me permitiu comprar outros jogos e ter outras experiências.

    Obviamente, para quem gosta de colecionar o descrito acima não se aplica.

    5
  • excluido_28026
    126 mensagens MD
    avatar
    excluido_2802602/06/17 11:36
    excluido_28026 » 02/06/17 11:36

    Lexicos1973::Olá, @Cinilha!

    Bom, não sou nenhum especialista em KS. Até hoje, apoiei 5 campanhas. Dessas, uma já foi entregue, três estão dentro do prazo, já para a entrega e uma está enrolada. Com certeza, outros amigos aqui do fórum vão acrescentar mais e melhores detalhes pela larga experiência de alguns. 

    Depois de todas as perguntas, a melhor resposta é: DEPENDE. 

    Cada empresa que lança um kickstarter, tem sua história no mercado. Existem empresas e empresas. Então, não dá para afirmar que todo KS é seguro, ou que será entregue no prazo, ou que não terá problemas na produção. 

    Muitas empresas grandes, utilizam o KS mais como ferramenta de divulgação e pré-venda de jogos. Elas, no geral, não precisariam do financiamento coletivo para lançarem seus produtos. Então por quê fazem? Para dimensionar suas vendas. Assim, eles sabem com antecedência quantas cópias serão necessárias para suprir sua demanda. Quando um jogo é esperado, as pessoas mesmo divulgam, comentam a respeito e esse marketing gratuito é muito apreciado.
    Quando quiser pegar um jogo, precisa fazer alguma pesquisa prévia. Veja quem está por trás da produção, se já têm outros jogos lançados, se já ficeram outras campanhas. Dá trabalho, mas ajuda a não se meter em frias. 

    Sobre tributações. Em verdade que é roleta. Ultimamente, muitos companheiros têm relatado que a Receita Federal tem sido mais minuciosa e não tem deixado passar muitas caixas, especialmente as grandes. Então, se pensa em apoiar algum projeto, quanto maior o produto, mais chances. Se seu pacote for tributado, você receberá um aviso na sua casa para retirar sua encomenda nos correios. O valor em média é de 60% do valor pago, isso somados o preço do jogo declarado e o frete. Ou seja, se no total você pagou 100 dólares, provavelmente vai desembolsar mais 60 dólares entre tributos e taxas. Pode acontecer da Receita tributar arbitrariamente, com um valor que eles "acham" que custou. Quando meu Sçythe chegou, a caixa era enorme (desnecessária até), mas a Receita acho que o conteúdo valia uns 500 dólares e fui tributado em R$ 950. Tive então que entrar com um requerimento no próprio correio, anexando comprovantes que mostravam que eu tinha pago $99 dólares pelo jogo e postagem. A Receita então refez o cálculo e paguei aproximados R$260 para retirar. 

    As metas estendidas, são bônus da campanha. Isso quer dizer que conforme a campanha avança e mais pessoas apoiam, essas metas vão sendo liberadas e virão com todas elas quando o jogo for lançado. Isso é chamado de Stretch Goals. Eles não tem custo. Apenas são acrescentados conforme metas de arrecadação vão sendo liberadas.   
    O que é vendido separadamente são os ADD-ONS. Podem ser de vários tipos como camisetas, canecas, peças de luxo como moedas de metal e outros tipos de marcadores, livros, miniaturas avulsas. Essas sim, podem ser compradas à parte no momento do apoio ao KS e as vezes, são dadas opções para serem adquiridas no final da campanha. 

    Os envios em geral, são feitos no prazo estipulado durante a campanha. Mas sempre pode acontecer problemas no caminho. Um dos meus financiamentos, estava previsto para entrega em dezembro passado e até agora, nada. Tiveram problemas com gráfica, com funcionários e coisas assim e está tudo enrolado. Pode acontecer? Sim, pode. Por isso que pesquisar sobre a editora é importante. Algumas pessoas aqui do fórum, esperam até os últimos dias para apoiar ou não, para ver como as coisas vão se desenrolando na campanha. Outro, dão o pledge de 1$, só para poder participar do fórum da própria campanha e então decidir até o final, se apoiam com o pledge que dá direito ao jogo. 

