Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Relação Editoras x Clientes

Relação Editoras x Clientes

  • avatar
    Sven25/02/17 16:44
    avatar
    Sven
    25/02/17 16:44
    1311 mensagens MD

    Na minha opinião, está faltando comunicação entre as editoras e o público. A impressão que tenho é que as editoras lançam o que elas acham que devem lançar, sem fazer uma pesquisa de mercado, conversar com o cliente, cativá-lo. Elas acham que nós clientes somos apenas um detalhe. Vou dar alguns exemplos do que estou falando:

    Exemplo 1: A editora X anunciou que ia trazer um jogo querido e cobiçado por muitos, criou a maior expectativa no mercado, e depois disse que não viria mais.
    Exemplo 2: A editora Y anunciou que trará um ótimo jogo em português, mas os clientes depois descobrem que o jogo vem em espanhol.
    Exemplo 3: A editora Z anunciou que trará um jogo, mas meses (mais de ano) já se passaram e o jogo não vem, virou lenda urbana e caiu no descrédito.
    Exemplo 4: A editora W faz um kickstarter de um jogo qualquer e, antes dos clientes receberem o jogo, os lojistas já receberam e estão vendendo mais barato que o pessoal que pagou adiantado.

    Impressionante!!! Esse tipo de comportamento é surreal. Se contássemos isso para um estrangeiro, ficaria complicado até de explicar. 

    E assim vai, existem vários outros exemplos! Não consigo entender este tipo de comportamento. Como só posso analisar a questão do ponto de vista do cliente, a visão que tenho é desorganização, falta de comprometimento com o cliente e muita, mas muita falta de planejamento. Se lembrarmos do círculo do PDCA (Plan, Do, Check, Action) do Deming, veremos que está faltando muito do P que quer dizer exatamente planejamento. Existe uma máxima que diz que 1 cliente insatisfeito espalha sua insatisfação para pelo menos 7 pessoas, algumas estatísticas dizem que são 10 pessoas. Isso é impressionante! Será que as editoras não sabem disso?

    Aqui, no Ludopedia, formamos um grupo de pessoas organizado, culto, que sabe o que quer e o que não quer, que tem e forma um pensamento crítico e, principalmente, que tem "bala na agulha" para manter este hobby que é caro, caríssimo.

    Foi lançada uma lista de jogos que gostaríamos que as editoras trouxessem e foram colocados mais de 200 jogos nesta lista. Alguma editora se manifestou? Pelo menos disse que agradecia a iniciativa por ajudarmos a elas a pensarem nos jogos? Não, não falaram nada. O que é muito desanimador, enquanto cliente, continuar a comprar jogos aqui que são caríssimos e com ofertas limitadas em quantidade e qualidade. Antes que alguns pensem que são lançados vários jogos por ano aqui no Brasil e que estou falando bobagem, não é da quantidade que é lançada que eu estou me referindo e sim da quantidade de unidades por jogo. Os jogos acabam rapidamente e para serem repostos são anos, às vezes nem são repostos e a qualidade a que me refiro é em relação à natureza de jogos que muitas vezes fico me perguntando de onde vieram e para atenderem a quem. Jogos que não tem identificação com o público.

    Enfim, acho que estou me alongando muito. Vou fiando por aqui.

    Fica aqui o meu desabafo.


    Estou ficando muito desanimado.

    Vou passar a importar mais.

    Abraço a todos.

    4
    3
    22
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7625/02/17 19:00
    ricardosantos76 » 25/02/17 19:00

    Ótimo texto. Penso como você, Sven.

    Só não digo que vou importar tudo pelo dólar alto e, principalmente, pela tributação criminosa de 60% que o Estado nos impõe.

    1
  • Findreans
    421 mensagens MD
    avatar
    Findreans25/02/17 19:59
    Findreans » 25/02/17 19:59

    Salve.

