Jogo Estilo Manager?
Desde os 12 anos de idade sou apaixonado por jogos de computadores, principalmente os estilo Manager como: Brasfoot, Elifoot, Total Club Manager, Fifa Manager, Football Manager, entre outros. Sempre achei fantástico e desafiador a ideia de você controlar tudo em uma equipe de futebol, desde a contratação de jogadores, salários, escalação, treinos, venda de jogadores, jogos, entrevistas coletivas, vida pessoal.
Em 2016, conheci
Igor Godoy Bueno, criador do jogo
Futebol Americano de Tabuleiro
Relatei a vontade de criar um jogo no estilo Manager de Basquete, onde podemos administrar várias coisas de uma equipe. Em janeiro de 2016 o processo iniciou e rapidamente muitas coisas já estavam praticamente prontas. Depois de um tempo voltamos para o jogo e nesse ano 2017 estamos refinando algumas coisas e preparando o primeiro prototipo para teste.
Componentes
Basquete Manager é um jogo que possui bastantes componentes, são tokens de jogadores, marcadores, dinheiro, tabuleiros, etc.
Número de Jogadores
Inicialmente o jogo foi pensado para 6 jogadores, no entanto, considerei um número muito grande de jogadores para um Jogo Manager, o que poderia arrastar muito a duração da partida, por isso, o numero foi diminuído para 4 jogadores no máximo, existindo a possibilidade de partidas solitárias.
Mecânicas
- Ação Simultânea;
- Apostas;
- Administração de Cartas;
- Administração de Recursos
- Leilão;
- Rolagem de Dados;
SOBRE O JOGO
Cada player terá um board de uma equipe, onde ele precisara administrar as finanças, contratar e vender jogadores, aumentar arena, conseguir torcedores e é claro vencer partidas.