    Sobre os fretes praticados, na grande maioria, têm sido altos. Existem os riscos e já muitas campanhas, aparecem até uma observação que enviar para o Brasil é complicado, por isso eles colocam preços elevados. Você terá que decidir se quer ou não pagar. Alguns fretes, dependendo do preço do jogo podem chegar a 60 dólares. Cada campanha/jogo trás preços diferentes, mas na esmagadora maioria, o valor que será cobrado já está declarado na campanha. Em raros KS, esse valor é computado depois. Lembrando que a tributação, se ocorrer, será a somatória do valor declarado mais a postagem. 

    Espero ter esclarecido alguns pontos. ;)   

    Muito esclarecedor... de verdade!
    O preço do frete é que assusta também... já vi amigos pagarem fretes absurdos...

    Sobre a tributação, como já sou um comprador experiente de lojas como o CoolStuffInc por exemplo, estou cansado de pagar pelas minhas encomendas, mas meu medo era justamente acontecer o que ocorreu com você...
    Dado o tamanho dos produtos um preço injusto a ser pago. Como você fez para recorrer da tributação?

    Outro problema do qual tenho medo, é no caso de metas estendidas serem enviadas com o produto. 
    Isso porque uma vez, comprei 6 produtos lá fora (Bonecos G.I.Joe - sou colecionador). Quando chegou aqui na receita, eles me enviaram uma carta dizendo que havia uma caixa em meu nome na receita e que ela continha mais de 10 itens (MENTIRA DESCARADA). Neste caso eles fizeram parecer que eu era comerciante e estava importando produtos de maneira errada. Fiquei extremamente chateado e por sorte conhecia alguém que trabalhava nesta área nos correios. Entrei em contato com a pessoa e ela, com MUITO CUSTO, conseguiu desfazer o erro deles. Tive que recorrer declarando que eles estavam errados, que na caixa não haviam de maneira alguma mais de 10 itens, declarando o conteúdo exato da caixa e coisa e tal. No fim deu tudo certo, mas imagino, que no caso de muitas coisas serem enviadas juntas ao jogo, o problema possa voltar a ocorrer.
    Alguém aí já passou por problema semelhante??

    0
  • excluido_28026
    126 mensagens MD
    avatar
    excluido_2802602/06/17 11:44
    excluido_28026 » 02/06/17 11:44

    kantoni::Eu particularmente não gosto de KSs, embora tenha parcipado do Reinos de Drunagor e do Tao Long. As duas razões para isso são:

    * a primeira se aplica apenas aos KSs estrangeiros: o imposto aplicado é muito deselal.

    * a segunda é que a minha experiência com jogos de tabuleiro mostrou que ter expansões e mais itens raramente fazem alguma diferenca, pois geralmente não tenho tempo nem gente pra jogar o jogo tantas vezes que me faça enjoar e precisar de uma expansão.

    Um exemplo é o Arcadia Quest (comprei a versão nacional). Até hoje joguel apenas 10x. Se eu tivesse participado do KS eu teria um monte de itens que, muito provavelmente, nunca seriam usados. Assim, essas 10x que joguei já valeram muito a pena e, se um dia eu precisar, posso vender o jogo e recuperar boa parte do dinheiro gasto.

    Enfim, o dinheiro economizado com KS + Frete + Imposto me permitiu comprar outros jogos e ter outras experiências.

    Obviamente, para quem gosta de colecionar o descrito acima não se aplica.