    Entendo o motivo da reclamação e realmente é dificil de entender o que aconteceu em
    alguns dos exemplos que foram citados e realmente podemos inferir que há uma certa
    problemática com o planejamento ou talvez haja uma empolgação que ultrapassa a
    razão.

    Vejo também que há em parte alguns problemas na questão parte emprasarial propriamente
    dita, uma vez que é desconhecida da maioria do publico, então existem determinadas
    questões que não há nada que possa ser feito.

    Vocês como clientes tem todo o direito de exigir que correções, a qualidade e atenção 
    sejam dadas a vocês. Foi uma noa iniciativa Sven . 

    0
  • leocarvalho
    644 mensagens MD
    avatar
    leocarvalho25/02/17 20:09
    leocarvalho » 25/02/17 20:09

    Texto excelente, pois reflete o sentimento de muitas pessoas. Eu, inclusive, estava pensando exatamente a mesma coisa essa semana (e quase com os mesmos exemplos, pois identifiquei alguns, infelizmente).

    O jeito é esperar pra ver se essas editoras aprendem a ouvir o seu público ou pelo menos melhorar seu departamento de relações públicas.

    4
  • elinard
    124 mensagens MD
    avatar
    elinard25/02/17 23:06
    elinard » 25/02/17 23:06

    Eu concordo com vc Seven... Parece, que não a pesquisa de mercado..
    Parece que, as editoras estão mais preocupadas com  o que podem trazer do que com o que os clientes querem que elas tragam.
    Acho que, falta um sistema melhor de marketing... As vezes, o jogo é bom, mas tem pouco material falando a respeito. Acredito que, as empresas deveriam investir mais em como mostrar seus jogos. Tutorama, resumo de regras, mostrar componentes, gameplay, imagem de partidas, dizer o pq esse jogo merece ir para a nossa prateleira ... Não esperar os canais fazerem isso... 
    Outra coisa q vejo é qto ao preço do jogo... Tudo bem Concórdia vim em espanhol (digo tudo bem, pq a empresa avisou bem antes que o jogo não seria localizado, e sim, distribuído. Apenas no reprint que seria localizado), mas  vim com o mesmo preço praticado pela galera que importa é sacanagem. Afinal, se não ta em port, se pegaram as caixas da Europa e trouxeram pra cá, pq diabos ta saindo como um produto importado normal, se eles compraram a preço de varejo?
    Acho q, as empresas deveriam falar mais, ser mais transparentes.

    3
  • ArturFel
    490 mensagens MD
    avatar
    ArturFel26/02/17 02:07
    ArturFel » 26/02/17 02:07

    Concordo que como clientes temos que cobrar sempre pelo melhor, so nao concordo em pagar pau para gringo.

    Dos problemas que você citou todos acontecem no exterior, especialmente os relacionados ao Kickstarter. Scythe foi vendido antes pelos lojistas a preços mais baratos, Black Plague chegou pela Galápagos antes dos apoiadores receberem o jogo, o Masmorra foi vendido na Gen Con uns 3 meses antes de começarem a enviar para os backers e outros milhares de casos.

    Quanto a títulos tenho certeza que as empresas olham as listas, solicitações, dados mensais da ludopedia etc. So que trazer um jogo envolve varias questões, não é so ver o primeiro da lista e catar. E ate quanto a comunicação quanto aos títulos que serão lançados é complicado, se anunciam correm o risco de ter problemas gerando aquela frustação( Imperial e Masion of Madness), e se deixam para anunciar quando já ta pronto para lançar, reclamam também( monte de gente reclamando do 7 Wonder Duel porque galápagos não tinha falado nada e eles tinham comprado no exterior kkkk)

    Vale sempre lembrar que boardgame é um mercado novo no Brasil, dai tanto empresa quanto consumidores estão sempre sujeitos a situações novas e problemas que não haviam sido previstos. Como ponto positivo, apesar de todo tipo de problema, a grande maioria das empresas (tirando devir kkkk) presta um excelente atendimento do pós-venda, com reposição de componentes e no geral uma comunicação rápida e prestativa.

