Rhapsody::Eu gosto de tudo o que você disse no primeiro post, mas pra mim a partir do momento em que vc coloca lápis e papel num boardgame eu já estou completamente fora. Acho que o conceito de boardgame não pode ser misturado com o de RPG.
O loco! (XD)
Tem muito jogo por ai que precisa de papel e lapis, começando pelo jogo da velha.
Nao sei para mim o conceito de RPG é diferente. RPG tem todo um fator de interpretaçao. Nao é esse o foco do que procuro, se fosse assim a gente jogava D&D.
Mas entendi o que você quis dizer. É o que no Boardgamegeek costumam chamar de "bookkeeping". Tem gente que simplesmente é contra, nao tem jeito. Eu ja acho que é um pequeno preço a pagar.
Tem coisas que da para minimizar, por exemplo, as habilidades e feitiços da para imprimir em cartas de boa, e para controlar os stats dos personagens da para fazer aqueles paineis estilo Arkham Horror que voce so tem o slider que vai para cima e para baixo.
Mas para mim o que obriga a colocar papel sao os itens pq é o que dá vida ao jogo. Queria capturar aquele espiritu de farmar o melhor loot possível para o teu personagem que é o que faz sucesso nesses jogos tipo Diablo/Torchlight. A melhoria do personagem é o que move o jogo para frente e te empolga para seguir jogando.