    Entendo tudo o que você falou, porque sempre pensei e ainda penso como você.
    Sobre o Reinos de Drunagor por exemplo, nem é o caso, porque é uma campanha nacional e não é nosso foco aqui porque não há tributação. 
    Agora, eu sou um grande defensor da Histeria Games e tenho tanto o Drunagor como o Caçadores da Galáxia. Nos dois casos esperei terminar as campanhas, e quando foram lançados comprei o que eles chamam de Late Pledge no site deles. Acabei levando tudo que era meta estendida nas campanhas (diga-se de passagem que pelo mesmo preço de quem apoiou).

    0
  • excluido_28026
    126 mensagens MD
    avatar
    excluido_2802602/06/17 11:51
    excluido_28026 » 02/06/17 11:51

    netoribeiro::Ótimo tópico! Tenho as mesmas duvidas! :wassat:

    Eu ingressei no universo do boardgame em janeiro e já gastei uma boa grana com esse hobby (mesmo não possuindo uma vasta coleção)

    Meu primeiro financiamento no kickstarter foi o The Grimm Forest que até agora me custou R$264 o envio está previsto para Dezembro.

    Esse mês entrei no Zombicide Grenn Horde ficou em R$408 + 195 de frete, porém eles começaram a adicionar os "Optional Buys".
    Pela pesquisa que fiz provavelmente vão adicionar vários packs opcionais...eu queria comprar todos (para ter tudo dessa expansão)
    Minha duvida é se posso comprar esses packs depois (o jogo vai ser entregue em Jun/2018) ou se tenho q pagar tudo dentro do período de financiamento.... se for assim fudeu pq o money pra jogos esse mês acabou-se :ermm:


    Isso do dinheiro também pesa para mim... deixa eu dar um exemplo.
    O Dark Souls que dei o exemplo no início do tópico tinha a campanha sendo feita em Libra (nem euro, nem dólar... LIBRA!).
    Eu por sinal queria tudo! rsrsrs

    Assim, acho que ia pagar fácil fácil tudo por umas 300 libras... nem sei quanto é isso em real (fora a tributação)... HAHAHA
    Acabei optando por esperar. Comprei o jogo mês passado no CoolStuff em pré-venda. Acabei conseguindo o jogo por um bom valor: 90 dólares +50 de frete. Hoje o jogo no CoolStuff está por 105 dólares acredito eu (lembrando que essa diferença de 15 dólares já é coisa pra cacete).

    Se eu tivesse participado da campanha, teria que pagar não só o jogo base (que era mais caro que os 90 dólares que paguei) como também pelas expansões. Da forma que está sendo para mim, não só peguei o jogo mais barato, como vou poder comprar as expansões separado e mais a frente.
    Agora, eu não estou dizendo que vou conseguir comprar as expansões, porque elas ainda não foram lançadas, mas a própria empresa já falou que elas também serão lançadas no Retail no fim do ano... 
    Ou seja, neste caso específico, acho que valeu mais a pena ficar de fora da campanha.

    0
  • DjangoBahiano
    270 mensagens MD
    avatar
    DjangoBahiano02/06/17 12:37
    DjangoBahiano » 02/06/17 12:37

    Eu posso estar enganado tb, mas muitas pessoas que compram por KS são colecionadores ne.As vezes tb pelo jogo parecer bem legal e atrativo, mas percebo que muitos brasileiros compram pela raridade da parada, os extras,etc. Com intenção de colecionar mesmo.

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro02/06/17 13:43
    butilheiro » 02/06/17 13:43

    A Lei de Murphy original, proposta pelo engenheiro espacial Edward A. Murphy, Jr., propunha que "se houveram duas soluções para uma coisa e uma delas levar à uma catástrofe, será essa a escolhida". No popular, a sentença se popularizou como "se algo puder dar errado, vai dar errado" e se tornou, mais do que uma brincadeira, uma verdade sobre o universo, o destino e o caos. pelo menos para alguns. O fato é que, conforme explica a ciência, é possível mostrar porque temos essa impressão pessimista pelas coisas e eventos à nossa volta, como mostra esse artigo aqui (http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/19/ciencia/1434705663_423636.html).