    5
  • Rodrigo Alves
    190 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Alves26/02/17 04:34
    Rodrigo Alves » 26/02/17 04:34

    ArturFel::Concordo que como clientes temos que cobrar sempre pelo melhor, so nao concordo em pagar pau para gringo.

    Dos problemas que você citou todos acontecem no exterior, especialmente os relacionados ao Kickstarter. Scythe foi vendido antes pelos lojistas a preços mais baratos, Black Plague chegou pela Galápagos antes dos apoiadores receberem o jogo, o Masmorra foi vendido na Gen Con uns 3 meses antes de começarem a enviar para os backers e outros milhares de casos.

    Quanto a títulos tenho certeza que as empresas olham as listas, solicitações, dados mensais da ludopedia etc. So que trazer um jogo envolve varias questões, não é so ver o primeiro da lista e catar. E ate quanto a comunicação quanto aos títulos que serão lançados é complicado, se anunciam correm o risco de ter problemas gerando aquela frustação( Imperial e Masion of Madness), e se deixam para anunciar quando já ta pronto para lançar, reclamam também( monte de gente reclamando do 7 Wonder Duel porque galápagos não tinha falado nada e eles tinham comprado no exterior kkkk)

    Vale sempre lembrar que boardgame é um mercado novo no Brasil, dai tanto empresa quanto consumidores estão sempre sujeitos a situações novas e problemas que não haviam sido previstos. Como ponto positivo, apesar de todo tipo de problema, a grande maioria das empresas (tirando devir kkkk) presta um excelente atendimento do pós-venda, com reposição de componentes e no geral uma comunicação rápida e prestativa.


    Também tenho convicção que importar sempre não é o caminho. Todos estão aprendendo e alguns problemas mencionados sequer são reais - a questão do 7 Wonder Duel é emblemática, sempre vai ter quem acabou de comprar antes da editora anunciar o jogo.

    As editoras, de modo geral, estão tentando acertar - o exemplo do pos-venda é muito bom. É claro que há erros primários e imperdoáveis - jogo em espanhol e muito caro, por exemplo -, mas não é a regra.

    Penso que estimular criticamente, com muitas das observações do post sendo tomadas em conta, é o melhor caminho.

    0
  • Fahr
    1232 mensagens MD
    avatar
    Fahr26/02/17 07:22
    Fahr » 26/02/17 07:22

    Sven, acho que os erros estão acontecendo em grande quantidade ainda pela maioria das empresas não terem experiência no ramo. A grande maioria é empresa nova, que começou a vender BG a pouco tempo. E, na minha opinião, à frente dessas empresas, pessoas sem experiência em administração e marketing. Alguns podem até ter buscado alguma ajuda com consultoria ou ter contratado alguém ou terceirizado quem poderia ajudar nessas duas áreas, como uma agência de marketing por exemplo, porém no Brasil todo o mercado dos BGs modernos é recente... Empresas velhas de guerra como a Grow e a Devir, já "fazem o que querem" quanto às suas escolhas e seus lançamentos e as novas tenho certeza que buscam sempre melhorar. A Galápagos por exemplo não é velha de guerra mais também não é tão recente, que eu lembre aqui o último problema que o pessoal teve com ela foi o atraso do Kemet e Cyclades que foi já há bastante tempo... Posso estar esquecendo de outro mais recente, mas ao meu ver ela quase não tem cometido erros grandes e mancadas, porém já tem uma certa maturidade, olha quantos títulos ela já trouxe! Já estão pegando as manhas em todos os sentidos...

    Já sobre falta de comunicação, acho que uma tão direta como a que você esperava na lista dos jogos que queremos que sejam lançados aqui, não é saudável de forma alguma para as empresas. Além de dar muito trabalho, eu aposto que iria gerar mais dor de cabeça para eles do que qualquer efeito positivo que poderia (e iria) gerar.

