Por Scott Sexton
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1726904/would-eric-nies-approve-review-gloomhaven
Gloomhaven, fora da caixa, faz jus a expressão "sua experiência pode variar". Muitas pessoas caem de amores eternos com ele, enquanto outras se sentem confusas. Caro leitor, por favor, não tome como ofensa pessoal se eu escrevi algo crítico, não diminui você ou sua opinião. Meu objetivo com esta revisão é ajudar as pessoas que tentam decidir se comprarão ou não este jogo. Nada mais, nada menos
.
Ser sutil é uma coisa que
Gloomhaven não é. A coisa mais óbvia sobre
Gloomhaven é o tamanho absoluto desta fera. Tanto no tamanho físico quanto no conteúdo,
Gloomhaven possui uma quantidade esmagadora de jogo. Este não é um jogo Legacy onde você vai ter 24 jogos no máximo. Pela minha estimativa,
Gloomhaven vai levá-lo por volta de 80 a 120 sessões de jogo para percorrer tudo nesta caixa (mais de 2 horas por "partida"). Isso significa que
Gloomhaven é cerca de OITO VEZES maior que um Legacy de Rob Daviau (assumindo 1 hora por "partida"). Uma reflexão: quão difícil é para você conseguir um grupo e completar um jogo Legacy típico? Agora imagine tentar reunir um grupo para completar 8 jogos Legacy. Isso é
Gloomhaven.
Eu cresci e estou muito familiarizado jogando coisas do tipo "moer e triturar". Eu quebrei meus dentes no Final Fantasy original, Dragon Quest, e assim por diante (antes de começarem a colocar números depois dos títulos). Aqueles jogos vieram em uma época em que os jogos de vídeo game eram supostamente DIFÍCEIS. Na verdade, fechar um jogo era um evento raro, e quando isso aconteceu, foi motivo de celebração pontuada com gritos estridentes e aplausos. Eu ainda me lembro com carinho onde encontrei a Armadura de Erdrick em Dragon Quest, e como moer ogros davam ouro e XP em Final Fantasy. Eu tinha 12 anos, na sexta série, quando Final Fantasy saiu. Eu tinha HORAS para queimar a moagem do meu caminho através de Final Fantasy. Lembro-me de fazer com que os meus irmãos mais novos me ajudassem a triturar os meus personagens. Moagem é recompensar um jogador disposto a colocar esforço para avançar seus personagens. E o nome sempre foi apropriado para mim, porque, bem, moer é MOER!
Gloomhaven traz de volta muitas dessas memórias para mim, e nem toda nostalgia é boa.
Por quê?
O maior problema de
Gloomhaven para mim é que tenho 38 anos. Eu tenho uma esposa, filhos, hipoteca e um emprego de tempo integral. A menos que eu possa moer um jogo no Ipad ou DS enquanto assisto TV à noite, eu simplesmente não tenho tempo para uma campanha de mais de 200 horas. A campanha em si não é o grande problema aqui. Eu consigo planejar atravessar a campanha completamente após um ano ou dois. Minha grande questão é o ritmo do jogo. Qualquer "sessão" de
Gloomhaven é dividida em 3 partes. Parte um, é o pré-cenário. Você escolhe um cenário, reúne seu grupo, realiza um evento de estrada e configura seu mapa de cenários. Parte dois é o cenário em si, que realmente possui apenas 2 horas de combate. A terceira parte é a contabilidade pós-jogo. Você calcula seu ouro, xp e outras recompensas. Você adiciona adesivos ao seu mapa de jogo (se tiver sorte). E você adiciona outras pequenas recompensas que você desbloqueou para o seu jogo. Meu problema aqui é que as partes um e três tomam a menor quantidade de tempo (não incluindo setup do cenário), talvez 30 minutos se você tiver sorte, e elas são de longe as partes mais agradáveis do jogo (novamente, não incluindo o setup), especialmente em escolher suas próprias cartas conforme o estilo da aventura. No meio de sua sessão de jogo, embora você tenha um combate de 2 horas que é muito divertido para a primeira hora, rapidamente se torna um "moer" estressante.
Pequena pilha de cartas do jogo
Moer é a palavra que eu volto a descrever
Gloomhaven. Se você ler ou assistir qualquer análise de
Gloomhaven, você é obrigado a ouvir coisas como o combate é inovador e divertido. Eu não discordo desta avaliação, eu simplesmente acho que ela desgasta as suas boas-vindas. 2 horas ou mais de combate é simplesmente demais. Eu posso até ter o cenário ocasional épico que corre por mais de uma hora, mas honestamente, o ponto ideal para um combate neste jogo é de cerca de uma hora. Eu joguei bastante
Gloomhaven e eu apenas não posso lidar mais com uma sessão de 3 horas quebradas durante vários dias (eu jogo na mesa da biblioteca em casa).