    Apesar disso, parece que há dias e situações específicas em que a Lei de Murphy realmente se instaura na sua vida. E se tem algo em que é fácil notar, pelo menos para nós brasileiros, é quando entramos nessa de financiamentos coletivos. Sejam nos gringos ou nos nacionais, estamos fadados a ter que lidar com as intempéries da vida. E quando tudo pode dar errado, realmente dá! Estamos lidando diretamente com atrasos, com produções ruins, com problemas nas entregas e greves, sejam elas dos Correios ou da Receita. O caso mais recente é o do jogo Imperial 2030, da Pensamento Coletivo, que depois de dezenas de atrasos na produção, chegou ao Brasil bem na época da greve dos Correios e, pra quem teve a sorte de receber o jogo, ainda veio com erros de produção (um deles bem grave).

    Mas quero contar pra vocês um caso gringo. Sim, pra mostrar que não é só em solo tupiniquim que a coisa anda, vamos dizer, numa "maré de azar", pra poupar acusações aqui e ali. Vou contar a história do financiamento coletivo, via Kickstarter, do jogo Unfair. Droga, nenhum piadinha pode ser mais injusta do que essa. Lançado pela Good Games USA, o projeto foi ao ar em agosto de 2016. A meta era atingir 47 mil dólares para publicar o lindo card game com tema de parque de diversões e com promessa de muita interação na mesa através de ações "unfair", que poderiam prejudicar o adversário na criação de suas atrações. A premissa me atraiu de cara, mas mais ainda a arte linda e colorida. Era o tipo de jogo que faltava na minha coleção. E haviam strech goals alcançados que deixavam o financiamento ainda mais interessante. Nas convenções ao longo do ano, o jogo chamou bastante atenção de quem o viu (na GenCon, foi super elogiado). Os comentários dos reviewers eram excelentes também (os caras do Man vs Meeple adoraram e outros divulgadores de conteúdo também falavam super bem do protótipo do jogo).

    "Ok", você vai dizer, "... mas 49 dólares por um card game não está barato". É, não estava mesmo. Mas não era um card game simples, só com cartinhas como Parade ou Oh My Goods!. Unfair vinha numa caixa padrão de 30 x 30cm, com um tabuleiro central para os diferentes baralhos do jogo, além de diversos marcadores de papelão com boa espessura, uma miniatura de carrinho de montanha-russa como marcador de rodadas, além de um insert excelente, de dar inveja em muitos jogos parrudos, que seria capaz de guardar 10 decks diferentes com 60 cartas cada e com sleeves, e ainda sobrar espaço. Isso sem contar que haveriam duas expansões inclusas no jogo. Fiz o pledge, nada barato, de 49 dólares e mais 15 de frete, na esperança de não pagar muito pela importação.

    O financiamento foi bem sucedido, alcançou quase 300 mil dólares e prometia ser o grande lançamento do fim daquele ano, uma vez que a previsão de entrega era para dezembro. Era.

    As coisas começaram a desandar logos nos primeiros meses após a campanha. A produtora do jogo sempre mantinha os "financiadores" informados da produção, com gráficos bem bonitos e tal, falando sobre o andamento da arte, da produção, da preparação do material e etc. Sempre dizendo que estava tudo em dia. Inclusive, na última atualização antes da feira de Essen em outubro, a arte, design e preparação dos arquivos para impressão estavam todos ok. As coisas começaram a desandar em novembro. Quando os caras fizeram um update no dia 1º de novembro falando de toda a produção e, lá no meio das informações, haviam um item dizendo que a impressão das cartas não havia iniciado, eu sabia que ia dar errado. A previsão de entrega pra dezembro já tinha ido por água abaixo. Mas a "desculpa" dos caras era a de que durante os play tests alguns jogadores haviam reclamado de algumas expressões que não estavam claras, então foi necessário corrigir algumas coisas dos textos. Bom, pelo menos não iria acontecer o que aconteceu com o Martians: A Story of Civilization (outra campanha de Kickstarter que participei ano passado, que veio repleto de erros e com um manual péssimo - mas isso é outra história). Mas o problema ficou ainda maior quando, na atualização seguinte, já no final de novembro, os caras alegaram que teriam que produzir 6 mil cópias do jogo e que isso os estava atrasando. Somente naquele momento é que havia começado a impressão das cartas. Somente naquele momento a Good Games USA se pronunciou em tom de atraso e avisou que os envios deveriam começar somente em janeiro, com a maioria dos apoiadores recebendo suas cópias somente em fevereiro, outros em março.

