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  4. Gloomhaven é para você?

Gloomhaven é para você?

Gloomhaven
  • avatar
    Ricardo Gama22/03/17 06:00
    avatar
    Ricardo Gama
    22/03/17 06:00
    4575 mensagens MD

    Por Scott Sexton
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1726904/would-eric-nies-approve-review-gloomhaven

    Gloomhaven, fora da caixa, faz jus a expressão "sua experiência pode variar". Muitas pessoas caem de amores eternos com ele, enquanto outras se sentem confusas. Caro leitor, por favor, não tome como ofensa pessoal se eu escrevi algo crítico, não diminui você ou sua opinião. Meu objetivo com esta revisão é ajudar as pessoas que tentam decidir se comprarão ou não este jogo. Nada mais, nada menos :).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/d494d_32215_m.jpg


    Ser sutil é uma coisa que Gloomhaven não é. A coisa mais óbvia sobre Gloomhaven é o tamanho absoluto desta fera. Tanto no tamanho físico quanto no conteúdo, Gloomhaven possui uma quantidade esmagadora de jogo. Este não é um jogo Legacy onde você vai ter 24 jogos no máximo. Pela minha estimativa, Gloomhaven vai levá-lo por volta de 80 a 120 sessões de jogo para percorrer tudo nesta caixa (mais de 2 horas por "partida"). Isso significa que Gloomhaven é cerca de OITO VEZES maior que um Legacy de Rob Daviau (assumindo 1 hora por "partida"). Uma reflexão: quão difícil é para você conseguir um grupo e completar um jogo Legacy típico? Agora imagine tentar reunir um grupo para completar 8 jogos Legacy. Isso é Gloomhaven.

    Eu cresci e estou muito familiarizado jogando coisas do tipo "moer e triturar". Eu quebrei meus dentes no Final Fantasy original, Dragon Quest, e assim por diante (antes de começarem a colocar números depois dos títulos). Aqueles jogos vieram em uma época em que os jogos de vídeo game eram supostamente DIFÍCEIS. Na verdade, fechar um jogo era um evento raro, e quando isso aconteceu, foi motivo de celebração pontuada com gritos estridentes e aplausos. Eu ainda me lembro com carinho onde encontrei a Armadura de Erdrick em Dragon Quest, e como moer ogros davam ouro e XP em Final Fantasy. Eu tinha 12 anos, na sexta série, quando Final Fantasy saiu. Eu tinha HORAS para queimar a moagem do meu caminho através de Final Fantasy. Lembro-me de fazer com que os meus irmãos mais novos me ajudassem a triturar os meus personagens. Moagem é recompensar um jogador disposto a colocar esforço para avançar seus personagens. E o nome sempre foi apropriado para mim, porque, bem, moer é MOER! Gloomhaven traz de volta muitas dessas memórias para mim, e nem toda nostalgia é boa.

    Por quê?

    O maior problema de Gloomhaven para mim é que tenho 38 anos. Eu tenho uma esposa, filhos, hipoteca e um emprego de tempo integral. A menos que eu possa moer um jogo no Ipad ou DS enquanto assisto TV à noite, eu simplesmente não tenho tempo para uma campanha de mais de 200 horas. A campanha em si não é o grande problema aqui. Eu consigo planejar atravessar a campanha completamente após um ano ou dois. Minha grande questão é o ritmo do jogo. Qualquer "sessão" de Gloomhaven é dividida em 3 partes. Parte um, é o pré-cenário. Você escolhe um cenário, reúne seu grupo, realiza um evento de estrada e configura seu mapa de cenários. Parte dois é o cenário em si, que realmente possui apenas 2 horas de combate. A terceira parte é a contabilidade pós-jogo. Você calcula seu ouro, xp e outras recompensas. Você adiciona adesivos ao seu mapa de jogo (se tiver sorte). E você adiciona outras pequenas recompensas que você desbloqueou para o seu jogo. Meu problema aqui é que as partes um e três tomam a menor quantidade de tempo (não incluindo setup do cenário), talvez 30 minutos se você tiver sorte, e elas são de longe as partes mais agradáveis do jogo (novamente, não incluindo o setup), especialmente em escolher suas próprias cartas conforme o estilo da aventura. No meio de sua sessão de jogo, embora você tenha um combate de 2 horas que é muito divertido para a primeira hora, rapidamente se torna um "moer" estressante.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/125/qq7luo.jpg

    Pequena pilha de cartas do jogo


    Moer é a palavra que eu volto a descrever Gloomhaven. Se você ler ou assistir qualquer análise de Gloomhaven, você é obrigado a ouvir coisas como o combate é inovador e divertido. Eu não discordo desta avaliação, eu simplesmente acho que ela desgasta as suas boas-vindas. 2 horas ou mais de combate é simplesmente demais. Eu posso até ter o cenário ocasional épico que corre por mais de uma hora, mas honestamente, o ponto ideal para um combate neste jogo é de cerca de uma hora. Eu joguei bastante Gloomhaven e eu apenas não posso lidar mais com uma sessão de 3 horas quebradas durante vários dias (eu jogo na mesa da biblioteca em casa).

