Laboratório do Mestre #16: os reinos Ancestrais Part. 01
Olá galera, de volta com mais um laboratório do mestre para vocês, dessa vez trazendo um material mais detalhado da expansão “Os Reinos Ancestrais” do jogo “Os Reinos de Drunagor”. Como a expansão traz muito conteúdo novo para ser adicionado ao jogo e eu gosto de falar mais detalhadamente nesse post dando minha opinião sobre os vários componentes e regras, eu vou dividir esse post em duas (ou três) partes para que ele não fique muito grande e a sua leitura não fique cansativa, vou fazer as minhas considerações sobre cada uma das partes do laboratório e na última dou a minha consideração final sobre a expansão no geral.
E hoje, para iniciar os posts sobre essa expansão, vamos falar exclusivamente dos reinos adicionais que vêm nela, vou incluir aqui o reino dos Draconatos, mas lembrando que esse reino não vem nessa expansão, ele é vendido separadamente como um conteúdo adicional para o jogo. Vou deixar para falar sobre os reinos independentes em um material futuro, para não estender demais o conteúdo desse material, e também vou entrar em detalhes de apenas algumas das construções mais relevantes de cada um dos reinos.
Reino dos Draconatos
O general dos Draconatos é chamado de Drak´or, ele tem a sua habilidade inicial semelhante a de outros generais da caixa base, o que lhe permite ganhar mais movimento, defesa e dado de combate. É uma habilidade bem comum no jogo, nada muito fora do padrão.
Covil dos Jovens
Essa construção lhe permite se mover uma tile ao custo de uma moeda (uma vez por turno), é uma habilidade razoável, e como a construção tem um baixo custo para ser feita ela pode ser levada em consideração para ser uma das suas primeiras construções.
Pátio de Honra
Essa é uma construção muito boa para se iniciar a partida, tem um baixo custo de para ser construída e lhe dá dois marcadores de acertos para serem usados durante a partida. Esses marcadores podem ser muito úteis no início do jogo, onde qualquer monstro da expansão pode ser muito forte para o general enfrentar.
Ravina Sagrada
Essa é uma das construções essenciais para aquele jogador que está focando em fazer uns pontos extras com cartas de artefatos, ela lhe permite descartar um dos seus marcadores e uma carta de artefato para comprar duas cartas de artefatos que estejam na oferta ou no topo do baralho. É muito forte para formar os sets de artefatos para ganhar mais pontos no final do jogo, e se você está com essa estratégia em mente é bom construí-la até o final da partida.
Templo do Ancião
Essa é uma construção bem interessante, pois faz com que você fique recuperando parte da sua força ativa a cada rodada, isso pode lhe economizar algumas ações perdidas e agilizar algumas das suas outras ações no jogo, e como o seu custo é bem baixo dá até para ser uma das suas primeiras construções em jogo.
Lar do Dragão
Essa sim é uma construção cara que vale a pena ser construída, ela lhe dá um escudo para cada face de dragão que saia na sua rolagem de dados. O custo é caro, mas vale muito a pena fazê-la até o turno 5.
Reino dos Guardiões
O reino dos guardiões é liderado por Oakleaf, um general com uma habilidade única que eu considero muito boa, pois ela permite que ele ganhe 2 pontos de força para um combate, podendo até mesmo ultrapassar o seu limite de força máxima.
Recanto das Fadas
Construção muito boa e que lhe permite transformar um dado com a face de dragão em um acerto, isso pode ajudar muito no começo, pois faz com que você desperdice menos dados na hora do combate, e como o seu custo é muito baixo pode até mesmo ser uma das suas primeiras construções no jogo.
Recanto dos Pássaros
Essa é uma ótima construção para se ter logo no início da partida, pois ela lhe permite fazer uma ação de coleta e imediatamente trocar os recursos coletados por outros de valores equivalentes, é como se ao fazer uma ação de coleta automaticamente você também estivesse fazendo uma ação de mercado, e meu amigo... Isso é muito forte, pois agiliza muito o seu jogo e você nunca vai pegar recursos desnecessários para seu reino.
Pomar da Paz
Essa é uma ótima construção, porque ela evita que você perca dados durante um combate, já que você pode alocar dois dados quaisquer nela para recuperar 3 pontos de força ativa, é uma carta muito boa, evita desperdício de dados e ainda faz você recuperar muita força, e o seu custo nem é tão caro assim.
Bosque dos Sátiros
Essa construção vai lhe fornecer pontos para cada três terrenos sem nenhum marcador de coleta sobre eles no final do jogo, é sinceramente uma habilidade de pontos muito fraca, pois boa parte dos terrenos no final do jogo vão ter pelo menos um marcador de coleta, o que vai fazer você ganhar poucos pontos, porém, como o seu custo é muito baixo, pode valer a pena fazer, caso você veja que do meio para o fim da partida você possa ganhar alguns pontos com ela.
Árvore Mãe
Essa construção lhe dá dois de escudo por turno de combate, isso se você estiver lutando em um terreno com o recurso madeira (no guia de referências rápidas diz que é carne, mas o símbolo mostra madeira e faz todo o sentido a habilidade ser madeira, então deve ser um erro de digitação), por mais que os seus oponentes possam tentar evitar confrontá-lo nesses tipos de terrenos as criaturas não podem, e sempre reduzir dois pontos de dano a cada rodada é muito bom para sempre sair vivo de combate.
Reino dos Mortos-Vivos
O reino dos mortos é liderado pelo comandante Ank Sur, um personagem que tem uma habilidade única e muito forte no meu ponto de vista, pois ela remove 1 ponto de força ativa do seu oponente e adiciona a sua, podendo até mesmo ultrapassar o seu limite de força, acho essa uma habilidade muito forte dos comandantes e ela ainda fica mais forte com a adição das cartas de níveis, é um absurdo de forte, um dos melhores comandantes do jogo.