    Mas olha só, não é só no Brasil que vivemos de atrasos. Na atualização de janeiro, sim, quando o jogo já deveria estar sendo enviado, os cara falaram de mais um atraso na produção "em nome da qualidade", como eles disseram. Nesse, a editora alegou que haviam coisas a melhorar e que somente depois de finalizar as 6 mil cópias do jogo para os apoiadores é que eles iriam iniciar a produção da versão retail. Mas, que engraçado, ela estaria pronta 10 dias depois. Veio aquela sensação de "as lojas vão ter o jogo antes de mim". Acho que já sentimos essa sensação por aqui, certo? Mas para suavizar a sensação, havia uma frase que dizia o seguinte: os apoiadores da União Europeia irão receber o jogo em março, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia iriam receber também em março, porém o resto do mundo iria receber diretamente da China, por airmail (não por navio, como geralmente é feito o envio para o Brasil que demora meses) e deveria chegar em fevereiro. Isso aconteceu? Não.

    Além dos atrasos, outros problemas começaram a aparecer quando os primeiros apoiadores receberam suas cópias. Aparentemente alguma cartas estavam com tamanhos diferentes (decks inteiros, pelo visto). A empresa se pronunciou e disse que iria repor para os apoiadores que tiveram esse "azar" e que esse erro na produção tinha sido mínimo, apenas em alguns casos isolados. Pelo visto, foram bem poucos mesmo.

    Enfim, chegou março. E nada da minha cópia aparecer. Aliás, nem meio um código de rastreio eu tinha recebido. Entrei em contato com os caras várias vezes pedindo atualizações e sempre recebia a resposta de que estava tudo normal, que iriam enviar, ou que a previsão era março mesmo - sendo que não era. Por fim, no final de março já, mandei mais uma vez que não havia recebido e a resposta dos caras, para a minha surpresa, foi "você não recebeu ainda?". Como assim, galera? Eu tava avisando desde fevereiro que não havia recebido. No frigir dos ovos, a Good Games USA me informou que iria enviar a minha cópia direto da Inglaterra, através de uma loja parceira, via DHL, em regime expresso, e que deveria chegar em até 5 dias. Mas a vida, ela não é justa. E se há algo que aprendemos com a Lei de Murphy é que se há algo que pode dar errado, vai dar. O jogo foi enviado no dia 21 de março. Chegou em São Paulo no dia 23. E por lá ficou.

    O que as empresas lá de fora não sabem é que quando o envio para o Brasil é feito via courier, ou seja, uma empresa de entregas como a DHL, ou a FedEx, há 99% de chances de taxação. E pior, que se você não informa o valor correto da remessa, quem paga a multa é o importador, ou seja, eu. A tal parceira da Good Games USA, a loja GamesQuest, de Londres, fez o favor de informar um valor abaixo no envio da caixa, a Receita parou, achou estranho e travou a encomenda. A DHL me solicitou todos os documentos, invoices e etc, os quais eu forneci no dia seguinte, dia 24 de março. Porém, como estamos no Brasil, as coisas que podem dar errado realmente dão, e do pior jeito possível.

