Por and symo
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1273924/nika-design-masterclass-refined-mechanics-theme
Este review foca na mecânica, e não nos componentes e ambientação de Nika.
Em uma era de informação escondida, construção de deck, pontos de vitória e rolagem de um balde de dados, Nika, com seus 6 contadores de um lado, o movimento limitado e seu tipo de circuito de corridas de carro Ben Hur assumindo um tabuleiro de xadrez (retangular em vez de quadrado com a área do centro removidas do jogo) se sente como um retrocesso. Mas deixe-me dizer-lhe, estou admirado com a sua capacidade de capturar, com simplicidade e elegância, as manobras dos exércitos antigos.

Nika visita as táticas de infantaria pesada dos Hoplites Gregos. As regras são incrivelmente simples. Todas as unidades têm a mesma capacidade e movimento. Golpear um oponente de lado ou por trás faz com que eles sejam devolvidos à reserva do jogador onde podem reentrar no jogo mais tarde. Quando há unidades adjacentes do mesmo jogador com as mesmas falanges, elas se movem como um, com uma capacidade de manobra reduzida, mas com o aumento da força. É isso aí. Agora veremos o outro lado do tabuleiro.
Nika destila a essência do poder, trazendo a baixa capacidade de manobra de uma falange versus a capacidade de resposta de uma unidade individual que rompe o flanco de formações poderosas e causa estragos profanos.
Para aqueles acostumados a jogar jogos em que comprar cartas ou rolar dados exigem adaptabilidade mental e flexibilidade estratégica (Commands & Colors: Ancients, Memoir '44) Nika é um alerta. Apresenta-se um ambiente onde toda a informação estratégica e sua inevitabilidade brutal é colocado para fora antes de você. A simplicidade significa permutações e combinações de movimento e orientação de unidades podem ser processados rapidamente. Afinal é você e o tabuleiro com todas as suas falhas táticas expostas. É como um tapa na cara com algo frio, e um pouco viscoso.

Até agora Nika provou ser bem equilibrado. A perda de unidades colocadas em sua reserva, embora fiquem longe de seu objetivo, torna a defesa de sua casa mais fácil. Torna-se então um equilíbrio de defesa contra a progressão. Essa mecânica de "volta ao início" pode levar a momentos de “este jogo vai acabar?”, mas ele acaba. Mais partidas determinarão se há estratégias dominantes. Mas depois de descobrir as estratégias dominantes, sempre lançarão expansões de heróis e cavalaria.
Para mim, a capacidade do design para ver os princípios fundamentais de soldados concentrados em comparação à manobra de unidade única, com ações de flanquear em tal campo de jogo abstrato de discos circulares e tabuleiro baseado em grade é um feito incrível. Nika é verdadeiramente um jogo de design majestoso.