    Aqui está o X da questão. Eu realmente gosto de jogar Gloomhaven. A cidade/mundo construído é enorme. Os elementos Legacy são muito divertidos. Até mesmo o combate é gratificante (quando ele não ultrapassa a sua duração desejável). E eu tenho certeza que chutará para fora o Mage Knight Board Game da minha coleção. Então por que eu estou sendo tão agressivo com Gloomhaven? Porque Gloomhaven é um jogo de nicho que não vai funcionar para a maioria das coleções das pessoas. Eu acho que uma tonelada de gente vai jogar através de uma meia dúzia de cenários e nunca irá mais longe, simplesmente porque este jogo não contará com o esforço delas. Aqui estão algumas questões que você precisa perguntar a si mesmo caso você esteja pensando em comprar Gloomhaven:

    1- Você costuma jogar sozinho? Se não, você pode ter um problema. Quantos de nós podemos encontrar um grupo de jogadores dispostos a comprometer-se a um longo jogo de campanha que pode demorar anos? Se você tem um cônjuge jogador, isso pode funcionar. Eu não sugiro este jogo para jogadores com idade inferior a 13, porque a complexidade do sistema de batalha é alta. Jogadores mais jovens vão achar isso muito desafiador e frustrante. Meus gêmeos de 11 anos de idade não pegam completamente a estratégia pesada envolvida no sistema de batalha bem o suficiente para apreciá-lo. Nota, meus filhos jogam euros pesados. Eu não estou dizendo que Gloomhaven é complexo, mas mesmo na configuração mais fácil do jogo, pode ser difícil e muito implacável. Em última análise, os jogadores solo serão os mais prováveis para terminar a campanha de Gloomhaven.

    2- Quão difícil é muito difícil para você? Como eu sugeri acima, Gloomhaven é um jogo difícil. Mesmo quando você abaixa a dificuldade do jogo ainda é difícil e corre por muito tempo. Nada suga mais que jogar um jogo por 3 horas e acabar com uma matança total de seu grupo. Agora, as mortes não são tão devastadoras porque você pode reviver seus personagens de graça e você mantém o seu ouro e XP coletados (embora você perca marcas passadas, o que eu acho que é um erro no design do jogo), mas ainda se sente bem para moer mais 3 horas por um pouco de ouro / xp. O nível de dificuldade fácil pode ser batido em uma taxa de sucesso de cerca de 80% (na minha experiência), e se você concordar com isso, então ok.

    3- Eu mencionei que a progressão de personagem deste jogo é um moedor também? Não só as batalhas correm por um LONGO tempo, mas a progressão do personagem também demora muito tempo. Ir do nível 1 ao 2 requer cerca de 3 cenários / batalhas. Ganhar perks (através de marcas de seleção) leva 2 ou 3 cenários (se você tiver sorte). Aposentar personagens para desbloquear novos leva dezenas de cenários dependendo da sua busca pessoal. Gloomhaven faz um gotejamento minúsculo de XP em cada cenário que você termina com sucesso e nos muitos cofres de tesouro que você consegue ao longo do caminho. Os cofres de tesouro são de fato atraentes, e muitas vezes eu me encontro fazendo uma primeira corrida em um cenário apenas para pegar o baú do tesouro, e só depois faço uma segunda corrida para tentar bater o cenário. A progressão de personagem é MUITO GRADUAL. As coisas mais emocionantes que você pega são uma carta de habilidade ocasional ou um perk que talvez ajuste uma carta ou duas em seu deck de batalha. Não é muito para se ganhar, e nunca é tão emocionante como em um grande jogo de vídeo game de RPG como o Mass Effect ou Dragon Age. Esta é uma lição que os desenvolvedores de jogos de vídeo game aprenderam há muito tempo. Pequenas recompensas dadas lentamente não são emocionantes para os jogadores. Grandes novas habilidades e bons ajustes para o seu personagem é que são divertidos. Essa é a diferença em subir de nível no Final Fantasy original e subir de nível no Dragon Age. Eu não estou dizendo que o sistema de Gloomhaven é chato, mas não é nada tão interessante quanto as opções de nivelamento que vemos em RPGs tradicionais ou em jogos de vídeo game.

    4- Você pode deixar o jogo montado? Por dias? Gloomhaven ocupa um bom bocado de espaço e o sistema de armazenamento na caixa basicamente equivale a apenas despejar as peças por cima de tudo. Se o espaço é um problema, Gloomhaven não funcionará bem para você.

    5- Você possui um jogo Legacy sabendo muito bem que não verá o final da história, mas mesmo assim o mantém na coleção? Esta é uma possibilidade muito real para quem adquire este jogo. É algo com que você consegue conviver? Ou seu orçamento de jogo seria melhor gasto em uma experiência independente?