    Somente no dia 27 de abril a Receita resolveu responder à DHL sobre a encomenda, alegando que havia irregularidade nos documentos e que iria multar, além de cobrar o imposto regular. O imposto ainda nem foi o correto, 60% sobre o valor real do jogo + frete. O que deveria ter sido uns 130 reais, virou 260. O problema é que a tal multa foi de 188 reais. Ou seja, o valor do jogo que já era de 49 + 15 dólares (mais IOF do cartão), ainda foi acrescido de sei lá quantos porcento e mais 188 reais de multa. Custo total do jogo? Meros 660 reais. E quais as opções eu tinha? Pagar ou devolver o jogo, pelo qual esperei 8 meses e já havia pago. Resolvi pagar. E ainda tive que esperar até ontem, dia 03/05, para receber o tal jogo.

    Quais os passo agora? O martírio ainda não acabou. Eu, sem dúvida alguma, vou recorrer do valor cobrado pela Receita e ainda vou levar uns bons meses nessa novela até que a decisão judicial saia, para saber se vou receber alguma parte do valor de volta. O correto, como se trata de envio de valor menor que 100 dólares, é que eu não tivesse pago nenhum centavo, conforme a legislação brasileira. Porém a Receita não gosta de seguir a legislação. E como vivemos sob a Lei de Murphy, corro o risco de ainda ver o meu pedido ser indeferido ou de ainda ter que pagar mais, sei lá pelo que. Porque com financiamento coletivo, estamos fadados a sempre ter que esperar o pior.

    - esse é um texto meu escrito há alguns dias que desisti de publicar aqui. Mas se tornou oportuno nessa discussão.

    2
  • excluido_28026
    126 mensagens MD
    avatar
    excluido_2802602/06/17 14:03
    excluido_28026 » 02/06/17 14:03

    butilheiro::A Lei de Murphy original, proposta pelo engenheiro espacial Edward A. Murphy, Jr., propunha que "se houveram duas soluções para uma coisa e uma delas levar à uma catástrofe, será essa a escolhida". No popular, a sentença se popularizou como "se algo puder dar errado, vai dar errado" e se tornou, mais do que uma brincadeira, uma verdade sobre o universo, o destino e o caos. pelo menos para alguns. O fato é que, conforme explica a ciência, é possível mostrar porque temos essa impressão pessimista pelas coisas e eventos à nossa volta, como mostra esse artigo aqui (http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/19/ciencia/1434705663_423636.html).

    Apesar disso, parece que há dias e situações específicas em que a Lei de Murphy realmente se instaura na sua vida. E se tem algo em que é fácil notar, pelo menos para nós brasileiros, é quando entramos nessa de financiamentos coletivos. Sejam nos gringos ou nos nacionais, estamos fadados a ter que lidar com as intempéries da vida. E quando tudo pode dar errado, realmente dá! Estamos lidando diretamente com atrasos, com produções ruins, com problemas nas entregas e greves, sejam elas dos Correios ou da Receita. O caso mais recente é o do jogo Imperial 2030, da Pensamento Coletivo, que depois de dezenas de atrasos na produção, chegou ao Brasil bem na época da greve dos Correios e, pra quem teve a sorte de receber o jogo, ainda veio com erros de produção (um deles bem grave).

    Mas quero contar pra vocês um caso gringo. Sim, pra mostrar que não é só em solo tupiniquim que a coisa anda, vamos dizer, numa "maré de azar", pra poupar acusações aqui e ali. Vou contar a história do financiamento coletivo, via Kickstarter, do jogo Unfair. Droga, nenhum piadinha pode ser mais injusta do que essa. Lançado pela Good Games USA, o projeto foi ao ar em agosto de 2016. A meta era atingir 47 mil dólares para publicar o lindo card game com tema de parque de diversões e com promessa de muita interação na mesa através de ações "unfair", que poderiam prejudicar o adversário na criação de suas atrações. A premissa me atraiu de cara, mas mais ainda a arte linda e colorida. Era o tipo de jogo que faltava na minha coleção. E haviam strech goals alcançados que deixavam o financiamento ainda mais interessante. Nas convenções ao longo do ano, o jogo chamou bastante atenção de quem o viu (na GenCon, foi super elogiado). Os comentários dos reviewers eram excelentes também (os caras do Man vs Meeple adoraram e outros divulgadores de conteúdo também falavam super bem do protótipo do jogo).