Acima temos um dos tabuleiros de time. O Uta Rock é uma sátira a equipe Americana do Utah Jazz. No tabuleiro temos os slots dos jogadores titulares e reservas, vale notar que os titulares possuem círculos, estes são marcadores de energia, se algum jogador estiver com energia baixa, pode até ir para o jogo, mas corre o risco de sofrer uma lesão. Essa é uma das partes estratégicas do jogo, será que vale a pensa poupar o astro do time, forçar ele e correr o risco de perde-lo para o resto da temporada ou colocar aquele juvenil que você descobriu naquela quadra de condomínio?
Tabuleiros Simplificados
O jogo também possui tabuleiros simplificados. Tais tabuleiros servem para duas ocasiões:
1) Partidas com menos jogadores do que o suportado: A recomendação a principio é que o jogo funciona melhor com 4 jogadores, no entanto, existe a possibilidade para que pelo menos 6 pessoas joguem, aumentando assim o tempo de jogo. Se a partida for Solo ou possuir menos jogadores, os tabuleiros simplificados devem ser utilizados. Esses tabuleiros são os times que são "controlados" pelo próprio jogo, assim, não possuem suplentes, fadiga, fãs, capacidade do Ginásio. Isso foi feito para simplificar a partida e evitar que os jogadores tenham que administrar questões de outras equipes e perder o foco da sua.
2) Partidas Rápidas: Além da ocasião acima, os jogadores podem com estes tabuleiros jogarem com 6 jogadores partidas rápidas, sem tem que administrar suplentes, fadiga, fãs e capacidade do Ginásio, no entanto, nessa utilidade perde-se muito da essência do jogo, mas pode ser uma alternativa para apresentar o jogo para pessoas que não são familiarizadas com esse tipo de jogo ou para dias que uma partida rápida seja necessária.
Jogadores
Além dos tabuleiros de equipes, temos tokens dos jogadores, os amarelos são os jogadores estrelas, mais caros, mas normalmente carregam as equipes nas costas, em contra partida, pedem caro para renovar. Os laranjas são jogadores normais, que podem evoluir um pouco de uma temporada para a outra, mas podem perder força, o que mostra que pode estar na hora de vender ou aposentar alguns deles. Já os brancos, são juvenis, que podem evoluir muito ao nível de uma estrela ou serem jogadores medianos.
Os jogadores podem ser adquiridos livremente nas janelas de transferência, pagando um valor preestabelecido ou se quiser, você pode tentar destruir seu coleguinha tirando aquele astro do time dele, é claro, se ele não inflacionar o preço né rs
O jogo não possui uma sequência de turno propriamente dita, ele trabalha com Dias, onde existe um calendário e depois de determinadas ações o dia muda, assim, existem dias para jogo, dias de treino, dias de folga, dia para renovação de contrato, dias de jogos da copa, dias de draftar jovens e dias para transferências.
Apesar de ter alto nível de administração no jogo, o objetivo central ainda é Conquistar Títulos. O jogo inicialmente possui 2 tipos de torneios, O Campeonato Nacional e a Copa. No entanto, teremos mais dois tipos de torneios, o Continental, onde o campeão da copa e o campeão nacional irão jogar partidas eliminatórias contra equipes controladas pelo próprio jogo e o Campeonato Mundial, com a equipe que vencer o Continental enfrentando uma equipe de superastros. Esses dois novos torneios (Continental e Mundial) foram pensados e introduzidos no inicio da ideia do jogo, e será testada aos poucos junto com os torneios já estabelecidos.
NÃO É SÓ NO FUTEBOL QUE EXISTE PATROCÍNIO
Antes de cada temporada, os times recebem 1 patrocínio. Este patrocínio inveja um valor de dinheiro (Jordans) no caixa da equipe e coloca um objetivo para ser cumprido pela equipe, sendo cumprido, o patrocinador dará um patrocínio plus no fim da temporada. Esse plus ajuda muito, principalmente na fase de renovação contratual.
MELHORIAS
Cada equipe pode no momento que quiser comprar melhorias para seu Ginásio. As melhorias vão desde novo vestiário, passando por show do intervalo, ampliação do ginásio e construção de sala de troféus. As melhorias podem contribuir para ganhar mais Jordans (dinheiro) nas partidas, adquirir vantagens nas contrações ou receber Jordans todos os dias devido as visitações em sua sala de troféus.
PARTIDAS
As partidas são rapidamente resolvidas com rolagens de dados. No entanto a sorte é controlável. Cada equipe recebe 5 dados, sendo um para cada atleta de sua equipe. Os dados são lançados e alocado sobre cada atleta. O resultado de cada dado é modificado com a soma da força de cada atleta e obtendo determinado resultado o jogador teve sucesso no arremesso. O adversário também faz a mesma coisa e se obter o resultado superior ele consegue interceptar/bloquear o arremesso evitando assim a cesta. Os jogadores Estrelas possuem um dado apenas para determinar a impulsão, pois o fato de serem Estrelas garantem que o arremesso irá para a cesta. Em caso de empate, 2 atleta de cada equipe é eliminado e assim, dois dados também e nova rodada é realizada.
Entrevistas
Cada jogador recebe 5 cartas de entrevistas. Essas cartas possuem afirmações, sejam elas afirmações de que aquele técnico acha que vai ganhar a próxima partida ou o campeonato ou o técnico é tão sincero que diz que tem time para vencer nada. Antes de cada partida cada jogador escolhe secretamente uma das cartas de entrevista e depois revelam um de cada vez. Cada carta possui uma recompensa caso a afirmativa se concretize ou uma penalidade caso ela de errado. Além disso, os outros jogadores podem realizar apostas seja acreditando na afirmativa do técnico ou apostarem no insucesso do técnico e assim podem elevar o caixa de suas equipes, caso apostem certo.
Afirmou que ia vencer o campeonato, gritou falando que tinha o melhor elenco... Agora vai ter que se explicar porque ficou em último...
CONSIDERAÇÕES
Este foi um breve relato de como surgiu a ideia do Basquete Manager, um pouco das ações, componentes. Vale ressaltar que o jogo vai ter mudanças, pois estamos agora adentrando nas fases dos testes, mas creio que temos nas mãos tudo para ter um ótimo jogo de esporte e administração.
Prototipando: O Primeiro Protótipo
Depois de 1 ano após o inicio do jogo, podemos enfim produzir o primeiro prototipo.
Quando tivemos a ideia do jogo, realizamos um esboço inicial, no entanto, apenas agora (2017) saiu o primeiro prototipo para realização dos testes.
Como dito anteriormente, o jogo conta com cartas de Melhorias de Ginásio, como visto abaixo:
No modelo do prototipo, temos o exemplo de duas cartas de melhorias de ginásio que podem ser adquiridas pagando o custo em Jordans (dinheiro fictício do jogo). O Vestiário de Primeira, possibilita o time que a tiver em obter vantagem na compra de jogadores, tal vantagem é pagar -1 no valor de qualquer jogador livre.
Já a Sala de Troféus rende ao time que a tiver 1 de jordans por dia, devido a visitações na Sala, no entanto, apenas times que possuem ao menos 1 titulo podem realizar tal melhoria.
Os jogadores seriam cartas, essa foi a ideia lá no inicio do projeto...
Hoje, os jogadores viraram tokens!
Na imagem temos os 3 tipos diferentes de jogadores...
Bateria (Jogador Juvenil), Évora (Jogador Normal) e Lebrão (Jogador Estrela). Será que esse Lebrão tem haver com o Lebron James?
Jogadores Juvenis: São draftados antes de cada temporada ou podem ser adquiridos nas janelas de transferências. Eles tem uma força muito baixa nas primeiras temporadas, mas normalmente evoluem muito para a ultima.
Jogadores Normais: São jogadores que não são jovens e também não são estrelas, possuem uma força baixa à razoável e alguns tendem a perder força de uma temporada para outra.
Jogadores Estrelas: Alguns podem ganhar ou perder força no decorrer das temporadas, mas possuem uma força muito grande quando comparado com os demais. Além disso, os jogadores estrelas possibilitam as equipes ganharam mais fãs e vantagens no momento de uma partida.
Esse é o primeiro prototipo dos tabuleiros...
Tabuleiro de Calendário (Atrás) que serve como um marcador de turnos e o Tabuleiro Individual de Cada Equipe (Frente). Na imagem uma homenagem ao meu querido Estado do Paraná, Araucárias...

Fase dos Recortes

Fase da Colagem dos Componentes. Tudo colado em Papel Paraná e os tokens + tabuleiros receberam uma camada de fita adesiva transparente para proteção.