Por Thomas Hornemann
Post original: http://www.boardgamegeek.com/thread/1269460/mars-attacks-aliens-without-sense-agency
Mars Attacks The Dice Game é um jogo de dados super leve, com base na sorte. Teoricamente este é um jogo de dados “pressione a sua sorte”, mesmo que as probabilidades e as regras praticamente se opõem a isso. Os jogadores são os marcianos atacando cidades e monumentos da Terra, os quais valem pontos para o jogador que os destrói, que é previsível mas que se encaixa com a franquia Mars Attacks.

O jogo começa fixando quatro pilhas de cartas, cada pilha com um número de cartas igual ao número de jogadores. Em seguida, os jogadores podem escolher se o jogo vai ser definido como fácil ou difícil. A diferença não é tão grande, a configuração fácil dá aos jogadores um espaço nuclear extra. O primeiro jogador é escolhido aleatoriamente; eles escolhem uma das quatro localidades viradas para cima, e em seguida, pega e rola todos os dez dados de uma só vez. Se você está atacando uma cidade, você deve rolar armas de raio, se você estiver atacando um monumento você deve rolar chefes de Marte, e se você não está com sorte você vai rolar armas nucleares.

E você vai ser infeliz porque o jogo não tem variedade nos dados. Todos os dez dados são exatamente os mesmos: 2 armas de raio, 2 chefes de Marte e 2 bombas nucleares. Está certo; você tem uma chance em três de cada indivíduo morrer para rolar uma das coisas que podem terminar o seu turno. Teoricamente, as cartas são as coisas que oferecem variedade. As cidades podem ter símbolos de armas nucleares no canto inferior direito da carta, acrescentando o total de armas nucleares que um jogador precisa rolar antes de terminar sua vez prematuramente.

Armas de raio, uma vez roladas, são fixas; os chefes de Marte podem ser rolados novamente, teoricamente, fazendo os monumentos mais difíceis de destruir. Falando em monumentos, sugiro apontar para eles. Eles valem quase o dobro da maioria das cidades, e se algum possuir efeitos prejudiciais para o jogador, eu devo ter perdido eles. A maioria das cidades também têm algo para tornar a vida mais difícil para os jogadores, que eu presumo é para compensar o tempo um pouco mais fácil que você espera para rolar armas de raios. Para cada rolagem você tem uma chance em três de rolar uma bomba. Agora, existem algumas cidades que, uma vez capturadas, dão um bom efeito em curso, mas seus pontos são geralmente mais baixos do que outras cidades.
Agora, eu disse que este é um jogo de pressionar a sorte. Há uma situação onde você pode tomar uma decisão: supondo que você não possui bombas em seu lançamento inicial, e você está atacando a cidade, e você rolou chefes de Marte você pode escolher jogar novamente para uma em três chances para ter uma arma de raio, duas em cada três se você contar rolar outro chefe de Marte para rolar novamente. É isso aí. Esse é o fim das tomadas de decisões neste jogo de pressionar a sorte.
Eu não gostei deste jogo. Não é o pior jogo que eu já joguei, mas é provavelmente o pior jogo de dados que eu já joguei. Este jogo dá nenhum senso de controle para o jogador. Você não tem controle além de apontar para o que você quer esmagar e esperar que você role bem. Isso é um disjuntor grave para mim. Este jogo, combinado com probabilidades variáveis como dados de zumbis, teria sido desafiador e interessante. Talvez até rolar poucos dados de uma só vez, aumentando o número dos dados conforme o jogo avança. Mas jogando todos os dados de uma só vez no início do turno, mata qualquer senso de controle, porque você pode ser dizimado antes de você ter a chance de fazer qualquer coisa, e ao contrário de Zombie Dice você não pode prever isso.
O jogo é barato; você pode encontrá-lo por menos de 15 dólares. Para os componentes este preço é decente, mas para o jogo em si? Não, eu não pagaria nem a metade para isso. Eu joguei-o, e não vou jogá-lo novamente durante algum tempo.