    "Ok", você vai dizer, "... mas 49 dólares por um card game não está barato". É, não estava mesmo. Mas não era um card game simples, só com cartinhas como Parade ou Oh My Goods!. Unfair vinha numa caixa padrão de 30 x 30cm, com um tabuleiro central para os diferentes baralhos do jogo, além de diversos marcadores de papelão com boa espessura, uma miniatura de carrinho de montanha-russa como marcador de rodadas, além de um insert excelente, de dar inveja em muitos jogos parrudos, que seria capaz de guardar 10 decks diferentes com 60 cartas cada e com sleeves, e ainda sobrar espaço. Isso sem contar que haveriam duas expansões inclusas no jogo. Fiz o pledge, nada barato, de 49 dólares e mais 15 de frete, na esperança de não pagar muito pela importação.

    O financiamento foi bem sucedido, alcançou quase 300 mil dólares e prometia ser o grande lançamento do fim daquele ano, uma vez que a previsão de entrega era para dezembro. Era.

    As coisas começaram a desandar logos nos primeiros meses após a campanha. A produtora do jogo sempre mantinha os "financiadores" informados da produção, com gráficos bem bonitos e tal, falando sobre o andamento da arte, da produção, da preparação do material e etc. Sempre dizendo que estava tudo em dia. Inclusive, na última atualização antes da feira de Essen em outubro, a arte, design e preparação dos arquivos para impressão estavam todos ok. As coisas começaram a desandar em novembro. Quando os caras fizeram um update no dia 1º de novembro falando de toda a produção e, lá no meio das informações, haviam um item dizendo que a impressão das cartas não havia iniciado, eu sabia que ia dar errado. A previsão de entrega pra dezembro já tinha ido por água abaixo. Mas a "desculpa" dos caras era a de que durante os play tests alguns jogadores haviam reclamado de algumas expressões que não estavam claras, então foi necessário corrigir algumas coisas dos textos. Bom, pelo menos não iria acontecer o que aconteceu com o Martians: A Story of Civilization (outra campanha de Kickstarter que participei ano passado, que veio repleto de erros e com um manual péssimo - mas isso é outra história). Mas o problema ficou ainda maior quando, na atualização seguinte, já no final de novembro, os caras alegaram que teriam que produzir 6 mil cópias do jogo e que isso os estava atrasando. Somente naquele momento é que havia começado a impressão das cartas. Somente naquele momento a Good Games USA se pronunciou em tom de atraso e avisou que os envios deveriam começar somente em janeiro, com a maioria dos apoiadores recebendo suas cópias somente em fevereiro, outros em março.

    Mas olha só, não é só no Brasil que vivemos de atrasos. Na atualização de janeiro, sim, quando o jogo já deveria estar sendo enviado, os cara falaram de mais um atraso na produção "em nome da qualidade", como eles disseram. Nesse, a editora alegou que haviam coisas a melhorar e que somente depois de finalizar as 6 mil cópias do jogo para os apoiadores é que eles iriam iniciar a produção da versão retail. Mas, que engraçado, ela estaria pronta 10 dias depois. Veio aquela sensação de "as lojas vão ter o jogo antes de mim". Acho que já sentimos essa sensação por aqui, certo? Mas para suavizar a sensação, havia uma frase que dizia o seguinte: os apoiadores da União Europeia irão receber o jogo em março, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia iriam receber também em março, porém o resto do mundo iria receber diretamente da China, por airmail (não por navio, como geralmente é feito o envio para o Brasil que demora meses) e deveria chegar em fevereiro. Isso aconteceu? Não.