    Pra mim as editoras estão se esforçando bastante para fazer um trabalho bom, mas sofrem demais com tantos obstáculos que qualquer micro e pequena empresa sofre no Brasil com relação à falta de fornecedores de qualidade, burocracia demasiada e lenta e claro, altos e muitos impostos!
    Veja bem, não estou dizendo que quando há algum erro por parte das editoras os clientes não tenham que reclamar... Sempre que alguém se sentir prejudicado deve fazer sua insatisfação chegar até aos ouvidos das empresas e, se achar necessário, aos outros cientes também, como forma de alerta e/ou desabafo. Só reconheço o esforço da maioria das empresas que tenho algum conhecimento e acho que estamos aos poucos melhorando.

    ArturFel::so nao concordo em pagar pau para gringo

    Artur, sobre esses pontos colocados pelo Sven, pode até ser que as vezes ocorra lá fora também... Mas pela sua frase parece que você acha que não tem muita diferença em viver num país de primeiro mundo e aqui... É isso? Ou você exagerou na expressão?! Você pode até dizer que alguns financiamentos coletivos lá fora dão problemas como dão aqui, mas no geral, não tem comparação a qualidade e eficiência da maioria dos serviços em países de primeiro mundo com o Brasil. Não devemos pagar pau pra gringo, mas também precisamos cair na realidade, o nosso país é uma bagunça...



    Abraços, fahr

    1
  • ricardosantos76
    1998 mensagens MD
    avatar
    ricardosantos7626/02/17 09:54
    ricardosantos76 » 26/02/17 09:54

    ArturFel::Concordo que como clientes temos que cobrar sempre pelo melhor, so nao concordo em pagar pau para gringo.


    Mas, Artur, reconhecer que lá fora as coisas funcionam e/ou são melhores não é "pagar pau para gringo". É apenas reconhecer um fato.

    Ok, há problemas lá fora, mas pela quantidade de editoras e títulos lançados no exterior, é uma porcentagem muito baixa. Aqui é regra, com poucas e raras exceções. 

    Fora que as empresas estrangeiras, por cultura e por maior concorrência, esforçam-se mais para ter uma relação mais próxima com o consumidor. Há uma preocupação enorme em não pisar na bola, e se isso ocorrer, em mover céus e terra para agradar aos clientes. E olha que nem precisam do CDC pra isso! É cultural e proporcionado pela concorrência em um ambiente de livre-mercado.

    Claro que no exterior há empresas e profissionais mais experientes, mais tarimbados, mais maduros, com anos ou décadas de mercado. E, obviamente, uma empresa nos EUA ou Europa trabalha em um ambiente menos burocrático, menos "regularizado" pelo Estado e não sofre com uma carga tributária acachapante como temos aqui. Mas aqui as coisas muitas vezes parecem amadoras demais. Erros que são fatais para qualquer empresa, não apenas de boardgames, ocorrem corriqueiramente.

    E, veja, quando falo de erros não me refiro aos imprevistos sobre o qual é impossível ter controle (atrasos na distribuição, problemas com gráficas ou burocracia da nossa aduana), mas decisões inexplicáveis, que seriam a morte de qualquer empresa de qualquer ramo.

    Mas aqui ainda engatinhamos, tomara que as coisas melhorem. Torço para isso.

    0
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio26/02/17 10:02
    joaoclaudio » 26/02/17 10:02

    Concordo com os colegas quando citam que o mercado é muito novo, podemos ver alguns erros de jogos anunciados como grandes lançamentos e que ficam parados na prateleira seja pelo preço ou pela falta de interesse do consumidor. Esse é o principal sinal para a editora, exemplo é o Abyss que a galera elogiou e soltou fogos mas já teve promoção, black friday e as prateleiras continuam lotadas. Já dixit, timelines, concept e outros do gênero somem da prateleira. No fim o que vale é o que vende.

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
Relação Editoras x Clientes
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.