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/75264_m.jpg


    Lembro-me de uma época em que eu ouvia críticas sobre JRPGs sendo longos demais, e eu sempre ria destas queixas, achando-as um absurdo. Nunca podemos nos queixar de muita coisa boa. Gloomhaven prova que eu estava errado. Minha crítica de Gloomhaven se resume a ele simplesmente ser muito de uma coisa boa. 

    Análise completa, eu pretendo continuar a jogar minha campanha solo e eventualmente terminar Gloomhaven. Nada que eu disse nesta análise sugere Gloomhaven como um jogo ruim (e não é), mas como um produto de entretenimento ao consumidor (e que é caro e não tem comércio ou valor de revenda devido ao Legacy), eu acho que é um jogo muito de nicho que não terá apelo para muitos jogadores. Eu me sinto tão estranho ao dizer o quanto eu realmente gosto de Gloomhaven, mas na próxima respiração dizer que qualquer comprador em potencial precisa pensar muito sobre este jogo antes de comprá-lo. Desejo-lhe sorte com qualquer escolha que você faça. :)

    Scott Sexton

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • roussoulieres
    67 mensagens MD
    avatar
    roussoulieres22/03/17 07:29
    roussoulieres » 22/03/17 07:29

    Queria muuuuito esse jogo. Mesmo sabendo que n conseguiria por na mesa.. Ainda mais em.ingles. Tenho problemas com meu grupo :/

    2
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio22/03/17 08:00
    joaoclaudio » 22/03/17 08:00

    Esse é o famoso jogo q fica na estante. Hehehe

    Obrigado gama por trazer essa tradução.

    1
  • Ronan
    233 mensagens MD
    avatar
    Ronan22/03/17 08:16
    Ronan » 22/03/17 08:16

    é um jogo que eu queria ter... nem que fosse para jogar sozinho. Aparentemente o jogo realmente conseguiu colocar um "dungeon master" dentro da caixa. rsrsrs

    Mas infelizmente eu não tenho um inglês tão fluente para encarar tantas cartas... :(

    0
  • alfredoalencar
    28 mensagens MD
    avatar
    alfredoalencar22/03/17 08:49
    alfredoalencar » 22/03/17 08:49

    Já não cogitava pegar o jogo exatamente por ele ser meio megalomaníaco e a extensividade de texto também é um impeditivo para vários grupos. Sua resenha reafirmou minha opinião. Parabens pelo texto.

    1
  • christianbobsin
    157 mensagens MD
    avatar
    christianbobsin22/03/17 09:25
    christianbobsin » 22/03/17 09:25

    Semana que vem chega a caixa que eu meus amigos vamos jogar! como todos os Legacys que ja joguei (pandemic S1, SeaFall) echamos um grupo e dividimos o custo.

    3
  • PHComassetto
    161 mensagens MD
    avatar
    PHComassetto22/03/17 09:46
    PHComassetto » 22/03/17 09:46

    Valeu pela postagem. Muito interessante... É um jogo que definitivamente teria muito interesse em conhecer, mas todas essas dificuldades "técnicas", digamos assim, que ele traz seriam bem inconvenientes mesmo.

    0
  • GSampaio
    210 mensagens MD
    avatar
    GSampaio22/03/17 10:02
    GSampaio » 22/03/17 10:02

    Planejo pegar e só jogar com a namorada, aí não tem erro com o tal problema de fechar grupo. :D

    Semana que vem já começa o novo KS, pelo que o Isaac comentou vai ser uns $99 já com frete pros EUA, não consigo imaginar quanto vai ser só o jogo base mesmo.

    0
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas22/03/17 11:31
    RFreitas » 22/03/17 11:31

    100 doláres de jogo, mais uns 60 de frete e outros 100 de tributo... Queria muito o jogo, mas já tinha pensado em algumas questões dessa que o cara propôs, e agora vendo as demais.... Acho que não rola. Só essa questão do que mais eu faço com o dinheiro do jogo já é foda. 

    0
  • GSampaio
    210 mensagens MD
    avatar
    GSampaio22/03/17 11:38
    GSampaio » 22/03/17 11:38

    RFreitas::100 doláres de jogo, mais uns 60 de frete e outros 100 de tributo... Queria muito o jogo, mas já tinha pensado em algumas questões dessa que o cara propôs, e agora vendo as demais.... Acho que não rola. Só essa questão do que mais eu faço com o dinheiro do jogo já é foda. 

    Então, pelo que andei vendo o jogo mesmo vai custar menos que $100, o frete não temos como saber ainda, mas falei diretamente com o Isaac sobre o valor declarado na caixa e o que ele me disse é que bota somente o valor do jogo, então seria abaixo de $100 e consequentemente não tributável.

    0
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