    Além dos atrasos, outros problemas começaram a aparecer quando os primeiros apoiadores receberam suas cópias. Aparentemente alguma cartas estavam com tamanhos diferentes (decks inteiros, pelo visto). A empresa se pronunciou e disse que iria repor para os apoiadores que tiveram esse "azar" e que esse erro na produção tinha sido mínimo, apenas em alguns casos isolados. Pelo visto, foram bem poucos mesmo.

    Enfim, chegou março. E nada da minha cópia aparecer. Aliás, nem meio um código de rastreio eu tinha recebido. Entrei em contato com os caras várias vezes pedindo atualizações e sempre recebia a resposta de que estava tudo normal, que iriam enviar, ou que a previsão era março mesmo - sendo que não era. Por fim, no final de março já, mandei mais uma vez que não havia recebido e a resposta dos caras, para a minha surpresa, foi "você não recebeu ainda?". Como assim, galera? Eu tava avisando desde fevereiro que não havia recebido. No frigir dos ovos, a Good Games USA me informou que iria enviar a minha cópia direto da Inglaterra, através de uma loja parceira, via DHL, em regime expresso, e que deveria chegar em até 5 dias. Mas a vida, ela não é justa. E se há algo que aprendemos com a Lei de Murphy é que se há algo que pode dar errado, vai dar. O jogo foi enviado no dia 21 de março. Chegou em São Paulo no dia 23. E por lá ficou.

    O que as empresas lá de fora não sabem é que quando o envio para o Brasil é feito via courier, ou seja, uma empresa de entregas como a DHL, ou a FedEx, há 99% de chances de taxação. E pior, que se você não informa o valor correto da remessa, quem paga a multa é o importador, ou seja, eu. A tal parceira da Good Games USA, a loja GamesQuest, de Londres, fez o favor de informar um valor abaixo no envio da caixa, a Receita parou, achou estranho e travou a encomenda. A DHL me solicitou todos os documentos, invoices e etc, os quais eu forneci no dia seguinte, dia 24 de março. Porém, como estamos no Brasil, as coisas que podem dar errado realmente dão, e do pior jeito possível.

    Somente no dia 27 de abril a Receita resolveu responder à DHL sobre a encomenda, alegando que havia irregularidade nos documentos e que iria multar, além de cobrar o imposto regular. O imposto ainda nem foi o correto, 60% sobre o valor real do jogo + frete. O que deveria ter sido uns 130 reais, virou 260. O problema é que a tal multa foi de 188 reais. Ou seja, o valor do jogo que já era de 49 + 15 dólares (mais IOF do cartão), ainda foi acrescido de sei lá quantos porcento e mais 188 reais de multa. Custo total do jogo? Meros 660 reais. E quais as opções eu tinha? Pagar ou devolver o jogo, pelo qual esperei 8 meses e já havia pago. Resolvi pagar. E ainda tive que esperar até ontem, dia 03/05, para receber o tal jogo.

    Quais os passo agora? O martírio ainda não acabou. Eu, sem dúvida alguma, vou recorrer do valor cobrado pela Receita e ainda vou levar uns bons meses nessa novela até que a decisão judicial saia, para saber se vou receber alguma parte do valor de volta. O correto, como se trata de envio de valor menor que 100 dólares, é que eu não tivesse pago nenhum centavo, conforme a legislação brasileira. Porém a Receita não gosta de seguir a legislação. E como vivemos sob a Lei de Murphy, corro o risco de ainda ver o meu pedido ser indeferido ou de ainda ter que pagar mais, sei lá pelo que. Porque com financiamento coletivo, estamos fadados a sempre ter que esperar o pior.

    - esse é um texto meu escrito há alguns dias que desisti de publicar aqui. Mas se tornou oportuno nessa discussão.


    Nossa kra... deu dó...
    São de coisas assim que eu tenho medo...
    Duas perguntas...
    Essa foi sua primeira campanha do kickstarter com problemas??
    Você pretende voltar a participar de campanhas, mesmo que de outras empresas??

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
Kickstarter - Uma discussão sobre as campanhas: Vale ou Não?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.