Vale das Sombras
Essa é uma das construções bem interessantes desse reino, pois ela lhe permite coletar recursos mesmo quando o terreno está exaurido, é muito barata e tem um efeito muito bom, uma das opções certas de construções, pois geralmente os terrenos que sempre ficam perto do seu reino são exauridos rapidamente e isso lhe permite pegar novamente recursos neles e em segurança.
Vale dos Mortos
Ótima construção, faz você ganhar 1 ponto de defesa em terrenos que tenham marcadores exauridos, além de colocar um desses marcadores onde o seu comandante está ao preço de uma moeda, você ganha bônus e anula um terreno, tudo isso por uma moeda, construção muito boa para fazer efeito junto com o Vale das Sombras.
Cripta dos Mortos
Uma ótima construção e que lhe permite transformar uma face de caveira em acerto, barata, habilidade muito boa, excelente para se fazer em início de partida, pois faz você desperdiçar menos dados durantes os combates.
Torre Negra
Essa é uma construção bem situacional, ela vai lhe permitir comprar cartas do baralho de artefato e ficar com duas na mão, se você estiver focando nesse tipo de pontuação é uma ótima pedida, mas se você está mais focado em outro tipo de vitória pode ser um pequeno desperdício fazê-la, já que seu custo é um pouco elevado, fazê-la ou não vai depender muito do tipo de ganho de pontos em que você estar focando.
Ruinas do Rei Lich
Isso é que é construção forte, lhe dá um escudo para cada face de caveira que você tenha obtido nos dados, em uma só construção você evita de perder alguns dados, ganha defesa e ela ainda pode ser feita quantas vezes quiser em um turno de combate, muito forte e muito recomendada de se fazer em uma partida,
Reino da Valquírias
O reino das Valquírias liderado pela comandante Diana é bem interessante, sua habilidade base é daquelas mais populares no jogo, onde você vai ativar e ganhar movimento, ataque e dado de combate, essa não é uma habilidade ruim, mas tem outros generais com habilidades únicas que são muito melhores em jogo do que os generais com essas habilidades.
Vale das Brumas
Essa construção com efeito único é bem interessante, pois ela entra em jogo com dois marcadores de nuvem e ao gastar um deles você pode voltar no começo do seu próximo turno para a sua cidade ou para uma dos locais que tenha uma das suas torres, é muito bom para evitar de iniciar um combate após você está fraco de outro combate, construção muito boa e barata.
Ninho da Águia
Essa é uma daquelas construções bem situacionais, pois ela vai lhe dá mais pontos no final da partida de acordo com a quantidade de moedas que você tem, se você observar que no decorrer do jogo está juntando muitas moedas, então essa é uma boa opção de construção para se fazer, ainda mais porque você pode ganhar mais moedas com uma ação de mercado e fazer com que essa construção valha muito a pena no final do jogo.
Platô dos Escolhidos
Ela não tem um efeito muito forte, mas como a sua ativação é a custo de energia, ela pode vir a ser muito boa para lhe salvar de alguns combates no futuro, sem falar que o seu custo é bem baixo, então não é um investimento perdido.
Fortaleza de Vidro
Uma carta que assim como muitas outras pode variar dependendo da situação que você vai ou não construí-la, pois ela lhe permite pegar duas cartas de artefatos da oferta no final da partida, se você está trilhando esse tipo de pontuação na sua partida então essa é uma construção ideal para ser feita, caso esteja vendo outros meios de pontuações pode ser que o custo dessa construção seja muito grande para um benefício bem baixo.
Círculo dos Campeões
Essa é uma das construções de 2 pontos do reino das valquírias, e é uma ótima construção, pois ela vai tratar todas as faces de dragões dos seus dados como acerto durante toda a partida, é uma ótima escolha, pois pode ser ativada quantas vezes quiser e vai lhe fazer não desperdiçar dados durante o combate.
Consideração Sobre essa Parte da Expansão
Esse conteúdo não traz nada de muito novo ao que já vem na caixa base, apenas a possibilidade do jogo poder se jogado por até 6 pessoas, o que para mim é uma coisa muito boa, já que o meu grupo é bem grande, tirando isso não há nada de muito novo.
Agora vamos falar um pouco sobre os reinos que foram citados nesse material, bem, eles seguem um padrão de equilíbrio em seus custos de construções. Alguns comandantes têm habilidades bem similares aos comandantes da caixa base, porém outros tem habilidades únicas que fazem muito a diferença em uma partida, como Ank Sur e Oakleaf, os dois são sem dúvidas os melhores comandantes citados nesse material, suas habilidades únicas podem fazer uma diferença muito boa durante um combate, principalmente a habilidade de Ank Sur que considero a mais forte do jogo.
Símbolos dos reinos.
Quanto as construções do reinos em geral, elas são até bem que equilibradas, principalmente em termos de valores para se fazer as construções, mas eu acho que novamente o reino dos mortos leva uma pequena vantagem em suas habilidades de construções, pois possuem construções bem baratas com efeitos muito bons, coisa que geralmente não é vista em construções de outros reinos, e novamente o reinos dos mortos se destaca o que o torna um dos reinos mais forte do jogo, se não for o mais forte.
Bem, é isso, nesse material vamos falar apenas sobre os reinos, no próximo eu venho com mais conteúdo dessa expansão, abraço!
Símbolos dos Draconatos.
Mais material Laboratórios do Mestre:
Resenha do jogo Os Reinos de Drunagor do Canal: