Olá, pessoal! Boa noite!
Estou me formando em Psicopedagogia clínica e institucional. Como devem saber, a prática psicopedagógica trabalha com jogos, dinâmicas, brincadeiras, artes e etc. Nesse sentido, decidi me dedicar na abordagem do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo práticas lúdicas com jogos de tabuleiro, dados e cartas para análise comportamental e afetivo-social das crianças no contexto escolar e clínico. Portanto, o meu tema de conclusão de curso é mais especificadamente focado na experiência dos jogos cooperativos em turmas com histórico de bullying. Decidi me dedicar em analisar de que forma os jogos cooperativos podem auxiliar na formação de um ambiente saudável, sem a exclusão por parte do corpo discente. Gostaria de saber de vocês quais jogos poderia adicionar para trabalhar e se os que eu mencionarei logo abaixo são uma escolha ideal e pelo o que posso substituir.
A faixa etária é de 5 à 8 anos, portanto, pode adicionar jogos que vocês acreditam ser de fácil adaptação. Não existe critério de domínio de jogo e nem mecânica. O único critério são jogos que possibilitem a tomada de decisões em cooperação, para que haja análise do desenvolvimento afetivo-social.
A lista dos jogos estão anexados ao tópico. Fiz o tópico, pois ele fornece comentários acerca da pesquisa, que se houver, será muito bem vinda.
Se quiserem saber mais sobre a pesquisa, mandem PM. Estarei disposto em explicar e debater ideias.
Um abraço!
Segue link da lista: https://www.ludopedia.com.br/lista/9229/lista-jogos-cooperativos-pesquisa-de-pos-graduacao-em-psicopedagogia&id_ludo_list_item=85055#id_ludo_list_item_85055