Aqui está o X da questão. Eu realmente gosto de jogar
Gloomhaven. A cidade/mundo construído é enorme. Os elementos Legacy são muito divertidos. Até mesmo o combate é gratificante (quando ele não ultrapassa a sua duração desejável). E eu tenho certeza que chutará para fora o
Mage Knight Board Game da minha coleção. Então por que eu estou sendo tão agressivo com
Gloomhaven? Porque
Gloomhaven é um jogo de nicho que não vai funcionar para a maioria das coleções das pessoas. Eu acho que uma tonelada de gente vai jogar através de uma meia dúzia de cenários e nunca irá mais longe, simplesmente porque este jogo não contará com o esforço delas. Aqui estão algumas questões que você precisa perguntar a si mesmo caso você esteja pensando em comprar
Gloomhaven:
1- Você costuma jogar sozinho? Se não, você pode ter um problema. Quantos de nós podemos encontrar um grupo de jogadores dispostos a comprometer-se a um longo jogo de campanha que pode demorar anos? Se você tem um cônjuge jogador, isso pode funcionar. Eu não sugiro este jogo para jogadores com idade inferior a 13, porque a complexidade do sistema de batalha é alta. Jogadores mais jovens vão achar isso muito desafiador e frustrante. Meus gêmeos de 11 anos de idade não pegam completamente a estratégia pesada envolvida no sistema de batalha bem o suficiente para apreciá-lo. Nota, meus filhos jogam euros pesados. Eu não estou dizendo que
Gloomhaven é complexo, mas mesmo na configuração mais fácil do jogo, pode ser difícil e muito implacável. Em última análise, os jogadores solo serão os mais prováveis para terminar a campanha de
Gloomhaven.
2- Quão difícil é muito difícil para você? Como eu sugeri acima,
Gloomhaven é um jogo difícil. Mesmo quando você abaixa a dificuldade do jogo ainda é difícil e corre por muito tempo. Nada suga mais que jogar um jogo por 3 horas e acabar com uma matança total de seu grupo. Agora, as mortes não são tão devastadoras porque você pode reviver seus personagens de graça e você mantém o seu ouro e XP coletados (embora você perca marcas passadas, o que eu acho que é um erro no design do jogo), mas ainda se sente bem para moer mais 3 horas por um pouco de ouro / xp. O nível de dificuldade fácil pode ser batido em uma taxa de sucesso de cerca de 80% (na minha experiência), e se você concordar com isso, então ok.
3- Eu mencionei que a progressão de personagem deste jogo é um moedor também? Não só as batalhas correm por um LONGO tempo, mas a progressão do personagem também demora muito tempo. Ir do nível 1 ao 2 requer cerca de 3 cenários / batalhas. Ganhar perks (através de marcas de seleção) leva 2 ou 3 cenários (se você tiver sorte). Aposentar personagens para desbloquear novos leva dezenas de cenários dependendo da sua busca pessoal.
Gloomhaven faz um gotejamento minúsculo de XP em cada cenário que você termina com sucesso e nos muitos cofres de tesouro que você consegue ao longo do caminho. Os cofres de tesouro são de fato atraentes, e muitas vezes eu me encontro fazendo uma primeira corrida em um cenário apenas para pegar o baú do tesouro, e só depois faço uma segunda corrida para tentar bater o cenário. A progressão de personagem é MUITO GRADUAL. As coisas mais emocionantes que você pega são uma carta de habilidade ocasional ou um perk que talvez ajuste uma carta ou duas em seu deck de batalha. Não é muito para se ganhar, e nunca é tão emocionante como em um grande jogo de vídeo game de RPG como o Mass Effect ou Dragon Age. Esta é uma lição que os desenvolvedores de jogos de vídeo game aprenderam há muito tempo. Pequenas recompensas dadas lentamente não são emocionantes para os jogadores. Grandes novas habilidades e bons ajustes para o seu personagem é que são divertidos. Essa é a diferença em subir de nível no Final Fantasy original e subir de nível no Dragon Age. Eu não estou dizendo que o sistema de
Gloomhaven é chato, mas não é nada tão interessante quanto as opções de nivelamento que vemos em RPGs tradicionais ou em jogos de vídeo game.
4- Você pode deixar o jogo montado? Por dias?
Gloomhaven ocupa um bom bocado de espaço e o sistema de armazenamento na caixa basicamente equivale a apenas despejar as peças por cima de tudo. Se o espaço é um problema,
Gloomhaven não funcionará bem para você.
5- Você possui um jogo Legacy sabendo muito bem que não verá o final da história, mas mesmo assim o mantém na coleção? Esta é uma possibilidade muito real para quem adquire este jogo. É algo com que você consegue conviver? Ou seu orçamento de jogo seria melhor gasto em uma experiência independente?
Lembro-me de uma época em que eu ouvia críticas sobre JRPGs sendo longos demais, e eu sempre ria destas queixas, achando-as um absurdo. Nunca podemos nos queixar de muita coisa boa.
Gloomhaven prova que eu estava errado. Minha crítica de
Gloomhaven se resume a ele simplesmente ser muito de uma coisa boa.
Análise completa, eu pretendo continuar a jogar minha campanha solo e eventualmente terminar
Gloomhaven. Nada que eu disse nesta análise sugere
Gloomhaven como um jogo ruim (e não é), mas como um produto de entretenimento ao consumidor (e que é caro e não tem comércio ou valor de revenda devido ao Legacy), eu acho que é um jogo muito de nicho que não terá apelo para muitos jogadores. Eu me sinto tão estranho ao dizer o quanto eu realmente gosto de
Gloomhaven, mas na próxima respiração dizer que qualquer comprador em potencial precisa pensar muito sobre este jogo antes de comprá-lo. Desejo-lhe sorte com qualquer escolha que você faça.
Scott Sexton